Autor Tópico: Novas Pentax (K100D e K110D)  (Lida 10688 vezes)

dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #15 Online: 08 de Agosto de 2006, 20:41:17
Citar
Citar
Eu acho bem possível q elas saiam c/ o sensor da D50...

Citar
Mineiro, não sei te explicar o pq exatamente, mas em algum lugar do forum tem a resposta. O melhor é penta prisma e não penta mirror. A indecisão é gigante até que vc enche o saco de pensar escolhe a que te parecer mais simpática e vai fundo.....

Pois é... As outras pentax usam pentaprisma, fiquei chateado qdo vi q essas serão penta-mirror...
A DL e DL2 usam pentamirror tambem.
E inclusive as DL e DL2 têm o visor mais claro que as D/DS/DS2 que tem pentaprisma. São um pouco menores (0.85x contra 0.95x) mas perfeitamente usável, e melhor que as concorrentes de mesmo preço e ainda algumas de preço superior. Inclusive confirmam o foco com qualquer objetiva montada, seja baioneta ou rosca.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #16 Online: 08 de Agosto de 2006, 21:39:25
Citar
Citar
E inclusive as DL e DL2 têm o visor mais claro que as D/DS/DS2 que tem pentaprisma. São um pouco menores (0.85x contra 0.95x) mas perfeitamente usável, e melhor que as concorrentes de mesmo preço e ainda algumas de preço superior. Inclusive confirmam o foco com qualquer objetiva montada, seja baioneta ou rosca.
O viwfinder da K100 é igual ao da DS/DS2? pela imagem que vi na internet me pareceu um pouco menor...

Quanto ao uso de lenteste M42 nas Pentax, como se dá a confirmacão de foco uma vez que as lentes que tenho não possui nunhum chip para informar a camera, é algum um adaptador que usado na lente para poder ter este recurso?


 
Marcelo - POA/RS



dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #17 Online: 08 de Agosto de 2006, 21:47:21
Citar
O viwfinder da K100 é igual ao da DS/DS2? pela imagem que vi na internet me pareceu um pouco menor...

Quanto ao uso de lenteste M42 nas Pentax, como se dá a confirmacão de foco uma vez que as lentes que tenho não possui nunhum chip para informar a camera, é algum um adaptador que usado na lente para poder ter este recurso?
O visor é igual das DL/DL2 ou seja pentamirror com 0.85x, mas é mais claro que nas DS/DS2.

A indicação de foco funciona com qualquer lente montada, seja baioneta K ou M42 (rosca). É necesssário um adaptador para montar as lentes rosca, como em qualquer Pentax fabricada desde 1975 (K2/KX/KM).

Na minha DL o indicador de foco funciona até com uma lente 500/8 Mirror bem escura. Realmente é uma beleza. Não é necessário qualquer outra coisa, como chip, etc. Nas Pentax mais antigas de filme a indicaçào de foco nao funcionava com lentes de rosca, porém havia uma gambiarra que permitia isso (colocar um papel alumínio nos contados da baioneta do corpo).


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #18 Online: 08 de Agosto de 2006, 23:40:15
Citar
Quanto ao uso de lenteste M42 nas Pentax, como se dá a confirmacão de foco uma vez que as lentes que tenho não possui nunhum chip para informar a camera, é algum um adaptador que usado na lente para poder ter este recurso?
Nas pentax o sistema de autofoco está no corpo, a lente não faz muita coisa. Nas cameras de filme(provavelmente nas digitais tbm) existe um sensor (ccd se não me engano) que decide se a lente deve procurar foco mais perto ou mais longe, então ela manda o sinal correto para o motor de autofoco (que está na camera), fazendo a lente focar. A diferença é que nas lentes manuais você é quem faz as vezes do motor de foco, ae quando o sensor detecta que a imagem está em foco, ele dá um "bip"(opcional) e mostra no visor. O sistema não é tão rápido quanto a um sistema de autofoco na lente, mas diminui bastante o custo de produção das lentes e permite essa confirmação de foco, pra quem é amador como eu, é perfeito.

Correto amigo danton??
« Última modificação: 08 de Agosto de 2006, 23:41:39 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #19 Online: 09 de Agosto de 2006, 14:54:32
Citar
Nas pentax o sistema de autofoco está no corpo, a lente não faz muita coisa. Nas cameras de filme(provavelmente nas digitais tbm) existe um sensor (ccd se não me engano) que decide se a lente deve procurar foco mais perto ou mais longe, então ela manda o sinal correto para o motor de autofoco (que está na camera), fazendo a lente focar. A diferença é que nas lentes manuais você é quem faz as vezes do motor de foco, ae quando o sensor detecta que a imagem está em foco, ele dá um "bip"(opcional) e mostra no visor. O sistema não é tão rápido quanto a um sistema de autofoco na lente, mas diminui bastante o custo de produção das lentes e permite essa confirmação de foco, pra quem é amador como eu, é perfeito.

Correto amigo danton??

Posso entender que as cameras Pentax digitais tem o AF mais lento tendo com referencia a Nikon, Canon e Minolta?

Sobre lentes Pentax, pesquisando vi que a Pentax tem 5 tipos de lentes:

Foco manual: K e A
desta 2 séries, a única diferença é a montagem da lente? as duas teriam um uso identico na Pentax K100D?

Foco automático: FA, FA-J e DA
sei que as lentes DA são projetadas para cameras digitais... existe diferenças entre FA e FA-J?  quais seriam? com ajuda do meu tradutor tabajara entendi que lentes FA tem um AF melhor. é isso mesmo?

Desviando um pouco do assunto do tópico mas não muito :laughing: , ... tenho lente Tamron ADAPTALL M42, tanto faz eu comprar um conversor M42 para K quanto trocar o adaptador da Tamron ADAPTALL de M42 para K?  
Marcelo - POA/RS



totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #20 Online: 09 de Agosto de 2006, 17:18:11
Posso entender que as cameras Pentax digitais tem o AF mais lento tendo com referencia a Nikon, Canon e Minolta?

Bom, pelo que sei a Minolta usa um sistema parecido com o da pentax, e possui algumas lentes que tem motor de foco na lente, acho que as High speed AF. Mas isso eu nao dou 100% de certeza.

Sobre lentes Pentax, pesquisando vi que a Pentax tem 5 tipos de lentes:

Tipos de lentes: "K", M, A, F, FA, FAJ, DA. Sem falar nas star (*) e as Limited.

Foco manual: K e A
desta 2 séries, a única diferença é a montagem da lente? as duas teriam um uso identico na Pentax K100D?

Não, as "K" e M que tem uso identico nas digitais, as lentes de A pra frente tem fotometria em todas as aberturas em todos os modos. Se não me engano, as K e M precisam estar no modo M e você aperta o botão de AE-L para a camera fechar a abertura, e fazer a fotometria corretamente. As outras lentes, que possuem a posição "A" no anel de abertura funcionam perfeitamente nessa posição, a grosso modo, emulando uma FAJ ou DA.

Foco automático: FA, FA-J e DA
sei que as lentes DA são projetadas para cameras digitais... existe diferenças entre FA e FA-J? quais seriam? com ajuda do meu tradutor tabajara entendi que lentes FA tem um AF melhor. é isso mesmo?

A primeira geração de autofoco da pentax foi lançada em 1985, que são as lentes F. As lentes FA são de uma geração superior das AF. As FAJ não tem o anel de abertura e foram desenvolvidas para serem usadas nas cameras com o mount crippled KAF, como as MZ-*0 e as ist*. A diferença seria essa.

Desviando um pouco do assunto do tópico mas não muito  , ... tenho lente Tamron ADAPTALL M42, tanto faz eu comprar um conversor M42 para K quanto trocar o adaptador da Tamron ADAPTALL de M42 para K?

Se eu entendi a pergunta, sim. Mas não conheço essa "ADAPTALL".

O dantonvb tem mais conhecimento que eu e pode complementar alguma coisa que eu deixei escapar.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2006, 17:19:16 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #21 Online: 09 de Agosto de 2006, 23:18:02
Citar
Citar
Quanto ao uso de lenteste M42 nas Pentax, como se dá a confirmacão de foco uma vez que as lentes que tenho não possui nunhum chip para informar a camera, é algum um adaptador que usado na lente para poder ter este recurso?
Nas pentax o sistema de autofoco está no corpo, a lente não faz muita coisa. Nas cameras de filme(provavelmente nas digitais tbm) existe um sensor (ccd se não me engano) que decide se a lente deve procurar foco mais perto ou mais longe, então ela manda o sinal correto para o motor de autofoco (que está na camera), fazendo a lente focar. A diferença é que nas lentes manuais você é quem faz as vezes do motor de foco, ae quando o sensor detecta que a imagem está em foco, ele dá um "bip"(opcional) e mostra no visor. O sistema não é tão rápido quanto a um sistema de autofoco na lente, mas diminui bastante o custo de produção das lentes e permite essa confirmação de foco, pra quem é amador como eu, é perfeito.

Correto amigo danton??
É basicamente isso. Além disso, se voce colocar o switch da camara em AF e usar lente manuais  voce ganhará um recurso chamado Trap-focus. A camara só disparará quando o foco for indicado corretamente pelo sensor do corpo. Lembrando que quem está girando o anel de foco é o fotografo, e não a camara.

O sensor de foco é do mesmo tipo nas camaras de filme ou digitais (DSLR). que muda é a geração, sendo que nas DLSR e na ist de filme são os sistemas mais novos. Se quizer saber mais sobre os sistemas de AF da Pentax veja:

http://www.bdimitrov.de/kmp/technology/AF/index.html
« Última modificação: 09 de Agosto de 2006, 23:28:18 por dantonvb »


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #22 Online: 09 de Agosto de 2006, 23:21:22
Citar
Posso entender que as cameras Pentax digitais tem o AF mais lento tendo com referencia a Nikon, Canon e Minolta?

Bom, pelo que sei a Minolta usa um sistema parecido com o da pentax, e possui algumas lentes que tem motor de foco na lente, acho que as High speed AF. Mas isso eu nao dou 100% de certeza.

Sobre lentes Pentax, pesquisando vi que a Pentax tem 5 tipos de lentes:

Tipos de lentes: "K", M, A, F, FA, FAJ, DA. Sem falar nas star (*) e as Limited.

Foco manual: K e A
desta 2 séries, a única diferença é a montagem da lente? as duas teriam um uso identico na Pentax K100D?

Não, as "K" e M que tem uso identico nas digitais, as lentes de A pra frente tem fotometria em todas as aberturas em todos os modos. Se não me engano, as K e M precisam estar no modo M e você aperta o botão de AE-L para a camera fechar a abertura, e fazer a fotometria corretamente. As outras lentes, que possuem a posição "A" no anel de abertura funcionam perfeitamente nessa posição, a grosso modo, emulando uma FAJ ou DA.

Foco automático: FA, FA-J e DA
sei que as lentes DA são projetadas para cameras digitais... existe diferenças entre FA e FA-J? quais seriam? com ajuda do meu tradutor tabajara entendi que lentes FA tem um AF melhor. é isso mesmo?

A primeira geração de autofoco da pentax foi lançada em 1985, que são as lentes F. As lentes FA são de uma geração superior das AF. As FAJ não tem o anel de abertura e foram desenvolvidas para serem usadas nas cameras com o mount crippled KAF, como as MZ-*0 e as ist*. A diferença seria essa.

Desviando um pouco do assunto do tópico mas não muito  , ... tenho lente Tamron ADAPTALL M42, tanto faz eu comprar um conversor M42 para K quanto trocar o adaptador da Tamron ADAPTALL de M42 para K?

Se eu entendi a pergunta, sim. Mas não conheço essa "ADAPTALL".

O dantonvb tem mais conhecimento que eu e pode complementar alguma coisa que eu deixei escapar.

Se voce comprar um adaptador M42-K voce pode usar a lente Tamron Adaptall do jeito que está. É mais barato que um adaptall K. E voce poderá usar em outras lentes M42, que são bem baratas hoje em dia. E terá confirmação de foco nas DSLR e nas de filme se colocar um papel alúminio curto-circuitando os contatos do corpo da camara.

Adaptador M42->K:



Deforma geral voce resumiu bem. Para uma informação detalhada sobre os vários tipos de lentes consulte:

http://www.bdimitrov.de/kmp/technology/summary/index.html

e

http://www.bdimitrov.de/kmp/technology/K-mount/index.html

Neste último link, na pagina existe links para os vários tipos de lentes.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2006, 23:33:29 por dantonvb »


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #23 Online: 09 de Agosto de 2006, 23:26:02
Valeu totok e dantonvb, valeu por todas as informações  :thmbup:  
Marcelo - POA/RS



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2006, 09:03:44
Pelo visto a Pentax está querendo voltar a ser o que sempre foi a marca mais barata a oferecer um material com o mínimo de qualidade.

Esse lance de poder fotometrar e ter confimação de foco nas lentes antigas é uma mão na roda, agora será que não vão parar com a produção das DL? Se continuarem, vai ter DL sendo vendida realmente perto de 400 dólares (maravilha pra quem tá começando), Se lançarem uma câmera pra um marcado acima (como parece ser a K10 - bateu saudades da k1000 rs) vai se tornar uma ótima opção como marca.

Agora voltando a uma outra questão, olha eu brinquei com a DL do Alberto, e pra quem gosta de lente mecânica, usar Pentax é um sonho, o visor bate fácil o da minha 10D, vc realmente enxerga o que está fotografando, mão na roda.

E que todas as marcas tenham produtos interessantes, assim os preços caem e a qualidade aumenta.

Só um aparte, será que vai acontecer de novo a palhaçada da samsuumg lançar uma câmera igual com outro nome? não seria mais interessante colocar Pentax-Samsumg nessas câmeras e pronto?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 10 de Agosto de 2006, 10:19:56
Alex Biologo, desconfio que é teste de mercado...
Querem testar a aceitação do mercado DSLR a uma digicam com nome Samsung...
A Samsung tem muita grana e pode fazer frente a qualquer um, coisa que a
Pentax não tem, além de grana eles investem MUITO em pesquisa, não duvido
que no futuro tenha CDD/CMOS Samsung e que o mesmo seja bom.
No dia que resolverem comprar a Pentax como a Sony fez com a Minolta já vão
saber exatamente se vão continuar a manter no nome Pentax ou não.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2006, 10:20:09 por Pictus »


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #26 Online: 10 de Agosto de 2006, 11:21:17
Citar
Pelo visto a Pentax está querendo voltar a ser o que sempre foi a marca mais barata a oferecer um material com o mínimo de qualidade.

Esse lance de poder fotometrar e ter confimação de foco nas lentes antigas é uma mão na roda, agora será que não vão parar com a produção das DL? Se continuarem, vai ter DL sendo vendida realmente perto de 400 dólares (maravilha pra quem tá começando), Se lançarem uma câmera pra um marcado acima (como parece ser a K10 - bateu saudades da k1000 rs) vai se tornar uma ótima opção como marca.

Agora voltando a uma outra questão, olha eu brinquei com a DL do Alberto, e pra quem gosta de lente mecânica, usar Pentax é um sonho, o visor bate fácil o da minha 10D, vc realmente enxerga o que está fotografando, mão na roda.

E que todas as marcas tenham produtos interessantes, assim os preços caem e a qualidade aumenta.

Só um aparte, será que vai acontecer de novo a palhaçada da samsuumg lançar uma câmera igual com outro nome? não seria mais interessante colocar Pentax-Samsumg nessas câmeras e pronto?
Um dos fatores que me levou a olhar com mais atenção para a Pentax foi o visor dela... é outro papo.
Comecei a pesquisar e descobri que ela faz um bom uso de todas as lentes Pentax antigas, lente médio formato..., o que se confirmou com as minhas dúvidas que foram exclarecidas pelo totok e dantonvb.

Agora estou na fase "o que eu posso comprar com a grana que tenho?"... e dale leitura, pergunta para um, pergunta para outro  :laughing:
« Última modificação: 10 de Agosto de 2006, 11:22:06 por m.oreste »
Marcelo - POA/RS



totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #27 Online: 10 de Agosto de 2006, 12:32:12
m.oreste, é isso ae. Eu gosto da pentax pelos motivos que você disse. Pode não ter o autofoco mais rápido e caro do mundo, o que é importante para os profissionais, mas eu como amador, valorizo bem mais um corpo bem construido, um visor bom, e compatibilidade com as lentes que meu bolso me permite comprar.
Tem mais uma coisa, por não ser uma das marcas mais festejadas, o mercado de usados tem coisa muito barata e boa disponivel, é só procurar.

Se precisar de algum toque, estamos aí. Estou na mesma jornada que você, juntando dinheiro para comprar a digital, por enquanto eu me divirto com a minha camera de filme.
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #28 Online: 17 de Agosto de 2006, 15:26:41
Citar
Se voce comprar um adaptador M42-K voce pode usar a lente Tamron Adaptall do jeito que está. É mais barato que um adaptall K. E voce poderá usar em outras lentes M42, que são bem baratas hoje em dia. E terá confirmação de foco nas DSLR e nas de filme se colocar um papel alúminio curto-circuitando os contatos do corpo da camara.

 
dantonvb, mas não existe algum adaptador que já resolva a questão de confirmação de foco? se tiver algum lugar que explique coom seria feito esta adaptação para ter esta confirmação...
Marcelo - POA/RS



assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 18 de Agosto de 2006, 12:02:58
Opnião ..
A Pentax pode não ter o sistema  autofoco mais rápido , mais é 100% funcional .. , mesmo com lentes mecanicas antigas .. ele "avisa" quando o sistema detecta o "objeto" ... fotometria . tudo funciona mesmo !!! . O melhor mesmo é ultilizar baterrias com corrente elevada tipo 2600Mha a 3000Mha .. digo isso porque testei .. tive um otimo ganho em geral .. com um conjuto de 4 pilhas recarregaveis de 3000mha - tirei 160 fotos usando o flash ... e ainda não precisei recarregar ... o autofoco ficou mais rapido e melhor ... em um ambiente com baixa ou nenhuma  iluminação , pode-se usar até um led ( usei o celular ) que ele funciona ..

O visor é outro ponto positivo (viewfinder ) - voce ver nitidamente !!!

Pentax , não é so um equipamento mais em conta , tem qualidade sim .. a lente ( 18-55mm) que acompanha o kit , é muito melhor que outras similares !!! ..e a K100D .. com sistema SR - incorporado no corpo - voce não gasta com lentes super cara como as outras - pode ser usado com lentes antigas !!! - basta seleciona o range da lente ... neste site tem o resultado do teste feito na K100D com o SR ativado :
Link : http://dc.watch.impress.co.jp/cda/longterm...07/28/4311.html

Tradução :
http://babelfish.altavista.com/babelfish/t...F28%2F4311.html
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 12:04:28 por assis.mauro »