Autor Tópico: Câmeras Fuji  (Lida 5543 vezes)

Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Online: 27 de Outubro de 2012, 12:23:59
Não sei se estou postando no lugar certo aqui no forum, mas acho importante divulgar este acontecimento. Comprei uma câmera Fuji compacta pro meu filho utilizar, uma L50, para evitar que ele use a minha rsss. A câmera veio com defeito, pois  a carga da bateria acaba de um dia pro outro, mesmo sem utilizar.

Ao procurar uma assistência técnica para enviar para o conserto coberto pela garantia verifiquei que devberia encaminhar a câmera pelo correio (pago pela Fuji) para SP.  Isso já é um transtorno ao consumidor mas, enviei a câmera. Passados 30 dias, a informação do site é que a solicitação estava sob análise. Enviei uma reclamação e eles disseram que ainda estava sob análise, sem detalhamento algum.

Abri uma reclamação na seção Defesa do Consumidor de O Globo. 5 dias depois recebi a câmera pelos correios e, pasmem, com o mesmo defeito. Simplesmente mão fizeram nada. Vou pedir ao O Globo que divulgem este caso nos jornais, e vou solicitar meu dinheiro de volta. Se isso
não for possível, ingressarei com uma ação judicial.

E seu utilizasse essa câmera pro meu trabalho??? Fuji nunca mais!!!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2012, 13:42:11
  estranho o pessoal não te dar nenhuma satisfação ! será q não era um simples defeito da bateria ?


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2012, 13:55:21
Bem, não sou técnico, mas teria sido interessante se você tivesse feito um teste com outra bateria antes de mandar para assistência, para averiguar que não é um problema mais simples... talvez assim poderia ter tido menos dor de cabeça. Mas de qualquer forma, procure o Procon da sua cidade.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 13:56:17 por Sunriser »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2012, 16:09:19
Por essas outras que se eu pudesse, só usaria câmera de pilha, hehe.  :D
se bem que pode ser problema na câmera, e não na bateria.
Enfim, independente do problema, com certeza o fabricante lhe deve o mínimo de respeito.
Quanto a enviar o produto pelo correio, infelizmente é assim, pelo menos com as marcas de mais nome. Canon, nikon, fuji, se vc compra uma câmera desses fabricantes com garantia oficial, tem que enviar por correio pra algum canto, a não ser que vc seja da cidade que oferece a garantia.
Já a Panasonic, oferece assistência técnica em várias cidades. Mais uma razão para comprar as maravilhosas Lumix, hehe.  :D
Sem dúvidas, minha marca preferida de câmeras compactas.


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2012, 21:44:43
É, acho q vc deu azar, mas se tem garantia tem q ser cumprido o que está no papel.Tenho um conhecido que trab na ass. Téc. Nikon em SP e ele cansa de pegar cameras compactas boas, que são trocadas pela loja como se estivessem com defeito, na maioria das vezes  não deram a 1ª carga completa na bateria, ai reclamam que está com defeito (NÃO ESTOU DIZENDO Q É SEU CASO :ok:). Tenho uma Fuji hs 10 á mais de 2 anos e não tenho do q reclamar, pra sua categoria (Super Zoom) acho otima! :)


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2012, 14:34:36
Eu entendo que não se pode ter assistência técnica em cada cidade. Mas a Fuji só tem em SP. Ou seja, moro no Rio de janeiro e tenho que enviar uma câmera pra São Paulo para ser consertada. Pra mim isso é um absurdo. Se eu fosse profissional nunca compraria uma câmera Fuji. Se der defeito com certeza eu esperaria mais tempo pra ser consertada. Enquanto isso eu teria que usar uam reserva que, teoricamente, é pra ser usada em casos especiais. Eu tinha uma Sony! Deu defeito e deixei na assistência autorizada em Niteroi (nem precisei ir ao Rio!). Nikon e Canon só etm assistência em SP?

Eu poderia comprar outra bateria e testar mas, de qualquer forma, o defeito tem que ser consertado pela Fuji. Eu achei que fosse rápido por isso nem liguei muito, até porque tenho outra camera. Como estava demorando muito, comprei uma bateria reserva (é sempre bom ter uma). Quando a câmera veio da assistência técnica, com o mesmo defeito, eu substituí a bateria e o defeito persistiu.

Bem, enviei uma reclamação à Fuji do Brasil e à Fuji do do Japão. Dois dias depois recebi uma autorização pra enviar a câmera de novo pra SP, pois eles disseram que iriam fazer a troca. 10 dias se passaram e nada. Vou aguardar mais um pouco. Se não resolverem entro na justiça.

Sei que muitos aqui tem câmera Fuji e nunca teve problema parecido, mas devemos prestar atenção à atenção que uma companhia dá ao consumidor. Ter uma assistência técncia demorada e concentrada apenas em SP pra mim é um total desrespeito ao consumidor. Mesmo que você nunca tenha que usar tal assitência, deve ter cuidado com uma empresa assim. É como o chefe do tráfico da favela da rocinha, por exemplo. Nunca me fez mal, mas nem por isso não posso deixar de condenar seus atos.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2012, 15:04:39
Sim, nikon e canon só tem assistência técnica em SP.  :ok:


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2012, 16:08:26
Sim, nikon e canon só tem assistência técnica em SP.  :ok:

E lembrando: pra ter garantia nacional da Nikon, só se comprar em lojas credenciadas pela Nikon Brasil, se compra os modelos em outro pais  ( Paraguai, EUA  etc) e der defeito na época da garantia, nem adianta ir lá eles não aceitam, existem vários casos (segundo meu colega) de pessoas que compra produtos Nikon via Mercado livre, que ao apresentar defeito, vão lá exigir que ela resolva, senão tiver nota das lojas credenciadas, Jà ERA!. neste caso quem dá a garantia é a loja ou vendedor.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2012, 16:11:15
E lembrando: pra ter garantia nacional da Nikon, só se comprar em lojas credenciadas pela Nikon Brasil, se compra os modelos em outro pais  ( Paraguai, EUA  etc) e der defeito na época da garantia, nem adianta ir lá eles não aceitam, existem vários casos (segundo meu colega) de pessoas que compra produtos Nikon via Mercado livre, que ao apresentar defeito, vão lá exigir que ela resolva, senão tiver nota das lojas credenciadas, Jà ERA!. neste caso quem dá a garantia é a loja ou vendedor.

Exato!! E isso vale pra nikon, canon, panasonic, fuji... qualquer marca.


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2012, 16:31:17
Pelo que vi rapiadmente a Nikon só tem assistência técnica em SP mesmo, mas a Canon tem em SP e RS, e a Panasonic tem em várias cidades.

Se o funcionasse com rapidez, não seria um grande problema o fato da assistência ficar somente em SP, já que o SEDEX hoje é rápido. Mas entendo que, mesmo assim, isso dificulta ao consumidor saber como está o andamento do serviço. MAs, pelo isto, parece ser uma tendência das grandes companhias.

O que excedeu no caso relatato é que na Fuji a câmera ficou 30 dias em análise, e só devolveram quando eu reclamei no Jornal e, o que é pior, veio com o mesmo defeito!


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2012, 16:43:17
E lembrando: pra ter garantia nacional da Nikon, só se comprar em lojas credenciadas pela Nikon Brasil, se compra os modelos em outro pais  ( Paraguai, EUA  etc) e der defeito na época da garantia, nem adianta ir lá eles não aceitam, existem vários casos (segundo meu colega) de pessoas que compra produtos Nikon via Mercado livre, que ao apresentar defeito, vão lá exigir que ela resolva, senão tiver nota das lojas credenciadas, Jà ERA!. neste caso quem dá a garantia é a loja ou vendedor.

Os tribunais vem entendendo que o fabricante usa a força da marca mundial para vender mais o produto. Assim, se eu compro um produto lá fora e este apresenta defeito aqui, ela teria que dar garantia de fábrica (90 dias). O CDC não prevê isso (só se houver importador), mas os tribunais vem acatando alguns pedidos judiciais neste sentido.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2012, 16:51:34
Os tribunais vem entendendo que o fabricante usa a força da marca mundial para vender mais o produto. Assim, se eu compro um produto lá fora e este apresenta defeito aqui, ela teria que dar garantia de fábrica (90 dias). O CDC não prevê isso (só se houver importador), mas os tribunais vem acatando alguns pedidos judiciais neste sentido.

não sei como é em caso de câmeras compradas de revendedores oficiais em outros países (e concordo que se foi comprada de revendedor oficial, o direito deveria ser mundial, e não nacional), mas se é comprado no mercado paralelo, não tem jeito... aí é sem garantia mesmo. As garantias oferecidas nesses casos, normalmente são a troca da câmera pelo vendedor, e não o conserto. E se por algum acaso for conserto, é em alguma empresa que faz assistência técnica em geral, com a qual o vendedor tem convênio. Já aconteceu comigo. comprei uma câmera que com algum tempo de uso começou a dar um problema. Levei para o pessoal que me vendeu, e eles têm convênio com uma boa assistência técnica aqui de Brasília, uma loja que é referência aqui. O problema foi resolvido.


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2012, 16:56:52
Os tribunais vem entendendo que o fabricante usa a força da marca mundial para vender mais o produto. Assim, se eu compro um produto lá fora e este apresenta defeito aqui, ela teria que dar garantia de fábrica (90 dias). O CDC não prevê isso (só se houver importador), mas os tribunais vem acatando alguns pedidos judiciais neste sentido.

Bom Elder, legal vc ter levantado esta questão, o que citei é a pratica, já na esfera judicial não sei como funciona, pelo menos em SP foi como citei, certo que vc pode processar a empresa, mas o desgaste devido a lentidão da justiças,talvez não vala o preço do produto, é uma questão de analisar a situação.


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2012, 17:16:38
não sei como é em caso de câmeras compradas de revendedores oficiais em outros países (e concordo que se foi comprada de revendedor oficial, o direito deveria ser mundial, e não nacional), mas se é comprado no mercado paralelo, não tem jeito... aí é sem garantia mesmo. As garantias oferecidas nesses casos, normalmente são a troca da câmera pelo vendedor, e não o conserto. E se por algum acaso for conserto, é em alguma empresa que faz assistência técnica em geral, com a qual o vendedor tem convênio. Já aconteceu comigo. comprei uma câmera que com algum tempo de uso começou a dar um problema. Levei para o pessoal que me vendeu, e eles têm convênio com uma boa assistência técnica aqui de Brasília, uma loja que é referência aqui. O problema foi resolvido.

Pois é! O que dificulta o caso de compra via mercado liver é a falta de nota fiscal. Como você vai comprovar que o produto está no prazo se não tiver a nota? Complica! O vendedor do mercado livre deve ter a nota, mas aí o prazo já deve ter expirado.


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2012, 17:18:08
Bom Elder, legal vc ter levantado esta questão, o que citei é a pratica, já na esfera judicial não sei como funciona, pelo menos em SP foi como citei, certo que vc pode processar a empresa, mas o desgaste devido a lentidão da justiças,talvez não vala o preço do produto, é uma questão de analisar a situação.

Na prática eles podem negar, aí vai ter mesmo que verificar se vale a pena recorrer judicialmente. Na prática acontece tudo, até a empresa não consertar nada, mesmo estando na garantia, com nota fiscal e comprada no Brasil, como está sendo meu caso! rsss