Autor Tópico: PC / Notebook para edição  (Lida 42734 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #285 Online: 17 de Novembro de 2014, 20:07:43
Olá pessoal, preciso de umas dicas de vocês...

Estou pra montar um PC pois meu Inspiron 15R está para falecer. Já tenho algumas coisas: monitor, fonte, HD e processador (I5 - 1155). Por favor, dêem uma luz para a compra do restante. Não costumo jogar, seria mais para edição de imagens e tarefas básicas mesmo.

- Placa mãe -Aceitando indicações, de prefência até uns R$250. O usb 3.0 faz tanta diferença assim??
- Placa de Video -  Meu monitor tem resolução máxima de 1920 x 1080 com conexões DVI e Display Port. Qual usar? (atualmente DVI). Compensa comprar placa dedicada ou usar o vídeo onboard??
- Memoria RAM - 8GB (2x4) 1600mhz é suficiente, não?
- Gabinete - Seriam necessários muitos fans para refrigerar uma máquina assim? Não tenho muito espaço, estou cotando um gabinete simples mas com aberturas para fans na parte superior. Usaria - frontal/traseiro e 2 superiores, talvez um inferior. (máquina ficará no chão)

O que me dizem?? Algo mais a considerar que eu tenha deixado passar?

Valeu!!

- Eu recomendaria uma B75, a marca fica a sua escolha. Ela já tem portas USB 3.0 e não é tão "pelada" quando uma H61.
Essa, como exemplo: http://www.terabyteshop.com.br/1155-intel--core-i3-i5-i7/placa-mae-gigabyte-ga-b75m-d3h-lga-1155.ptml

- Se você não vai jogar ou mexer com vídeos, somente com fotos, pode usar sim a placa onboard tranquilamente; Quantos as entradas, seu monitor não tem HDMI? É um cabo bom, barato e fácil de achar, mas caso não tenha a melhor seria a Display Port, só acho que os cabos hoje dessa entrada ainda são bem caros.

- 8GB é totalmente suficiente. Quando eu montei minha máquina coloquei 16GB (1600mhz) e até hoje não usei nem 7GB, como jogos pesados ou programas de edição simples como LR (esse não atingiu nem 4GB).


Alguma dica quanto ao gabinete? Uma máquina simples assim precisaria de quanto fans??

 :ponder: :snack:
Um fan na traseira do gabinete como exaustor (fan que geralmente acompanha os gabinetes atuais, mas se não acompanhar o seu modelo, pode ser adquirido separadamente, claro) e um na frente colocando ar frio no gabinete já é suficiente. Se quiser colocar mais será basicamente por estética.

Hoje eu uso 5 fan, sendo que apenas 2 estão girando na velocidade normal, que são exatamente esses que eu citei, o exaustor traseiro e um dos que fica no painel dianteiro colocando ar frio pra dentro. Nos outros eu usei um cabo adaptador que já os acompanha para diminuir a velocidade de rotação pela metade. São apenas para estética.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2014, 20:19:13 por Rafael Lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.286
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #286 Online: 17 de Novembro de 2014, 20:42:43
Olá pessoal, preciso de umas dicas de vocês...

Estou pra montar um PC pois meu Inspiron 15R está para falecer. Já tenho algumas coisas: monitor, fonte, HD e processador (I5 - 1155). Por favor, dêem uma luz para a compra do restante. Não costumo jogar, seria mais para edição de imagens e tarefas básicas mesmo.

- Placa mãe -Aceitando indicações, de prefência até uns R$250. O usb 3.0 faz tanta diferença assim??
- Placa de Video -  Meu monitor tem resolução máxima de 1920 x 1080 com conexões DVI e Display Port. Qual usar? (atualmente DVI). Compensa comprar placa dedicada ou usar o vídeo onboard??
- Memoria RAM - 8GB (2x4) 1600mhz é suficiente, não?
- Gabinete - Seriam necessários muitos fans para refrigerar uma máquina assim? Não tenho muito espaço, estou cotando um gabinete simples mas com aberturas para fans na parte superior. Usaria - frontal/traseiro e 2 superiores, talvez um inferior. (máquina ficará no chão)

O que me dizem?? Algo mais a considerar que eu tenha deixado passar?

Valeu!!


Pega a placa mãe com usb 3.0... nem que tenha que pagar 100 pila a mais, vale o investimento.


Outra coisa, se vai mexer com imagem, OBRIGATORIAMENTE tem que ter uma placa de video dedicada.

Essas simples de 400-500 pila GTX 750 já dão pro gasto.


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #287 Online: 17 de Novembro de 2014, 21:14:16
Fala Rafa,

Então, eu estava olhando justamente essa placa mesmo, parece ter um bom custo benfício. Comprei 2 pentes de 4gb 1600mhz que acho que vão segurar bem as pontas.
Quanto ao monitor, ele não é novo, é da linha Ultrasharp da Dell mas só tem a display port e DVI mesmo. Se o cabo for muito caro vou me virando com a DVI por enquanto.

Acho que vou nesse esquema de refrigeração que você comentou. O gabinete que vou pegar tem somente um fan frontal, acho que de 120mm; colocarei mais um de 120mm na parte traseira e monitorarei a temperatura. Caso esquente demais, o gabinete suporta mais 3 ou 4 fans.



C. Ferrari

Vou comprar a placa com suporte para usb 3.0 interno e no painel frontal, a diferença não dá nem as 100 pilas...
Quanto ao vídeo dedicado, a onboard não segura o uso normal do LR e PS?? Não tenho pretensão de editar vídeos ou jogar com ela...



Valeu pelas dicas pessoal!!

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


migli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #288 Online: 10 de Junho de 2015, 19:57:08
Desenterrando aqui :P

Alguém tem diquinha de notebook por mais ou menos R$3K?

Estou afim de um dell inspiron 15 5000
Processador i7 5°Gen 5500u, 2.4Ghz,4Mb de cache e 2cores reais com 2threads.
16Gb de RAM e HD de 1Tb com "SSD" de 8Gb (mas vou dar chá de sumiço nesse HD e botar um SSD de 240Gb).

Mas ele vem com uma placa Radeon  HD R7 M625 e eu nunca trabalhei com nada da AMD então não se vale a pena. Open GL funciona tão bem quanto os CUDA Core?
Ou pra edição de video tem que ser NVIDIA mesmo?


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #289 Online: 10 de Junho de 2015, 22:02:48
Desenterrando aqui :P

Alguém tem diquinha de notebook por mais ou menos R$3K?

Estou afim de um dell inspiron 15 5000
Processador i7 5°Gen 5500u, 2.4Ghz,4Mb de cache e 2cores reais com 2threads.
16Gb de RAM e HD de 1Tb com "SSD" de 8Gb (mas vou dar chá de sumiço nesse HD e botar um SSD de 240Gb).

Mas ele vem com uma placa Radeon  HD R7 M625 e eu nunca trabalhei com nada da AMD então não se vale a pena. Open GL funciona tão bem quanto os CUDA Core?
Ou pra edição de video tem que ser NVIDIA mesmo?

Boas dicas aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70683.100


migli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #291 Online: 11 de Junho de 2015, 09:30:58
Ou pra edição de video tem que ser NVIDIA mesmo?
Pelo que sei, Adobe Premiere e AE tem que ser NVIDIA.
Mas não sou entendedor de hardware, tampouco de edição de vídeo.

No início do ano eu comprei um PowerNote 850M (http://www.powernote.com.br/950_conf.html)
Custa um pouco mais do que você estipulou como teto, mas é uma baita máquina e a tela IPS é sensacional.

 :ok: