Autor Tópico: Produto Importado x Assistencia Técnica do Fabricante  (Lida 4454 vezes)

lacerdabh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • bemColar - Adesivos de Parede
Online: 31 de Outubro de 2012, 12:09:25
Olá pessoal;

Ando a muito pesquisando preços de Câmeras e lentes no varejo online e vejo que há uma grande diferença de preço entre os produtos importados (descaminhados, popularmente conhecido como contrabandeados) .

A questão é: compensa pagar mais barato em um produto descaminhado e não ter a garantia de fábrica? Pois a diferença de preço, considerando o valor do produto de origem nacional é de mais ou menos R$ 1000,00, na hipótese do equipamento apresentar algum defeito, seu conserto/reparo poderia ficar acima deste valor?  :ponder:

bemColar - Adesivos de Parede http://www.bemcolar.com


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2012, 12:34:49
Se pelo preço do original der pra comprar 2 do "descaminhado" compensa sim!


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2012, 12:38:02
Ao meu ver o problema é apresentação de nota de compra e garantia, e sendo produto "descaminhado", tenho lá minhas dúvidas de como ela foi adquirida pelo atravessador (se ele comprou fruto de roubo/furto), ai o problema é pior pois pelo número de série do equipo, é fácil você perder ela por estar adquirindo produto de origem duvidosa. :o

Mas se o atravessador comprou lá fora e trouxe "malocado nas meias" e aqui tá revendendo mais barato, você pode adquirir desde que ele forneça a nota de compra no estrangeiro, ai a Nikon aceita fazer o reparo pelo prazo legal da garantia do fabricante. :ok:

O valor do reparo depende se tem ou não garantia, já ouvi falar que as vezes não compensa mandar consertar fora da garantia. :ponder:
Fábio Pedro.


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2012, 12:48:04
Lente comprada lá fora, vendida aqui com nota fiscal ??
Acho muiiiiito difícil, 99% das que vejo a venda novas ou usadas,
Nenhuma tem nota fiscal.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:05:20
Lente comprada lá fora, vendida aqui com nota fiscal ??
Acho muiiiiito difícil, 99% das que vejo a venda novas ou usadas,
Nenhuma tem nota fiscal.

Te confesso que não vejo, mas também não procurei, pois eu costumo pedir que tragam de fora para mim.

Aqui na agência onde trabalho tem os fotógrafos e os donos que viajam no meio do ano e final de ano e vem quase abarrotados de "coisas fotográficas" de fora, tudo com nota. A mulher e filha do fotógrafo entra com um, o patrão e família com outra coisa.

Esse ano não poderei comprar minha af-s nikkor 35mm f/1.4g, até porque já investi meus $$$ na compra da minha máquina, mas no meio do ano eu vou  pedir para eles, já sei que tá custando 199,00 dólares e recebo com nota.

Galera é meu caso não é geral, mas dá para adquirir, assim como o pessoal daqui faz outros fazem é procurar e perguntar. Mas é verdade o que disse o marcelo556, mas não sei se chega a 99% :ponder:

Pelo site tá USD 849.95 = BRL 1.727,35 :ok: na cotação do Real hoje!
No site brasileiro tá R$2.989,00 :eek:

Uma diferença de R$ 1.261,65 :eek: Gritante né?
Fábio Pedro.


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:14:13
Pô, que sorte que tem amigos que tragam(só isso já seria maravilhoso para mim) e ainda trazem nota de tudo.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:20:38
Acho que isso de descominhado ficou mal colocado. O que ocorre é que se a pessoa trouxe do exterior não houve descaminho, já que a legislação isenta esse tipo de bagagem. E todo mundo sabe que essa câmera não é necessariamente para uso de quem está trazendo, Às vezes é um parente ou um amigo, seria preciso um exercício grande de hipocrisia para dizer não é assim. O legislador (tanto do Legislativo, quanto do Executivo ao normatizar a lei) considerou isso na hora de criar as normas, as comissões analisaram o peso fiscal disso, e todos acharam por bem isentar. Então não há descaminho nisso, o imposto não é devido.
Quanto às garantias, os fabricantes hoje dão garantias mundiais para seus produtos, a Apple faz isso (um amigo meu usou com o iPod Tocuh dele comprado fora), a Canon faz também (outro amigo teve a câmera comprada fora simplesmente trocada).

Estamos falando de gente que traz câmeras de fora.

Agora, se vamos falar sobre comércio ilegal de produtos importados, aí esqueça o assunto de garantia, esqueça questões técnicas e de suporte. Estamos falando de um comerciante brasileiro que está sonegando imposto. Caso para a Receita Federal, não cabe a nós a fiscalização pois nem temos Poder de Polícia para isso. Nossa obrigação é exigir a NF. Mas, acho que nesse caso o assunto é para o fórum Papo Furado.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2012, 13:21:24 por Carcarah »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:25:55
Pô, que sorte que tem amigos que tragam(só isso já seria maravilhoso para mim) e ainda trazem nota de tudo.

Amigos nada BUSSINES! :D esses 199 viram 215, 220 mole!

Mas não vamos entrar mais nisso, tá desemcaminhado mesmo o tópico!
Fábio Pedro.


lacerdabh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • bemColar - Adesivos de Parede
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2012, 14:26:46
Acho que isso de descominhado ficou mal colocado. O que ocorre é que se a pessoa trouxe do exterior não houve descaminho, já que a legislação isenta esse tipo de bagagem. E todo mundo sabe que essa câmera não é necessariamente para uso de quem está trazendo, Às vezes é um parente ou um amigo, seria preciso um exercício grande de hipocrisia para dizer não é assim. O legislador (tanto do Legislativo, quanto do Executivo ao normatizar a lei) considerou isso na hora de criar as normas, as comissões analisaram o peso fiscal disso, e todos acharam por bem isentar. Então não há descaminho nisso, o imposto não é devido.
Quanto às garantias, os fabricantes hoje dão garantias mundiais para seus produtos, a Apple faz isso (um amigo meu usou com o iPod Tocuh dele comprado fora), a Canon faz também (outro amigo teve a câmera comprada fora simplesmente trocada).

Estamos falando de gente que traz câmeras de fora.

Agora, se vamos falar sobre comércio ilegal de produtos importados, aí esqueça o assunto de garantia, esqueça questões técnicas e de suporte. Estamos falando de um comerciante brasileiro que está sonegando imposto. Caso para a Receita Federal, não cabe a nós a fiscalização pois nem temos Poder de Polícia para isso. Nossa obrigação é exigir a NF. Mas, acho que nesse caso o assunto é para o fórum Papo Furado.

Creio que fui infeliz em dizer "Importado", pois na maioria das vezes este produto é descaminhado (contrabandeado)....

Vou ser mais específico, uma T3i em lojas como Submarino, Americanas, MagazineLuiza e outras, custa em média R$ 3200,00 e em outras lojas menores ela esta custando entre R$ 1.600,00 e R$ 2.000,00..

bemColar - Adesivos de Parede http://www.bemcolar.com


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2012, 15:06:00
Creio que fui infeliz em dizer "Importado", pois na maioria das vezes este produto é descaminhado (contrabandeado)....
Vou ser mais específico, uma T3i em lojas como Submarino, Americanas, MagazineLuiza e outras, custa em média R$ 3200,00 e em outras lojas menores ela esta custando entre R$ 1.600,00 e R$ 2.000,00..

Ok, os preços dessas lojas que você citou são abusivos. aceitaria uma T3i por no máximo R$ 2.600,00, já com o lucro do cara embutido. Lembre que o preço para revenda é diferente do preço para consumidor final, então não vale considerar o valor de loja para aquisição de mercadoria.

Quanto ao preço das demais lojas, essas que estão cobrando a mais apenas R$ 200,00 do preço americano, te digo que não sei quais são os incentivos fiscais a que essas lojas estão submetidas, nem sei como é feita a planilha de custo delas. O fato é que eu quero minha nota fiscal e isso garante a arrecadação dos impostos.

Se eles estão fazendo algo ilegal, e eu não posso dizer isso, nem você diria, porque pra acusar alguém de crime se deve primeiro ver alguma prova. Cabe a fiscalização da Receita Federal, paga com o meu dinheiro para fazer isso, cumprir com o papel dela.




lacerdabh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • bemColar - Adesivos de Parede
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2012, 15:47:46
Ok, os preços dessas lojas que você citou são abusivos. aceitaria uma T3i por no máximo R$ 2.600,00, já com o lucro do cara embutido. Lembre que o preço para revenda é diferente do preço para consumidor final, então não vale considerar o valor de loja para aquisição de mercadoria.

Quanto ao preço das demais lojas, essas que estão cobrando a mais apenas R$ 200,00 do preço americano, te digo que não sei quais são os incentivos fiscais a que essas lojas estão submetidas, nem sei como é feita a planilha de custo delas. O fato é que eu quero minha nota fiscal e isso garante a arrecadação dos impostos.

Se eles estão fazendo algo ilegal, e eu não posso dizer isso, nem você diria, porque pra acusar alguém de crime se deve primeiro ver alguma prova. Cabe a fiscalização da Receita Federal, paga com o meu dinheiro para fazer isso, cumprir com o papel dela.
Qa

Pela experiência que tenho posso lhe afirmar que estas lojas que o Sr. citou, por este preço, não importam este produto legalmente. Quanto a nota fiscal, esta só garante mesmo a arrecadação de impostos, e mesmo o logista tendo importado este produto de forma ilegal ele consegue emitir esta nota sem problema algum, mas, tal nota não garante assistencia junto ao fabricante, que, neste caso é o ponto dentral desta discussão.

Vale a pena pagar mais barato e abrir mão da assistencia do fabricante?


bemColar - Adesivos de Parede http://www.bemcolar.com


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2012, 15:52:36
Qa
Pela experiência que tenho posso lhe afirmar que estas lojas que o Sr. citou, por este preço, não importam este produto legalmente. Quanto a nota fiscal, esta só garante mesmo a arrecadação de impostos, e mesmo o logista tendo importado este produto de forma ilegal ele consegue emitir esta nota sem problema algum, mas, tal nota não garante assistencia junto ao fabricante, que, neste caso é o ponto dentral desta discussão.
Vale a pena pagar mais barato e abrir mão da assistencia do fabricante?
Não tenho certeza sobre todas as marcas, claro, mas na Canon e algumas outras eles pedem apenas o número de série, mesmo porque não seria possível pedir NF para todos, já que no exterior não existe nota fiscal.
Então, acho que antes de comprar um equipamento de determinada marca, no exterior, se deve ter o cuidado de saber qual é a política de garantia para o Brasil.


lacerdabh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • bemColar - Adesivos de Parede
Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2012, 16:04:55
Não tenho certeza sobre todas as marcas, claro, mas na Canon e algumas outras eles pedem apenas o número de série, mesmo porque não seria possível pedir NF para todos, já que no exterior não existe nota fiscal.
Então, acho que antes de comprar um equipamento de determinada marca, no exterior, se deve ter o cuidado de saber qual é a política de garantia para o Brasil.

De fato, a Canon oferece 3 meses de garantia para produtos que foram comprados no exterior, devendo ser apresentados o comprovante de compra e o certificado de garantia... Contudo, não sei se é válido para produtos compras no Brasil, cuja a importação foi ilegal, pois neste caso não temos o comprovante de compra original....
bemColar - Adesivos de Parede http://www.bemcolar.com


Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2012, 14:22:42
Pessoal,
Alguém sabe informar sobre a Nikon???
Se eu mesmo trouxer um equipamento Nikon, comprado na B&H, em meu nome, com a nota da loja, esse equipamento teria garantia aqui???
Dependendo a resposta, essa é a chave p eu decidir se troco mesmo minha querida Pentax K5 por uma Nikon D7000!
Abcs


Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2012, 16:34:33
Pessoal,
Alguém sabe informar sobre a Nikon???
Se eu mesmo trouxer um equipamento Nikon, comprado na B&H, em meu nome, com a nota da loja, esse equipamento teria garantia aqui???
Dependendo a resposta, essa é a chave p eu decidir se troco mesmo minha querida Pentax K5 por uma Nikon D7000!
Abcs


Eu mesmo respondo: acabei d falar c o SAC Nikon Brasil...
-Lentes e Flashes: 2 anos de garantia no BR!
-Câmeras (corpo): SEM qualquer garantia no BR... (Mas eles reparam na Nikon BR c custo por conta do consumidor).
Abcs