Autor Tópico: Revelação de Cromo  (Lida 3194 vezes)

Jefsouza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Jeff e Gal - Fotografia e Vídeo de Casamento
Online: 12 de Fevereiro de 2007, 11:21:02
Alguém saberia me informar como eu faço ou onde eu poderia encontrar o processo de revalação de um cromo (E-6), os meus filmes p&B sou eu mesmo q revelo, entao gostaria de conhecer o processo para saber se é possivel eu mesmo revela-los.
Obrigado
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2007, 11:31:51 por Jefsouza »


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 21:03:05
Quando eu aprendi a revelar PB me mostraram o equipamento usado para revelar cromo. Parecia um armario de metal, desses de escritorio, uns 2m de altura, com varias gavetas (sim, ele tinha gavetas, o que deixava ainda mais com cara de gaveteiro de metal :P ). Disse que como a revelação de bromo era muito cara, só revelavam assim, em lotes grandes.

O ampliador era identico ao de PB, mas a cabeça era diferente.  Você podia regular para cada cor a intensidade de luz.

Conclusão: todo aquele processo de dodge e burn até acertar uma foto PB deveria ser feita usando 3 cores.

Eu desistiria se fsse você :P

mas aconselho a procurar melhor as informações. Tudo que sei foi do que vi guardado num quarto escuro de um foto clube....
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 02:33:34
Tales,

Eu tenho interesse em processos de revelação, pois em geral só trabalho com fotos escaneadas no negativo... é raro eu ampliar alguma coisa. Se você tiver algum site que ensine processos de revelação para vários tipos de filme, eu agradeço.

Abraço!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 12:10:06
tinha perdido o endereço deste forum! hehe! depois de mto tempo achei de novo!

revelar cromo em casa da um certo trabalho, vc precisa de tanto material e trabalho quanto pra revelar negativo. não sei se vale a pena, especialmente pelo preço, pq os quimicos perecem com maior facilidade do que no caso do PB.

são 2 banhos de reveladores, um de condicionador, um de branqueador, um de fixador e um de estabilizador, fora os banhos intermediarios pra cessar a reação anterior. os tempos eu não lembro. a temperatura tem de ser mantida entre 35 e 38 graus, se não me engano.

da pra encontrar fora do brasil uns kits prontos, na época q eu vi isso, uns anos atras, custava cerca de 100 dolares pra fazer a revelação de menos de 20 filmes. mas não confiem na minha memoria, cotem o material, q minha memoria é um lixo. mas de uma forma ou de outra... c vc tem uma produção de cromos bem gde, vale a pena. caso contrario vc vai pagar mto caro por revelação. quão caro eu não sei, mas é bem mais caro do que no mercado.