Autor Tópico: Comercializando fotos  (Lida 2371 vezes)

Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Novembro de 2012, 10:48:59
Este post não var ser sobre a arte, mas a indústria e o comércio fotográfico.

Gostaria de saber quais e como os companheiros foristas monetizam suas fotos não via cobertura de casamentos/batizados/15 anos (que já vi que não é a minha praia), mas vendendo as fotos num esquema fine art. Penso especialmente em licenciamento de fotos para quadros e posters, vendidos em lojas de decoração e artigos de interiores.

O esquema mais evidente que eu percebi é: oferecer as fotos numa loja virtual na net, receber as encomendas, mandar imprimir as fotos num bureau fine art e eu mesmo despachar via sedex pro cliente. Se não me engano, o Spider andou explorando esse modelo de negócio.

Minha idéia era eliminar a necessidade de eu mesmo ter de agitar a impressão e despacho das fotos. Imaginei, de alguma forma, "vender" as fotos para uma empresa que comercializasse quadros e posters, como mencionei acima, e receber uma comissão/porcentagem em cima das unidades vendidas.

O problema é que não consegui descobrir quais empresas fazem isso. Encontrei lojas que vendem, mas não empresas que fazem. Alguém conhece? Será que há bureaus que não apenas imprimem fotos, mas fazem esse comércio também?  Ou o esquema é esse do-it-yourself mesmo? o que sugerem?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2012, 10:49:19 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2012, 13:25:07
 Taí um ramo meio complicado , se vc colocar suas fotos em site de vendas , o retorno é muito , mas muito demorado , a não ser q seja site de banco de imagens. Mas nesse caso vc vai ganhar uma merreca , a não ser q sua fotografia seja muito acima da média. POr exemplo,certa vez precisei de uma imagem ,e comecei a fuçar todos bancos de imagens. A única foto q me agradou, custava 650 dólares, as outras eram muito simples e custavam a partir de 1,99 o download . Se vc colocar uma foto simples, outros milhões de similares estarão tbm disponíveis ,aí o preço vai pro chão,e a chance de alguém te escolher ´e quase zero.  POr isso prefiro venda direta de quadros, aí  ja´consigo uma margem maior. O último q vendi pedi 1000,00  e hoje o cara não vende de volta por menos de 5000,00. Porque eu quero a foto? Porque me arrependi de ter vendido. Tenho parceria com uma casa de molduras especializada em fotografia fine art , e pra revelação uso o Instancolor  de SP , q imprime em papel algodão e tbm em canvas. Em canvas já montado no chassi tamanho 50x70 sai apenas 267,00  , aí paga mais uns 120,00 pra fazer a moldura e o resto é praticamente livre. Tirando gasto pra buscar, ou sedex ,chute aí uns 500,00 livre por quadro. Lógica q se seu trabalho for fora do comum, deve vender muito mais caro !
 Tbm vou acompanhar comentários dos colegas ,pois minhas fotos não são lá grandes coisas. Se fosse estilo Spider,com certeza venderia muito mais caro  :ok:


Robson Dombrosky

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Viaje na Imagem
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2012, 16:25:29
Milton, desculpe a ignorância, mas como funciona essa questão de vc vender a foto e querer comprar de volta? Foi vendido o direito sovre a foto e o comprador passa a ser o dono exclusivo mesmo você tendo uma cópia? Como funciona esse tipo de venda?


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2012, 18:45:14
Milton, a ideia seria mais ou menos por aí. Mas eu queria não vender os quadros diretamente, mas sim uma empresa vender quadros e posters das minhas fotos. Mas talvez essa minha ideia seja mais dificil de implementar mesmo...
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2012, 22:43:31
  Robson, eu vendi  o quadro ,mas sabia q valia muito mais .Era um xodó ,q eu pretendia trabalhar mais um pouco na divulgação e vender pra alguém q valorizasse mais o trabalho.   Não pela foto em si, mas pelo tratamento q eu dei e pelo acabamento final. Quis resgatar a foto, e ofereci a mesma quantia, porém o cara não quis saber e só vende naqueles termos. Assim como banco de imagens,se vc vender a matriz,não poderá reproduzir . POr exemplo copias a gente encontra por 1,99 , matrizes , ou fotos com direito exclusivo difícil encontrar por menos de 600 dólares. Não acompanho mais bancos de imagens,mas acredito q deva estar funcionando no mesmo esquema. No meu caso não foi preciso contrato, pois além de cliente o cara é amigo pessoal.

  Malheiros, no caso de empresas naõ saberia indicar uma eficaz. ,talvez porque minhas fotos são simples não chamam atenção. Vamos ver o q os colegas indicam.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2012, 08:28:07
Milton, vc vendeu A FOTO MESMO,  o "negativo digital"?? Não tem mais o arquivo original e nunca mais poderá fazer cópia dele?
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2012, 10:08:55
 Com certeza enquanto o quadro for propriedade dele,nunca mais poderei fazer cópia alguma ,pois vendi com exclusividade. Tenho o arquivo bruto, pois a foto foi manipulada no photoshop . Caso precise algum dia ,poderei reproduzir facilmente .  talvez em caso de venda em grande quantidade compense vender cópias. Por exemplo em livrarias,fotos 20x30 em PB  são vendidas a baciada por 10,00 ou 15,00. Se te pagarem 5,00 e 7,50 respectivamente por cada venda, é negócio ! Tem um campo muito amplo pra explorar qdo se fala em venda direta, porém sites do genero desapareceram !


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2012, 14:39:05
Isso é bem interessante, depende dos temas que abordam ( gama de aceitação ), e que tipo de retorno você quer obter, grande quantidade, volume de reproduções sobre as imagens ou encaixar a sua fotografia em um objetivo mais exclusivo, poucos negócios porém bem negociados. Comercializei algumas fotos este ano e estou mais ligado a decoradores e arquitetos, sem muita divulgação aberta. É uma opção de começar, popularizar tem seus benefícios mas também tem o lado negativo. Não ter muita pressa sempre é bom. Abs


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2012, 16:46:21
Acho dificil vender assim por site, ainda mais pq o cliente pode ter um monitor porcaria de notebook que acaba com as cores e detalhes da tua imagem, chegando a desvalorizar até o teu trabalho... O melhor jeito de vender fine-art é com o trabalho pronto, impresso e exposto em um meio de venda, sua casa, rua, galerias, etc...

Um primo meu viu minhas fotos no facebook e queria comprar pra imprimir e fazer um mural na casa dele, quando comecei a falar pra ele como é que tinha que fazer pra imprimir e que iria cobrar 50 pila por foto ele nunca mais me procurou xD
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr