Autor Tópico: Livro sobre cores  (Lida 1733 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Novembro de 2012, 22:33:41
Prezados,

Vez ou outra leio algo superficial em um livro, revista ou na internet sobre cores (com foco em fotografia). O problema é que nunca encontrei algo que tratasse de forma detalhada e exaustiva sobre o assunto.

Ate encontrei um livro que ao ver a capa me pareceu o que eu queria (entender o porque de cada cor e por qual motivo achamos mais ou menos agradável determinada combinação), mas ao foliar o livro fiquei com a impressão de que ele nao tem exatamente o foco que pretendo. Acho que ele se preocupa com a precisão da cor e nao com o entendimento de qual cor deve ser usada e seus efeitos em quem vê a foto.

Este é o que vi e achei que nao tratava o que eu esperava:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2683501/o-controle-da-cor-gerenciamento-de-cores-para-fotografos

Alguém poderia me dar uma indicação de qual literatura buscar para entender de fato o assunto?

Abraço a todos.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2012, 23:02:59
Olá Soprani, a priswerso em um topico tinha indicado um workshop de comida " http://www.fotografiadecomida.com.br/ " ( muito bom, não fiz ainda espero poder participar um dia, nele naveguei e tem varias info interessantes!!

E nesta parte indicam um livro que talvez seja o que procura .... http://www.fotografiadecomida.com.br/panetone/

http://usabilidoido.com.br/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.html ...não li ainda , mas já está na minha lista!
 :ok:

abraço


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2012, 23:09:21
Footer,


Muito interessante. Ao ler o comentário sobre o livro nao me pareceu ser exatamente o que estou procurando, mas pode ser que ele também discuta o que pretendo saber.

Vou investigar.


Valeu.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2012, 10:12:06
Estou imaginando algo deste tipo, porem mais detalhado e direcionado aa fotografia:

http://www.amopintar.com/harmonia-das-cores
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2012, 11:14:46
Voces podem achar que é ignorancia de minha parte, tavez seja não sei, ja tem um bom tempo que que vivo de fotografia, 19 anos para ser exato, mais nunca me preocupei com essa questão preocupo-me apenas em fotografar e curtir o momento.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2012, 18:32:24
Tem o livro clássico do Goethe sobre teoria das cores, de 1810: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3894088/doutrina-das-cores

E aqui tem um manual extremamente técnico sobre cor na fotografia: http://opac.iefp.pt:8080/images/winlibimg.exe?key=&doc=73214&img=454

Algumas apostilas e tutoriais sobre preparação de fotos para impressão geralmente apresentam boas dicas sobre calibração de monitor, perfil de cor, etc.

Em inglês, têm The Photographer's Guide to Color Management, de Phil Nelson, e Color Confidence, de Tim Gray, entre outros. Têm versões em PDF por aí.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2012, 16:57:34
Estou imaginando algo deste tipo, porem mais detalhado e direcionado aa fotografia:

http://www.amopintar.com/harmonia-das-cores

Olá Soprani já tinha visto este material, é bem legal ...  :ok: vale a pena.

abraço


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2012, 23:49:42
Branco Melo,

A sua opinião é perfeitamente valida. Acredito que para vc a combinação de cores possa nao ser objeto de preocupação, como também nao deve ser para muitos fotógrafos, profissionais, inclusive. E acredito ainda que suas fotos devem ser muito boas, ainda que sem se preocupar com as cores.

O que ocorre, e ao menos falo por mim, quando me apaixono por algo, e embora ja namorasse a fotografia ha algusn anos eu me entreguei de verdade ha um ano apenas, gosto, ou melhor, nao consigo fazer diferente, de buscar o máximo aprimorar meus conhecimentos para melhorar meu resultado.

Nao que ele vai ser melhor que o dos demais, mas sera um passo, pequeno, mas um passo a frente do que eu fazia.

Sabe aquele atleta que faz ioga para melhorar no dia da corrida, e ai a gente pensa que ele perde tempo porque com ioga ele nao vai correr mais rapido, mas ele tentou, experimentou, e até conseguiu melhorar, nao porque de fato correu mais rápido, mas aquilo lhe deu confiança e tranqüilidade para fazer uma boa largada?

Pois é, sei que algumas coisas que estudarei ao longo de minha trajetória nao servirão la para muita coisa, mas ao menos saberei, por mim, se aquilo influencia ou nao em meu trabalho.

Contudo, embora acredite que algumas coisas de fato podem nao me trazer resultado positivo, acredito que o estudo das cores pode sim me ajudar. Nao estou falando que todas as minhas fotos serão influenciadas por esse conhecimento, mas certamente em algumas, como naquelas em que voce produz do zero, seja em estúdio ou externa, este conhecimento faz a diferença. Afinal, o fotografo gerencia tudo, ou quase tudo neste tipo de fotografia, e ele podera escolher, ainda que nao acredite, cores que poderao leva-lo a um resultado ainda melhor. Se nao o levar, ao menos nao piorou.

Sabe aquele camarada que ve suas fotos e fala assim: nao sei porque gosto tanto das fotos dele, elas sao ate parecidas com a dos demais, mas eu gosto?

Entao, quem sabe o conhecimento das cores nao pode fazer isso por nos?

Pode até ser que nao, mas vou arriscar.

 :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2012, 16:28:29
Talvez o que o Branco Melo quis dizer em não se preocupar com cores, porque seria a área para o produtor fotografico, ou caso para moda estilista ou gastronomia food stylist  etc ...  :ok:
Uma foto perfeita talvez seja produzida por muitas cabeças pensantes, muita produção, dedicação e trabalho em grupo! (Brainstorming espumando).
É aquela velha historia de gerenciador e gerenciado...
Mas conhecimento nunca é demais  :ponder:

 :)


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2012, 21:09:02
Talvez o que o Branco Melo quis dizer em não se preocupar com cores, porque seria a área para o produtor fotografico, ou caso para moda estilista ou gastronomia food stylist  etc ...  :ok:
Uma foto perfeita talvez seja produzida por muitas cabeças pensantes, muita produção, dedicação e trabalho em grupo! (Brainstorming espumando).
É aquela velha historia de gerenciador e gerenciado...
Mas conhecimento nunca é demais  :ponder:

 :)
è isso ai. :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2012, 21:21:55
Branco Melo,

A sua opinião é perfeitamente valida. Acredito que para vc a combinação de cores possa nao ser objeto de preocupação, como também nao deve ser para muitos fotógrafos, profissionais, inclusive. E acredito ainda que suas fotos devem ser muito boas, ainda que sem se preocupar com as cores.

O que ocorre, e ao menos falo por mim, quando me apaixono por algo, e embora ja namorasse a fotografia ha algusn anos eu me entreguei de verdade ha um ano apenas, gosto, ou melhor, nao consigo fazer diferente, de buscar o máximo aprimorar meus conhecimentos para melhorar meu resultado.

Nao que ele vai ser melhor que o dos demais, mas sera um passo, pequeno, mas um passo a frente do que eu fazia.

Sabe aquele atleta que faz ioga para melhorar no dia da corrida, e ai a gente pensa que ele perde tempo porque com ioga ele nao vai correr mais rapido, mas ele tentou, experimentou, e até conseguiu melhorar, nao porque de fato correu mais rápido, mas aquilo lhe deu confiança e tranqüilidade para fazer uma boa largada?

Pois é, sei que algumas coisas que estudarei ao longo de minha trajetória nao servirão la para muita coisa, mas ao menos saberei, por mim, se aquilo influencia ou nao em meu trabalho.

Contudo, embora acredite que algumas coisas de fato podem nao me trazer resultado positivo, acredito que o estudo das cores pode sim me ajudar. Nao estou falando que todas as minhas fotos serão influenciadas por esse conhecimento, mas certamente em algumas, como naquelas em que voce produz do zero, seja em estúdio ou externa, este conhecimento faz a diferença. Afinal, o fotografo gerencia tudo, ou quase tudo neste tipo de fotografia, e ele podera escolher, ainda que nao acredite, cores que poderao leva-lo a um resultado ainda melhor. Se nao o levar, ao menos nao piorou.

Sabe aquele camarada que ve suas fotos e fala assim: nao sei porque gosto tanto das fotos dele, elas sao ate parecidas com a dos demais, mas eu gosto?

Entao, quem sabe o conhecimento das cores nao pode fazer isso por nos?

Pode até ser que nao, mas vou arriscar.

 :ok:
Soprani, não me entenda mal, não quis de maneira nenhuma te desistimular da busca pelo conhecimento das cores , pelo contrario até apoio. Se voce crer que isso ira melhorar suas fotos vai fundo busque-o. Acho que fui mau interpretado ou não soube colocar as palavras certas. O que quis dizer é que voce deve aproveitar o momento e não se preocupar com cores, quem é apaixonado por fotografia faz isso.
Teorias são boas mais praticas são mais emocionantes
Quanto ao tempo que tenho na area não significa que sou melhor que voce, pode ser que sim, mas pode ser que não.
Tambem procuro conhecimento sempre, estou sempre vendo novos conceitos e tendencias mais não fico muito obsecado por isso.
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2012, 22:27:27
Irmao (Branco Melo), eu é que peço desculpas, acho que nao consegui passar o que esperava. As vezes esta mania minha de escrever um livro em um parágrafo tras alguns mal entendidos.

Simplificando, de forma alguma entendi como uma critica a sua colocação, apenas quis trazer uma nova forma de pensar. Como tenho mania de escrever exemplificando, e provocando as vezes, causo uma impressão diversa do pretendido.

Abraço e boas fotos.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2012, 22:38:21
Meus 2 centavos...

Conhecimento nunca é demais!
A Teoria das Cores é já bem assentada na arte pictórica muito, mas MUITO, antes da invenção da fotografia.
Vale a pena o estudo.
Mas tb concordo com o Branco... E o footer foi muito feliz na colocação dele. Há ramos da fotografia que aplicar a teoria da cores é, se não essencial, um plus forte na qualidade final da foto.
E vamos fotar!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2012, 17:05:25
Irmao (Branco Melo), eu é que peço desculpas, acho que nao consegui passar o que esperava. As vezes esta mania minha de escrever um livro em um parágrafo tras alguns mal entendidos.

Simplificando, de forma alguma entendi como uma critica a sua colocação, apenas quis trazer uma nova forma de pensar. Como tenho mania de escrever exemplificando, e provocando as vezes, causo uma impressão diversa do pretendido.

Abraço e boas fotos.
Esquenta não! :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/