Autor Tópico: Macbook air é suficiente para edição no Lightroom?  (Lida 13157 vezes)

Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 05 de Novembro de 2012, 13:27:47
Pessoal,
Atualmente possuo um Note HP Pavillion 2060br, i5 430M, c/ 8GB de ram, Windows 7 Professional 64bits, ligado a uma TV/monitor LG de 22.
Acabei de comprar na Dell, um monitor U2412M de 24" (vou comprar ainda esse ano um ColorMunki Display p calibra-lo). Possuo tb 1 HD externo USB 3.0 (q n uso plenamente pq meu HP só tem saída USB 2.0), um DVD externo Samsung, e um Kit mouse/teclado Microsoft Desktop 3000. Estou pensando em mudar p Mac, e como já possuo todas as peças para montar uma estação de trabalho básica, pensei num Macbook air pela sua inigualável portabilitade (1.08Kg!). Penso num MBA c 8GB de Ram (como tenho hjl) e 128GB de HD solid state (suficientes p mim, contando c a possibilidade d usar um HD externo USB 3.0).

Pergunto:

1- O processador i5 dual core 1.7 ghz do MBA básico é superior ao i5 430M do meu HP (de mais de 2 anos) ou um up real seria só c o i7 2.0Ghz?

2- Caso os processadores i5 se equivalham, eu teria um desempenho geral melhor devido ao sistema operacional e ao HD flash, considerando q os 2 teriam 8GB de ram?

3-Pergunta mais imbecil de todas, mas confesso minha total ignorância sobre Mac... Seria  possível usar o Microsoft Desktop 3000 com o Mac, ou algum outro conjunto c padrão ABNT? (todos os Mac q vi só possuem teclado americano - até mesmo o conjunto teclado/mouse bluetooth deles).

Meu uso seria bem básico: editar/organizar fotos no Lightroom ( q por sinal ainda estou aprendendo a usar...) e n tenho, nem pretendo ter, jogos no computador. O q vcs acham? Vale a pena esse investimento ou eu ganharia pouca coisa em termos gerais?
Abcs   


Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2012, 13:35:32
Aos Moderadores,
Desculpem, mas só vi depois de postar... Tem um tópico parecido abaixo no qual eu poderia ter feito minha pergunta. Por favor movam para lá, caso achem necessário para n poluir o forum.
Abcs


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2012, 14:16:10
Faltou vc falar se vai comprar o Air de 11 ou o de 13, se for o de 11, esqueça.

Olha, eu já usei os 2 (o de 11 e o de 13) e achei péssimo pra trabalhar com imagens, exceto algo esporádico. A tela é pequena demais.

Como vc disse que vai usar um monitor externo, me parece que um mac mini pode ser mais útil, além de custar menos.

E outra, dependendo do tratamento que vc for fazer, pode ser melhor partir pra um i7 Quad (MBP de 15). Eu tenho um e dá pra trabalhar, mas sem sentir que tem folga, muito pelo contrário.

Quanto ao teclado, é possível mas eu desistiria da idéia. O Mac até funciona com teclado ABNT, mas eu sugeriria vc comprar o teclado da Apple. Até existem teclados no padrão Mac fabricados por outras empresas e à venda no exterior (da Logitreco por exemplo), mas sinceramente, use teclado e mouse da Apple (e dê preferência pro magic mouse e não o mighty mouse). Só use algo que não seja da Apple se for realmente necessário (exceto monitor).

Outra coisa,,, com tudo o que vc já tem, qual a razão de usar um Mac? Pois, na prática, a única vantagem é a portabilidade...


Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2012, 17:42:36
Faltou vc falar se vai comprar o Air de 11 ou o de 13, se for o de 11, esqueça.

Olha, eu já usei os 2 (o de 11 e o de 13) e achei péssimo pra trabalhar com imagens, exceto algo esporádico. A tela é pequena demais.

Como vc disse que vai usar um monitor externo, me parece que um mac mini pode ser mais útil, além de custar menos.

E outra, dependendo do tratamento que vc for fazer, pode ser melhor partir pra um i7 Quad (MBP de 15). Eu tenho um e dá pra trabalhar, mas sem sentir que tem folga, muito pelo contrário.

Quanto ao teclado, é possível mas eu desistiria da idéia. O Mac até funciona com teclado ABNT, mas eu sugeriria vc comprar o teclado da Apple. Até existem teclados no padrão Mac fabricados por outras empresas e à venda no exterior (da Logitreco por exemplo), mas sinceramente, use teclado e mouse da Apple (e dê preferência pro magic mouse e não o mighty mouse). Só use algo que não seja da Apple se for realmente necessário (exceto monitor).

Outra coisa,,, com tudo o que vc já tem, qual a razão de usar um Mac? Pois, na prática, a única vantagem é a portabilidade...

Caro Lsd
Na verdade tinha pensado no de 11 mesmo, já q o monitor Dell já está comprado. Não pensei em trabalhar c fotos na tela dele. Pensei na questão da portabilidade, tipo em viagens, p fazer backup das fotos nele e poder passa-las tb p algum dispositivo externo (HD ou Pendrive) se necessário. Até tenho um netbook ASUS antigo, q levo nas mesmas situações, mas o bicho é tão lento q irrita.
Como todo mundo fala tanto da superioridade dos Mac para se trabalhar c imagens, q eu pensei q um Mac mais ou menos c as mesmas configurações do meu Notebook pudesse ter um desempenho superior. Pelo visto n é o caso.
A questão do teclado é q é meio complicada. Já usei note importado e acho um saco aquela história d ter q guardar um monte de atalhos na cabeça para poder escrever em português. 
O MBP de 15 já foge muito do meu orçamento, e talvez tb da minha real necessidade pois n trabalho c fotografia, é apenas um hobby, q levo a sério e sou exigente, mas ainda assim, um hobby. Pelo visto vc trabalha c edição mais pesada, por isso um MBP i7 já n demonstre tanta folga. P mim, ele com certeza sobraria... Rsrsrs!
Talvez seja melhor ficar c o q já tenho, e esperar p fazer o up do computador p qd fizesse o up da câmera p Fx. O q acha?
Abc


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2012, 18:02:59
Olha, trabalho com Mac, e quanto ao teclado, depois que vc se acostuma a colocar a acentuação (que nem é tão complicado assim), é bem tranquilo, não tem com o que se preocupar.

Quanto ao processamento, um Mac, msm com um hardware inferior, ele roda muito liso, o SSD do Macbook Air da um ganho de velocidade absurdo, vc não faz ideia. Só realmente não sei se o processamento de imagens ficaria com uma velocidade boa, pelo fato de a placa de video ser onboard.

O que vc pode fazer é ir em alguma loja da Apple (tipo iPlace) e dar uma testado na desempenho.


Mas uma coisa eu digo, quando vc começar a trabalhar com o MacOS é um caminho sem volta... :P
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2012, 18:05:25
Eu acho que a minha hipótese do mac mini tá descartada (pois vc precisa de algo pra levar consigo, pelo que eu entendi), é uma pena pois é um computador excelente.

O grande lance do MBA de 11 é ter bom desempenho com boa portabilidade, é bom para todo mundo que se frustra com um netbook. Embora eu ache ele caro, é bem legal de usar e é esperto para a maioria das tarefas, graças ao SSD. Agora se vc vai editar RAW por exemplo... vou dar uns exemplos: o ViewNX da Nikon, roda bem mais lento no meu MBP de 15" do que num Vaio que eu tenho e usa o mesmo procesador e memoria RAM... o LR roda bem no Mac também, igual ao Vaio. AH, eu tinha um programa da Sony pra mexer nos RAW da NEX, e no Mac era sofrível.

Tenho um amigo que tem um MBA de 13 c/4GB de RAM, o dele roda bem para as tarefas de escritório.

Eu uso Mac há muito tempo e cada vez vejo menos vantagens na plataforma, ele é muito bom como dispositivo (qualidade de construção, recursos), mas cada vez pior como ferramenta e agora com os Macs retina ficou pior ainda, por não dar a possibilidade de upgrades (ou mesmo manutenção, se queimar uma memória, complica tudo) e pelo preço ter subido demais (sem trazer tanto benefício). Hoje por exemplo um MBP retina custa o mesmo que um Mac Pro (dual hexacore), virou um absurdo...

Mas voltando ao seu caso, sei lá cara aproveita a promoção da Fastshop se ainda estiver rolando, de MBA de 11 por 2400 reais, depois quando vc trocar de camera pega um MBP, ou, continua com o seu note atual e guarda uma grana, afinal ao menos mexeno no LR vc provavelmente não vai sentir um salto tão grande indo pro MBA, a não ser que o seu note esteja em estado lamentável...


Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2012, 21:26:03
Olha, trabalho com Mac, e quanto ao teclado, depois que vc se acostuma a colocar a acentuação (que nem é tão complicado assim), é bem tranquilo, não tem com o que se preocupar.

Quanto ao processamento, um Mac, msm com um hardware inferior, ele roda muito liso, o SSD do Macbook Air da um ganho de velocidade absurdo, vc não faz ideia. Só realmente não sei se o processamento de imagens ficaria com uma velocidade boa, pelo fato de a placa de video ser onboard.

O que vc pode fazer é ir em alguma loja da Apple (tipo iPlace) e dar uma testado na desempenho.


Mas uma coisa eu digo, quando vc começar a trabalhar com o MacOS é um caminho sem volta... :P

Pois é Fernando,
Qto ao teclado, acho q realmente eu me adaptaria, afinal, todo mundo se adapta, e n me considero tão noob assim.
Meu medo é exatamente o Mac Os... Nunca usei mac, só usei PC a vida toda, será q n vou me complicar? Tenho um amigo q tem um Macbook, e já vi ele reclamando algumas vezes q "isso é incompatível c mac", "isso n tem p mac", "aquilo outro n roda em mac"... Esse é meu medo: investir uma (bela!) grana num sistema e n me adaptar a ele. Ou estou exagerando no medo? Kkkk!
Abc   


Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2012, 21:48:22
Eu acho que a minha hipótese do mac mini tá descartada (pois vc precisa de algo pra levar consigo, pelo que eu entendi), é uma pena pois é um computador excelente.

O grande lance do MBA de 11 é ter bom desempenho com boa portabilidade, é bom para todo mundo que se frustra com um netbook. Embora eu ache ele caro, é bem legal de usar e é esperto para a maioria das tarefas, graças ao SSD. Agora se vc vai editar RAW por exemplo... vou dar uns exemplos: o ViewNX da Nikon, roda bem mais lento no meu MBP de 15" do que num Vaio que eu tenho e usa o mesmo procesador e memoria RAM... o LR roda bem no Mac também, igual ao Vaio. AH, eu tinha um programa da Sony pra mexer nos RAW da NEX, e no Mac era sofrível.

Tenho um amigo que tem um MBA de 13 c/4GB de RAM, o dele roda bem para as tarefas de escritório.

Eu uso Mac há muito tempo e cada vez vejo menos vantagens na plataforma, ele é muito bom como dispositivo (qualidade de construção, recursos), mas cada vez pior como ferramenta e agora com os Macs retina ficou pior ainda, por não dar a possibilidade de upgrades (ou mesmo manutenção, se queimar uma memória, complica tudo) e pelo preço ter subido demais (sem trazer tanto benefício). Hoje por exemplo um MBP retina custa o mesmo que um Mac Pro (dual hexacore), virou um absurdo...

Mas voltando ao seu caso, sei lá cara aproveita a promoção da Fastshop se ainda estiver rolando, de MBA de 11 por 2400 reais, depois quando vc trocar de camera pega um MBP, ou, continua com o seu note atual e guarda uma grana, afinal ao menos mexeno no LR vc provavelmente não vai sentir um salto tão grande indo pro MBA, a não ser que o seu note esteja em estado lamentável...

Caro lsd, acho q sua hipótese n está descartada n... Acabei d configurar um Mac mini na Apple Store americana, c i7 2.3 Ghz, 16GB de Ram!, e HD SSD de 256Gb, por Us$1399!!! Mesmo pagando imposto para importar (calculei US$ 450 de imposto - 50% em cima dos US$ 900 q excedem a cota de US$ 500), ele sairia por uns R$ 3800! A mesma máquina aqui sai por R$5499!!!!
Essa configuração aí seria s/ qq sombra d dúvidas um super up em relação ao meu Notebook (apesar dele n estar em estado lamentável n! rsrs, ao contrário, está redondinho, todo atualizado, s/ nenhum arranhão, s/ nenhum programa supérfluo e c/ menos d 150GB utilizados do HD d 500GB).
Qto a portabilidade, poderia pensar futuramente num Ipad de 64GB p viagens, c aquele adaptador p ler cartões SD, se bem q acho q p uma viagem longa, c muitas fotos (só uso Raw e minha K5 tem 16M) acho q n daria p fazer backup de muita coisa... Acho q estou na mesma dúvida q vc nesse ponto  - vc n começou um tópico sobre isso?
Bem, sei lá. Estou bastante indeciso. O fato é q estou indo p NY final do mês e pensando no q trazer p aproveitar a viagem, por isso estou pensando nesse UP do computador. E além dessas dúvidas, tenho sim algum temor d n me adaptar ao Mac Os, já q só usei PC a vida toda... (veja resposta q dei ao Fernando, acima).
Abc
   
« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, 21:52:48 por Rogertmac »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2012, 22:20:45
Aaahh se vc vai pra NY ai muda tudo!

Mas não se empolgue com o Mac, pois ai lá vc vai achar notebooks c/Windows por preços ótimos, dá uma olhada na B&H por exemplo. E outra, se vc vai pagar imposto, começa a compensar trazer coisas de valores mais elevados, pois ai vai aumentando a diferença pro que custam aqui, e começa a valer mais a pena. Um MBA p/ex, comprado lá e pagando imposto, sai quase 3mil reais, ao passo que um novo aqui custa 3200... podendo parcelar e tal. Já um retina de 15" mais caro, pagando imposto, sai uns 3mil reais mais barato ou seja, cabe um MBA na diferença  :shock:

Eu tenho o CCK pro iPad e como eu disse no outro tópico, é quase inútil... eu tenho 2 cartões de 32GB, ou seja, mesmo com um iPad de 64BG, vai faltar espaço... a não ser que eu use acessórios como esses http://www.hypershop.com/HyperDrive-s/119.htm .

Quanto ao MacOS, é uma das poucas coisas a favor dos Macs na balança. Sim, tem várias coisas que não são compatíveis ou que não tem similar, outras não funcionam direito, mas no geral é um sistema muito mais fácil de usar. Tem menos coisas pra fuçar (à 1a vista), fazendo parecer muito mais com um eletrodoméstico do que um computador (na maneira de usar), é meio a lógica dos iDevices. Bem, tudo o que eu uso no PC eu tenho no Mac - igual ou similar. A única coisa ruim do MacOs é que até hoje eu não achei um visualizador prático e leve de imagens - eu uso o Faststone no PC e adoro, acho ele leve, pratico, tem operações em batch que salvam a vida... ai eu tenho o XnView no Mac e é instável, lento, nada funciona direito... o tempo passa, eles lançam atualizações mas é sempre um lixo. Ai eu acabo usando o ViewNX ou o próprio iPhoto (que eu não gosto muito)... mas de resto... os programas da Adobe p/ex funcionam muito bem., e qqer coisa dá pra usar o bootcamp e rodar Windows nele (que aliás dá muito certo) em uma outra partição.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2012, 04:25:51
O FastStone é ótimo, pena que o gerenciamento de cor não funciona direito.
Tem o ACDsee Pro para MAC, bom conversor de RAW e um excelente viewer/organizer/browser...


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2012, 15:57:16
Caro lsd, acho q sua hipótese n está descartada n... Acabei d configurar um Mac mini na Apple Store americana, c i7 2.3 Ghz, 16GB de Ram!, e HD SSD de 256Gb, por Us$1399!!! Mesmo pagando imposto para importar (calculei US$ 450 de imposto - 50% em cima dos US$ 900 q excedem a cota de US$ 500), ele sairia por uns R$ 3800! A mesma máquina aqui sai por R$5499!!!!
Essa configuração aí seria s/ qq sombra d dúvidas um super up em relação ao meu Notebook (apesar dele n estar em estado lamentável n! rsrs, ao contrário, está redondinho, todo atualizado, s/ nenhum arranhão, s/ nenhum programa supérfluo e c/ menos d 150GB utilizados do HD d 500GB).
Qto a portabilidade, poderia pensar futuramente num Ipad de 64GB p viagens, c aquele adaptador p ler cartões SD, se bem q acho q p uma viagem longa, c muitas fotos (só uso Raw e minha K5 tem 16M) acho q n daria p fazer backup de muita coisa... Acho q estou na mesma dúvida q vc nesse ponto  - vc n começou um tópico sobre isso?
Bem, sei lá. Estou bastante indeciso. O fato é q estou indo p NY final do mês e pensando no q trazer p aproveitar a viagem, por isso estou pensando nesse UP do computador. E além dessas dúvidas, tenho sim algum temor d n me adaptar ao Mac Os, já q só usei PC a vida toda... (veja resposta q dei ao Fernando, acima).
Abc
   


Roger, se vc tem a possibilidade de trazer dos EUA, eu nem pensaria, traria logo dois...rsrs. Pois Mac aqui no Brasil, os valores são bem absurdos, mas nos EUA é justo.

Quanto ao MacOS, sério, depois que vc se acostumar, nunca mais vai querer saber de Windows, é outro mundo, a grande maioria das tarefas são bem mais simples de serem feitas e a adaptação ao sistema tmb é muito rápida. Quanto a incompatibilidade, assim, tem software para Windows e software para Mac, são plataformas diferentes, logo o desenvolvedor tem que fazer uma versão para Mac, mas o que eu posso dizer é que nunca senti falta de nenhum programa, os importantes sempre tem para os dois, os de edição de imagem e video (Pacote Adobe e afins) funcionam até melhor no Mac. O que faz falta msm são os jogos, os novos, grandes lançamentos estão saindo para Mac, mas os mais antigos nem pensar, em última hipótese tem a possibilidade de instalar o Windows e funciona redondinho. E aquele monte de programinha complementar que vc precisa instalar no Windows, no Mac já vem td no sistema. E de todo modo, agora tem a Mac App Store, tem sempre bastante Apps lá, muitos gratuitos.

Bom, espero ter ajudado.


Abs!
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2012, 17:43:52
No geral os produtos da Adobe rodam mais rápido no Windows 7... :assobi:
Quando os recursos de hardware são limitados, principalmente RAM, a
tendencia é rodar melhor no OSX.
Usando a mesma máquina ou equivalente, vai depender do software...
http://goo.gl/WivLd
http://polygonspixelsandpaint.tumblr.com/post/3353016788
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_windows_part3&num=1
http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2409967,00.asp


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2012, 18:20:49
Ah e tem mais: eu rodo windows num Macbook, e, comparando com um Vaio que tem praticamente a mesma configuração, o Vaio sempre executa tarefas (como render) mais rápido. Mostro isso pros amigos mac-lovers e eles ficam sem explicar. É fato que, o MacOS está estagnado há anos, eu não concordo nunca com afirmações como "se vc usar Mac nunca mais vai pra querer voltar pro Windows", sinceramente me parece pura ilusão e fetiche, e falo como usuário desde o MacOS 7.6 (quando não era OSX) - e naquela época de fato havia uma diferença muito grande pro Windows e os PCs em geral. Do Snow Leopard pra cá, o sistema não teve melhora nenhuma (muito pelo contrário), e suponho que só venha a piorar no futuro.

O MacOSX não é nada prático. Ele é mais simples, e só. Ele tem menos coisas, e muita coisa não é transparente ao usuário (o que acaba induzindo menos ao erro. Isso é positivo, mas, tem coisas que até hoje não resolvi no meu Mac por não ter saco de ter que procurar por ai na net tutorial de usar tal coisa pelo terminal.... tipo coisa que se resolveria fácil num PC...) Por exemplo: não dá pra dar cut num arquivo (se dá, me ensinem plz... cmd+X não rola. Só pra texto). Não dá pra apagar direto (como shift+del no Win). COm isso, se vc apaga um arquivo de um pendrive, por exemplo, o espaço que o arquivo ocupava não é liberado, pra liberar, tem que esvaziar a lixeira. É um porre! Ah, e ao contrário do que as pessoas alegam, o Mac trava. O meu, trava muito mais que meus PCs. Os dos meus amigos (que são mais entulhados de programas), travam mais que o meu. Fora as visitas às assistências técnicas (o meu não foi ainda, os deles, esse ano teve um que foi já umas 3x, ai o cara vendeu e comprou outro, que ainda não deu defeito - ainda). O meu, esses dias, do nada resolveu que não tinha som, depois não subia mais o sistema. Foram-se umas 3h com o suporte pra resolver. Repito, é uma plataforma estagnada, que tende a sumir ou mudar para continuar viável, e se sustenta apenas do fetiche de seus usuários que vêem a Apple como religião, e, de poucas aplicações específicas que atraem usuários como eu. Ah eu falei que Macs não conectam em redes wifi de 300mbps a 300mbps??? Sim, eles não fazem isso. Ficam limitados a 144mbps. Ah, tem um truque: ao usar uma estação Airport Extreme (de 5GHz), ai conecta a 300mbps. Ou seja: essa minha reclamação não passa de um resmungo de pobre, que quer usar um roteador que não é da Apple... e eu tenho que trabalhar senão continuaria listando os absurdos aqui.

Agora tem uma coisa curiosa nesse lance de rodar Win no Mac... as cores, a imagem, no MacOS é muito melhor. Não sei se é questão de driver, mas tudo parece "mais feio" no Windows. Um tipo de propaganda, talvez.

Em todo caso, eu só quis colocar essa opinião para dizer que os Macs nem são essa coisa toda, mas também são úteis, claro. São computadores e nada mais. Ficam obsoletos a cada 10-12 meses.

Por fim: eu quero trocar o meu e pegar um retina, mas não me conformo que é como um videocassete, quero dizer, é um eletrônico qualquer, sem possibilidade de modificação posterior. Digamos que eu queira colocar mais memória RAM, ou uma placa de extensão (que tinha no finado MAcbook de 17"). Não dá. Igual o video JVC que eu tenho aqui. AInda assim eu quero trocar pelo novo, afinal, apesar das inconveniências, dá pra usar e funciona bem... assim como o meu videocassete (que eu ainda uso!)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.296
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2012, 20:02:08
Ah e tem mais: eu rodo windows num Macbook, e, comparando com um Vaio que tem praticamente a mesma configuração, o Vaio sempre executa tarefas (como render) mais rápido. Mostro isso pros amigos mac-lovers e eles ficam sem explicar. É fato que, o MacOS está estagnado há anos, eu não concordo nunca com afirmações como "se vc usar Mac nunca mais vai pra querer voltar pro Windows", sinceramente me parece pura ilusão e fetiche, e falo como usuário desde o MacOS 7.6 (quando não era OSX) - e naquela época de fato havia uma diferença muito grande pro Windows e os PCs em geral. Do Snow Leopard pra cá, o sistema não teve melhora nenhuma (muito pelo contrário), e suponho que só venha a piorar no futuro.

O MacOSX não é nada prático. Ele é mais simples, e só. Ele tem menos coisas, e muita coisa não é transparente ao usuário (o que acaba induzindo menos ao erro. Isso é positivo, mas, tem coisas que até hoje não resolvi no meu Mac por não ter saco de ter que procurar por ai na net tutorial de usar tal coisa pelo terminal.... tipo coisa que se resolveria fácil num PC...) Por exemplo: não dá pra dar cut num arquivo (se dá, me ensinem plz... cmd+X não rola. Só pra texto). Não dá pra apagar direto (como shift+del no Win). COm isso, se vc apaga um arquivo de um pendrive, por exemplo, o espaço que o arquivo ocupava não é liberado, pra liberar, tem que esvaziar a lixeira. É um porre! Ah, e ao contrário do que as pessoas alegam, o Mac trava. O meu, trava muito mais que meus PCs. Os dos meus amigos (que são mais entulhados de programas), travam mais que o meu. Fora as visitas às assistências técnicas (o meu não foi ainda, os deles, esse ano teve um que foi já umas 3x, ai o cara vendeu e comprou outro, que ainda não deu defeito - ainda). O meu, esses dias, do nada resolveu que não tinha som, depois não subia mais o sistema. Foram-se umas 3h com o suporte pra resolver. Repito, é uma plataforma estagnada, que tende a sumir ou mudar para continuar viável, e se sustenta apenas do fetiche de seus usuários que vêem a Apple como religião, e, de poucas aplicações específicas que atraem usuários como eu. Ah eu falei que Macs não conectam em redes wifi de 300mbps a 300mbps??? Sim, eles não fazem isso. Ficam limitados a 144mbps. Ah, tem um truque: ao usar uma estação Airport Extreme (de 5GHz), ai conecta a 300mbps. Ou seja: essa minha reclamação não passa de um resmungo de pobre, que quer usar um roteador que não é da Apple... e eu tenho que trabalhar senão continuaria listando os absurdos aqui.

Agora tem uma coisa curiosa nesse lance de rodar Win no Mac... as cores, a imagem, no MacOS é muito melhor. Não sei se é questão de driver, mas tudo parece "mais feio" no Windows. Um tipo de propaganda, talvez.

Em todo caso, eu só quis colocar essa opinião para dizer que os Macs nem são essa coisa toda, mas também são úteis, claro. São computadores e nada mais. Ficam obsoletos a cada 10-12 meses.

Por fim: eu quero trocar o meu e pegar um retina, mas não me conformo que é como um videocassete, quero dizer, é um eletrônico qualquer, sem possibilidade de modificação posterior. Digamos que eu queira colocar mais memória RAM, ou uma placa de extensão (que tinha no finado MAcbook de 17"). Não dá. Igual o video JVC que eu tenho aqui. AInda assim eu quero trocar pelo novo, afinal, apesar das inconveniências, dá pra usar e funciona bem... assim como o meu videocassete (que eu ainda uso!)


lembrando que o sistema da apple que é melhor, não o hardware.



Sobre tratar imagens em um macbook air, esqueça. Ao menos os novos "13... (sem ser retina)


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2012, 12:00:14
No geral os produtos da Adobe rodam mais rápido no Windows 7... :assobi:
Quando os recursos de hardware são limitados, principalmente RAM, a
tendencia é rodar melhor no OSX.
Usando a mesma máquina ou equivalente, vai depender do software...
http://goo.gl/WivLd
http://polygonspixelsandpaint.tumblr.com/post/3353016788
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_windows_part3&num=1
http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2409967,00.asp


Bom, falando em OS, o Lion realmente ficou muito pesado. Mas o novo, o Mountain Lion resolveu esse problema de desempenho.

Realmente a única coisa que sinto falta no OS é sobre o PenDrive, não poder apagar os arquivos do pendrive direto realmente é um saco. Uma solução é formatar, que é bem simples, mas nem sempre vc quer apagar todos os arquivos.

Na possibilidade de comprar um Mac pelo preço justo, eu não pensaria duas vezes, para mim ainda é um conjunto muito superior ao das outras marcas.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto