Autor Tópico: Início em controles manuais!!  (Lida 8002 vezes)

Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2004, 14:23:26
Então a exposição será definica pela abertura do diafragma???

1 - Para corrigir esta questão da pessoas sair escura na janela eu tenho que fechar um pouco mais o diafragma??
2 - A velocidade lenta do obturador pode por ventura remedar de alguma forma a falta de luz num ambiente?? Pra isso é necessário um tripé??

Até mais amigos.
Alan_rio_RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2004, 14:59:05
Alan:
As respostas a essas perguntas já estão contidas nas mensagens anteriores. Leia novamente que entenderá.


Flavia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://www.fotolog.net/adinamarquesa
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2004, 16:21:49
Ivan, muito obrigada por essa aula inicial. Eu estava na mesma situacão (ou pior!) que o colega que criou o tópico. Se não fosse por sua paciência, eu ainda estaria fotografando no automático!
Você falou muito bem sobre abertura, velocidade e tal. E agora falou de modo M. Pronto! Liguei minha câmera e achei tudinho...
Estou muito feliz com essa evolucão, obrigada!  :)  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2004, 17:22:09
Obrigado, Flávia. Uma das coisas mais legais é saber que conseguimos explicar algo e alguém se beneficiou com isso. Isso que expliquei é o cerne de técnica fotográfica. Se você entender bem isso, o resto é conseqüência.

Depois vou falar sobre fotometria, para fechar o "curso básico-básico", digamos assim.

Quando comecei a fotografar, em algum momento de 1968, não havia câmeras automáticas. Havia, isso sim, as chamadas câmeras-caixote que possuiam abertura e velocidade fixas e foco fixo. Eu comprei uma câmera para mim que lembro até hoje, embora não saiba a marca. Era uma 35mm, velocidade fixa de 1/60 e contrele de abertura somente, com umas três ou quatro opções, talvez.

Depois passei a usar uma câmera do meu pai, talvez a melhor cãmera que usei até hoje, uma reflex Canon FT QL com lente 50mm f1.4 espetacular, muito luminosa e nítda e com um disparador excelente, que nunca entendi porque meu pai a tinha, pois esle não fotografava, e eu a usava de forma completamente manual. E assim foi, até hoje. Mesmo com as digitais, que possuem vastos automatismos, nunca os uso. Para mim o uso manual já é algo intuitivo e incorporado, óbvio e não me passa pela cabeça outra maneira.

Tudo o que a câmera pode fazer, ela poderá fazer no modo Manual. O modo M é um conjunto que inclui todos os outros comportamentos possíveis da câmera, somente que você ajusta e não ela.

No início você pode achar um pouco demorado, mas depois isso passa, até porque perceberá que pode regular a câmera e fazer uma série de fotos, ou pode escolher uma abertura e regular só velocidade, ou vice-versa, e ao inve´s de "receber pronto", vai perceber os efeitos das escolhas.

Não sei qual sua câmera. As digitais variam um pouco quanto à fotometria (na forma somente). Nas Canon Axx, não há uma barrinha de fotometria que indique a leitura de luz de cada ponto, mas ela tem uma coisa interessante, que é a imagem no LCD variar conforme e em função dos ajustes. Isso significa que, exceto para velocidades muito baixas (perto de 1s ou abaixo), "what you see is what you get".

Não permite tanta análise quanto as câmeras que têm barrinha de fotÓmetro ou coisa parecida, mas é mais fácil.

Abraços,
Ivan


Flavia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • http://www.fotolog.net/adinamarquesa
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2004, 18:06:17
Ivan, a minha é uma Canon A75 - escolhida a dedo depois de uma série de posts e tópicos na comunidade do Orkut!

Mas tenho lido praticamente tudo o que vocês têm escrito. Às vezes tenho dificuldade com o vocabulário, mas faz parte - vou lendo e ao mesmo tempo ligo a câmera e saio procurando.

Nunca tinha me interessado realmente por fotografia, essa comunidade é uma das minhas grandes incentivadoras. Meu pai também, hehehe.  


Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2004, 22:44:52
Amigo Ivan,

po, desculpa se tou desatento mas ainda não saquei... usando o exemplo da janela se eu fechar um pouco o diafragma não corro de a pessoa sair escura e a paisagem sair normalmente clara e um pouco desfocada. Eu não entendi se exposição é a relação entre abertura e velocidade.

Na pergunta dois eu ateh jah havia lido sobre a necessidade do tripé, perguntei na inocencia mesmo, mas eu continuei sem entender se isso pode compensar carencia de luz no ambiente.

Um abraço
Alan_rio_RJ


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2004, 23:17:04
Alan,

Li em um tópico da comunidade no orkut sobre uma coleção de cds da National Geographic dedicada a fotografia. Como eu aprendi a fotografar dando cabeçadas e lendo tudo que eu conseguia a respeito do tema, comprei pra ver. São 4 cds destinados a fotógrafos iniciantes e talvez muita coisa você já deva ter visto, mas pelo que eu estou percebendo valerá a pena pra você. É apenas uma sugestão!

Nas bancas de jornais e revistas está, se não me engano, R$84,90... mas no Mercado Livre existe a versão "genérica" por R$19,90. Nos cds eles demonstram regras básicas de composição, explicam aberturas e existem simuladores para alguns tipos de regulagens.

Melão

PS.: Não estou ganhando nada da National Geographic, mas já passei pelo q vc está a passar! ahahahahahahah
Visitem meu flickr


Douglas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
    • São Paulo Antiga
Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2004, 00:41:24
O Curso do National Geographic de Fotografia é o melhor curso multimídia dedicado a fotografia que eu já vi.
Vale os 84 reais que custa, centavo por centavo.
Mas não substitui um bom curso de fotografia numa boa escola do ramo...

Abraços
 
Douglas Nascimento
São Paulo Antiga
----------------------------------------------------


Canon 7D ::Sony NEX-5 :: Sony Alpha 100


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2004, 00:45:16
Alan

Vamos lá...

Na primeira parte eu lhe disse que abrindo o diafragma entre mais luz, e fechando menos, não é?

Bem, entaõ ao fotografar em contraluz, o que vc~e deve fazer é abrir o diafragma, e não fechar.

A câmera no automático fechará mais, pois vai interpretar o quadro todo, então isso foi um exemplo de como a escolha do fotógrafo às vezes (muitas vezes) é diferente da escolha da cãmera.

======================

Exposição é o resultado de uma determinada velocidade com uma determinada abertura. Ela é resultado desses dois fatores.

M mesma exposição, por exemplo, pode ser conseguida em:

f8.0 e 1/30s
f5.6 e 1/60s
f4.0 e 1/120s
f2.8 e 1/240s
f2.0 e 1/480s

A mesma quantidade de luz entrerá em todos esses casos, pois um fator compensou o outro, e ao aumentar a abertura, a cada aumento dobrei a quantidade de luz, mas, por outro lado, a velocidade também aumentou por 2, e isso reduziu a quantidade de luz na mesma proporção.

então, se partirmos de f8.0 e 1/30s e quisermos aumentar a quantidade de luz (a foto ficará mais clara), então você pode fazer isso aumentando a abertura, por exemplo, para f4 mantendo a velocidade de 1/30, ou pode fazer isso mantendo a abertura de 1/8 e diminuindo a velocidade para 1/8s.

Veja que na primeira forma, o buraco aumentou, mas ficou aberto o mesmo tempo, e na segunda forma o buraco ficou igual mas ficou aberto o dobro do tempo.

Exposição é um índice de quantidade de luz, que pode ser conseguida mexendo na abertura ou na velocidade. Comparando com água:

Para encher uma garrafa de 1 litro, você pode usar um cano que tenha vazão de 1litro por segundo, deixando 1 segundo aberta a torneira.

Comparando: a garrafa de 1l é a exposição
a vazão do cano é a abertura (imagine o diãmetro do cano)
o tempo que a torneira fica aberta é a velocidade.

Você também poderia encher a garrafa de 1litro deixando um cano com vazão de 1/2l por segundo aberto por dois segundos, não é? É a mesma quantidade de água. Só que pode demorar mais ou menos para encher a garrafa.


Abraços

Ivan
« Última modificação: 28 de Outubro de 2004, 01:05:10 por Ivan de Almeida »


Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2004, 01:02:50
Obigado amis pelo conselho, mas a comprar de mais acessórios e dos CDs vai depender da escolhe de câmera q eu fizer... tou assim entre a a75 e a s1.

Mas ivan, aí está o ponto q eu travei...

se abrindo o diafragma eu tenho maior profundidade de campo eu não entendi pq no exemplo da janela devemos ficar com ele aberto, pois pelo q interpretei isso daria maior enfase a paisagem e deixaria o personagem escuro.

E quanto a baixa velocidade compensar a carencia de luz, eu tb n entendi onde vc disse q está. Por exemplo, fotografar de noite alguma paisagem eh indicado em baixa velocidade rpa compensae possível falta de luz??

Um abraço e mesmo que fique bolado por causa da insistencia muito obrigado, vc está sendo de uma ajuda e dando dicas de como eu nunca pensei q fosse sacar de fotografia.
Alan_rio_RJ


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #25 Online: 28 de Outubro de 2004, 08:26:35
Alan_RIO, eu entendi assim, realmente é pra abrir mais o diafragma para fotografar a pessoa na janela, mas quando configurado o profundidade do campo, não iria da enfase a paisagem .. e sim , a pessoa q esta no local com baixa iluminação ....

Se tiver errado, nosso amigo Ivan vai nos ajudar . hehhe

T+


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 28 de Outubro de 2004, 08:37:11
Citar
se abrindo o diafragma eu tenho maior profundidade de campo eu não entendi pq no exemplo da janela devemos ficar com ele aberto, pois pelo q interpretei isso daria maior enfase a paisagem e deixaria o personagem escuro.

E quanto a baixa velocidade compensar a carencia de luz, eu tb n entendi onde vc disse q está. Por exemplo, fotografar de noite alguma paisagem eh indicado em baixa velocidade rpa compensae possível falta de luz??

Alan:

Fotografia é um compromisso. Aliás, tudo é um compromisso entre recursos.

O que eu quero dizer com isso? Que em nenhum campo de atividade humana dá para solucionar um problema com tudo de melhor. A arte é escolher o que é mais importante e sacrificar o resto.

Mas, quando eu lhe disse para ler novamente o que escrevi é porque suas perguntas dão a impressão de não ter lido direito, pois você pergunta exatamente ao contrário do que expliquei, e isso já é a segunda vez que acontece. Por exempo, agora diz"se abrindo o diafragma eu tenho maior profundidade de campo..." Bem, eu nunca disse isso, pois é exatamente o contrário. Quanto mais aberto o diafragma MENOR profundidade de campo.

Fotografia é simples, no fundo, pelo menos no que tange à ideia geral. São duas ou três coisas somente a compreender. Com essas duas ou três coisas escolhemos o compromisso para fazer cada fotografia, isto é, distinguimos o que nela é importante. Mas você não cpmpreenderá nada se misturar as coisas e se pular de uma pergunta para a outra sem fazer um esforço para compreender bem o dito antes. Mudar de pergunta, mudar de assunto nos cansará a ambos sem proveito.

Já há bastante meterial escrito, e ler várias vezes isso é o mínimo necessário. Tudo o que aprendi até hoje, aprendi através de leituras constantes, pesquisas constantes, pensamento sobre o que havia lido. Essa é a única maneira que conheço de aprender. Experimentar é igualmente importante, e alguma experiência sua cãmera permitirá, mesmo sendo automática.

Não me incomodo de responder perguntas, mas prefiro fazê-lo quando a pessoa demonstra estar aproveitando o que foi dito.

Abraços,
Ivan


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2004, 10:47:19
Olá Ivan. / Alan

Ivan, entendo seu sentimento sobre o assunto.
Só gostaria de fazer um pequeno ponto sobre essa questão.

Tudo nessa vida é uma questão de lógica.

Fotografia é igual informática (posso dizer pois já vivi muitos anos na área de suporte), tem gente que tem a maior facilidade de entender a lógica de como funciona, e tem gente que voce pode passar a vida toda ensinando, e ela não vai compreender. Acredito que com fotografia, este problema também ocorra. Tem gente que entende a logica de abertura, velocidade, etc com a maior facilidade... Outros não. Eu fico feliz de termos em nossa comunidade, pessoas como você, como o Leonardo, que têm disposição e podem esclarecer as duvidas da comunidade. No entanto, eu gostaria de sugerir, a todos nós da comunidade, para termos paciencia nessas questões. Se existem questoes básicas, ou falta de atenção, é preciso ajudar, ou esclarecer.

(Não estou defendendo ninguem nessa situação, pq me identifiquei muito com o Ivan. Me deixa deveras irritado quando explico e percebo que a pessoa não se esforçou para prestar atenção.)

E Alan, peloamordeDeus, releia o topico com atençao... Atente para o que o Ivan disse... E se voce tem duvida do que significa profundidade de campo e como ela surge, ou do que significa abertura e como ela acontece na maquina, pergunte.

A pior coisa é quando queremos parecer entendidos naquilo que não entendemos nada.

Existe um provérbio que diz que até um tolo se passa por sábio se ficar calado. Às vezes precisamos prestar mais atençao, entender melhor e ficarmos calados.

E pra terminar, a Internet é uma fonte inesgotável de informação. Não custa nada estudar um pouquinho.... A maxima do conhecimento é dedicarmos tempo para adquirirmos ele. Nada nessa vida vem a toque de caixa.

Vamos em frente, para o bem da comnidade!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 28 de Outubro de 2004, 11:06:43
Fernando:

É mais ou menos isso. Não me importo, e até gosto, de responder às perguntas, mas a pessoa tem de fazer o dever de casa, lendo com atenção e procurando de fato entender, do contrário fica perguntando a mesma coisa com outras palavras, e aí já não adianta responder.

Se tem uma dúvida, mesmo sobre o que já foi dito, então deve exprimir a dúvida de forma clara, sem misturá-la com outras coisas. Responder a uma questão pontual pode ser muito esclarecedor, mas a uma mistura não. A mistura vai embaralhando cada vez mais o assunto, e ele termina parecendo extremamente confuso embora seja simples.

Abraços,
Ivan



 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #29 Online: 28 de Outubro de 2004, 11:10:13
Ivan,

Só mais uma coisa!

Este tópico é fantástico! Sua explicação é muito clara! Voce deve ter gastado um bom tempo para escreve-lo! Eu tinha lido somente as ultimas msgs e não tinha visto o inicio. Quando lí tudo, entendi seu incomodo.

Alan, me desculpe. Se voce não entendeu, imprime e releia 20 vezes... E se ainda sim, voce não entender... Desiste cara! Que fotografia não é a sua área!

Brincadeira... Vamos em frente... Uma hora voce vai entender...

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 28 de Outubro de 2004, 11:36:30 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!