Autor Tópico: Início em controles manuais!!  (Lida 7979 vezes)

Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #30 Online: 28 de Outubro de 2004, 11:20:56
Citar
E se ainda sim, voce não entender... Desiste cara! Que fotografia não é a sua área!

Não vamus começar a apredejar ninguem não ... Agora se ele não entender, é apenas questão de dedicação, ninguem nasce sabendo e muito menos vai deixar de aprender dedicando ..

Mas aí  Alan_RIO, dedicação amigo, não desista não .. a fotografia pode lhe trazer muito prazer e alegria .... de cansar de ler, para, relaxa, depois lê denovo ... uma hora conseguimos !

T+
« Última modificação: 28 de Outubro de 2004, 11:21:52 por Matheus »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #31 Online: 28 de Outubro de 2004, 11:35:07
Ta certo Matheus, perdão pela força de expressão!

Não quero desanimar ninguem a desistir de fotografar! É uma arte e um prazer, independente de conhecimentos ou não.

A maioria esmagadora que tem camera fotografica hoje não consegue nem enquadrar alguem numa foto! E eu aki reclamando!

Grande abraço a todos,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 28 de Outubro de 2004, 11:40:41
Matheus:

Também acho. É só persistir.

Mas tem de persistir -risos.

Abraços,
Ivan

Alan:

Não se acanhe de perguntar, mas, antes de fazê-lo, procure ler novamente o que já foi escrito. Leia as primeiras respostas deste tópico novamente. Lá está tudo. Como disse o Fernando, dar respostas longas custa algum tempo, e não dá para ficar repetindo a mesma coisa.

Abraços,
Ivan

 


Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #33 Online: 28 de Outubro de 2004, 13:24:28
Citar
Por que? Porque a abertura influencia na profundidade de campo, ou melhor, dito em linguagem simples, na profundidade de nitidez da imagem. Quanto menor a abertura (por exemplo, 8.0), mais funda é a nitidez. Quanto maior a abertura (por exemplo 2.8) mais curta é a nitidez.
 


É verdade amigos, perdoem a falta de atenção e obrigado por continuarem ajudando o burrão aqui.
Tb tem um outro posto do Ivan que tá editado, eu tb não tinha reparado.
Agora eu já tenho certeza que a exposição é a relação entra velocidade e abertura.
heheheh

Abraços.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2004, 13:26:15 por Alan_RIO »
Alan_rio_RJ


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #34 Online: 15 de Março de 2005, 10:23:49
Bom dia!

Acabei de adquirir uma s5100 e estou parecendo uma criança com brinquedo novo.  :D

Queria apenas agradecer o Ivan pelas dicas deixadas aqui. Li tudo e foi de muito proveito as informações! =)

Eu só estava tentando achar alguma coisa mais detalhada sobre fotometria e não achei aqui pelo fórum. Sempre estão falando dela, mas nada didático como o Ivan deixou aqui anteriormente. Alguém poderia me dar uma mão?!

Valeu pela atenção!

Abraço!
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 15 de Março de 2005, 10:43:08
Citar
Bom dia!

Acabei de adquirir uma s5100 e estou parecendo uma criança com brinquedo novo.  :D

Queria apenas agradecer o Ivan pelas dicas deixadas aqui. Li tudo e foi de muito proveito as informações! =)

Eu só estava tentando achar alguma coisa mais detalhada sobre fotometria e não achei aqui pelo fórum. Sempre estão falando dela, mas nada didático como o Ivan deixou aqui anteriormente. Alguém poderia me dar uma mão?!

Valeu pela atenção!

Abraço!
Exatamente o que vc está querendo saber?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #36 Online: 15 de Março de 2005, 10:47:42
Queria saber como realizar uma fotometria. Sei que ela serve para medir os pontos de luz de uma cena a ser fotografada. Na minha câmera tem aquela barrinha que indica se está alto ou baixo (certo?!)...

Mas como é o jeito correto de se fazer tudo isso?! Tipo, se algum ponto estiver estourando em luz eu fecho um pouco a abertura e por aí vai...Ou estou falando muita besteira?! rs!

Valeu!
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #37 Online: 15 de Março de 2005, 14:15:19
Giosa.

Fotometria é o cerne da fotografia, em minha opinião. Grosso modo, significa medir a luz, mas isso não é nada óbvio, pois já aparecem duas perguntas: qual luz? e para que? Na verdade uma pergunta e a outra estão entrelaçadas.

Vamos então considerar os modos de medição da s5100

1) fotometria average. Esta é a fotometria típica da foto automática. Se você fotografa no Manual mas usa fotometria average, é a mesma coisa que fotografar no automático em termos de escolha de exposição (embora seja diferente na relação abertura-velocidade para consegui-la). Nesse modo a câmera mede o quadro todo e determina uma média, adotando essa média como referência para acertar o EV (ou Exposição). A media é a medida do quadro, de modo que se você está fotografando, por exemplo, alguém num teatro onde todo o quadro é escuro exceto um ponto de luz, a tendência é estourar esse ponto pois a média é altamente influenciada pela parte escura.

2) fotometria por área. Este é um modo intermediário no qual é considerada uma área definida do quadro como referência. Pode ser a área central -mais comum- ou pode ser outra área pois a câmera permite mover essa área pelo visor. Permite medir a fotometria média daquela área, e uma escolha muito mais precisa.

3) fotometria spot. Este modo mede a luz de um pequeno ponto no centro da lente (na verdade uma área mínima). Com essa fotometria você medirá cada parte da foto, bastando apontar o contro da lente para ela. Com ela você pode analisar quanto mede a luz mais brilhante da cena (por exemplo um vestido branco) e regular a câmera para ter certeza de não estourar o pano. Uma boa suposição para a Fuji s5000 é que não estoura em cerca de 2,2 EV de afastamento, isto é, se deu a barrinha no cento no vestido branco em 1/1200, você pode fotografar com 1/250 que não estourará (é lógico que terá de medir a parte mais clara do vestido branco, e não as partes mais ensombreadas).

Não existe bem um jeito correto de fotometrar. Cada um faz isso de um jeito, e isso caracteriza o estilo daquela pessoa. Meu estilo de fotometria é bastante definido, sendo reconhecível tanto em filme quanto em digital, mas não é o certo, é o meu. A fotometria se realciona com o resultado que se quer alcançar. Por exemplo: Morros ou casas ou árvores em silhueta e céu dramático: fotometra-se o céu, que é bastante claro, e se verifica se a terra está subexposta mais de 2,5 pontos (ficará preta). Outro exemplo: alguém com luz por trás (contraluz) mas se quer os detalhes do rosto: fotometra-se o rosto e que se dane o fundo. É por aí vai. Cada situação exige um tipo de medida.

Sim, com muita luz ou se aumenta a velocidade ou se fecha o diafragma. É por aí mesmo.
« Última modificação: 15 de Março de 2005, 14:16:19 por Ivan de Almeida »


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #38 Online: 15 de Março de 2005, 16:34:47
Legal Ivan - muito bom mesmo!!!

Esses 3 modos (average, área e spot) eu consigo selecionar na s5100?! Ou são formas diferentes de realizar a fotometria? Sei que na s5100 tem aquela barrinha que indica como está o nível de luz, mas acredito que ela faz isso para o centro do foco - certo?!

O que são esses números: 2,2 EV e subexposta mais de 2,5 pontos?! Desculpe minha ignorância - é que sempre fui apaixonado por fotografia mas só agora estou realmente me aventurando. Sei que tem como regular o EV em mais ou menos pontos com a câmera, mas para quê isso serve efetivamente?!

Obrigado mais uma vez!

Abraço!
« Última modificação: 15 de Março de 2005, 16:35:16 por Giosa »
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #39 Online: 15 de Março de 2005, 17:00:19
A primeira pergunta é de quem não leu o manual -risos. Leia antes de perguntar.

A segunda é pertinente.

Exposição é o nome que se dá à quantidade de luz que entra durante o disparo e sensibiliza o filme ou o CCD. Ela tem uma escala mais ou menos arbitrária, para a qual o importante saber que +1EV significa o dobro de luz, -1EV significa metade da luz.

Para aumentar a luz se pode fazer de duas formas:
1) divide-se a velocidade por dois, então o obturador ficará o dobro de tempo aberto e entrerá o dobro de luz

2) abre-se o diafragma 1 ponto. O problema é que 1 ponto do diafragma não é qualquer ponto, mas uma escala mais ou menos assim:

1.4  2  2.8  4  5.6  8  11  16  22  32  44  64

Cada ponto desses representa metade da luz do ponto anterior, isto é, f4 é metade da luz de f2.8

Então a mesma exposição pode ser obtida com f4 e 1/100 ou com f2.8 e 1/200, ou com f 5.6 e 1/50 Entendeu? Se aumento a abertura e diminuo a velocidade uma compensa a outra em termos de luz.

Então, voltando à fotometria da S5100, se e8u medir a alta luz em f4 1/1200, eu posso aumentar 2,2 EV. Vejamos. Aumento 1EV fica f4 1/600. Aumento mais um EV fica f4 1/300. Aumento mais 0,2EV ficará mais ou menos f4 1/250. Nesse ponto você vai fazer a exposição mais luminosa (não quer dizer que seja a melhor ou a desejada, é só o limite) sem estourar o branco. A regulagem f4 1/250 está a mais ou menos 2.2EV da regulagem f4 1/1200 da mais alta luz do quadro (alta-luz= região mais clara da imagem).

Deu para entender?

Agora está no hora de ler o manual.

Ivan


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #40 Online: 15 de Março de 2005, 17:42:00
Grande Ivan! Entendi perfeitamente o que vc escreveu.  :D

Sobre o manual: pior que eu li ele inteirinho. O problema é que eu fiz isso de uma vez só neste Sábado (quando peguei a câmera), então não lembrava de todos os detalhes.  :blink:  Hoje vou ler sobre isso novamente.

De qualquer forma, vc me ajudou bastante!

Abraço!
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #41 Online: 15 de Março de 2005, 17:52:48
Só mais uma dúvida (me veio agora na cabeça).

Cada ponto de EV aumenta o dobro ou diminui pela metade a luz que entra. Quando faço esse ajuste na máquina (s5100) ele vai alterar a abertura ou a velocidade!? Mesmo que a qtd de luz que entra acaba sendo proporcional para a velocidade/abertura, a forma que isso é registrado acaba sendo diferente. Uma foto em f4 - 1/100 tem a mesma qtd de luz que uma f2.8 - 1/200, porém o resultado é diferente. Acho que peguei o jeitão da coisa...acho! rs!

Supondo que esteja registrando algo rápido, não seria interessante baixar a velocidade...

Curiosidade apenas...
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #42 Online: 15 de Março de 2005, 18:39:03
Isso. É a mesma quantidade de luz mas com resultados diferentes, exceto quanto à exposição.

Na minha mensagem tem um trecho errado:
Citar
Então a mesma exposição pode ser obtida com f4 e 1/100 ou com f2.8 e 1/200, ou com f 5.6 e 1/50 Entendeu? Se aumento a abertura e diminuo a velocidade uma compensa a outra em termos de luz.

Na verdade leia "se dimunuo a abertura (pois quanto maior o número menor abertura) e diminuo a velocidade uma compensa a outra em termos de luz"

Leia novamente o manual que agora você saberá agora ao ler sobre a função, ao que ela se refere. Prepare-se para ler o manual umas cinco vezes, pelo menos, principalmente se você não tiver experiência em fotografia.

Ivan



 


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #43 Online: 15 de Março de 2005, 18:54:08
B) Oi pessoal
Tenho estado meio afastado esses dias mas pude ver agora estes posts.
Pergunto ao Leo e ao Matheus que tem acesso a ajustar o site: estas informações dadas pelo Ivan poderiam ser formatadas em forma de texto, como um curso? Iria facilitar a vida de muita gente.
Leo, o livro que vc está fazendo segue esta linha?
Para fechar como um curso só faltam as fotos ilustrativas como nos livros de fotografia.
Ivan vejo que vc começou a fotografar quando nasci, vc conhece a enciclopédia FOTO em dez volumes da SALVAT? Ela saiu nas bancas nos anos oitenta, acho excelente. Outra coisa, vc já fotografou com a Hasselblad SWC com objetiva fixa Biogon 38mm cujo elemento interno fica quase raspando no filme, pergunto pq foi a melhor objetiva/corpo grande angular que já manuseei em toda minha vida.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #44 Online: 15 de Março de 2005, 19:20:38
Zeiss.

Obrigado pelos comentários sobre esses textos. Comecei a fotografar há realmente bastante tempo, há uns 36 anos, quase 37. Mas nunca usei a uma Hasselblad. É característico das Biogon essa protuberância do elemento do fundo. A minha Jupiter-12, que é uma Biogon 35mm feita na Russia, tem um elemento traseiro assim, que dá enorme medo de raspar em algum lugar. Essa mesma lente é feita para mount Leica, mas não funciona exceto nas câmeras russas exatamente porque a lente encosta na cortina. Numa Voghtlander moderna ela funciona, mas o fotômetro não.

Fico com inveja de você pelo uso desse conjunto -risos.

Lembro-me da Enciclopédia Salvat, mas nunca a li. Interessante lembrança. Deve ser bem legal. Você a tem?

Ivan