Autor Tópico: Início em controles manuais!!  (Lida 7948 vezes)

Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Online: 26 de Outubro de 2004, 02:45:20
Salve amigos, já li alguns tópicos aqui achei muito bons emboa alguns deles sejam muito avançados e tenham até mesmo alguns termos que eu não consegui descobrir o significado e onde são empregados.

Bom, eu comprei há uns meses a minha primeira mákina digital, é uma samsung digimax 300... não pecisou muito tempo pra eu perceber que comprei um equipamento limitadíssimo.

Então é isso, antes de trocar de máquina eu preciso fazer algumas perguntas e porque estou precisando de ajuda:

1- Quais os controles mais simples de serem utilizados até que eu ganhe mais experiencia com uma nova câmera??
2- Obturação,o que é?? Qual eh o meio termo entre a necessidade de um usuário casual e uma pessoal que deseja difinição clara das asas de um beija-flor em pleno voo(exemplo que precisa de mais velocidade que me vaio a cabeça)???
3- Gostaria de um equipamento que tirasse fotos em sequencia, a digimax que eu tenho demora uma eternidade para carregar e ficar pronta para novo clique, a obturação tem a ver com isso, já que nela Não consigo regular este tempo??
4- O q é e para que serve ISO??
5- Máquinas que não tem canhão de zoom pode or ventura ter algum tipo de lente adaptada?? Casa possa ele deve ser necessariamente tem um padrão onde cada fabricante escolhe o seu??
6- Além do uso das fotos na internet, tambem desejo a impressão de fotos externas noturnas e diurnas... algo como paisagens e prédios, algumas vezes macro(sempre diurnas) e nunca em estúdio, tem alguma diferença???
7- Quase esqueço... as baterias. Alguma maquina pequena que agregue baterias de longa duração e recarregáveis?? Ou soh por ter uma máquina que não seja muito "cara" tenho de ser refém das pilhas alcalinas caríssimas??

Então acho que essas são as minhas primeiras perguntas amigos, desde já agradeço o tempo perdido lendo este testamento e aos que por ventura me respondam. Existe alguma máquina que pareça razoável para mim???

Um abraço amigos!!
« Última modificação: 26 de Outubro de 2004, 03:00:24 por Alan_RIO »
Alan_rio_RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2004, 10:01:29
Citar
1- Quais os controles mais simples de serem utilizados até que eu ganhe mais experiencia com uma nova câmera??
2- Obturação,o que é?? Qual eh o meio termo entre a necessidade de um usuário casual e uma pessoal que deseja difinição clara das asas de um beija-flor em pleno voo(exemplo que precisa de mais velocidade que me vaio a cabeça)???
3- Gostaria de um equipamento que tirasse fotos em sequencia, a digimax que eu tenho demora uma eternidade para carregar e ficar pronta para novo clique, a obturação tem a ver com isso, já que nela Não consigo regular este tempo??
4- O q é e para que serve ISO??
5- Máquinas que não tem canhão de zoom pode or ventura ter algum tipo de lente adaptada?? Casa possa ele deve ser necessariamente tem um padrão onde cada fabricante escolhe o seu??
6- Além do uso das fotos na internet, tambem desejo a impressão de fotos externas noturnas e diurnas... algo como paisagens e prédios, algumas vezes macro(sempre diurnas) e nunca em estúdio, tem alguma diferença???
7- Quase esqueço... as baterias. Alguma maquina pequena que agregue baterias de longa duração e recarregáveis?? Ou soh por ter uma máquina que não seja muito "cara" tenho de ser refém das pilhas alcalinas caríssimas??

Vamos lá:

Toda fotografia é feita a aprtir de duas variáveis principais: o diâmerto do buraco por onte a luz vai passar para sensibilizar o CCD ou o filme, e isso é chamado Abertura, e o tempo que esse buraco vai ficar aberto, e isso é chamado Velocidade, Shutter Speed, Obturação.

Como é mais ou menos óbvio, quanto maior o buraco, mais luz vai passar. Da mesma maneira, quanto menor a velocidade, isto é, quanto mais lenta a obturação, esse buraco fica mais tempo aberto, e passará mais luz também.

O chato é que ambos os números indicadores são denominadores de frações, e poucas cãmeras indicam isso. O leigo, então, ao ler na abertura 8.0 acha que ela é maior do que 3.2, mas é justamente o contrário, a abertura 3.2 é muito maior do que 8.0, e assim sendo passa mais luz por ela.

Da mesma maneira, quando a velocidade mostra o número 100, isso significa 1/100 do segundo, isto é, um segundo dividido por cem. Quando mostra 1/30, é um segundo dividido por 30, portanto muito mais lento, e muito mais luz.

Como é fácil constatar, são dois fatores influenciando a entrada de luz, e um pode compensar o outro. A mesma quantidade de luz pode ser conseguida, por exemplo, em 1/10s (velocidade lenta) e abertura 8.0, e com 1/80s (velocidade média) e abertura 2.8. A quantidade de luz será a mesma, mas a foto não será igual.

Por que? Porque a abertura influencia na profundidade de campo, ou melhor, dito em linguagem simples, na profundidade de nitidez da imagem. Quanto menor a abertura (por exemplo, 8.0), mais funda é a nitidez. Quanto maior a abertura (por exemplo 2.8) mais curta é a nitidez.

Por outro lado, a velocidade influencia se queremos congelar o movimento de alguém correndo, para o que precisamos de velocidades mais altas, ou se queremos fotografar deixando um rastro de movimento, para o que as velocidades mais baixas são melhores.

Então, considerando esses dois fatores o fotógrafo escolhe a realção entre abertura e velocidade para atender à foto que deseja fazer. Lembre-se, contudo, que velocidades baixas sem tripé geralmente produzem fotografias borradas. Lembra-se, também, que na abertura 5.6 as lentes têm o melhor equilíbrio de desempenho, com boa nitidez e pouca distorção.

Para regular esses fatores, você precisa que a câmera tenha um modo Manual. Nos modos automáticos ela escolhe sozinha essa regulagem, e nem sempre como você deseja.

Bem, fica essa sendo a primeira mensagem sobre o assunto. Depois falo sobre fotometria, isto é, sobre como saber qual as regulagens adequadas para cada foto.

Ivan


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2004, 12:27:46
Citar
3- Gostaria de um equipamento que tirasse fotos em sequencia, a digimax que eu tenho demora uma eternidade para carregar e ficar pronta para novo clique, a obturação tem a ver com isso, já que nela Não consigo regular este tempo??
4- O q é e para que serve ISO??
5- Máquinas que não tem canhão de zoom pode or ventura ter algum tipo de lente adaptada?? Casa possa ele deve ser necessariamente tem um padrão onde cada fabricante escolhe o seu??
6- Além do uso das fotos na internet, tambem desejo a impressão de fotos externas noturnas e diurnas... algo como paisagens e prédios, algumas vezes macro(sempre diurnas) e nunca em estúdio, tem alguma diferença???
7- Quase esqueço... as baterias. Alguma maquina pequena que agregue baterias de longa duração e recarregáveis?? Ou soh por ter uma máquina que não seja muito "cara" tenho de ser refém das pilhas alcalinas caríssimas??

Continuando:

Pelo que você diz, parece estar misturando duas coisas. Uma é a capacidade da cãmera tirar fotos em seqüência, outra a câmera ser capaz de disparar novamente COM FLASH depois de ter feito um disparo com flash. Com flash demora mesmo, pois é preciso carregá-lo. Em seqüência sem flash demora muito menos, e há cãmeras que fazem fotos sequênciais, para o que o limite é a velodicade de transferência entre suas memórias internas e o cartão.

O ISO nas câmera de filme é uma medida(?) da sensibilidade do filme. Quanto maior o ISO, mais sensível o filme, e precisa de menos tempo de exposição (mensagem anterior) para ser sensibilizado. Nas câmeras digitais há uma regulagem de ISO que tem função semelhante, embora não seja exatamente igual, peoo que você deve ter lido em outros tópicos. Aumentando o ISO a câmera se torna capaz de fotografar em ambientes com menos luz, mas em compensação as fotos ficam com mais ruído (e no filme, com mais grão).

Sim, as câmeras que usam adapatadores podem ter outras lentes acrescentadas na frente delas. Essas lentes podem ser de quatro tipos: Tele Conversores (aumentam a tele), Conversores de Grande Angular (aumentam o ângulo de abrang~encia da fotografia), Filtros Close-Ups (lentes de aproximação para macros), e lentes para macro com vários elementos óticos (melhores e mais potentes que os Close-Ups). Para tudo isso é preciso um adaptador com rosca, cada câmera tem o seu específico, e cada um tem um diâmetro. Esse diâmetro tem de ser compatível com os acessórios.

Sim  tem diferença. As cores que você v~e, a não ser que seu monitor esteja bem calibrado, o que dá um trablaho danado, são um pouco diferentes das cores impressas. O contraste e o brilho, idem. Além disso a copiagem reduz a nitidez. Com isso o ruído dimunui muitíssimo -se tiver- e é necessário aumentar o sharp no micro antes para compensar.

Ninguém que use uma câmera mais de duas vezes usa pilhas alcalinas. Basta comprar pilhas recarregáveis, do mesmo tamanho. Eu, inclusive, prefiro câmeras que usem pilhas ou pilhas recarregáveis, pois são fáceis de encontrar e relativamente baratas quando comparadas com baterias específicas do fabricante.


Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2004, 13:31:12
Obrigado Ivan, seus conselhos tão me ajudando bastante... estou pesquisando pra comprar equipamento novo, percebi que a Canon A310 tem disparos contínuos.

 A digimax da samsung tem a seguinte especificação -Velocidade: 1/2~1/1,000s, eh fixa e me parece lenta. Onde pesquisei diz que a velocidade obturação da canon a310 é  I-I / 2000 seg, ou seja posso regular, correto??? Ela tem essa possibilidade de adaptar uma lente p zoom?? Qualquer uma tem??

1 - Algo em torno de 1000 reais pra ela tah razoável??
2 - Qual eh a categoria dela?? E quais são as suas concorrentes mais próximas??
3 - Além da configuração de obturação a regulagem de abertura tb encarece uma máquina??? Quais são as mais populares??


Um abraço!!!
« Última modificação: 26 de Outubro de 2004, 13:47:40 por Alan_RIO »
Alan_rio_RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2004, 14:01:24
A A310 não tem controles manuais.

Ela tem somente controle de exposição, o que é diferente de controles manuais.

Na linha de entrada, as Canons com controles manuais são as Axx, e não as Axxx.

Por exemplo: A60, A80, A75, A95, etc.

Controles manuais incluem a dupla velocidade-abertura.

Não sei quanto valem as câmeras.

Ivan


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2004, 15:02:17
Citar
1 - Algo em torno de 1000 reais pra ela tah razoável??

Amigo, tá bem salgado sim esse preço .. por pouco menos vc consegui uma Canon A75 , q tem ajustes manuais, disparo contínuo, sem contar q é uma excelente camera ...

Se quiser, tem um camarada vendendo na seção de classificados, com certeza ele pode arrumar uma A310 ou a A75 com bom preço ..

Abraços


Marcos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2004, 20:41:19
Quando comprei minha A80, paguei cerca de US$270, mas isto foi em Julho deste ano, pouco antes de ela sair de linha, ficou dentro do preço que tu pretende pagar...

A A95 que substituiu o modelo anterior tu encontras na BH por US$399, mais salgada...


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2004, 23:53:55
Em meados de 2002 me interesei em comprar uma camera digital, estava procurando uma com controles manuais e bom preço, na epoca as Canos A10,A20, A40 estavam a minha preferência, o tempo foi passando e quase um ano depois o meu irmão me trouxe uma canon A300 de presente la do Japão.
A300 ea entecessora da A310, é uma boa camera de foco fixo, semi-automática (ou seria semi-manual?).
O tempo foi passando (de novo), e eu ainda querendo uma com controles manuais.

Esse mês comprei uma canon A95.   :D

Então, recomendo juntar mais um pouco de dinheiro (ou conseguir parcelar) e comprar uma com mais recursos que a A310.  :)

Com R$1000, da para pegar uma A75 ou similar e ainda sobrar para comprar um cartão de 128MB ou mais, além de um carregador e 4 baterias.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2004, 01:01:58
Eh verdade não me atentei totalmente es especificações da A310, obrigado Ivan...

A diferença entres as canon Axx é apenas nos megapixles e no preço???
 O site Bh eh de uma imortadora, do que se trata?? Existe alguma versão em português???

A camera PowerShot S1 IS, tem alguma especificaçãomuito diferente das Axx, pq a lente dela parece bem robusta e impressiona pelo preço de 400 dolares. São equipamentos muito diferentes??? Esta s1 me impressionou pelo tamanho, fiquei tentado.

Um abraço amigos.
Alan_rio_RJ


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2004, 01:23:06
Na pagina inicial do B&H tem um link pra versão em português, com uma bandeirinha do Brasil em cima.
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2004, 01:30:33
Obrigado André. Vou continuar pesquisando!!

O zoom da PowerShot S1 é uma cois de loco, e os pixels da a95 nao me atraem tanto assim... a diferença entre elas é muito grande?? Pq o preço parece muito.

Abraço
Alan_rio_RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2004, 09:08:07
A B&H é a maior loja de equipamentos de fotografia do mundo, provavelmente.

A S1 é diferente das Axx porque é uma superzoom e porque tem EVF e não visor direto. Não é questão de ser melhor ou pior, mas de ser diferente. Um Land Rover é melhor que uma BMW de passeio? Não dá para dizer. Para andar na lama sim, para o asfalto não. São diferentes, para usos diferentes. Assim acontece com as câmeras.

Mais zoom não é sinônimo de melhor lente. É só um tipo.

Para meu gosto, a S1 é mais agradável que as Axx, mas isso é pessoal.

Ivan

 


Josias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2004, 11:49:45
Alan,

Tenho uma sugestão prá você.
Acabei de comprar uma Minolta Dimage Z1 (15 dias). Pra fazer esta compra pesquisei por cerca de 1 mes e meio. Olhei a Canon S1, Fuji S5000, Olimpus C-740, Panasonic FZ3. Falar em comparação é muito complicado, mas todas tem os recursos aproximados.
Eu estava procurando por uma UltraZoom (10x ótico). Acabei optando pela Minolta pelo preço.

Comprei na B&H (pela primeira vez) e não tenho o que reclamar. A máquina chegou em São Luiz/MA com 24 corridos dias após a compra com tudo em excelente estado (inclusive a embalagem). Recomendo mesmo. Inclusive pelo preço - realmente vale a pena.

Sobre a máquina: Ainda não tenho muitas impressões sobre ela, mesmo porque não tive tempo de fazer testes. Recebi a máquina e fui para Recife em 4 dias de férias.
Tirei umas 400 fotos. A grande maioria foram fotos família e algumas paisagens. Quase sempre com excelente luminosidade (praia).
O que posso te dizer: é um excelente equipamento.  Tem os controles manuais. Tem sapata pra flash (pode ser útil). O foco dela é muito rápido, em qualquer situação. A navegação pelo zoom (de 1 a 10x) é ágil. Tive uma pequena decepção no consumo de pilha, mas ainda não posso dizer se são minhas pilhas recarregáveis que foram pro saco (já eram ruins) ou se a máquina consome mesmo.

Ou seja: vale a pena colocar ela na comparação. Não só ela, mas também as outras que eu citei acima. Todas são excelentes equipamentos.

OBS: Paguei em USD 289.95 na Camera, 19.95 na Capa Original, 74.95 num cartão SD 512Mb UltraII e 101.00 no frete - total 485.85 - R$ 1.400,00 em 20/09/2004.

Se quiser outras informações, estou à disposição.
Abraços.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2004, 14:02:29 por Josias »
Josias Silva
Minolta DImage Z1
Belo Horizonte - MG - Brasil


Alan_RIO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • http://
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2004, 13:45:33
Obrigado Josias, Ivan, André, pksato, Marcos e Matheus...

Josias as similares da s1 são mesmo bem parecidas. Continuo na pesquisa.

Estou com dúvidas ainda quanto a abertura.

Podem me falar um pouco mais sobre isso?? O diâmerto do buraco por onte a luz vai passar para sensibilizar o CCD ou o filme, como me explicou o Ivan, então na máquina mesmo nós regulamos o quanto esse buraco vai abrir?? Imagino q sim, por isso controle manual.

A dita exposição é isso?? É resultado da velocidade e abertura???

E me dar um exemplo de foto com muito abertura, média abertura e pouca abertura. Se possível o mesmo ambiente pra eu identificar a profundidade de campo de cada uma.

Se tiver exemplo de velocidade aliada a abertura eu agradeço tb.

Quanto a velocidade acho que jah compreendi bem.

Um abraço.
 
Alan_rio_RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2004, 14:00:19
Controle Manual é exatamente isso. O controle da exposição através da escolha intencional da velocidade e da abertura. Quando se diz que uma cãmera tem o modo M, isso que dizer que esses dois controles são acessíveis.

Vou da um exemplo de utilização disso. Se você vai fotografar alguém e essa pessoa se encosta na janela, de dia. Naturalmente estará mais claro lá fora que dento, não é? Bem, se a câmera acertar sozinha a exposição, ela vai se regular de uma maneira que a paisagem sairá direita, e apessoa muito escura (voc~e já deve ter visto várias fotos assim). Pois bem, com os controles manuais, você escolhe uma outra exposição de modo que a pessoa saia no tom certo, sacrificando o menos importtante, que é a paisagem, ou, se for possível, escolhe uma exposição que seja o melhor equilíbrio possível. Isso se chama fotografar em contrluz, por exemplo.

Há exemplos na internet de profundidade de campo, inclusive um simulador, mas eu não os tenho gravados. Dê uma pesquisada.