Autor Tópico: Usando o Facebook como ferramenta de trabalho  (Lida 8444 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 05 de Novembro de 2012, 21:06:27
Conforme prometido neste tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77671.0 segue algumas dicas de como usar o Facebook como ferramenta de trabalho.

O Facebook é uma ferramenta muito poderosa nos dias de hoje e pode gerar bom$ negócio$...

Deixarei aqui algumas dicas para vcs que querem apresentar seu trabalho na rede:

PERFIL PESSOAL
Tudo depende de como vc usa seu perfil... Se vc é daqueles que só usa o FB de “maneira formal”, creio que não vá encontrar problemas ao apresentar seu portifólio aos clientes e futuros clientes... Lembrando sempre de deixar suas atualizações em modo público, bem como habilitar a opção de “Mensagens”, assim quem não é seu amigo e quer solicitar um orçamento, pode enviar uma mensagem sem problema algum.  :ok:

Agora, se vc é desses que posta várias coisas no FB, como charges, comentários sobre festas que vc foi, que tira onda com seu amigo quando o time dele perde, se vc é ateu ou um religioso fanático, cuidado... isso pode acabar atrapalhando seus negócios, pois não é todo mundo que sabe diferenciar o “Astropércio Liveraldo” do “Astropércio Liveraldo profissional de Fotografia – Designer – Engenheiro e etc etc”.  ;)

Se vc não quer misturar sua vida pessoal com a profissional, sugiro que crie uma FANPAGE. É fácil, prático e tem um ar mais profissional.  :ok:

FANPAGE
Existem inúmeras opções e app´s para deixar sua fanpage mais atrativa:

O Endereço: É possível criar um endereço personalizado para sua fanpage, como por exemplo:
www . facebook . com/onomedesuapagina, assim caso queira usar em seu cartão de visita, folders e outras mídias, o endereço de sua fanpage ficará com uma aparência bem melhor.
 
Cadastro: Não se esqueça de preencher corretamente o seu cadastro, informando sua cidade, e-mail. Acho desnecessário informar o nº de telefone, vc pode receber ligações desagradáveis. Passe ao cliente que mostrar interesse e pronto.  :ok:

Contato: Extem vários app´s de formulários de contato que vc poderá anexar a sua fanpage, podendo nomear a aba como orçamento ou entre em contato.

Mensagens: Não se esqueça de deixar habilitada  a opção de envio de mensagens, assim as pessoas podem lhe enviar mensagens privadas.  :ok:

Foto Perfil: Se vc têm uma logo seria uma boa opção para sua foto de perfil...  Caso não tenha, use suas fotos preferidas. Se vc colocar uma foto de qualquer tamanho ela pode não ficar da maneira que vc esperava. O tamanho padrão para foto do perfil é 180x180, sugiro colocar uma imagem de 360x360 assim dependendo da foto que vc escolha, ela não sofrerá distorção.

Foto Capa: Troque com frequência, essas fotos sempre chamam a atenção. Escolha uma foto que fique harmônica com o tamanho  padrão do FB: 849X312 pixels, assim como na foto de perfil, se vc colocar qualquer tamanho ela poderá ficar bem diferente do que vc imaginava. E antes de “salvar” verifique se é isso mesmo que vc esperava, pq nada é mais chato do que aquelas pessoas que trocam de capa várias vezes em menos de um minuto.
Procure colocar sua assinatura sempre do lado direito, assim se alguém usar, estará sua assinatura aparecendo na página dela.  :ok:

Comentários de amigos: “Que foto legal Coxinha, brow churrasco amanhã na casa do Pinga.” Se vc tem um amigo que faz esse tipo de comentário APAGUE SEM DÓ. Ali é seu “local de trabalho” peça para seu amigo lhe tratar como profissional, nada de apelidos, é mto chato e dependendo do seu apelido, pode não soar bem.  :D

Retorno: Sempre que alguém lhe fizer uma pergunta, ou algum comentário, responda e/ou curta o comentário, isso mostra que vc está ligado no que acontece em sua fanpage e que vc vê a participação de seus fãs. Nunca deixa e pessoa no vácuo.  :D

Postagens: Sempre que puder faça alguma postagem, foto + mensagem de otimismo sempre agrada e sempre rende vários compartilhamentos. Não faça o upload de arquivos em alta resolução, o FB vai redimensionar sua foto. Fotos de 700x500 pixels estão de bom tamanho.  :ok:

Mostrando o seu trabalho: Se vc fez um ensaio, assim que começar a tratar as fotos, poste uma ou outra, sempre atrai likes e compartilhamentos... Não poste o ensaio todo em vários posts diferentes, os clientes gostam, mas vc pode acabar com a expectativa do cliente. Receber todas as fotos juntas será bem melhor. Poste umas 3 fotos no máximo só para aguçar a curiosidade. JAMAIS poste todas as fotos antes de entregar ao cliente. Não seria chato um amigo do cliente comentar sobre as fotos dele, antes dele mesmo ver???? Entregue o material e depois poste...
Se vc tem um blog/site, poste uma foto em sua fanpage com um link de direcionamento para o seu site, assim todos vão conferir as fotos no seu blog/site e ver outros trabalhos que vc já fez. Se não tem um blog/site, crie álbuns de fotos dentro da sua fanpage.  :ok:

Promoções: Para quem tá começando, umas promoções podem render bons frutos. Muito cuidado com o que promove e com o regulamento para não ter dor de cabeça depois. Uma das regras para atrair mais participantes é fazer com que as pessoas tenham que compartilhar uma imagem e curtir sua fanpage, assim o nº de pessoas “atingidas” será bem maior. Dependendo do tipo de promoção, vc pode usar app´s de sorteios, assim não tem aquela história de algumas pessoas falarem que houve “falcatrua”.  ;)

Parcerias: Essas geralmente andam de mãos dadas com as promoções e tb rendem bons frutos. Se vc se oferece para firmar uma parceria com alguma loja, como por exemplo oferecer um ensaio fotográfico e o único trabalho da loja é divulgar seu trabalho, concentre todo o movimento da promoção em sua fanpage, afinal TODO trabalho vai ficar em suas mãos, nada mais justo que fazer o sorteio em SUA fanpage. Agora, se os dois lados oferecerem um produto para promoção, verifique quem terá mais tempo para se dedicar a promoção, se possível, sempre “puxe a sardinha” para o seu lado, a loja já tem seus clientes fixos e vc está batalhando para conseguir mais e mais clientes. Se vc perceber que alguma empresa quer lhe explorar e levar vantagem nesta parceria, PULE FORA...  ;)

Horários: Normalmente o “maior movimento” no FB é entre 11:30 e 13:30 | 17:00 e 18:00 | 20:00 e 21:30 nesses horários vc terá mais chances de chamar a atenção de seus fãs.  :ok:

Curtir & Compartilhar: Quando verificar que alguém que ainda não deu um like em sua fanpage, curtir ou compartilhar um post, mande uma mensagem agradecendo e convide para conhecer sua página e outros de seus trabalhos. Enquanto não tiver mtos fãs, essa será uma atividade mto fácil.  ;)

Falando sobre sua FanPage: Quando for comentar sobre sua fanpage em outros posts, apresente de uma forma melhor: nada de copiar o link e colar, use o @ antes do nome de sua fanpage, (@Nome de sua Fanpage) assim aparecerá o nome de sua fanpage em forma de link.

Postando Links: Caso for postar um link qualquer, em um post, como por exemplo, o seu site, copie e cole e depois apague o link, assim ficará apenas uma pequena figura referente ao seu site, mto melhor e mais apresentável.

Por aí fotografando: Alguém lhe pediu uma fotografia enquanto vc estava por aí fotografando? Fale sobre sua fanpage e diga que vc vai postar a foto lá.  ;)

Cuidado: Não use o FB como sua única fonte para mostrar seu portifólio, mtas pessoas não usam ou não tem acesso a rede do local de trabalho por exemplo.  :ok:

Não fique na “fissura” por likes: Se vc tem apenas 20, 50 ou 100 likes não desanime, as vezes leva tempo para conquistar fãs. Existe a possibilidade de divulgar sua fanpage pagando por anúncios, se esta não é a sua opção agora, divulgue da melhor forma que puder sem precisar mexer no seu bol$o. O mais importante será o nº de trabalhos que vc possa vir a conseguir e não mostrar aos outros quantos fãs vc tem.  ;)

Não seja chato: A maioria das pessoas não gostam de ser marcadas em fotos ou posts que nada tenha a ver com elas. Não faça isso para chamar a atenção das pessoas, vc pode acabar queimando “seu filme”. Se quer mostrar alguma foto para alguém em especial, faça isso em “off”.

 :ok: :ok: :ok:



« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, 21:07:39 por elis »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2012, 21:13:21
Ótimas dicas, hein!

Vão ajudar muito a todos,

obrigado!


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2012, 22:05:21
Ótimas dicas se eu tivesse facebook rsrs.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2012, 10:19:50
Ótimas dicas, hein!

Vão ajudar muito a todos,

obrigado!

 :ok:


vandersat

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • "Caminhando no incerto e Idolatrando a dúvida"
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2012, 11:39:28
Obrigado Elis pelas dicas, foram muito úteis :ok:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2012, 11:44:33
 :ok: :ok: :ok:
valeu Elis...
 :clap: :clap: :clap:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2012, 11:59:52
Parabéns pela iniciativa, Elis.

Só acrescentando aqui com uma noticia recente.

Em relação à Fanpage, somente 10% daqueles que curtiram a pagina passarão a acompanhar as atualizações. Se quiser que o restante acompanhe também será obrigado a pagar um valor adicional. Outra opção é o seguidor marcar que quer acompanhar as atualizações da Fanpage.
Eu acho que uma sacanagem, levando em conta que há pessoas, empresas, que investiram uma nota preta em anúncios.
Mas fazer o que né...essa é a logica capitalista.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2012, 23:01:58
 :clap: :clap: :clap:

Matou a pau!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2012, 23:06:52
legal mesmo...bom..quando eu fiz o facebook não tinha essa intensão, portanto, agora preciso adaptar este que eu tenho com esta nova modalidade de divulgação....vamos ver se dá certo.  :ok:

Vou tentar enquadrar os trem o mais proximo das dicas que vc deu :ok:

Valeu


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2012, 12:42:16
Mas tipo....dae num precisa ficar o tempo todo online para surgir interessados nos trabalhos não né? :)


FumioKondo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2012, 10:44:34
Parabéns Elis pela iniciativa. Gostei muito das dicas que serão muito úteis
 :clap:


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2012, 16:04:09
Parabéns pela iniciativa, Elis.

Só acrescentando aqui com uma noticia recente.

Em relação à Fanpage, somente 10% daqueles que curtiram a pagina passarão a acompanhar as atualizações. Se quiser que o restante acompanhe também será obrigado a pagar um valor adicional. Outra opção é o seguidor marcar que quer acompanhar as atualizações da Fanpage.
Eu acho que uma sacanagem, levando em conta que há pessoas, empresas, que investiram uma nota preta em anúncios.
Mas fazer o que né...essa é a logica capitalista.

ah... essa eu não sabia... valeu por compartilhar  :ok:


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2012, 16:05:03
Mas tipo....dae num precisa ficar o tempo todo online para surgir interessados nos trabalhos não né? :)

se vc acessar pelo menos uma vez ao dia já vai lhe ajudar e mto  :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2012, 21:24:51
Muito legal Elis! Parabéns pelo post!

Parabéns pela iniciativa, Elis.

Só acrescentando aqui com uma noticia recente.

Em relação à Fanpage, somente 10% daqueles que curtiram a pagina passarão a acompanhar as atualizações. Se quiser que o restante acompanhe também será obrigado a pagar um valor adicional. Outra opção é o seguidor marcar que quer acompanhar as atualizações da Fanpage.
Eu acho que uma sacanagem, levando em conta que há pessoas, empresas, que investiram uma nota preta em anúncios.
Mas fazer o que né...essa é a logica capitalista.

Isso vale para o perfil pessoal tb? Só 10% dos meus amigos veem minhas atualizações? por que se não vale mais a pena então ter um perfil pessoal mais moderado (se besteiras... se bem que o meu já é assim...) do que uma Fan Page... eu mesmo montei uma mas ainda não divulguei, se for isso mesmo acho que nem vou dar continuidade então...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


rafagnomo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
  • Welcome to the dark side
    • Rafa Gnomo
Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2012, 21:41:09
Leonobox, para o perfil pessoal não, ai todos vão ver.


Na fanpage, para o pessoal continuar vendo as atualizações, precisam "adicionar à lista de interesses".


* @ Rafa Gnomo * www.rafagnomo.com * http://facebook.com/rafagnomo *

Canon 5D Mark II - Lente 50mm - Lente 70-200mm L - Lente 75-300mm - Lente 15mm Fish eye  - Flash 430 EX II