Autor Tópico: Distância Hiperfocal diretamente nas Câmeras !!!  (Lida 4178 vezes)

Ricardo C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 170
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Novembro de 2012, 23:05:23
Já li bastante sobre o tema "Distância Hiperfocal".
Acredito que agora já sei o suficiente sobre o que significa, o que a influencia e como usa-la na prática.

A minha dúvida é.... Por que precisamos recorrer a tabelas, ou aplicativos para celular, para calcular essa variável, ou seja, por que os fabricantes de câmeras já não incluem nas próprias máquinas uma opção para esse cálculo ser informado diretamente no visor, por exemplo??
Ou será que eu estou falando besteira e algumas câmeras já possuem essa ferramenta?
Alguém tem alguma informação a respeito ?   

Abraços
Ricardo C  -  São Paulo - SP
...
..
.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2012, 23:27:02
Porque a hiperfocal muda com a mudança da distância focal lente, e o fabricante não tem como saber qual a lente que o usuário vai usar.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2012, 23:37:37
Algumas lentes fixas tem a informação de profundidade de campo na sua régua. Esta mesma régua serve para calcular a hiperfocal, lembrando sempre que a régua leva em consideração câmeras FF e um tamanho de círculo de confusão padrão.

Algumas zoom também tem uma marcação para algumas distâncias focais, mas é bem mais complicado de visualizar e calcular.

Aqui tem um artigo que dá uma idéia de como isso funciona, é só procurar por hiperfocal na página

http://studio3escoladefotografia.blogspot.com.br/2012/01/fotografia-noturna-low-light_30.html


« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, 23:38:46 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ricardo C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 170
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2012, 00:06:59
Porque a hiperfocal muda com a mudança da distância focal lente, e o fabricante não tem como saber qual a lente que o usuário vai usar.

[]s,

RSalles

Ok RSalles,

Que a distância focal é diferente entre lentes eu sei. Esse não é o problema.

" ... e o fabricante não tem como saber qual a lente que o usuário vai usar..."  Acho que aqui eu não concordo, pois quando você tira uma foto, dentre as muitas informações que ficam armazenadas,  está qual a lente que você usou.  Portanto a câmera tem como saber qual lente você está usando. Diante disso, repito a pergunta, se a câmera identifica qual lente está usando, qual a dificuldade dos fabricantes em colocarem uma opção nas câmeras para que você obtenha esse valor da distânca hiperfocal??
Basta ter nas câmeras, por exemplo, um programinha igual a muitos que podemos baixar na internet para chegar a este valor.



Ricardo C  -  São Paulo - SP
...
..
.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2012, 01:02:46
Ateh os flashs externos sabem a distancia focal utilizada por nós!!!!! Acho q seria um recurso util para aparecer no LCD monocromatico das cameras...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2012, 01:15:28
Não quero me colocar no lugar do fabricante, mas tentando pensar com a cabeça dos caras, é pra isso que colocaram o botão de DOF nas câmeras.
Mesmo que houvesse um programa embutido na câmera que passasse o campo hiperfocal, ainda assim seria uma estimativa aproximada: eu não entendo isso como um recurso indispensável e sim sempre por aproximação. Em caso de necessidade, olho no corpo da lente onde tem estampada a range do foco segundo a abertura da lente.

Sobre as lentes pasarem a distância focal pra câmera, será que sou só eu que fotografo com lentes manuais? Nas manuais, só funciona quando e se usa um chip EMF AFConfirm - programável, tipo Dandelion chip de 4ª geração.

[]s,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Ricardo C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 170
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2012, 10:18:22
Não quero me colocar no lugar do fabricante, mas tentando pensar com a cabeça dos caras, é pra isso que colocaram o botão de DOF nas câmeras.
Mesmo que houvesse um programa embutido na câmera que passasse o campo hiperfocal, ainda assim seria uma estimativa aproximada: eu não entendo isso como um recurso indispensável e sim sempre por aproximação. Em caso de necessidade, olho no corpo da lente onde tem estampada a range do foco segundo a abertura da lente.

Sobre as lentes pasarem a distância focal pra câmera, será que sou só eu que fotografo com lentes manuais? Nas manuais, só funciona quando e se usa um chip EMF AFConfirm - programável, tipo Dandelion chip de 4ª geração.

[]s,

RSalles


É claro que é um valor aproximado.
Dá uma olhada nesse link aqui do MF:      http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23976.0
Essa é uma calculadora criada em 2009 pelo Leo Terra.
Existem várias, é só pesquisar no Google. Tem para smartphone, tem para baixar no seu computador.
Todos acabam lançando mão dessas ferramentas para calcular a hiperfocal.
Eu tenho uma câmera antiga (Minolta X70, acho que é esse o modelo) com uma 50mm, uma 28mm e um zoom da Sigma 70-300. Todas essas lentes, inclusive esse zoom, possuem a marcação no seu corpo. E vou te dizer que essa marcação também é aproximada.

Tive uma D50 e agora tenho uma D7000. Todas as lentes que tive com essas câmeras não tinham a marcação no seu corpo. Precisa usar as tabelas ou calculadoras.

Quando você usa essas calculadoras para chegar a distância hiperfocal, você precisa inserir as seguintes variáveis:
- Modelo da Câmera
- Distância Focal usada
- Abertura usada
- Distância do objeto

As 3 primeiras informações, todas as DSLR's conseguem obter. A distânica do objeto, se não estiver enganado, só algumas lentes possuem esse recurso.
De qualquer forma, bastaria uma calculadora dessas inserida como uma ferramenta na câmera.


Ricardo C  -  São Paulo - SP
...
..
.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2012, 10:49:37
Só por curiosidade, o CHDK para as PowerShot da Canon informava a hiperfocal, usei durante muito tempo na minha Canon S5. E se não me engano o Magic Lantern para as EOS também pode informar a hiperfocal.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2012, 11:22:26
Na semana passada instalei o Magic Lantern na 7D, por estar ainda no estágio Alpha, a versão pra 7D ainda não traz essa opção,

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y