Autor Tópico: Socorro! Eu não sei fotografar P.B em RAW  (Lida 6977 vezes)

RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2012, 10:17:53
Rumor e realidade são duas coisas bem diferentes...


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #17 Online: 08 de Novembro de 2012, 12:02:55
A Adobe andou tentando universalizar sem sucesso o formato com seu DNG, mas, como a Adobe é uma empresa da Microsoft, ninguém poderia aderir a uma plataforma fechada que ninguém sabe o que pode acontecer com ela no dia de amanhã - apesar da Adobe "jurar" que a plataforma continuará sendo aberta, etc.

A Leica faz raw em DNG.
Existe tambem um rumor que a ISO vai fazer um padrao baseado no DNG, assim como a ADOBE quer. Se isso acontecer ela vai ter tido um tremendo sucesso.

Eu uso DNG e gosto bastante.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #18 Online: 08 de Novembro de 2012, 12:32:12
A Leica foi a primeira a aderir. Engraçado que as Panasonic não. Quem dá as cartas nesse front são a Canon e a Nikon. Se elas não aderem, o formato continua sendo de nicho. Eu ainda não tenho aquela coragem de deletar os raw Canon e Nkon originais e guardar uma cópia em DNG, mas isso pode ser que mude no futuro, quem sabe.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #19 Online: 08 de Novembro de 2012, 17:18:29
 Pictus, muito interessante os links ! especialmente esse link sobre sensor digital .  Eu sou fissurado pelo foveon , e naõ vejo a hora de pegar uma Sigma SD9 ,se um dia conseguir uma SD10 ,pra brincar ! acho q é a única digital q se aproxima da qualidade da Nikon F4 em nitidez e fidelidade de cores , isso sem manipulação !!!! Confere ou falei besteira?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2012, 00:30:25
Até onde eu sei, a Sigma SD9 não tem resolução para fazer frente aos sensores Bayer atuais...
A fidelidade de cor no digital é superior ao filme, o sensor Bayer tem mais fidelidade do que o Foveon e a Sigma SD1
é a mais nítida(retensão de detalhes) das digicams com sensores cropados, mas perde para a Nikon D800E/D800, a SD1
tem mais informação de cor nos canais vermelho e azul do que o Bayer.

Não tem exemplo da SD9 por ser muito antiga, tem da SD1 que é superior.
Para comparar http://www.dpreview.com/reviews/sigmasd1/19
pode baixar os arquivos RAW/JPG e mandar revelar, para converter o RAW da Sigma SD1
SIGMA Photo Pro 5.4.1

« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 04:27:48 por Pictus »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2012, 01:33:48
mas transpor essa "configuração" pros controles deslizantes do processamento de B&W do Lightroom é uma arte negra que eu ainda não domino e nem conheço ninguém no mundo que o faça - o mais das vezes é por tentativa e erro e observação do resultado e isso pra mim é extremamente "time consumming" comparado ao processo que eu já domino.
RSalles Eu entendo que transpor a sua informação de filtros para valores em RGB deva ser complicado no começo, mas, o Photoshop tem um preset para lhe ajudar. Vá em  Adjust, Channel Mixer e clique em Monochrome, embaixo na janela de dialogo, vocÊ verá no topo dessa janela existe um menu pop-up com presats para cada cor de filtros, feita a seleção inicial, você fará o ajuste fino ao seu gosto nas barras deslizantes.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #22 Online: 09 de Novembro de 2012, 04:58:03
Carcarah,

Vou tentar isso, mas não prometo nada... Se der certo, é uma coisa a mais pra usar, se funcionar bem, tanto melhor.

[]s,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2012, 10:44:29
Uma vez me disseram que emular filme é a mesma coisa que usar uma boneca inflável. É sexo, mas de pior qualidade...rsrs
Não sei se é verdade, mas em sendo, o fato que que com a dominância do digital a saída mais fácil/simples, ainda que não idêntica, é a emulação dos filtros de cor através dos algoritimos dos softwares, e, nesse sentido, ainda acho a emulação do Silver Efex a melhor.
Já me falaram que o DxO tem um pacote para emulação muito bom (e a Kodak tb), mas nunca usei nenhum deles para atestar.
Entre PS. LR e SE, prefiro o SE.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #24 Online: 09 de Novembro de 2012, 18:54:40
 pictus, obrigado pelo esclarecimento, vi o preview da SD1 ,nitidez absurda !!!! Se vc diz q a D800 é mais nítida ainda, acho q vou pular pra nikon !   :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #25 Online: 11 de Novembro de 2012, 09:10:07
E se escanear o filme em P&B revelado? Fica proximo de uma foto totalmente analogica em P&B, Hyde ( e Pictos )?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 11 de Novembro de 2012, 19:06:16
E se escanear o filme em P&B revelado? Fica proximo de uma foto totalmente analogica em P&B, Hyde ( e Pictos )?

Num scanner de tambor e pós processamento, fica.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2012, 19:06:41 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 11 de Novembro de 2012, 21:54:08
:ok: Nem sabia q existia esse tipo de scanner!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Novembro de 2012, 10:22:14
nem
Num scanner de tambor e pós processamento, fica.


Acho que precise disso tudo, já trabalhei com scanners de cromo 35mm Nikon e o trabalho ficava excepcional. São scanners caros, nada dessas 200, 300 dilmas que você encontra nos Walmart da vida. Mas, são feitos para quem trabalha em editoração e precisa de qualidade. Francamente, trabalhando separadamente cada cor, você consegue o efeito que quiser, dede que a imagem tenha sido registrada, claro. Hoje a Nikon não está mais produzindo scanner, mas você ainda encontra, o problema é que se quebrar, morreu, não tem conserto. Mas, ainda tem Microtek sendo vendido, trabalhei com eles também e são muito bons. Acho que com 400 reais vocês consegue bons resultados. Muito melhores que a nossa brincadeira aqui. Um bom scanner Microtek topo de linha, lá fora, custa 500 doletas. Mais que isso só se for cromos de obras de arte ou você for fazer um trabalho para a NatGeo   :D

« Última modificação: 12 de Novembro de 2012, 10:31:36 por Carcarah »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 13 de Dezembro de 2012, 00:43:33
... e a Sigma SD1 é a mais nítida(retensão de detalhes) das digicams com sensores cropados, mas perde para a Nikon D800E/D800, a SD1 tem mais informação de cor nos canais vermelho e azul do que o Bayer.


Teste furado. Conheço a câmera e a objetiva que usaram nesse teste não está a altura, com certeza.
A 17-50 que está nela é uma objetiva bem ruinzinha, eu tenho uma. Culpa unicamente da objetiva.
Por que o dpreview não fez o teste com a 70/2.8 EX DC que é uma baita lente ?

Mete uma Summicron ou uma APO-Telyt que são as que eu uso que eu quero ver se a D800 chega perto. Pode ir tirando o cavalinho da chuva hahaha. Nem em sonho.

A SD1 perde sim em velocidade e iso alto. Aí perde feio, mas em qualidade de imagem ela bate qualquer full frame de qualquer fabricante em iso baixo.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 00:47:25 por AFShalders »