Autor Tópico: Socorro! Eu não sei fotografar P.B em RAW  (Lida 6970 vezes)

thomaz.pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • Caixa de Luz
Online: 06 de Novembro de 2012, 14:05:57
Galera,

desculpe a ignorância ... mas eu estou confuso para fotografar em Preto e Branco usando um Filtro colorido (no caso Laranja) e mantando e configuração RAW.

A foto sai toda laranja!!! Queria entender esse processo. Minha pergunta é ...

Para fotografar em PB usando um filtro de cor só dá para fazer em JPGE , pois o processamento já será em PB???

Alguém aí pode me dar uma luz ????

Canon EOS 7D - 10-22mm / 24-70mm 2.8 / 28mm 1.8 / 50mm 1.4 / 70-200mm f4


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2012, 16:00:24
RAW não faz PB, só o JPEG porque a camera faz um "pós" na foto, o RAW é como se fosse um Negativo digital, aí na revelação através de algum programa como o Light Room por exemplo é que tu irá fazer a revelação, seja colorida ou preto e branco.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2012, 16:06:26
RAW preto e branco só na Leica M Monochrome - e dizem que é um espetáculo!
O que você pode fazer é trabalhar com os canais de cores independente no LR e tirar a onda de cor que você quer!

"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


thomaz.pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • Caixa de Luz
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2012, 16:07:28
Nesse caso,  para que as pessoas ainda continuam a usar os filtros coloridos ???

O que está me dizendo é que não dá para fotografar RAW em PB usando filtro coloridos ???
Canon EOS 7D - 10-22mm / 24-70mm 2.8 / 28mm 1.8 / 50mm 1.4 / 70-200mm f4


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2012, 16:10:45
Você vai fotografar RAW normal, pode usar filtro sim, porque o filtro ele bloqueia a luz da cor que deseja, aí é só fazer o tratamento em PB no LR, se simplesmente mexer nos canais como se estivesse simulando um filtro, podes gerar ruídos na foto, o filtro é uma peça optica, o efeito no LR é digital e não irá dar o mesmo desempenho que o filtro.
Tem um tópico onde explica tudo isso aqui...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2012, 16:13:03
Para bloquear freqüencias de cores em P&B não - isso você faz na pós produção.

"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2012, 17:29:25
Excluindo filtro polarizador ou ND/ND graduado não existe nenhuma vantagem para fotografia digital P&B, na
realidade é justamente o oposto...

Não use filtro, fotografe em RAW e use o conversor para fazer o P&B
Tem bastante informação em http://www.clicio.com.br/blog/


« Última modificação: 06 de Novembro de 2012, 17:38:58 por Pictus »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2012, 20:33:23
Excluindo filtro polarizador ou ND/ND graduado não existe nenhuma vantagem para fotografia digital P&B, na
realidade é justamente o oposto...

Não use filtro, fotografe em RAW e use o conversor para fazer o P&B
Tem bastante informação em http://www.clicio.com.br/blog/

Eu tento me convencer todo dia disso e não consigo. Sempre fica uma dúvidazinha chata, que diz: o Lightroom pode alterar o eixo da cor, desviando o eixo pra cá e pra lá, mas como ele pode deixar passar mais fotons de um pedaço do espectro de cor bloqueando outros?
Se o lightroom pode mover o eixo de passagem de luz de uma determinada frequencia, como ele não pode criar pra gente uma foto com infravermelho então? Ainda estou achando que o Lightroom faz uma simulação excelente de efeito de um filtro P&B e não o trabalho de um filtro. Outra coisa: onde posso setar um Wratten 81C no Lightroom, ou um Kodak nº 15? Onde estão os dados de configuração de filtros pra gente usar?

Perguntas, perguntas e mais perguntas  :D

[]s,

RSalles



Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2012, 03:08:51
Compreenda como funciona um sensor digital http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/camera-sensors.htm
usando um filtro colorido vai desbalancear o sensor e gerar uma imagem de pior qualidade, também existe a situação
oposta http://www.libraw.org/articles/magenta-filters-on-digicam.html mas isto só vai confundi-lo ainda mais...

No RAW a informação está toda ali e o LR faz como um equalizador de som.

Infravermelho é outra questão http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=2800.0

Wratten 81C  é questão de balanço de branco
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/color-black-white.htm
https://www.youtube.com/watch?v=lzK7SMwqqFQ
Você  ajusta no conversor http://www.youtube.com/watch?v=TTPtAZvqSmU&feature=related

Você está precisando do http://www.loja.photopro.com.br/ecommerce_site/produto_26245_4455_01-DVD-Lightroom-4-para-Fotografos-Clicio-Barroso
ou http://lojaphotos.com.br/produto/3970137/Ampliada3970137


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2012, 07:59:40
Parabéns Pictus.. sempre matando a cobra e mostrando o pau....


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2012, 09:39:31
Muito legal, vivendo e aprendendo, e errando muito, e aprendendo, e as vezes acertando... kkkkk!!! Mais uma para minha caxola.!!!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2012, 11:05:39
Bom, pra não passar pelo forum tendo colocado uma dúvida e tendo que passar por semi-alfabetizado em tecnologia digital pra fotografia, minha lista de recomendação pra material sobre o tema é esta (à qual eu obviamente lí, então posso recomendar):

Sobre tecnologia:

Digital Photography Bible, Desktop Edition
Published by
Wiley Publishing, Inc.
10475 Crosspoint Boulevard
Indianapolis, IN 46256
www.wiley.com
Copyright C 2004 by Wiley Publishing, Inc., Indianapolis, Indiana

Digital Photography
P O C K E T G U I D E
Derrick Story

Digital Photography: The Missing Manual
By Barbara Brundage, Chris Grover
...............................................
Publisher: O'Reilly
Pub Date: June 2006
Print ISBN-10: 0-596-00841-4
Print ISBN-13: 978-0-59-600841-3

Mastering
Digital SLR
Photography
David D. Busch

Scott Kelby
The Digital Photographie Book
2º Edition

Sobre Adobe Lightroom:

The Adobe® Lightroom™ eBook for Digital Photographers
By Scott Kelby
...............................................
Publisher: New Riders
Pub Date: March 21, 2006
Print ISBN-10: 0-321-43736-5
Print ISBN-13: 978-0-321-43736-5
Pages: 177


Adobe® Photoshop®
LIGHTROOM® 3
Streamlining Your Digital Photography Process
Nat C oalson

Real World Camera Raw
with Adobe Photoshop CS
Industrial-Strength Production Techniques
Bruce Fraser

The Adobe® Lightroom™ eBook for Digital Photographers
By Scott Kelby
...............................................
Publisher: New Riders
Pub Date: March 21, 2006
Print ISBN-10: 0-321-43736-5
Print ISBN-13: 978-0-321-43736-5
Pages: 177
 
The Adobe® Photoshop®
Lightroom® 2 Book
The Complete Guide for Photographers
Martin Evening
Adobe Press

Working with
DxO Optics Pro 6
And
Adobe Lightroom
Integrating DxO Optics Pro 6 and Adobe Photoshop Lightroom – rev3

Sobre o uso do Lightroom pra processamento em P&B:

Advanced Digital Black & White Photography
John Beardswordth

CREATIVE
BLACK-AND-WHITE
PHOTOGRAPHY
Advanced Camera and Darkroom Techniques
REVISED EDITION
Bernhard J Suess

Street Photography – For the Purist words & photos by Chris Weeks

E este que é um ótimo livro e recomendo especialmente:

Understanding Exposure_
Revised_Edition - Bryan Peterson



[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2012, 21:14:53

O raciocínio é até bem simples, no fundo...

O RAW não é um arquivo de imagem. É uma arquivo de dados. As cores são instruções que podem ser modificadas livremente no momento da conversão para um arquivo de imagem (por isso mesmo a facilidade de corrigir o WB).
Assim sendo, exceto os filtros que modificam a luz (polarizador) ou bloqueiam (UV, IR, ND), dá pra simular qualquer modificação de cor via RAW no digital.

Tem um livro que estou lendo que estou gostando: http://www.lojaphotos.com.br/produto/3784691/CRIATIVIDADE-EM-PRETO-E-BRANCO
ACHO (ainda não terminei) que vale a leitura.

_____________________________________

Você vai fotografar RAW normal, pode usar filtro sim, porque o filtro ele bloqueia a luz da cor que deseja, (...)

Não entendi direito se vc relacionaou diretamente o cor do filtro com o bloqueio da cor... Então vai o tópico para estudo de todos os interessados: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20067.0
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2012, 22:01:28
Hyde,

A rigor, nenhum arquivo de imagem tem imagem alguma nele: todos tem um cabeçalho, depois disso  um "mapa" de pixels ou vetor, e um EOF (end of file) definindo de que tipo de arquivo se trata. É interessante conhecer a estrutura de um arquivo RAW, mas cada marca modifica o seu "tipo" pra passar informações mais exatas do seu tipo de arquitetura e sensor, matriz de bayer, etc.

A Adobe andou tentando universalizar sem sucesso o formato com seu DNG, mas, como a Adobe é uma empresa da Microsoft, ninguém poderia aderir a uma plataforma fechada que ninguém sabe o que pode acontecer com ela no dia de amanhã - apesar da Adobe "jurar" que a plataforma continuará sendo aberta, etc.

Como eu trabalhei a vida toda com foto P&B - tanto na rua, como no estúdio, e dentro do lab, e tendo aderido há uns dez anos ao processamento digital, nunca conseguí transpor minha experiência em P&B com sucesso da aplicação de filtros de cor pra correção ou pra efeitos gráficos com uma margem de sucesso tão boa quanto no filme. Eu tenho na mente com uma certeza bastante razoável exatamente qual será o resultado do uso de um filtro por exemplo, amarelo K2 numa imagem com filme, mas transpor essa "configuração" pros controles deslizantes do processamento de B&W do Lightroom é uma arte negra que eu ainda não domino e nem conheço ninguém no mundo que o faça - o mais das vezes é por tentativa e erro e observação do resultado e isso pra mim é extremamente "time consumming" comparado ao processo que eu já domino.

Vou dar um exemplo concreto. Eu adoro fotografia de paisagem. Quando eu planto meu tripé diante de uma, geralmente no começo ou no fim do dia, já sei por experiência própria que eu vou ter de cara dois problemas: o escesso de luz na porção UV do espectro e a sesibilidade muito maior do sensor das digitais pra luz de cor verde. Isso depende claro da hora do dia, da estação do ano e da altitude. Se for uma daquelas cenas que já nasceram P&B, fica fácil definir o que eu posso usar como filtro pra corrigir isso, Outro set diferente é requerido por uma cena em cor. E por aí vai. Mas é um assunto até polêmico e que rende conversa. É sempre melhor deixar a pseudo ciência de lado e se manter aberto pra resultados e comparações em campo. Meu terreno de análise aqui é o momento ANTES do fóton bater no sensor. É dessa análise e desse conhecimentop que nascem as melhores ferramentas pra fotografia na fase de pós-processamento, ou DEPOIS.

[]s,

RSalles


« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, 22:29:43 por RSalles »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2012, 05:11:58
A Adobe não pertence a Microsoft.

Filme e digital tem respostas diferentes, principalmente nas altas luzes, pior se for
uma digicam com pouco dynamic range, pode tentar contornar fazendo um HDR natural
ou melhor via Exposure Blending

Para quem quer tirar o máximo de proveito do sensor com uma só exposição, veja UniWB.

 O Silver Efex Pro 2 é  tido como o melhor emulador de filme P&B, veja os tutorias
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 06:18:22 por Pictus »