Com a colocação de led no painel o reostato comumente usado para diminuir a intensidade das lampadas convencionais não funcionam nos leds. Pra painel eu aconselho os leds comuns mesmo de alto brilho e com resistores de 680 ohms pelo menos, se colocar resistencia de 470 ohms, o led não vai durar nada, pois o carro tem tensão de quase 14v e ainda não é estável, varia bastante, a probabilidade de queimar é grande e em pouquíssimo tempo.
No painel eu colocaria resistor de 820 ohms ou até mesmo 1k ohm.
DMZamora, sabe o problema de xenon?
Na verdade não tem a ver com o fato de ser farol refletor nem projetor, nem se é refletor de lente lisa ou raiada.
Pensa comigo, vou dar um exemplo, no meu carro tenho lampadas H4 da Philips, a Philips é uma marca MUITO conceituada, e eles seguem todos os rigorosos padrões de qualidade e normas, e respeitam os padrões do projeto, no meu caso lampada H4.
Usando a lampada H4 como exemplo. A lampada não é tão simples quanto pensamos que é, não é só colocar um filamento lá dentro a vacuo que já era, ta pronto a lampada.
Na verdade é MUITO mais complicado do que pensamos, a lampada DEVE obedecer as caracteristicas do padrão, no caso H4. Portanto, o filamento do faixo de farol baixo, DEVE estar posicionado tanto verticalmente como horizontalmente e ainda lateralmente dentro do bulbo da lampada. Aliás a coisa mais básica é o bulbo este deve estar alinhado perfeitamente, caso contrário todo o resto é comprometido.
Assim como o filamento de faixo baixo, o de alta também DEVE estar posicionado corretamente, para que quando acionado a luz emitida por ele atinja as partes do refletor destinados a mandar a luz pro alto e pra longe.
Então, se a Philips segue na risca as caracteristicas, e digamos que a Osram também segue, então a grosso modo e teoricamente falando, posso afirmar que se eu colocar uma lampada Osram no lugar da Philips o resultado será o mesmo. OK!
Isso é válido para farol refletor com lente estriada, com lente lisa e também para farol projetor, tanto faz, o que manda é o projeto do farol especifico para determinado tipo de lampada, se isto for respeitado deveria ser tudo igual.
Acontece que, estas lampadas de xenon da china, são feitas de qualquer maneira, elas não seguem padrão de qualidade nenhum e tão pouco as caracteristicas originais das lampadas convencionais, o resultado? É o que vemos nas ruas...
Eu posso dizer com toda certeza do mundo, que NENHUM xenon da china ilumina mais que lampada convencional. A lampada Xinon, ops, Xenon da china, pode ter uma intensidade maior a curta distancia, mas de longa distancia, AINDA NÃO VI UMA QUE PRESTE. E é por essa intensidade maior proximo do veículo que o usuario tem a ilusão de iluminar mais, além que ilumina parede na lateral, ilumina teto de ponte que cruza rodovias, copa de arvore, manda uma luz INFERNAL no retrovisor da gente, OFUSCA MUITO quem vem de frente.
Veja os astras mesmo, são raros com xenon da china, porque o farol projetor tem eficiencia quase 100% da lampada, porém com lampada que segue as caracteristicas do projeto, lampada xinon ou melhor xenon da china, ficam umas porcarias... aí o cara acha que tem algo errado e arranca o shield do farol pra "melhorar" e acaba de detonar mais ainda o maravilhoso farol do astra que é originalmente.
Todas as BMW hoje são Xenon, parece que é? Não né, porque é de qualidade, é osram, além de não serem ridiculas coloridas, tem potencia de sobra e seguem todas as caracteristicas do projeto.
Nenhum Xenon china ilumina igual original... não tem como...
Eu já andei de gol g5 com lampada h4 mesmo, e achei aquele farol espetacular não devendo nada pra farol de astra e marea que são projetores.
Meu monza mesmo, se estivesse com as lentes novas, iluminaria tanto quanto esses carros. acontece que a lente frisada tem esse problema, conforme vai desgastando acaba comprometendo a eficiencia do conjunto.