Autor Tópico: Canon fixa 28mm 1.8 ... Uma Boa Escolha???  (Lida 10725 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2015, 21:33:59
Quando não se tem a dúvida ao certo do que comprar, não compre! A outra sugestão caso realmente queira comprar uma lente, parta para uma zoom de qualidade e veja quais as distâncias focais que mais lhe agradam.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2015, 09:27:16
Tem um amigo que fotografa comigo que comprou a 28 para usar em uma 6d. ele não tira mais ela da câmera, faz tudo do casamento com ela, desde o making of, passando por padrinhos até a festa.

Me parece dar uns efeitos bem legais. Não sei como se comportaria numa cropada.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2015, 11:45:23
Eu tenho um 28 como parte do meu trio de fixas (28 1.8, 50 1.4 é 85 1.8). Inicialmente usava em uma cromada, mas adquiri uma 6D. O que já era bom ficou ainda melhor. Eu recomendo a lente. Em casamentos e aniversários uso direto a 28 e a 50. Já em ensaios prefiro a 85. Minha favorita!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2015, 11:49:03
Em casamentos e aniversários uso direto a 28 e a 50.


Somos 2!


Já tive a 28/1.8, como dá pra ver pelo tópico, rsrs, e gostava muito! Tanto em cropada quanto em FF. Mas agora troquei pela 28/2.8 IS. Por ser menor, mais leve e ter IS. Como é um comprimento que não uso tanto, não faço tanta questão de uma abertura tão grande. E ela na SL1 fica um kit muito compacto e bacana!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2015, 18:38:52
Geralmente em GA a abertura nem sempre é tão bem vinda quando em DF maiores ou iguais à 50 mm, principalmente em FF. Por quê? Porque lentes GA já não desfocam tanto o fundo e muitas vezes se usa ela para profundidades de campo mais amplas para fotografar grupo de pessoas ou paisagens ou arquitetura. Além disso, com mão firme dá para fotografar com 1/20 o que compensa a falta de abertura. Portanto, no português claro, de 1.8 para 2.8 não faz tanta diferença nessa DF (EMHO).

Eu acho que depois da 35/40 mm, essa DF em prime seria a que mais me interessaria em ter para fazer par com 50 ou 85 mm.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 18:40:21 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2015, 18:44:08
Portanto, no português claro, de 1.8 para 2.8 não faz tanta diferença nessa DF (EMHO).


Bem isso que eu penso. Quando analiso minhas fotos feitas com GA, geralmente quero profundidades de campo maiores. Geralmente. Às vezes quero algo mais curto, mas se usar f/2.8 e chegar bem próximo do assunto já consigo desfocar o fundo suficientemente.


Eu curto bastante essa 28/1.8 USM, tive 2 cópias. Acho uma objetiva bem honesta pelo preço, e tem boa qualidade de imagem.  :ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2015, 07:50:58
Adoro a 28mm 1.8 e tem sido a lente do meu set que mais tenho usado. Uso-a numa crop.

Gosto de adaptar o "problema" do baixo desfoque do fundo utilizando-a para retratos ambientados, permite um bom enquadramento a uma distância razoável, não distorce tanto e permite o cenário visível, sem deixar de aplicar um sensível desfoque. Termina fazendo você considerar mais o fundo do que usando grandes aberturas em outras DF (50mm ou 85mm).

Até para retratos de busto a distorção fica charmosa, afinal assemelha-se a consensual qualidade da 50mm nas FF.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2015, 08:31:45
Adoro a 28mm 1.8 e tem sido a lente do meu set que mais tenho usado. Uso-a numa crop.

Gosto de adaptar o "problema" do baixo desfoque do fundo utilizando-a para retratos ambientados, permite um bom enquadramento a uma distância razoável, não distorce tanto e permite o cenário visível, sem deixar de aplicar um sensível desfoque. Termina fazendo você considerar mais o fundo do que usando grandes aberturas em outras DF (50mm ou 85mm).

Até para retratos de busto a distorção fica charmosa, afinal assemelha-se a consensual qualidade da 50mm nas FF.

kleberpicui obrigado pelo seu relato.... Um dos meus objetivos é também utilizar em retratos ambientados.
Tira uma dúvida, vc precisa recorrer muito a sua 18-55mm? Pois minha intenção é ter uma alternativa de qualidade a lente do kit, e agora estou na dúvida entre essa Canon 28mm e a Tamron 17-50mm.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2015, 09:30:15
kleberpicui obrigado pelo seu relato.... Um dos meus objetivos é também utilizar em retratos ambientados.
Tira uma dúvida, vc precisa recorrer muito a sua 18-55mm? Pois minha intenção é ter uma alternativa de qualidade a lente do kit, e agora estou na dúvida entre essa Canon 28mm e a Tamron 17-50mm.

Rapaz, não lembro a última vez que utilizei a 18-55. Mas devo lembrar que tenho uma Sigma 10-20mm pra situações em que poderia sentir falta de uma DF menor.

Para fotos de grupo em ambientes mais apertados não tem jeito, acho que 28mm em sensor crop não dá conta.

Não posso opinar sobre a Tamron, mas pra efetivamente substituir a lente do kit, acho que ela seria mais recomendada mesmo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 07 de Maio de 2015, 09:46:32
Sobre o assunto, não é a 28/1.8, mas tirei a foto de grupo do nosso último WS com a 28/2.8 IS em uma SL1 (cropada):



3° WS Flash - Campinas-SP, 12/04/15


Claro, ambiente aberto, com bastante espaço para recuo, mas 28mm em cropada fica ótimo para fotos de grupos. Nessa foto eu ainda cortei um pouco as bordas.  ;)
« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 09:47:26 por Humberto Yoji »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #25 Online: 07 de Maio de 2015, 09:55:12
Fica ótima sim, Humberto. Concordo. Mas tive que fazer a ressalva porque uma vez tive que fazer umas fotos de um aniversário infantil na família. Era mesa, decoração e um montão de criança numa sala, não tive outra escolha a não ser apelar à Sigma.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 07 de Maio de 2015, 10:00:34
Fica ótima sim, Humberto. Concordo. Mas tive que fazer a ressalva porque uma vez tive que fazer umas fotos de um aniversário infantil na família. Era mesa, decoração e um montão de criança numa sala, não tive outra escolha a não ser apelar à Sigma.

Com certeza! Como disse acima, foto externa, com espaço para recuar. Em internas já fica beeeeeem mais complicado, rsrs. Mas se tiver espaço, acho esse comprimento focal joia para fotos de grupos. A distância maior em relação ao grupo achata os planos, reduzindo a diferença de tamanho entre as pessoas da primeira fileira e da segunda.  :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 07 de Maio de 2015, 10:04:44
Não dá pra substituir a do kit em espaços curtos.
A 28mm 1.8 já esteve na minha lista de um kit de fixas, você vai precisar de outra fixa abaixo de 24mm.

Nesse ponto a tamron vai sair mais barato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2015, 10:12:47
Não é não. Em f/1.8 (e até um pouco em f/2) ela cria um tipo de "embaçado" na imagem, era algo bem comum em objetivas antigas, acho que tem a ver com os elementos asféricos. Dá pra usar, só fica um efeito engraçado, quase como um "soft focus". A partir de f/2 já reduz praticamente tudo, e em f/2.2 já fica perfeita.

Espero que você dê sorte com sua cópia, eu dei muita sorte com a minha, gostei muito e era muito nítida desde f/2.2. Mas o sakco testou uma e não gostou, e a que ele testou não era nítida até f/2.8!

Abraços

Na verdade, ela era nítida a partir de 2.0, mais ainda de 2.2, Humberto. Ela é uma lente leve e compacta, um par perfeito para a 50mm 1.4 USM. Mas o que eu não gostava era do resultado em 1.8 (e alguma coisa em 2.0), por causa desse embaçado, e do desfoque dela (que era mais borrado do que a 50 1.4)... O desabafo foi porque eu, na troca dela, peguei uma 35 Art, ou seja, fui da água pro vinho, e aí que a comparação ficou injusta. A 35 Art, por 1/3 a mais do preço, me entregou imagens mais nítidas em 1.4 que a 28 USM em 2.8... E aí, já viu...
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #29 Online: 11 de Maio de 2015, 10:21:20
Na verdade, ela era nítida a partir de 2.0, mais ainda de 2.2, Humberto. Ela é uma lente leve e compacta, um par perfeito para a 50mm 1.4 USM. Mas o que eu não gostava era do resultado em 1.8 (e alguma coisa em 2.0), por causa desse embaçado, e do desfoque dela (que era mais borrado do que a 50 1.4)... O desabafo foi porque eu, na troca dela, peguei uma 35 Art, ou seja, fui da água pro vinho, e aí que a comparação ficou injusta. A 35 Art, por 1/3 a mais do preço, me entregou imagens mais nítidas em 1.4 que a 28 USM em 2.8... E aí, já viu...

Sakco... aproveitando sua resposta, você poderia falar sobre o contraste? O contraste dela se equivale ao da 50mm 1.8 ?

Valeu