Autor Tópico: Processando RAW - DxO Optics Pro 8  (Lida 8672 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 03 de Julho de 2013, 16:30:04
Não. Eu não estou com o PS entranhado no sangue a ponto de interferir no meu julgamento. O GIMP é no conjunto, uma caca q não vale nem de graça.
Já vieram colegas fotógrafos aqui em casa achando q eu estava com implicancia e mostrei na prática a realidade. No fim sempre a mesma coisa: "É vc tem razão... Não tinha percebido isso ou aquilo...."

Se for aqui do Rio eu te mostro ao vivo a caca q ele é....

Muito melhor juntar 100 dólares e comprar o PSE.


Pois é, mas eu achei o PSE outra caca, não permite certos ajustes finos que me fazem falta. Como eu disse antes, não tem nada universal. O engine da Adobe para raw é uma caca na minha opinião, o rei do moiré. Sei que moiré não acontece toda hora mas quando acontece uma vez em uma foto importante te lasca de vez, e nisso qualquer coisa é melhor que o ACR.

Uso o PSE somente por causa de alguns plugins que são realmente muito bons e para edicão simples. Se precisar de algo mais sofisticado em termos de edição aí vou de PictureWindow. Foda é digerir as mais de mil páginas de documentação para quem não conhece.


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 03 de Julho de 2013, 16:38:50
Fábio, continua utilizando o Dxo Optics? Baixei a versão de teste e estou achando interessante.

A minha dúvida ainda entre ele e o Lightroom é a possibilidade de usar o silver efex... vale à pena a diferença? O Dxo sai a um preço bem interessante se comparado à soma dos dois softwares.
Carlos ,

Continuo usando sim , e tambem inciando o Lightroom . São programas diferentes com objetivos gerais diferentes .

Estava sentindo falta de algumas no DxO , por ele ser , como dito com muita propriedade por outro colega , ele é um Laboratorio Digital , e o Lightroom  um mix com editor . Ambos tem vantagens e desvantages , e como qualquer programa , pode ser muito bom para um e nao servir para outro .

Os tutoriais d DxO realmente me ajuda muito .

Se voce usa o Lightroom , de uma olha nos tutorias do Dhani B ( http://www.youtube.com/channel/UCtlf69QibSX4q9zfS6iVbKQ ) , são muito bons .

Outra coisa que faço é misturar tutorias , usar de um software , no outro . A nível de aprendizado é bem interessante .Sou amador e não  tenho compromisso com quantidade e tempo , ai fico me divertindo com as possibilidades.

Abraços

« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 16:47:39 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 03 de Julho de 2013, 16:41:49
Colegas ,

Considerando-se que o protocolo de arquivo RAW é conhecido dos fabricantes de software , e que "Não se tira de onde não tem",

onde é a base de tanta diferença de resultado entre os processamentos básicos ( exposure /shadows/light/nitides) entre os vários softwares , dentro da mesma nível de qualidade/preço ?

Alguem explica ?

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 03 de Julho de 2013, 16:45:13
Colegas ,

Considerando-se que o protocolo de arquivo RAW é conhecido dos fabricantes de software , e que "Não se tira de onde não tem",

onde é a base de tanta diferença de resultado entre os processamentos básicos ( exposure /shadows/light/nitides) entre os vários softwares , dentro da mesma nível de qualidade/preço ?

Alguem explica ?

Abraços
Fábio José


Existem literalmente dezenas de algoritmos para processamento de imagem. Alguns melhores, outros piores. A quantidade de variáveis envolvidas é absurda e pode fazer muita diferença sim. Procure por um artigo do Pictus que mostrava o Moiré absurdo de uma cena processada pelo ACR e a mesma cena quase sem, pelo Silkypix. Fora outras coisas, como processamento de cores e luminancia.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #34 Online: 03 de Julho de 2013, 17:45:07
Deixa eu me pronunciar a respeito como usuário desses softwares aí:

Sobre o Gimp, o Lúzio com certeza é um newbie em termos de Unix e não gosta dele porque gosta do rwindows, fato.
O gimp funciona como um conjunto de interfaces acessando um sem número de bibliotecas gráficas: libtiff, libraw (ainda que a libraw seja uma biblio voltada exclusivamente pra processamento raw - etc. Se o "engine" do Gimp (já começa a sanha do zé orêia por aí por que o Gimp não tem "engine" mas é uma interface pros "engines" que são própriamente as bibliotecas que executam os comando do Gimp, que é uma interface) dizia, se o Gimp é uma "caca" a culpa é das bibliotecas Berkeley/Posix que ele usa, e que são mamadas avidamente pela totalidade das interfaces comerciais, como o Adobe Camera Raw. É comum descer o rêlho numa coisa que não se sabe usar, ponto.
Acho o LR um programa excelente pro que se propõe. Acho o PS um líder no seu segmento, um software muito bem estruturado, configurável ao extremo, e que tem diversos produtos não tão completos porém com interface igualmente eficientes. Um deles sem dúvida é o Gimp que usei dez anos e recomendo. Leva mais tempo pra aprender a usar, mas se persistir no aprendizado não irá se arrepender, principalmente se optar por usar o Gimp com um Linux da vida, onde voce pode instalar a totalidade de bibliotecas gráficas disponíveis por aí pra Linux e desfrutar de um Gimp com 100% do seu potencial, diferentemente da sua versão capada pra rwindows,


[]s,

RSalles

« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 17:58:51 por RSalles »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #35 Online: 03 de Julho de 2013, 21:23:28
Salles (espero q não sejamos parentes), sei exatamente o q falo e sou conhecido por ser muito sensato em termos de avaliação.
mas tudo bem, esperto... Faz o seguinte: explica para a galera como cropar uma imagem no GIMP para a medida 15x21 com 300 dpi para poder mandar direto pro lab...
Depois explica o q acontece se vc colocar uma foto sobre outra (camada), pegar a borracha e apagar parte da de cima...
Depois explica pra galera, pq o Linux, sendo de graça é tão pouco difundido.
Mexo com informática desde a época do cartão perfurado e acompanho a evolução com atenção. Quando lançaram interface gráficas e depois o Windows, o q mais ouvi foi coisa do tipo: Interface gráfica é coisa para viadinho ou para gente burra. O negócio é linha de comando...E pensar q vc usa o Linux com alguma interface gráfica...Como fica isso???
Criava programas em basic e rodava em ratoeiras com gravador de fita cassete e televisão de tubo PB...
Mas voltando ao assunto...Explica o q perguntei aí em cima...
« Última modificação: 03 de Julho de 2013, 21:29:29 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #36 Online: 03 de Julho de 2013, 21:32:38
**EDITADO**
2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 21:19:50 por Helena Bsb »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #37 Online: 03 de Julho de 2013, 21:41:15
**EDITADO**
2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 21:20:23 por Helena Bsb »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #38 Online: 03 de Julho de 2013, 22:08:00
**EDITADO**
2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 21:20:40 por Helena Bsb »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #39 Online: 03 de Julho de 2013, 22:52:38
**EDITADO**
2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 21:21:00 por Helena Bsb »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #40 Online: 03 de Julho de 2013, 23:01:52
**EDITADO**
2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 21:21:16 por Helena Bsb »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 03 de Julho de 2013, 23:25:47
Acho que não precisamos levar a questão para o ataque pessoal. Acho que o Lúzio de fato pegou 'pesado'.

Os programas tem sua vantagens e desvantagens. E o melhor é aquele que entendemos, sabemos usar, e digo ainda: aquele que nos é confortável...

Seria até um discussão filosófica sobre a preferência de cada um. Ficaríamos em um ciclo sem fim apontando o que um faz e o outro não.

Aliás, as distro Linux são muito difundidas, e pessoalmente utilizo quando vou realizar operações em redes abertas ou que exijam segurança

''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #42 Online: 03 de Julho de 2013, 23:50:04
**EDITADO**
2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.

« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 21:21:36 por Helena Bsb »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #43 Online: 04 de Julho de 2013, 10:16:28
RSalles, se ele quebrou regras, deve ser moderado. Se achar necessário, faça-o.

A partir desse exato momento, farei valer a regra

2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.

Msgs que se enquadrem nesse item, serão editadas ou apagadas. Irei resolver com a moderação o que fazer.
Portanto, sugiro não perderem seu tempo esticando o assunto...
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 10:18:31 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #44 Online: 04 de Julho de 2013, 10:23:14
Ah sim, e quaisquer questionamentos com relação à ação da moderação, devem ser levados para a sala de SUPORTE.
Essa é a sala adequada para isso.
Deixemos os tópicos de outros assuntos cumprindo o propósito para o qual foram criados.  :ok:
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, 10:23:32 por Helena Bsb »