Autor Tópico: Anel de zoom duro  (Lida 7125 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 26 de Maio de 2006, 11:41:24
Dae gentes.

Peguei ontem uma Sigma 70-300 APO Macro. Minha experiencia com teles em reflez é quase nula. Só ano passado fiz umas fotos com uma Sigma 70-300 "não-sei-as-outras-especificações", numa analógica.

Ontem fuçando nessa minha achaei o girar do anel de zoom muito pesado, precisando duma boa dose de força em ambas mãos (uma pra girar e ouytra segurando a cam). Pelo que lembro daquela que usei anopassado, o anel fluía bem melhor, assim como todos outros anéis de zoom (em lentes "normais") que já usei.

Alguém aí que já usou essa telezoom teve essa impressão também? Ou será um problema só na minha unidade? :denken:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2006, 12:22:07
Nao tenho resposta pra tua pergunta...
mas na tele que já usei (que não era dessa tua), ela rodava que nem rolamento novo... macio, macio.


mauriciodelia

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2006, 13:20:56
a minha sigma era bem macia.
Maurício D'Elia - canon


Mr Rezy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2006, 13:41:09
O Getter está com uma 50-500mm, zero que é um pouco dura, mas nada de exagerado e com certeza com um pouco de uso já ficará macia.

Agora no caso da lente 50-500mm, está longe de ter que fazer FORÇA com as duas maos, somente um pouco mais do que estava acostumado.

Xiru, sua lente é nova? Se for nao vejo motivos para preocupaões.

Abraços.
« Última modificação: 26 de Maio de 2006, 13:42:18 por Mr Rezy »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2006, 13:43:33
Citar
O Getter está com uma 50-500mm, zero que é um pouco dura, mas nada de exagerado e com certeza com um pouco de uso já ficará macia.

Agora no caso da lente 50-500mm, está longe de ter que fazer FORÇA com as duas maos, somente um pouco mais do que estava acostumado.
Bem... claro que eu não tenho que me desdobrar pra essa força né. Na verdade não é um "grande" esforço. É em se tratando de uma lente que deveria girar, como disseram, como um rolamento novo.

De 200 a 300mm fica ainda mais duro. Pouca diferença, mas fica. :(
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2006, 14:04:05
Sobre a dureza dos anéis é isso aqui...

A lente vai precisar de um tempo para fazer que o lubrificante que ficou parado desde a fábrica até você seja depositado ao longo das engrenagens para começar a ficar mais suave e caso ela tenha anéis de vedação a borracha precisa de um tempo para ser amaciada. Não precisa ficar preocupado, as lentes tem um tempo para amaciar e ficar no ponto que o dono gosta digamos assim. É que nem carro.

Hoje a minha 24-70 é bem mais macia que na época que comprei, o anel de zoom era uma dureza, hoje ele está uma manteiga de tão macio. Tanto a borracha de vedação como o bálsamo que é o lubrificante já se espalharam pela lente deixando ela mais macia.

As lentes mais simples são muito mais macias nesse caso, se você deixar uma 70/75-300 toda esticada e colocar de pé depois de uma tempo ela se recolhe toda para você ter noção.

Qualquer coisa é só perguntar.

Abs!  :bye1:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2006, 15:06:01
Opa!
Valeu mesmo esses toques,Carlo! Tomara que seja isso mesmo!  :thmbup:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2006, 23:20:41
Citar
Bem... claro que eu não tenho que me desdobrar pra essa força né. Na verdade não é um "grande" esforço.
Fala a verdade.. tu tá rodando ela usando um alicate de pressão  :laughing:  


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2006, 04:08:55
Citar
Citar
Bem... claro que eu não tenho que me desdobrar pra essa força né. Na verdade não é um "grande" esforço.
Fala a verdade.. tu tá rodando ela usando um alicate de pressão  :laughing:
Antes fosse!!!

Coloquei um sistema de roldanas/correia no anel. E dai uma junta de boits fica andando e puxando, tipo num engenho. Só não contei antes pq tava com vergonha :P
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS