Autor Tópico: Aniversário em buffet  (Lida 2704 vezes)

jedson_silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 26 de Maio de 2006, 15:53:19
Pessoal,

Fui convidado para fotografar no aniversário de um sobrinho porém tenho algumas dúvidas e além delas gostaria de sugestões.


1 - Devo fotograr no modo de prioridade de velocidade sem me preocupar em ajustar flash e abertura?

2 - Mesmo utilizando flash devo aumentar o ISO?

3 - Vale a pena arriscar tudo no modo manual?


Meu cunhado e eu sabemos que ainda não possuo muito experiência e eu, particularmente, não gostaria de nos decepcionar (eu e ele).



Desde já,

Muito obrigado
José Edson

Rebel XT
Lente 17-85mm f/4.0-5.6 USM IS EF-S (Canon)
Flash Speedlite 430 EX (Canon)


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2006, 20:26:39
Oi!

Não sou a mais experiente para te ajudar,mas tenho um equipamento semelhante ao seu e o utilizei em P,Iso 400,compensando +1 no flash e na câmera.Isso porque minha lente (Canon 18-55mm) é escura e temi subexposição.As fotos não ficaram perfeitas,mas também sem maiores problemas.Hoje,acho que não compensaria a câmera.Utilizar tudo no manual sem dominar o equipamento(o que ainda é o meu caso)acho perigoso.

Espero ter ajudado!

Boas fotos!

Adriana.
« Última modificação: 27 de Maio de 2006, 20:28:01 por Adriana Barros »


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2006, 05:32:22
Olá!
Tudo jóia?
Então, qual o flash que vc tem?
E lente?/camera?

Vou tentar responder as suas perguntas:

1. sempre que possível é interessante sim ajustar a velocidade.
Eu sempre tiro no mínimo 1/80 quando tem pessoas e no máximo 1/8 quando não tem pessoas ou quando quero dar algum efeitinho (geralmente uma foto da festa "inteira" por exemplo - em que algumas partes ficam um pouco tremidas e outras não)
Bom, mas para manter a velocidade 1/80 geralmente tenho que sacrificar o iso, sendo quase sempre 800 ou até mesmo 1600 (uso uma XT da Canon).

2. se o seu flash for bom, use no máximo iso 400 (eu não gosto de usar um iso muito baixo também, como por ex. o 100 porque se der sombra, será aquela sombra forte, escura)

3. bom, pra te falar a verdade, em eventos sociais muita gente fala que faz no modo "manual", mas usam o modo "p" que se for ver é o modo "programável" - uma variação do modo automático hehehe
Tem muitos fotógrafos que se gabam também em dizer que tiram/fazem o "foco" também manualmente. Eu digo que a maioria ou é muito bom ou são mentirosos, pois foto social que geralmente é "pauleira" é muito difícil isto, ainda mais quando é um evento noturno... mas todo o caso né...
Agora sobre o modo "manual" "m", é interessante vc escolher uma velocidade e/ou uma abertura padrão (eu geralmente uso f/4 ou f5,6) e ficar mudando somente a velocidade. ((quando estou meio longe eu uso as vezes f/8 e f/11 e mando carga no flash hehehe - aí eu pego o fundo do local e fica super boa a foto hahah))
No seu caso específico, sugiro vc tirar uma foto no modo automático total e outra no modo "m" que vc configurar - se for possível fazer isto. Eu geralmente tiro 2 fotos das pessoas quando isto é possível. Falo que a pessoa piscou e tenho que tirar outra... hah

Bem, todo o caso, "treine" no local alguns tipos de exposições e escolha pelo LCD a melhor configuração.

Abraços,

Renato
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



jedson_silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2006, 14:25:24
Adriana e Ranato,

Muito Obrigado, seguirei as sugestões de vocês e depois apresento algumas das fotos.


Renato,

A camera é a Rebel XT com lente 17-85mm f/4.0-5.6 e o Flash é o Speedlite 430 EX.


Obrigado
José Edson

Rebel XT
Lente 17-85mm f/4.0-5.6 USM IS EF-S (Canon)
Flash Speedlite 430 EX (Canon)


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2006, 00:45:26
Ok! Depois comente,sim,os resultados.Com isso,a gente vai aprendendo.

Boas fotos!

Adriana.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2006, 01:13:28
Oi Jedson,
tudo bom?
Acho que para fotos de gente, especialmente crianças, não dá prá arriscar perder o momento... eu faria tudo no " confortável" modo P, para garantir bons resultados. Sempre dá prá brincar no manual, mas é melhor deixar isso prá quando vc já estiver satisfeito com as fotos que já tem, ou se chegar cedo, fazer algumas fotos do ambiente.
Fiz um evento nas duas noites passadas, e aprendi duas boas lições:
1- quando a ação tá rolando ( como na hora de cortar o bolo, por ex.) , deixe a camera pronta, focada, e vá enquadrando o tempo todo
2- mantenha baterias novas no bolso ! as minhas estavam na bolsa, e quase perco a foto principal da noite por causa disso...
Espero ter ajudado.
Bons clicks !
GuiGui
 


GUEVARA

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 503
  • Sexo: Masculino
  • guevara
Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2006, 09:14:59
Citar
Olá!
Tudo jóia?
Então, qual o flash que vc tem?
E lente?/camera?

Vou tentar responder as suas perguntas:

1. sempre que possível é interessante sim ajustar a velocidade.
Eu sempre tiro no mínimo 1/80 quando tem pessoas e no máximo 1/8 quando não tem pessoas ou quando quero dar algum efeitinho (geralmente uma foto da festa "inteira" por exemplo - em que algumas partes ficam um pouco tremidas e outras não)
Bom, mas para manter a velocidade 1/80 geralmente tenho que sacrificar o iso, sendo quase sempre 800 ou até mesmo 1600 (uso uma XT da Canon).

2. se o seu flash for bom, use no máximo iso 400 (eu não gosto de usar um iso muito baixo também, como por ex. o 100 porque se der sombra, será aquela sombra forte, escura)

3. bom, pra te falar a verdade, em eventos sociais muita gente fala que faz no modo "manual", mas usam o modo "p" que se for ver é o modo "programável" - uma variação do modo automático hehehe
Tem muitos fotógrafos que se gabam também em dizer que tiram/fazem o "foco" também manualmente. Eu digo que a maioria ou é muito bom ou são mentirosos, pois foto social que geralmente é "pauleira" é muito difícil isto, ainda mais quando é um evento noturno... mas todo o caso né...
Agora sobre o modo "manual" "m", é interessante vc escolher uma velocidade e/ou uma abertura padrão (eu geralmente uso f/4 ou f5,6) e ficar mudando somente a velocidade. ((quando estou meio longe eu uso as vezes f/8 e f/11 e mando carga no flash hehehe - aí eu pego o fundo do local e fica super boa a foto hahah))
No seu caso específico, sugiro vc tirar uma foto no modo automático total e outra no modo "m" que vc configurar - se for possível fazer isto. Eu geralmente tiro 2 fotos das pessoas quando isto é possível. Falo que a pessoa piscou e tenho que tirar outra... hah

Bem, todo o caso, "treine" no local alguns tipos de exposições e escolha pelo LCD a melhor configuração.

Abraços,

Renato
Essa xt da cannon é digital...quantos mp.....


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2006, 10:35:30
A XT tem 8mpixels.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada