Autor Tópico: Como usar uma D70 + SB-600 td no modo Manual!!!  (Lida 1992 vezes)

O Retratista

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 26 de Maio de 2006, 16:04:21
Bom pessoal, esse é meu primeiro tópico aki e gostaria de saber dos colegas como utilizar a Nikon D70 + o flash SB-600 no modo manual?
Se possível me passem uma tabela ou algo parecido!
Se puderem me passar dicas de como vcs fazem com o seu equipamente serei mto grato! Vlw!


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2006, 17:10:33
Olá, o número guia do flash SB600 é 30 [ISO100], 42 [ISO200] (posição zoom 35mm). O flash também permite baixar a potência, então  pode jogar com as aberturas na câmera ou com a potência do flash (de 1/1 a 1/64).

Para fazer uma tabela:
Citar
Fórmula do número-guia - O número-guia de um flash é 25 com um filme de ISO 100. A distância flash-motivo é 3 de metros:

25 : 3 = f/8 (arredonde se for necessário)
Eliverto Scherer<br /><br />


O Retratista

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2006, 18:11:25
Agradeço a resposta, mas como saber o número guia para ISOs maiores como 400 - 800 - 1000 -1600?

E a velocidade do Obturador como fica???

E essas mesmas fórmulas funcionam se for usado o flash em modo TTL??? ow se for usar em TTL, basta eu me preocupar com o máquina q o flash faz o resto?

Ah, mais uma perguntinha, o lance no flash de 1/1 até 1/64 equivaleria a que na máquina?

Desculpa tantas perguntas, é q eu sou bem leigo nesse assunto!

Vlw!
« Última modificação: 26 de Maio de 2006, 18:20:40 por O Retratista »


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2006, 19:27:30
Citar
Agradeço a resposta, mas como saber o número guia para ISOs maiores como 400 - 800 - 1000 -1600? Significa usar um ponto de abertura menor f/, a partir do que foi calculado para o IS) 100 ou diminuir uma potência 'cheia' no flash, para cada ponto.

E a velocidade do Obturador como fica??? A D70S sincroniza até 1/500, o efeito disso é menos captura da luz do ambiente (no fundo do assunto principal)  a medida que a velocidade for maior

E essas mesmas fórmulas funcionam se for usado o flash em modo TTL??? ow se for usar em TTL, basta eu me preocupar com o máquina q o flash faz o resto? A grosso modo no TTL a câmera e/ou flash decidem a potência do disparo ou abertura, dependendo do modo usado

Ah, mais uma perguntinha, o lance no flash de 1/1 até 1/64 equivaleria a que na máquina? A redução do flash é em intervalos de 1/3 de ponto, cada fração completa é um ponto, diminuindo a potência aumenta o tamanho da abertura na mesma proporção.

Desculpa tantas perguntas, é q eu sou bem leigo nesse assunto!

Também não sou expert , tudo que sei aprendi nos fóruns ou web, e uma das vantagens do meio digital é que podemos testar muito :thmbup:

Vlw!
:thmbup:  
Eliverto Scherer<br /><br />


O Retratista

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2006, 09:35:11
Vlw! Mto Obrigado!!!


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2006, 15:08:54
Citar
Citar
Agradeço a resposta, mas como saber o número guia para ISOs maiores como 400 - 800 - 1000 -1600? Significa usar um ponto de abertura menor f/, a partir do que foi calculado para o IS) 100 ou diminuir uma potência 'cheia' no flash, para cada ponto.

E a velocidade do Obturador como fica??? A D70S sincroniza até 1/500, o efeito disso é menos captura da luz do ambiente (no fundo do assunto principal)  a medida que a velocidade for maior

E essas mesmas fórmulas funcionam se for usado o flash em modo TTL??? ow se for usar em TTL, basta eu me preocupar com o máquina q o flash faz o resto? A grosso modo no TTL a câmera e/ou flash decidem a potência do disparo ou abertura, dependendo do modo usado

Ah, mais uma perguntinha, o lance no flash de 1/1 até 1/64 equivaleria a que na máquina? A redução do flash é em intervalos de 1/3 de ponto, cada fração completa é um ponto, diminuindo a potência aumenta o tamanho da abertura na mesma proporção.

Desculpa tantas perguntas, é q eu sou bem leigo nesse assunto!

Também não sou expert , tudo que sei aprendi nos fóruns ou web, e uma das vantagens do meio digital é que podemos testar muito :thmbup:

Vlw!
:thmbup:
"E essas mesmas fórmulas funcionam se for usado o flash em modo TTL??? ow se for usar em TTL, basta eu me preocupar com o máquina q o flash faz o resto? A grosso modo no TTL a câmera e/ou flash decidem a potência do disparo ou abertura, dependendo do modo usado"

sim se vc estiver usando a D70 no modo manual e o flash em ttl, ele se encarrega do resto...ele reconhece os valores de veloc. e abert. q vc estah utilizando e expoe corretamente. inclusive detecta se vc estiver usando veloc. acima do sincro (1/500) e bloqueia em 1/500........uso minha D70s assim constantemente.....
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 15:10:06 por FábioVenhorst »
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias