Autor Tópico: Vocês utilizam fotômetro de mão com equip DIGITAL?  (Lida 4752 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2006, 18:09:42
Eu imagino. Conhecer o Sistema de Zonas é um bom começo. :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #16 Online: 05 de Junho de 2006, 18:28:38
Citar
Vc pode até obter exposição correta interpretando o histograma. Mas não imagino como "desenhar" com a luz sem fazer o uso do fotometro, na mão, medindo cada área do assunto e te dando opções.
E o spot?!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 05 de Junho de 2006, 18:32:27
Roberto o modo spot é um modo de luz refletida.
Na verdade tbm não adianta medir o quadr inteiro como foi proposto se não se conhece o tom de cinza das bolhas que estão sendo usadas.
Exposição é algo bem mais complexo do que a grande maioria imagina, como estamos notando aqui a maioria sequer sabe como funciona um fotômetro e porque podem existir diferenças de uns para os outros.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2006, 19:41:32
Citar
Roberto o modo spot é um modo de luz refletida.
Na verdade tbm não adianta medir o quadr inteiro como foi proposto se não se conhece o tom de cinza das bolhas que estão sendo usadas.
Exposição é algo bem mais complexo do que a grande maioria imagina, como estamos notando aqui a maioria sequer sabe como funciona um fotômetro e porque podem existir diferenças de uns para os outros.
Eu sei, a medição da camera é diferente da do fotômetro de mão. Um mede a luz refletida e o outro a luz incidente...

O negócio é que eu posso fotometrar por zona com o spot tranquilamente.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2006, 20:14:20
Citar
Citar
Roberto o modo spot é um modo de luz refletida.
Na verdade tbm não adianta medir o quadr inteiro como foi proposto se não se conhece o tom de cinza das bolhas que estão sendo usadas.
Exposição é algo bem mais complexo do que a grande maioria imagina, como estamos notando aqui a maioria sequer sabe como funciona um fotômetro e porque podem existir diferenças de uns para os outros.
Eu sei, a medição da camera é diferente da do fotômetro de mão. Um mede a luz refletida e o outro a luz incidente...

O negócio é que eu posso fotometrar por zona com o spot tranquilamente.
Tem fotometro de mão que tbm mede a refletida, não?  :denken:

Bom, mas o caso é que "implicamos" com a opinião do colega ali pra cima. Olha, dá pra acertar sim interpretando o histograma. Mas tbm dá sem ele.

O Ivan é um exmmplo, eu admiro demais a minuciosa fotometris das fotos dele. Enunca ouvi ele dizer que usa fotômetro de mão.

Claro que é uma baita ferramenta e tudo mais, mas não é algo tão imprescindível para desenhar à luz.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2006, 23:12:19
Citar
Citar
Citar
Roberto o modo spot é um modo de luz refletida.
Na verdade tbm não adianta medir o quadr inteiro como foi proposto se não se conhece o tom de cinza das bolhas que estão sendo usadas.
Exposição é algo bem mais complexo do que a grande maioria imagina, como estamos notando aqui a maioria sequer sabe como funciona um fotômetro e porque podem existir diferenças de uns para os outros.
Eu sei, a medição da camera é diferente da do fotômetro de mão. Um mede a luz refletida e o outro a luz incidente...

O negócio é que eu posso fotometrar por zona com o spot tranquilamente.
Tem fotometro de mão que tbm mede a refletida, não?  :denken:

Bom, mas o caso é que "implicamos" com a opinião do colega ali pra cima. Olha, dá pra acertar sim interpretando o histograma. Mas tbm dá sem ele.

O Ivan é um exmmplo, eu admiro demais a minuciosa fotometris das fotos dele. Enunca ouvi ele dizer que usa fotômetro de mão.

Claro que é uma baita ferramenta e tudo mais, mas não é algo tão imprescindível para desenhar à luz.
Sim, tambem acho. Mesmo por que com a prática a pessoa aprende a não confiar na medição que a camera te dá e consegue seguir o próprio caminho pela base dada na fotometria do equipamento...

Apesar da técnica, tem algo subjetivo na fotometria sim.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2006, 23:44:46
Citar
Apesar da técnica, tem algo subjetivo na fotometria sim.
Fotometria é algo objetivo e claro. São números.

O uso dessa informação que é subjetivo e constrói uma foto.  
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2006, 00:11:17
Citar
Citar
Apesar da técnica, tem algo subjetivo na fotometria sim.
Fotometria é algo objetivo e claro. São números.

O uso dessa informação que é subjetivo e constrói uma foto.
São duas maneiras de dizer a mesma idéia. Nem que seja: sim, tem algo sujbetivo na fotometria: a maneira como usamos a informação que ela dá.

Bem, isso é só masturbação gramatical, principalmente da minha parte.
O caso é que pra mim geralmente não faz (faria) sentido medir cada pedaço da cena com um fotômetro de mão, e tampouco isso legitima ou não uma fotografia.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2006, 00:51:25
Citar
Citar
Citar
Apesar da técnica, tem algo subjetivo na fotometria sim.
Fotometria é algo objetivo e claro. São números.

O uso dessa informação que é subjetivo e constrói uma foto.
São duas maneiras de dizer a mesma idéia. Nem que seja: sim, tem algo sujbetivo na fotometria: a maneira como usamos a informação que ela dá.

Bem, isso é só masturbação gramatical, principalmente da minha parte.
O caso é que pra mim geralmente não faz (faria) sentido medir cada pedaço da cena com um fotômetro de mão, e tampouco isso legitima ou não uma fotografia.
Engraçado, eu ja esperava a interpretação estritamente gramatical e restritiva do que falei.

O importante é que a mensagem foi passada. E se for pra brincar com a gramática: fotometria, ou medição de luz, apesar de feita por um equipamento, técnica e números, eu posso modificar o resultado ao meu bel prazer e encontrar uma medição que me satisfaça. Foi subjetiva, não? ;)

Enfim, deixando masturbação gramatical de lado, utilizar a informação que o fotômetro me dá da maneira que eu entendo melhor ser, faz dela algo subjetivo. Fotometria é meramente objetiva quando você se restringe ao que o equipamento te dá.
« Última modificação: 06 de Junho de 2006, 00:54:34 por Roberto O. Almeida »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #24 Online: 06 de Junho de 2006, 01:07:58
Citar
Enfim, deixando masturbação gramatical de lado, utilizar a informação que o fotômetro me dá da maneira que eu entendo melhor ser, faz dela algo subjetivo. Fotometria é meramente objetiva quando você se restringe ao que o equipamento te dá.
Falou e disse. Putz... ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 06 de Junho de 2006, 10:42:12
Roberto na verdade ela é bastante objetiva.
Quando vc sabe o que quer o equipamento lhe dará a base para calcular o que é necessário para um dado resultado, fotometria é sim bastante objetivo e matemático, subjetiva é a idéia da foto, mas vc só conseguirá chegar a essa idéia com objetividade, senão vira loteria. Na verdade essa é a grande diferança de um fotógrafo de ponta para um fotógrafo normal, o fotógrafo de ponta pega o que quer e sabe exatamente como obter a partir de processos bastante consistentes, independente do tipo de fotômetro que vc der para ele ele conseguirá os mesmos resultados, é uma ciência exata, se deixarmos para interpretações que dependem de experiências pessoais com o equipamento as coisas perdem a objetividade e a obtenção de resultados vira loteria, o que é uma atitude e um perfil típico dos clicadores.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2006, 12:25:21
Bem, voltas e voltas e paramos no mesmo lugar Hehe ;)


Gustavo Diehl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2006, 12:38:22
Citar

Com relação a ser prático ou não eu só digo uma coisa...
A diferença entre o bom fotógrafo e o fotógrafo ruim é que o ruim precisa de N fotos para fazer uma boa e o bom fotógrafo (como sabe o que está fazendo) precisa de umas 2 ou 3 no máximo, ou seja fotos boas todos vão fazer a diferença é quão baseado na sorte e na tentativa e erro isso vai ser e portanto o quão eficiente o cara vai ser. Imagine em um ambiente de fotografia social vc tntando fazer ajustes para fazer uma bela foto do beijo dos noivos? Ou em uma produção que custa R$ 5000,00 a hora você se preocupando em testar qual opção vai ficar melhor? É impossível, o cara que trabalha por tentativa e erro teria sérios problemas e poderia até perder os resultados.
 :thmbup:  


Gustavo Diehl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2006, 12:42:55
Citar

Com relação à diferenças vcs tem que antes de mais nada entende o funcionamento de um fotômetro.
O fotômetro mede para a máxima saturação de uma dada sensibilidade, então não tem como dar diferença, TODOS OS FOTÔMETROS MEDEM IGUAL
Pois é...mas quando eu falo nas diferenças... não me refiro às diferenças de "leituras"...falo do resultado... Se utilizo, precisamente a leitura de um fotômetro de mão (testei com Polaris... Minolta...sekonic)..parece que a foto sai sempre mais estourada...muito exposta...

Mas pode ser só uma impressão...

 


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2006, 12:49:03
Citar
Enfim, deixando masturbação gramatical de lado, utilizar a informação que o fotômetro me dá da maneira que eu entendo melhor ser, faz dela algo subjetivo. Fotometria é meramente objetiva quando você se restringe ao que o equipamento te dá.
Desculpa, juro q queria acabar com essa guerra de semântica (não gramatical), mas é uma questão de honra. :laughing:

O uso que vc faz da matemática não faz dela algo subjetivo, assim como a fotometria.

Foto-metria -> Medição da luz. Isso não é nem de longe um conceito subjetivo. São  simplesmente dados. Subjetivo é o uso que vc faz dessa informação para capturar um fotograma. Subjetiva é a sua escolha de subexpor meio ponto para dar um clima sombrio à foto.
Se restringir com o que o equipamento dá não é objetividade, é mediocridade.


Agora voltando ao problema do nosso amigo, os fotometros podem ser regulados. Se vc tiver acesso a outro fotometro, vc pode igualar as medições, corrigindo o seu fotometro.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]