Autor Tópico: Fotos de Flores  (Lida 1705 vezes)

Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Novembro de 2012, 10:30:37
Colegas ,

Gostaria de trocar mensagens com que gosta de fotos de Flores .

Objetivo : desenvolver o assunto dentro do tema tecnica fotografica / conhecimento especifico de flores

Alguem se habilita ?  :assobi:

Abraços
Fábio José

« Última modificação: 12 de Novembro de 2012, 10:33:30 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


jorgenose

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2012, 11:49:37
   Esse e um tema que me interessa, praticamente fotografo somente flores, mas nao tenho tecnica  nem conhecimento em fotografia, fotografo muito em parques publicos (moro no Japao) , uma sugestao, se puderem postar em aberto, para os que se interessarem, acompanharem e aprenderem tambem.
     
canon 7D, , EOS-M , 10D,  Olympus OM D E-M5 , 1030 SW  Nikon V1, Fujifilm X-E1
 lentes : canon 20mm 2.8, 28mm 2.8, 50mm 1.4, 24-105mm F4 L IS USM, 70-200mm 2.8 L USM,  EF-M 18-55mm 3.5-5,6 IS STM, 22mm 2 STM,   Tokina 19-35mm  3,5-4,5,
Tamron 11-18  4.5 - 5.6, 17 - 50 2.8, Sigma 30 1.4 A,  Sigma 105 2.8 macro, 50-500  4-6.3 APO HSM, Olympus m.zuiko  12-50mm f3.5-6.3 ez,  45 !.8, M.ZUIKO ED 40-150mm F4.0-5.6 R★,  14mm 2.5 ASPH, Nikor  10-30, 30-110, Fujinon 18-55


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2012, 16:56:15
   Esse e um tema que me interessa, praticamente fotografo somente flores, mas nao tenho tecnica  nem conhecimento em fotografia, fotografo muito em parques publicos (moro no Japao) , uma sugestao, se puderem postar em aberto, para os que se interessarem, acompanharem e aprenderem tambem.
     

Jorge

Hoje minha maiores duvidas estão divididas em 2 grupos

1. Qual as melhores dicas / tecnicas ( horario, clima , angulo , etc )  para se fotografar flôr / plantas   

2. Que flor/planta estou fotografando ? Como conheço muito pouco de flor / planta , tem algumas que fotografo e nem o nome eu sei.

No momento estou  usando as dicas basicas

a. sobre horario , optando pela manha e tarde ,

b. que um bom angulo é mais lateral que frontal .

Uso uma lente 18-55 + filtro Close-up e eventualmente ( conforme  a distancia que a planta se encontra ) uma 70-300
 

Tenho colocado minhas fotos no Flickr , como meio de deixara aberto a criticas e ensinamentos  Voce tem alguma foto sua em algum site ?

Abraços
Fábio José




« Última modificação: 12 de Novembro de 2012, 16:59:04 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


jorgenose

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2012, 08:14:22
   Como disse, fotografo so por hobby, vai mais na empolgaçao, leio bastante, mas como nao tenho nenhum amigo  que goste de fotografar, vou me virando sozinho, aqui no Japao, os locais publicos , so abrem as 9 da manha, e na primavera, o sol nas la pelas 4,30 da madruga, e as nove, praticamente ja ta a pino, por isso tenho tirado mais quando esta nublado, mas o ceu fica uma caca.
    Lente uso a 24-105 F4L, a 50 1.4 e de vez em quando a 70-200 F2.8L, agora com a Olympus OM D E-M5 com a lente 12-50, tenho usado tambem via adaptador a AF 20mm 2.8 e a 50 1.4, e estou tendo um bom resultado.
   Algumas fotos estao hospedadas no Flicker (http://flic.kr/ps/Y2JbR ), no Photobucket  (http://s684.photobucket.com/albums/vv203/jorgenose)
canon 7D, , EOS-M , 10D,  Olympus OM D E-M5 , 1030 SW  Nikon V1, Fujifilm X-E1
 lentes : canon 20mm 2.8, 28mm 2.8, 50mm 1.4, 24-105mm F4 L IS USM, 70-200mm 2.8 L USM,  EF-M 18-55mm 3.5-5,6 IS STM, 22mm 2 STM,   Tokina 19-35mm  3,5-4,5,
Tamron 11-18  4.5 - 5.6, 17 - 50 2.8, Sigma 30 1.4 A,  Sigma 105 2.8 macro, 50-500  4-6.3 APO HSM, Olympus m.zuiko  12-50mm f3.5-6.3 ez,  45 !.8, M.ZUIKO ED 40-150mm F4.0-5.6 R★,  14mm 2.5 ASPH, Nikor  10-30, 30-110, Fujinon 18-55


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:57:15
Jorge ,

Vi sua fotos do parque . e achei interresante , ainda vou ver com calma

Estou fotografando as flores que estão proximas , no quintal de casa , na vizinha , na vizinhança e no Jardim Botanico de SP ( 1 visita ) .como acordo cedo , normalmente  pego uma luz legal .

Ainda tenho trabalhado bastante em "macro" , oque me parace ficar menos sensivel ao sol forte . Nao tenho usado flash , ou rebatedores , so a maquina mesmo .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:33:07
Uma dica bacana para flores é procurar feiras de flores. Acho que toda cidade deve haver um evento assim. Cidades maiores, com certeza, tem alguns desses ao longo do ano. Ir numa floricultura e pedir para fotografar (se tiver a cara de pau necessária) tb deve render coisas ótimas.

Quer contextualizar a foto? Uma dica é fotografar em cemitério. É sério! Pode rolar fotos muito bacanas, num estilo bem específico que não sei se é do agrado do autor do tópico, mas vale a dica para os que passarem por aqui.

Um low-key? Compre um bom pedaço de veludo negro e use-o como fundo, coloque o flash lateral e fotometre corretamente.

Eu tenho um tópico perdido por aí em que fiz umas fotos de flores... Vou ver se acho... Peralá...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=63231.msg607733#msg607733
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=67785.msg658812#msg658812

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:48:09
Jorge

1. Qual as melhores dicas / tecnicas ( horario, clima , angulo , etc )  para se fotografar flôr / plantas   

Talvez essa dica que postei algum tempo atrás lhe ajude nessa questão:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=712.80

VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:14:08
Quer contextualizar a foto? Uma dica é fotografar em cemitério. É sério! Pode rolar fotos muito bacanas, num estilo bem específico que não sei se é do agrado do autor do tópico, mas vale a dica para os que passarem por aqui.


Mr Hyde

Obrigados pelas dicas , vou usa-las .

Em relação a Cemitérios , gosto de visitar sim , costuma ter historias interessantes para contar . so nao tinha pensado no caso especifico das flores .
Moro em SP/SP , e tem sim muitas feiras de flores , princuipalmente uma feira de Orquideas na Liberdade ( Bairro  Japones ) .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:17:59
Talvez essa dica que postei algum tempo atrás lhe ajude nessa questão:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=712.80

Guto

Excelente dica , muito obrigado

Abraços
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2012, 17:28:17
Fábio, essa 70-300 com um tubo extensor é boa para close-ups. Creio que você vai conseguir uma qualidade melhor do que usar filtro close-up. Eu tenho uma lente Sigma 70-300 com função macro que permite uma ampliação 1:2 a 1,5 m de distância, e é baratinha (na faixa dos 600-800 reais). Não tem estabilizador, então é bom usar com tripé. Se você realmente gosta e quer investir um pouquinho, você pode construir uma tenda difusora e fotografar em qualquer horário. O flash é sempre bom usar de preferência o mais perto possível do assunto a ser fotografado e com um difusor, pois em geral vai te permitir utilizar tempos de exposição menores dependendo da câmera. Se puder use fora da câmera, assim ira te permitir registrar melhor as texturas.

Aqui o link de uma flor que fotografei com o flash em um tripé e sobrinha difusora:
http://www.flickr.com/photos/59745130@N08/6243892692/in/photostream


« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 17:33:27 por jjvgarcia »


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2012, 23:13:32
Fábio, essa 70-300 com um tubo extensor é boa para close-ups.

Juan ,

Primero , obrigado pelas dicas . Estou contente em ver que muitos colegos compatilham o interesse pela natureza.

Estou começando agora , e todas esta nformações com certeza serão colocadas em pratica ,

A foto do Beija Flor 1091 , realmente impressiona . Quando puder poderia falar um pouco mais dela .

Em relação ao extensor , verifique no site da NIKON e os extenssores deles nao são compativeis com a lente nikkor 70-300 que tenho .
Voce , ou outro colega teria alguma indicações de outra marca ?

Obrigadão
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2012, 02:12:21
Juan ,

Primero , obrigado pelas dicas . Estou contente em ver que muitos colegos compatilham o interesse pela natureza.

Estou começando agora , e todas esta nformações com certeza serão colocadas em pratica ,

A foto do Beija Flor 1091 , realmente impressiona . Quando puder poderia falar um pouco mais dela .

Em relação ao extensor , verifique no site da NIKON e os extenssores deles nao são compativeis com a lente nikkor 70-300 que tenho .
Voce , ou outro colega teria alguma indicações de outra marca ?

Obrigadão
Fábio José

Fábio, começando de trás pra frente, me dá a impressão que você confundiu "teleconverter" com tubo extensor. A grosso modo o "teleconverter" "puxa" a imagem, e o tubo extensor diminui a distância minima de focagem da lente, ou seja, te permite chegar mais perto do assunto aumentando assim a ampliação do assunto no sensor.

Eu comprei um tubo extensor da Kenko, por exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447519259-tubo-extensor-metal-kenko-anel-macro-close-up-para-nikon-dsl-_JM

Quando eu comprei paguei metade do preço no ML mesmo.

Não estou indicando o vendedor, nem conheço, peguei o primeiro que apareceu da Kenko no Mercado Livre como exemplo. Tenho uns tubos extensores chineses bem baratinhos, a diferença na qualidade do tubo é enorme, mas não interfere no resultado final, pois o tubo extensor não tem lentes. E o tubo extensor até onde eu sei serve para qualquer lente. Os teleconverters podem ter restrições de lentes compatíveis.

Desculpa se eu estiver errado. Eu uso Canon, e não entendo nada de Nikon e existem algumas diferenças entre as duas.

Quanto à foto 1091, ela foi no susto. Eu não estava preparado para fotografar o beija flor. Eu estava tirando retratos da família, e então esse beija flor chegou bem perto. A câmera estava montada com uma lente 100mm macro que dá uma nitidez muito boa. Teve um "crop" de uns 30% da foto. Essas foram bem no susto mesmo. Não lembro direito o tratamento.



Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2012, 18:12:54

Desculpa se eu estiver errado. Eu uso Canon, e não entendo nada de Nikon e existem algumas diferenças entre as duas.


Juan ,

Voce esta certo , confundi  mesmo tele-conveter com tubo extensor . Vou pesquisar sua dicas .

Em relacao a foto , que voce passe por outros sustos assim   :shock: .

Abraços

Fábio José
« Última modificação: 15 de Novembro de 2012, 18:13:53 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2012, 13:33:20
Juan ,

Voce esta certo , confundi  mesmo tele-conveter com tubo extensor . Vou pesquisar sua dicas .

Em relacao a foto , que voce passe por outros sustos assim   :shock: .

Abraços

Fábio José

 :D