Autor Tópico: Carnificina no Mercado de Trabalho  (Lida 16279 vezes)

Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #15 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:10:41
As vezes é apenas um marketing indireto: As clientes vão postar as fotos no facebook, que vão ser vistas por centenas de pessoas, que podem vir a contratar os serviços pelo preço cheio.

Psicológicamente dói muito mais você PAGAR 50 reais em um anúncio no jornal (é só um exemplo) do que gastar 100 reais a mais no seu custo de vida (gasolina, tempo, etc) pra fazer esses serviços.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:28:28
Sempre acho que anunciar e passar o site para mais informações e contatos é a melhr opção, para qualquer tipo de empreendimento. Isso de boca a boca é bom, mas é lento demais e por isso acaba falhando em manter o negócio, qualquer negócio.


PS: Não estou falando dos caras que são já muito famosos e recusam serviços quase todos os dias, mas do cara que ainda precisa de marketing
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 20:30:19 por Carcarah »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:35:26
É, festa de criança não é uma coisa que seja muito crítica. Mas casamento só tem uma vez (pelo menos deveria ser assim), não dá pra repetir. Então eu acho complicado confiar isso a uma pessoa que cobra duzentinhos.
Mas, acho que isso não é uma coisa tão grave assim, explico. Quem contrata baratinho assim é gente que não contrataria um fotógrafo caro de jeito nenhum, isso sempre teve. Acho que isso vai do orçamento do casamento em si.
Você não pode esperar que um casal que gasta 10 mil em um casamento gaste 2 mil só com as fotos. Nunca gastou, não seria agora que iria gastar, nem em sonho.
O contrário é verdadeiro, em um casamento de 50 mil para cima não vão ficar pegando qualquer fotógrafo só pelo preço.
festa de criança e igual de importante, ninguem faz 1 ano duas vezes!!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:37:49
venda coletiva e para fazer mkt,quando se tem equipe e produtora, funcionando.
abs.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:38:20
festa de criança e igual de importante, ninguem faz 1 ano duas vezes!!!!!
abs.
Tá, vamos tirar a festa do primeiro aniversário dessa. Mas, do segundo em diante não é lá esse balaio todo, né? :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:40:34
Outro dia eu me fiz umas contas, considerando o gasto com equipamento, custos de transporte e telefone, tempo gasto no tratamento e nas negociações e um lucro razoável pelo trabalho despendido... Decidi que não dá pra fazer um casamento por menos do que R$1.000, isso pensando em fotos entregues em um CD. Por exemplo, acabei de fechar um casamento de amigos meus (ou seja, preço lá em baixo) e cobrei deles R$1.500 para cobertura com 2 fotógrafos, fotos entregues em um CD... Para o mesmo casamento, o fotógrafo da igreja fez um orçamento de R$1.300 COM ÁLBUM!!! Disse à eles que não tinha com competir com esse preço, impossível, mas eles preferiram fechar comigo mesmo.

Agora, como uma pessoa consegue fazer uma cobertura de casamento por R$600 é algo que não entra na minha cabeça, que dirá R$200! Se pensar que um profissional decente não aceita mais do que 50 casamentos por ano, um cara desses vai ganhar menos de R$850 brutos por mês! Pra ter um lucro que dê para sobreviver, um cara desses precisa pegar uns 200 casamentos no ano, e aí dá pra imaginar a qualidade final do trabalho dele...

Um cara desses não vai durar 2 anos no mercado de trabalho, duvido até que consiga honrar todos os compromissos que vai assumir com essa oferta...
se o fotografo da igreja faz tudo ganha 1000 por casorio!!!!!!!!!!!!!
1 por semana 4 pau por mes, saindo de casa 4 dias por mes.
o que voce acha????????????????????, e muito pouco?????????????
 o ano tem mais que 52 sabados,52 sextas, 52 domingos, etc,etc
um "fotografo decente"??!!??, tem mais de 50 dias por ano para trabalhar
abs.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 20:42:33 por agalons »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:42:23
Mas não é nem que só acontece uma vez, casamento está cheio de momentos-chave, entrada, troca de alianças, beijo, cumprimentos, etc, etc, etc... E se você perde um deles, já era, o trabalho vai ficar incompleto. Aniversário, mesmo que você perca o momento de soprar a vela, não vai fazer muita falta. E, fora isso, o resto é trabalho simples, fácil, apenas registros. A dificuldade nem se compara...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:48:10
Mas não é nem que só acontece uma vez, casamento está cheio de momentos-chave, entrada, troca de alianças, beijo, cumprimentos, etc, etc, etc... E se você perde um deles, já era, o trabalho vai ficar incompleto. Aniversário, mesmo que você perca o momento de soprar a vela, não vai fazer muita falta. E, fora isso, o resto é trabalho simples, fácil, apenas registros. A dificuldade nem se compara...
para quem e profissional a responsabilidade e a mesma,
faltar a "soprada de vela" em um aniversario de um ano e igual de catastrofico que perder uma aliança ou beijo.
e cansa mais correr atras de uma peste de 6 anos por 4 horas, que fazer um casamento de 500 convidados. :hysterical:
Se trata de atender a espectativa do cliente, se e para se conformar com qualquer m....., no se contrata um pro.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:52:28
Outro dia eu me fiz umas contas, considerando o gasto com equipamento, custos de transporte e telefone, tempo gasto no tratamento e nas negociações e um lucro razoável pelo trabalho despendido... Decidi que não dá pra fazer um casamento por menos do que R$1.000, isso pensando em fotos entregues em um CD. Por exemplo, acabei de fechar um casamento de amigos meus (ou seja, preço lá em baixo) e cobrei deles R$1.500 para cobertura com 2 fotógrafos, fotos entregues em um CD... Para o mesmo casamento, o fotógrafo da igreja fez um orçamento de R$1.300 COM ÁLBUM!!! Disse à eles que não tinha com competir com esse preço, impossível, mas eles preferiram fechar comigo mesmo.

Agora, como uma pessoa consegue fazer uma cobertura de casamento por R$600 é algo que não entra na minha cabeça, que dirá R$200! Se pensar que um profissional decente não aceita mais do que 50 casamentos por ano, um cara desses vai ganhar menos de R$850 brutos por mês! Pra ter um lucro que dê para sobreviver, um cara desses precisa pegar uns 200 casamentos no ano, e aí dá pra imaginar a qualidade final do trabalho dele...

Um cara desses não vai durar 2 anos no mercado de trabalho, duvido até que consiga honrar todos os compromissos que vai assumir com essa oferta...
conheço muito louco ,que esta a mais de 2 anos do mercado, cobrando esses absurdos!!!!!,
pode ser aposentado, pode trabalhar em outra coisa na semana,
e so fotografo de bico nos sabados,
e 4000 de extra ate que nao e "muito pouco..."
abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:54:27
se o fotografo da igreja faz tudo ganha 1000 por casorio!!!!!!!!!!!!!
1 por semana 4 pau por mes, saindo de casa 4 dias por mes.
o que voce acha????????????????????, e muito pouco?????????????
 o ano tem mais que 52 sabados,52 sextas, 52 domingos, etc,etc
um "fotografo decente"??!!??, tem mais de 50 dias por ano para trabalhar
abs.


Primeiro: SE ele fizer 1 por semana. Segundo: o custo de impressão de um álbum dos mais simples, mas aceitáveis para casamento sai uns R$400, se o próprio fotógrafo dizer a diagramação. Terceiro: tem o custo do desgaste do equipamento e de transporte. Quarto: tem a porcentagem desse preço que vai para o buffet, obviamente não é tudo para a mão do fotógrafo, e obviamente não é uma porcentagem baixa.

O lucro final de um cara que cobra R$1.300 com álbum é de uns R$600. Fora isso, para selecionar e tratar fotos de um casamento, gasta-se pelo menos uns 2 dias para um tratamento bem básico. Então, um casamento não é só 1 dia de trabalho, são pelo menos 3, e para um trabalho feita nas pressas.


Um fotógrafo com prática gasta uns 4 dias para tratar decentemente todas as fotos de um casamento. Eu já demorei uns 8 dias para selecionar e tratar as fotos de um único casamento (sim, ainda me falta prática). Agora, imagina pegar 2 ou 3 casamentos por semana e ter que tratar tudo isso. Não sou eu não, a imensa maioria dos fotógrafos de casamento não aceita mais de 50 casamentos por ano. Quem dera se eu conseguisse algo perto disso...


E, por fim, maneira no tom aí. Ninguém aqui está falando asneiras e nem é dono da verdade, estamos apenas dando nossas opiniões.  :ok:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 21:02:23 por Humberto Teté »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:27:02

Primeiro: SE ele fizer 1 por semana. Segundo: o custo de impressão de um álbum dos mais simples, mas aceitáveis para casamento sai uns R$400, se o próprio fotógrafo dizer a diagramação. Terceiro: tem o custo do desgaste do equipamento e de transporte. Quarto: tem a porcentagem desse preço que vai para o buffet, obviamente não é tudo para a mão do fotógrafo, e obviamente não é uma porcentagem baixa.

O lucro final de um cara que cobra R$1.300 com álbum é de uns R$600. Fora isso, para selecionar e tratar fotos de um casamento, gasta-se pelo menos uns 2 dias para um tratamento bem básico. Então, um casamento não é só 1 dia de trabalho, são pelo menos 3, e para um trabalho feita nas pressas.


Um fotógrafo com prática gasta uns 4 dias para tratar decentemente todas as fotos de um casamento. Eu já demorei uns 8 dias para selecionar e tratar as fotos de um único casamento (sim, ainda me falta prática). Agora, imagina pegar 2 ou 3 casamentos por semana e ter que tratar tudo isso. Não sou eu não, a imensa maioria dos fotógrafos de casamento não aceita mais de 50 casamentos por ano. Quem dera se eu conseguisse algo perto disso...


E, por fim, maneira no tom aí. Ninguém aqui está falando asneiras e nem é dono da verdade, estamos apenas dando nossas opiniões.  :ok:

prezado senhor:
eu nao disse que tem asno por ai, nem donos de verdades,somente estou dando minha opiniao de profissional do ramo, nao ha nenhum tom para manerar, e so uma inocente conversa!!!!!!!!
relaxa e goza,  :hysterical: :hysterical:
Ja vi profissional diagramar um album por 1 dia,
o tratamento das fotos leva bem menos de um dia
ha muita encadernadora boa em SP , na qual voce faz SIM albuns por 300.( 15 laminas-30 paginas)
muitos fazemos 2 ou 3 festas por semana,nao e raridade isso.
nao necessariamente deve se pagar comissao ao Buffet,eu tenho parcerias com buffets e nao pago nada, o acerto e outro!!!
Um fotografo colega tem sua produtora e faz 10 festas por sabado, em Osasco, festas medias,
outro de Carapicuiba faz 7/8 todo sabado festinhas mais simples.
Meu trabalho e exclusivo, so faço uma festa por dia, nao contrato frilances, tenho meus parceiros.
Se o tal "fotografo da igreja", faz isto como bico- extra, e so alegria
esta cheio disto, por isso cobram esses valores malucos, se tiver que alugar escritorio, pagar alguns funcionarios, os 1300, tem que ser 5000
senao nao tem como existir!!!!
Nosso oficio de fotografo de eventos tem muita entrelinha e porem,alias todas as profissoes sao assim
cada caso e um caso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
abs.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 21:35:07 por agalons »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:42:32
Tô relaxado, só tava dizendo que não precisa ser agressivo.

Olha, mas mesmo que faça um álbum por R$300, o que quero dizer é que o lucro líquido do fotógrafo do buffet (era do buffet, e não da igreja, falei errado anteriormente) não é nem perto desses R$1.300 que ele cobra, na verdade é praticamente metade disso.

Mas toda a questão que eu tava falando anteriormente não era em cima desse valor de R$1.300, e sim em cima do valor de R$199 que o cara do site de compra coletiva está cobrando, que é o assunto original do tópico. Mas agora eu resolvi dar uma lida melhor na oferta, dá uma olhada:


Citar
Oferta 1: cobertura fotográfica + 150 fotos em CD + 30 fotos tratadas, de R$ 599,00 por R$ 199,90.
Oferta 2: cobertura fotográfica + 200 fotos em CD + 50 fotos tratadas, de R$ 799,00 por R$ 262,90.
Oferta 3: cobertura fotográfica + 250 fotos em CD + 100 fotos tratadas + fotolivro (álbum) A4 com até 70 fotos, de R$ 1.100,00 por R$ 352,90.

Realmente, uma cobertura de 5h e entregando apenas 30 fotos tratadas, aí a coisa muda de figura, o cara termina esse serviço em menos de 1 dia tranquilo. Ainda assim, os preços estão muito baixos, só que pelo menos os preços originais estão mais compatíveis com o serviço oferecido...


AlexandreM

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 14 de Novembro de 2012, 03:12:10
Uma empresa como essa não pode, não deve, e não consegue competir com profissionais sérios que fazem seu trabalho com amor! As noivas tem noção sim do que é um bom trabalho e quanto ele custa, tem que ser muito sem noção pra fechar cobertura ( sem chantilly ) com uma empresa assim!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 14 de Novembro de 2012, 09:45:34
Eu acho que quando todos nós aqui pensamos/conversamos/argumentamos/discutimos esse tema de grana cobrada no mercado de eventos (que é o que mais vejo a galera comentar. Não vejo essa discussão toda para o mercado publicitário, sensual, paisagem, still, etc...) temos que pensar em termos de PATAMAR.

Qual o patamar do serviço???? É um serviço simples (só poucas foto em CD/DVD, com algumas delas tratadas) ou é um serviço complexo (CD + vídeo [ainda que apenas making of] com muitassss fotos TODAS tratadas, álbum com zilhões de lâminas, tratamento de imagem diferenciado (não o básicão), pré-casamento, trash the dress, fotolivro de "brinde", etc...)???
Qual o patamar do custo???? Para um serviço mais simples, claro, custos baixos. Para um serviço mais complexo, custos mais altos.
Qual o patamar do preço??? É abaixo do preço de custo? É ali próximo ao preço de custo? É um pouco acima do custo? É definitivamente acima do custo? É muitoooooo acima do custo???

Porque digo isso?! Porque cada um aqui tem uma determinada realidade de estrutura para atendimento de seus clientes. A estrutura do colega 'A' é pequena e ele atende casamentos pequenos e cobra preços baixos. Já o colega 'B' já tem uma estrutura maior, tem algum nome no mercado local e consegue atender casamentos maiores e oferecer serviços mais complexos, com um preço um pouco mais alto. Mas o colega 'C' já uma put# estrutura, reconhecimento nacional, oferece serviço fotográfico completo e o preço dele é na casa das dezenas de milhares de reais.
Algum deles, nesse cenário que descrevi, tá errado??? Não. Todo mundo tá fazendo certinho.
O problema são as distorções. O cara ser pequeno e cobrar preço de mangangão, ou o cara conseguir atender com uma estrutura boa e cobrar preço merreca. Acho que é nesse aspecto que as discussões deveriam se concentrar.

Muitas vezes vejo a discussão se acirrar (não é o caso do tópico. Humberto, o Ângelo é assim mesmo...rs Nunca se se ele tá zangado, sério, brincando e tals...rs Então sempre levo tudo na 'sussa'... rsrsrsr) sem ter uma base real onde se assentar.

Eu acho que no caso do anúncio daqui do tópico é furada pro cara... Custos bem simples, para eventos simples, até poderiam ser cobertos (sem lucro algum) pelo preço ofertado. Custos maiores, mesmo em evento simples, já não dá pra fechar as contas. Se o custo for ainda maior, e o evento ainda mais complexo (como um casamento), aí o cara tá numa tremenda roubada e já tá pagando pra trabalhar. Quebra em 2 anos e ainda fica com dívida na praça.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:48:50
Eu acho que quando todos nós aqui pensamos/conversamos/argumentamos/discutimos esse tema de grana cobrada no mercado de eventos (que é o que mais vejo a galera comentar. Não vejo essa discussão toda para o mercado publicitário, sensual, paisagem, still, etc...) temos que pensar em termos de PATAMAR.

Qual o patamar do serviço???? É um serviço simples (só poucas foto em CD/DVD, com algumas delas tratadas) ou é um serviço complexo (CD + vídeo [ainda que apenas making of] com muitassss fotos TODAS tratadas, álbum com zilhões de lâminas, tratamento de imagem diferenciado (não o básicão), pré-casamento, trash the dress, fotolivro de "brinde", etc...)???
Qual o patamar do custo???? Para um serviço mais simples, claro, custos baixos. Para um serviço mais complexo, custos mais altos.
Qual o patamar do preço??? É abaixo do preço de custo? É ali próximo ao preço de custo? É um pouco acima do custo? É definitivamente acima do custo? É muitoooooo acima do custo???

Porque digo isso?! Porque cada um aqui tem uma determinada realidade de estrutura para atendimento de seus clientes. A estrutura do colega 'A' é pequena e ele atende casamentos pequenos e cobra preços baixos. Já o colega 'B' já tem uma estrutura maior, tem algum nome no mercado local e consegue atender casamentos maiores e oferecer serviços mais complexos, com um preço um pouco mais alto. Mas o colega 'C' já uma put# estrutura, reconhecimento nacional, oferece serviço fotográfico completo e o preço dele é na casa das dezenas de milhares de reais.
Algum deles, nesse cenário que descrevi, tá errado??? Não. Todo mundo tá fazendo certinho.
O problema são as distorções. O cara ser pequeno e cobrar preço de mangangão, ou o cara conseguir atender com uma estrutura boa e cobrar preço merreca. Acho que é nesse aspecto que as discussões deveriam se concentrar.

Muitas vezes vejo a discussão se acirrar (não é o caso do tópico. Humberto, o Ângelo é assim mesmo...rs Nunca se se ele tá zangado, sério, brincando e tals...rs Então sempre levo tudo na 'sussa'... rsrsrsr) sem ter uma base real onde se assentar.

Eu acho que no caso do anúncio daqui do tópico é furada pro cara... Custos bem simples, para eventos simples, até poderiam ser cobertos (sem lucro algum) pelo preço ofertado. Custos maiores, mesmo em evento simples, já não dá pra fechar as contas. Se o custo for ainda maior, e o evento ainda mais complexo (como um casamento), aí o cara tá numa tremenda roubada e já tá pagando pra trabalhar. Quebra em 2 anos e ainda fica com dívida na praça.
Lei da oferta e da demanda, se a quantidade de trabalho começa a crescer ao ponto de começar a recusar o cara sobe o preço para reduzir a demanda e aumentar os ganhos. Até restaurantes fazem isso quando começam a lotar.