Autor Tópico: Carnificina no Mercado de Trabalho  (Lida 16273 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 14 de Novembro de 2012, 11:00:36
Mas falando de distorções, essa oferta aí do tópico está totalmente fora da realidade. Se considerar que tem que pagar a taxa ao site (não sei quanto é, mas sei que não é pouco), R$199 por um serviço de 5h, mesmo entregando apenas 150 fotos, é muito baixo! Literalmente o cara está pagando para trabalhar, só com o desgaste do equipamento e gastos com combustível...


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #31 Online: 14 de Novembro de 2012, 11:20:56
Humberto, não é o cara, é uma agencia, uma empresa, os fotografos lá recebem o deles, se eles usam uma t3 ou uma 5d isso é questão pessoal dele, a agencia não ta nem aí pra isso cobrando isso por cobertura...
Junte um fotografo amador com equipamento básico querendo se inserir no mercado, um editor de fotos amador querendo se inserir no mercado, uma secretária querendo se inserir no mercado, um administrador bom pra poder tocar o barco, pronto, tem o necessário para 1 cobertura dessas, coloca aí uns 5 editores e uns 10 fotografos nesse mesmo perfil, pronto, ta montada essa agencia...

Aqui na cidade tem uma empresa de foto BEM FAMOSA por sinal, fui num casório de um conhecido, e me decepcionei bastante com o trabalho dos fotografos, na igreja estavam lá 2 fotografos, um principal claro, e outro auxiliar, mas os dois ficavam em cima do mesmo assunto O TEMPO TODO, achei que um deveria fazer a jornalistica, ou pegar detalhes, angulos menos comuns, ousar mais. tinha um auxiliar também com o flash externo, não entendi bem como o auxiliar do flash tomava a decisão de onde ficar com ele, parecia que era ele que decidia e não o fotografo, não entendo disso mas achei estranho.

Na festa, o fotografo principal que era um senhor, sumiu, largou a camera na mão do rapaz mais novo e ele fez o resto, achei muito estranho, tá tudo bem, na festa talvez não precise, mas ESSE fotografo mais novo, não tinha experiencia nem olhar para fazer momentos bacanas, simplesmente ficava andando pra lá e pra cá tirando fotos, já vi melhores.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #32 Online: 14 de Novembro de 2012, 11:26:21
É, eu sei que é uma agência, mas isso só torna as coisas piores, pois aí provavelmente tem que pagar aluguel, secretária, contador, etc... Claro que, sendo uma agência, eles têm vários fotógrafos e devem pegar vários outros tipos de trabalho, mas ainda assim, vão ter bastante prejuízo com essa oferta.

Se uma agência, que tem todos esses gastos fixos por mês, cobra R$199 por essa cobertura, quando disso vai pra mão do fotógrafo? Certamente não mais do que R$199, provavelmente bem menos...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #33 Online: 14 de Novembro de 2012, 12:54:25
Bom, não tinha visto o anuncio, falei mais com base no primeiro post... uma coisa que ai ja acho péssimo, é alguem se promover com uma foto que não é sua... indiferente de valores, venda o seu trabalho o preço q for, mas não engane ninguem... agora a pessoa entra no anuncio e ve uma p* foto legal de casamento, ja "acha" que vai comprar aquilo, quando na verdade não vai... vc pode anunciar um eletrodoméstico com uma foto ilustrativa, uma camera nova com alguma foto da mesma que pegou do site do fabricante, agora, fotografo usando foto ilustrativa (que não é dele) pra vender seu peixe, ai é falta de ética profissional...  :aua: lamentável
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 14 de Novembro de 2012, 12:57:31
Vocês já viram a tabela de preços no site dessa agência? Olhem...

http://agenciaffpm.com/tabela-de-precos/


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:00:41
Vocês sabem o que significa FFPM? Fotografia, Festas, Publicidade e Massagem... Como? Massagem? Como assim? Por que? Desculpe a minha ignorância, mas por que Massagem?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:04:42
Vocês sabem o que significa FFPM? Fotografia, Festas, Publicidade e Massagem... Como? Massagem? Como assim? Por que? Desculpe a minha ignorância, mas por que Massagem?

 :doh: :hysterical: :ponder:


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:06:39
:doh: :hysterical: :ponder:
Cara, isso é sério... onde entra a massagem?
 :hysterical:  :hysterical:  :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:10:29
Olha só o que eu achei em uma pesquisa rápida na rede: http://campinas.evisos.com.br/rapazes-bonitos-otimo-dinheiro-campinas-id-184718

E é realmente a mesma empresa, tem um link pro site deles. Pense em algo bizarro...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #39 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:33:57
Olha só o que eu achei em uma pesquisa rápida na rede: http://campinas.evisos.com.br/rapazes-bonitos-otimo-dinheiro-campinas-id-184718

E é realmente a mesma empresa, tem um link pro site deles. Pense em algo bizarro...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Foto, foto, foto e um fuck-fuck como diferencial de atendimento.
Esses caras são gênios!!! Tolos somos nós!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:35:00
Eu acho que quando todos nós aqui pensamos/conversamos/argumentamos/discutimos esse tema de grana cobrada no mercado de eventos (que é o que mais vejo a galera comentar. Não vejo essa discussão toda para o mercado publicitário, sensual, paisagem, still, etc...) temos que pensar em termos de PATAMAR.

Qual o patamar do serviço???? É um serviço simples (só poucas foto em CD/DVD, com algumas delas tratadas) ou é um serviço complexo (CD + vídeo [ainda que apenas making of] com muitassss fotos TODAS tratadas, álbum com zilhões de lâminas, tratamento de imagem diferenciado (não o básicão), pré-casamento, trash the dress, fotolivro de "brinde", etc...)???
Qual o patamar do custo???? Para um serviço mais simples, claro, custos baixos. Para um serviço mais complexo, custos mais altos.
Qual o patamar do preço??? É abaixo do preço de custo? É ali próximo ao preço de custo? É um pouco acima do custo? É definitivamente acima do custo? É muitoooooo acima do custo???

Porque digo isso?! Porque cada um aqui tem uma determinada realidade de estrutura para atendimento de seus clientes. A estrutura do colega 'A' é pequena e ele atende casamentos pequenos e cobra preços baixos. Já o colega 'B' já tem uma estrutura maior, tem algum nome no mercado local e consegue atender casamentos maiores e oferecer serviços mais complexos, com um preço um pouco mais alto. Mas o colega 'C' já uma put# estrutura, reconhecimento nacional, oferece serviço fotográfico completo e o preço dele é na casa das dezenas de milhares de reais.
Algum deles, nesse cenário que descrevi, tá errado??? Não. Todo mundo tá fazendo certinho.
O problema são as distorções. O cara ser pequeno e cobrar preço de mangangão, ou o cara conseguir atender com uma estrutura boa e cobrar preço merreca. Acho que é nesse aspecto que as discussões deveriam se concentrar.

Muitas vezes vejo a discussão se acirrar (não é o caso do tópico. Humberto, o Ângelo é assim mesmo...rs Nunca se se ele tá zangado, sério, brincando e tals...rs Então sempre levo tudo na 'sussa'... rsrsrsr) sem ter uma base real onde se assentar.

Eu acho que no caso do anúncio daqui do tópico é furada pro cara... Custos bem simples, para eventos simples, até poderiam ser cobertos (sem lucro algum) pelo preço ofertado. Custos maiores, mesmo em evento simples, já não dá pra fechar as contas. Se o custo for ainda maior, e o evento ainda mais complexo (como um casamento), aí o cara tá numa tremenda roubada e já tá pagando pra trabalhar. Quebra em 2 anos e ainda fica com dívida na praça.

Meu caro Hyde, e companheiros,
eu nunca estou zangado, na pior das hipoteses, eu escrevo "sem maquiagem",
o forum para mim e uma diversao, uma forma de conversar um pouco do meu oficio, sem ter quase tempo livre.
Referente aos sites de compra coletiva e puro MKT de produtoras ou firmas,
eles nao sao fotografos, hoje vendem book fayuto amanha pastel, e depois parafusos!!!!,
somente sao comerciantes, tenho um conhecido que vende esses "books" por 50 centavos!!!!!, e tudo menos fotografo!!!,assim que funciona.
abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #41 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:38:48
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Foto, foto, foto e um fuck-fuck como diferencial de atendimento.
Esses caras são gênios!!! Tolos somos nós!!!!


Rapaz, olha só o que eu encontrei aqui mesmo no fórum: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73125.0
(olha a assinatura do sujeito)

 :shock: :shock: :shock:
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 13:39:23 por Humberto Teté »


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:27:22
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Foto, foto, foto e um fuck-fuck como diferencial de atendimento.
Esses caras são gênios!!! Tolos somos nós!!!!

Sinistro!


djero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
    • Câmera Semi Profissional
Resposta #43 Online: 15 de Novembro de 2012, 20:49:44
Sensacional este tipo de discussão e como muito bem citado, concordo que existe mercado para todos, tanto para quem é profissional em todos os sentidos (maquinário, experiência e conhecimento), como para quem está começando e ainda tem medo de cobrar.

Tudo é uma questão evolutiva em que cada um precisa passar, já que alguns nascem com tino para fotografar, mas outros podem aprender; Uns nascem com tino para cobrar, outros têm de aprender na prática (mesmo que via prejuízos rs); Uns já nascem com tino em fazer amizade fácil, outro também podem aprender caso queiram, enfim.

Acho que não dá para julgar e menosprezar “aquele carinha” que hoje cobra 200 por um evento, afinal de contas, em 5 anos ele pode ser dono do melhor estúdio da região, então, é questão de entender que seu cliente é seu, não importa o que aconteça!

Basta criar um forte elo de confiança com ele e os demais que vão aparecendo.

Dai é sem crise! Você com sua bagagem cobra o que merece, e quem é novo e está chegando agora, também vai cobrar o que ele acha que merece, como citei lá no artigo http://camerasemiprofissional.net/2012/11/14/quanto-cobrar-por-um-servico-fotografico-caro-ou-barato/
Hoje aprendi um pouco mais sobre as Câmeras Semi Pro, a nova paixão que descobri na vida!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #44 Online: 16 de Novembro de 2012, 01:08:47
Cada um cobra o preço que quer. Não há regras que regulamentem o mercado, portanto não há crime.

Agora, hoje, depois de um tempo estudando esse mercado, não tenho dúvida de que esses "profissionais" prejudicam toda uma classe. Tanto pelo preço cobrado quanto pela qualidade entregue.

E não pensem que é só a galera sem grana que consome esse tipo de serviço. Tem muita gente com dinheiro pagando por isso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya