Autor Tópico: Carnificina no Mercado de Trabalho  (Lida 16271 vezes)

vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #45 Online: 16 de Novembro de 2012, 10:32:52
Mas é aí que está Spider, se o cara tem grana ou não, isso não é o fator mais relevante, e sim o que ele ESPERA do trabalho do profissional que estará contratando. Todo mundo tem como regra básica que o que custa mais caro, é melhor do que o mais barato, claro que há limites e há exceções mas, de um modo geral é assim.
Portanto se o cara tem grana mas, não dá a minima importancia para, as fotos do próprio casamento, isso é uma escolha dele. Nenhum profissional força um cliente a fechar com ele, aliás eu vejo fotografos mais experientes com uma bagagem maior de trabalhos que, simplesmente não se importam se o cliente irá fechar com outro profissional por conta do preço.
O fotografo que eu queria pro meu casamento, ele me disse que por menos de X mil ele nem pega o evento, ele disse que não há nada de errado com os outros que cobram menos, acontece que o estilo de trabalho dele, o material que ele entrega é MUITO mais trabalhado que o dos outros, ele faz coisa de 1 evento por fim de semana no máximo, então ele tem tempo para entregar trabalhos perfeitos...
E aquele que faz 8 eventos ou mais por mês, não irá dar conta de tratar todos eles da mesma maneira que o fotografo que faz menos e cobra mais.

Acho que é uma escolha que o profissional deve fazer antes mesmo de iniciar a carreia, fazer mais e cobrar menos, ou fazer menos e cobrar mais. Fazendo mais e cobrando menos, você fica famoso pelo preço, só. Fazendo menos e cobrando mais, você será reconhecido pelo seu trabalho e qualidade, e quem fechar com este cara tem certeza que quer ele como profissional.

Acho que é bem por ai... Só fica sem mercado quem não se atualiza!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #46 Online: 16 de Novembro de 2012, 19:02:31
Na Oktoberfast Natal 2012, tinha um carinha com uma T3 + 18-135mm e usando flash pop-up "cobrindo o evento" por que o organizador "pediu uma para dar uma força".  Viu meu kit e achou q eu era da imprensa ( :D ), mas disse q era hobby e estava alí para beber cerveja e tirar umas boas fotos.Falei q a minha Tamron 17-50mm 2.8 era mais apropriada q a lente dele para um evento indoor por ser uma lente clara e que ele fosse atras de uma quando pudesse e cara tava mais perdido q cego em tiroteio com a minha dica!!!!

O interessante eh que tava R$ 150,00 a entrada, ou seja, grana nao faltou para contratar um profissional. :(

As pessoas acham q as reflex fazem o trabalho fotografico sozinhas...

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #47 Online: 16 de Novembro de 2012, 19:11:32
Na Oktoberfast Natal 2012, tinha um carinha com uma T3 + 18-135mm e usando flash pop-up "cobrindo o evento" por que o organizador "pediu uma para dar uma força".  Viu meu kit e achou q eu era da imprensa ( :D ), mas disse q era hobby e estava alí para beber cerveja e tirar umas boas fotos.Falei q a minha Tamron 17-50mm 2.8 era mais apropriada q a lente dele para um evento indoor por ser uma lente clara e que ele fosse atras de uma quando pudesse e cara tava mais perdido q cego em tiroteio com a minha dica!!!!

O interessante eh que tava R$ 150,00 a entrada, ou seja, grana nao faltou para contratar um profissional. :(

As pessoas acham q as reflex fazem o trabalho fotografico sozinhas...

Pois é Mad... Na minha cidade tem uma cara que comprou uma Canon 5D MarkIII, uma 24-70mm 2.8 e um 600EX e ele cobra mixarias pra fazer "coberturas de eventos", e está acabando com o ganho de todos os profissionais de verdade da cidade. O cara usa modo automático, joga a luz do flash na cara direta, e as pessoas só contratam ele porquê as fotos dele tem "fundo desfocado" :shock: Vai ser FDP lá na china...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #48 Online: 17 de Novembro de 2012, 10:22:15
Pois é Mad... Na minha cidade tem uma cara que comprou uma Canon 5D MarkIII, uma 24-70mm 2.8 e um 600EX e ele cobra mixarias pra fazer "coberturas de eventos", e está acabando com o ganho de todos os profissionais de verdade da cidade. O cara usa modo automático, joga a luz do flash na cara direta, e as pessoas só contratam ele porquê as fotos dele tem "fundo desfocado" :shock: Vai ser FDP lá na china...

voce esqueceu que agora, junto com o "manuel" da maquina vem um certificado-curriculum, de fotografo top, pop, superpro
Quando mais cara a maquina, mais "recheado" e o"curri-cu"do comprador :hysterical: :hysterical: :aua: :aua: >:D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #49 Online: 17 de Novembro de 2012, 11:13:59
Pois é Mad... Na minha cidade tem uma cara que comprou uma Canon 5D MarkIII, uma 24-70mm 2.8 e um 600EX e ele cobra mixarias pra fazer "coberturas de eventos", e está acabando com o ganho de todos os profissionais de verdade da cidade. O cara usa modo automático, joga a luz do flash na cara direta, e as pessoas só contratam ele porquê as fotos dele tem "fundo desfocado" :shock: Vai ser FDP lá na china...

Putz!!!!!!! Comprar esse kit pra cobrar micharia e usar no automatico eh de lascar!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 17 de Novembro de 2012, 11:54:22
Pois é Mad... Na minha cidade tem uma cara que comprou uma Canon 5D MarkIII, uma 24-70mm 2.8 e um 600EX e ele cobra mixarias pra fazer "coberturas de eventos", e está acabando com o ganho de todos os profissionais de verdade da cidade. O cara usa modo automático, joga a luz do flash na cara direta, e as pessoas só contratam ele porquê as fotos dele tem "fundo desfocado" :shock: Vai ser FDP lá na china...
Acho que tudo depende da qualidade do que o cara quer. Se for pra site, acho até que o pessoal não entende tanta a qualidade assim, mas se for um webdesigner profissional ele vai reclamara das fotos e dizer que são ruins, então o cara vai ficando queimado e logo abre uma lanchonete. Se for um trabalho gráfico de qualidade aí é que o gráfico vai esculhambar muito o fotógrafo, já que fazer impressão de fotos ruins dá muito mais trabalho pro gráfico.
Agora se for um webdesigner que é o sobrinho do dono que não sabe porra nenhuma e tá lá só pelo parentesco, ou se for uma imprssão tipo jornalizinho de péssima qualidade com as imagens todas chapadas, aí meu amigo, os dois se merecem.
Quanto ao fundo desfocado, realmente é interessante em eventos, pois evita "aquela cara lá atrás" que estraga toda a foto.


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #51 Online: 17 de Novembro de 2012, 12:28:13
 Infelismente a tendência é essa . Muita quantidade e pouca qualidade . o cara pega 4  casamentos por sábado ,se pingar, mais 2 no domingo , contrata qualquer um q saiba mandar bem no automático ,paga uns 150 pilas e tá tudo certo. A etica manda a gente não queimar um colega,mas tem hora q dá vontade de entregar os nomes. Tem um bambambam q qdo encontra comigo,dá tapinha nas costas e diz: pô Miltão, vc não pode cobrar 2 contos num casamento, por esse valor eu nem saio de casa. Ai um belo dia entregando um serviço pro dono de uma copiadora,comentando sobre os fotógrafos q conseguem cobrar bem ,citei o fulano. O dono da copiadora,pegou um xerox e mostrou pra mim . Caiu o queixo ! Era um orçamento xerocado : foto, filmagem , album e DVD por 1500,00 .
  e da empresa do fodão! POr isso q qdo alguém chega aqui e diz q os barateiros não interferem no nosso trabalho eu fico quieto. Já perdi muitos,mas muitos serviços mesmo por causa dessa turma. O cliente tem costume de bater em todas as portas antes de fechar orçamento, e sempre tem um q  grita mais alto: Cubro qualquer orçamento,pode trazer o mais baixo ! Não tô falando de fotógrafo iniciante, é gente graúda !   


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #52 Online: 17 de Novembro de 2012, 12:44:59
Eu não aceito trabalho por menos R$1500,00! Mas essa é a vantagem de não depender da fotografia para viver!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #53 Online: 17 de Novembro de 2012, 12:45:05
Infelismente a tendência é essa . Muita quantidade e pouca qualidade . o cara pega 4  casamentos por sábado ,se pingar, mais 2 no domingo , contrata qualquer um q saiba mandar bem no automático ,paga uns 150 pilas e tá tudo certo. A etica manda a gente não queimar um colega,mas tem hora q dá vontade de entregar os nomes. Tem um bambambam q qdo encontra comigo,dá tapinha nas costas e diz: pô Miltão, vc não pode cobrar 2 contos num casamento, por esse valor eu nem saio de casa. Ai um belo dia entregando um serviço pro dono de uma copiadora,comentando sobre os fotógrafos q conseguem cobrar bem ,citei o fulano. O dono da copiadora,pegou um xerox e mostrou pra mim . Caiu o queixo ! Era um orçamento xerocado : foto, filmagem , album e DVD por 1500,00 .
  e da empresa do fodão! POr isso q qdo alguém chega aqui e diz q os barateiros não interferem no nosso trabalho eu fico quieto. Já perdi muitos,mas muitos serviços mesmo por causa dessa turma. O cliente tem costume de bater em todas as portas antes de fechar orçamento, e sempre tem um q  grita mais alto: Cubro qualquer orçamento,pode trazer o mais baixo ! Não tô falando de fotógrafo iniciante, é gente graúda !

Caro Milton
isso que voce fala se chama "vergonha alheia".
a miseria e tao grande, que a gente sente vergonha das trapaças dos outros.
Eu tambem conheço algumas figuras da santa ZL, deixa pra la!!!!
Grande abraço.!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #54 Online: 17 de Novembro de 2012, 12:46:25
Eu não aceito trabalho por menos R$1500,00! Mas essa é a vantagem de não depender da fotografia para viver!
quando a fotografia e hobby ou "segundo trabalho", ai e mais facil!!!!
e se depender daquilo, como fica??????????????
abs.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #55 Online: 17 de Novembro de 2012, 13:12:11
quando a fotografia e hobby ou "segundo trabalho", ai e mais facil!!!!
e se depender daquilo, como fica??????????????
abs.
Por isso que eu falei que é mais Fácil! Poderia muito fazer de graça com qualidade e ferrar mais ainda!
O mercado realmente está muito difícil!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #56 Online: 17 de Novembro de 2012, 14:18:05
Por isso que eu falei que é mais Fácil! Poderia muito fazer de graça com qualidade e ferrar mais ainda!
O mercado realmente está muito difícil!

 o lado bom disso que voce pode se fazer um nome aos poucos,
sem passar necessidades, cobrando pouco!!!
abs.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #57 Online: 17 de Novembro de 2012, 14:26:13
vocês ficam discutindo e se incomodando com um pessoal que entrega um "ótimo" trabalho igual a isso aqui: http://agenciaffpm.com/ ?

Por favor pessoal, só o tempo que ficam aqui falando sobre esses caras, poderiam ter feito mais dinheiro do que eles cobram em um "evento"

Abraço.


Sobre o tópico "O quanto cobrar?" cada um tem o seu preço, cada um cobra o quanto quiser, se isso destroi ou não o mercado, o problema é nosso de saber como nos sobressair. Ganhar mais, em menos tempo e com um trabalho melhor.

Cada casa é um caso, são mercados, necessidades, culturas diferentes.

Quanto vocês acham que o pessoal em porto alegre paga pra fazer uma cobertura de "noite" (uma festa baldada etc). Se pagam mais de 150 reais é lucro. E tu ainda entra de graça na festa, olha que legal.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 17 de Novembro de 2012, 14:45:01
E tu ainda entra de graça na festa, olha que legal.

E fiquem felizes por lerem isso, se fossem cegos não teriam lido.


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #59 Online: 17 de Novembro de 2012, 15:10:17
Acho que já foi comentado aqui mas ficou meio raso e vai um pouco pelo que penso. Só faz dinheiro com fotografia quem é empresário ou fotógrafos que sabem empreender. Por mais que você seja muito bom, se você não sabe administrar e empreender, seu serviço demorará pra ganhar valor agregado.

Lembro de um tópico desse que discutimos no bate-papo, de um ensaio ainda mais barato que esse, e pensando um pouco, sabendo empreender até que dá pra tirar um lucrinho, mas também é naquela base de contratar um estagiário/funcionário, colocar um equipamento de baixo custo de depreciação (uma D5100 por exemplo), trancá-lo dentro do estúdio e botá-lo pra trabalhar como se não houvesse amanhã

Se o fotógrafo é assalariado, pouca diferença faz se ele faz 5 ou 10 eventos por mês, o salário dele vai ser o mesmo.

Esses empresários prejudicam o mercado? Ai já não sei dizer, mas que eles fazem o mercado se movimentar e buscar estratégias isso faz !