Autor Tópico: Qual camera comprar por até R$300?  (Lida 7439 vezes)

meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #16 Online: 20 de Novembro de 2012, 20:45:03
dá uma olhada nessa página do flickr, são só fotos feitas com a praktica mtl:

http://www.flickr.com/groups/1624401@N23/


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 20 de Novembro de 2012, 22:17:21


Pô, mas daí vc tá falando da Rolls Royce das cameras de filme né!  :D

Estou querendo uma baratinha para começar nesse negócio de filme e daí mais pra frente pegar uma mais cara se for o caso.

Estou fuçando bastante no eBay e monitorando algumas oportunidades!

Alguém aqui recomenda uma Olympus 35 RC??

Acho que compensa pegar uma SLR.. Zenit ou Olympus, sei lá.. tem várias bem baratas por aí
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2012, 22:23:06
entra nesse leilão aqui, ó:

http://www.ebay.com/itm/Praktica-MTL-5-German-35mm-SLR-with-MC-Pentacon-auto-50-1-8-lens-CLA-works-/110978949737?pt=US_Vintage_Cameras&hash=item19d6dc6269

To monitorando! Obrigado pela dica.  :clap:

To começando a ficar menos preconceituoso com essas marcas menos conhecidas por aqui... hehehe!

Essa Praktica MTL5 é bem parecida com a Pentax K1000 certo?


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2012, 22:24:55
Acho que compensa pegar uma SLR.. Zenit ou Olympus, sei lá.. tem várias bem baratas por aí

Zenit até achei algumas baratas, mas Olympus só as Trip da vida...


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 20 de Novembro de 2012, 22:26:04
dá uma olhada nessa página do flickr, são só fotos feitas com a praktica mtl:

http://www.flickr.com/groups/1624401@N23/

Coisa linda essas fotos! Obrigado mais uma vez. Praktica tá no páreo!


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2012, 22:45:50
dá uma olhadinha na coleçãozinha desse cara aqui:

http://www.praktica-collector.de/SLR_all.htm

nesse site está toda historia da praktica

nao sei porque no Brasil ela nao fez muita historia, mas pelo mundo afora a conversa é outra....


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Novembro de 2012, 08:22:59

cara, eu torno a repetir, vai de praktica.
mtl 50, mtl5b ou mtl3, foram feitas na alemanha, até a japoneizada foi lá visitar a fábrica; foram feitas por mulheres!!! são perfeitas, não quebram e vc pode usar qq lente de rosca m42 que existem aos montes e são baratas; quem sabe vc acha uma já com uma carl zeiss ou pentacon 50mm; é o fino da bossa; 
entra no ebay e fuça lá; tem bastante delas a venda.

Eu tenho uma praktica aqui (mtl5b) e posso emitir opinião sobre ela. Ela é pesadíssima, construída como um tanque - acho até que ela sobreviveria um apocalipse nuclear. O visor dela é BEM escuro e é meio complicado de focar com ela, mesmo ela tendo a tela de foco split. Ela dá um baita coice ao disparar (é BEM forte, você sente tudo se movendo dentro da câmera). O visor dela só cobre 80~93% do que vai aparecer na foto, então pode ser que apareçam mais coisas no quadro.
Uma câmera m42 muito legal é a Fujica st801, da Fuji. Eu dei uma dessas pra minha namorada e acabei me arrependendo disso (devia ter pegado ela pra mim, isso sim). Ela é leve, o visor dela tem cobertura de 95%, é claro e a tela de foco ajuda um bocado. Ela tem mais velocidades de obturador que a Praktica e o fotometro dela é infinitamente melhor que o da praktica. Arrisco dizer que pelo que eu usei, ela é a melhor câmera m42 que tem, até melhor que a Pentax Spotmatic. Foi bem mais em conta que a Spotmatic, também.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #23 Online: 21 de Novembro de 2012, 21:13:22
Acho que esses pontos negativos que vc enumerou não são tão negativos assim, pelo menos para mim, pois não a acho tão pesada a ponto de incomodar ou atrapalhar; o disparo dela é alto sim, mas acho gostoso ouvir bem o disparo; dá até pra perceber as diferentes velocidades do obturador em ação; nunca fotometrei erradamente uma foto sequer, nem tive dificuldades em fazer o foco; também não acho o visor escuro ou que seja ruim de enxergar; pra mim é normal.

Agora, não duvido que essa fujica seja uma boa camera também, apesar de ser mais desconhecida no Brasil que a própria praktica; o que eu sei, pelo que andei vendo no ebay, é que as boas mesmo custam uma fortuna e existem muito poucas  a venda.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #24 Online: 21 de Novembro de 2012, 21:34:45
Acho que o melhor custo beneficio de uma máquina mecanica com uma boa lente, é uma Olympus OM1 mais a 50mm/f1.8 acha por uns 300 bem conservada, é uma camera fantástica, o visor dela é dos melhores, pequena, leve, o dial de ajuste da velocidade do obturador não é em cima como em todas as outras, na OM1 a velocidade fica num anel junto da baioneta, muito mais prático de fazer o ajuste ali sem tirar o olho do visor...
Acho que ir de oly é tiro certo com muita satisfação, além de poder contar com todo o arsenal das maravilhosas opticas zuikos...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2012, 22:21:27
A Pratika é realmente um tanque de guerra, mas ao mencionar que ela é uma câmera "alemã" é bom lembar que ela era fabricada na antiga Alemanha Oriental e tem a construção típica das câmera soviéticas e dos artigos fabricados no leste europeu e não nada em comum com os artigos alemães como a Zeiss, Leica, Rollei, etc.
Quase indestrutível mas sem grandes requintes de fabricação, um fusca blindado.
Particularmente eu acho que se for para escolher uma das cameras citadas anteriormente eu ficaria com uma Nikon, Canon, Pentax ou Olympus, que ao meu ver sáo muito superiores.
Os amantes e proprietários da Praktica que me perdoem, mas é como comparar um Toyota ou um Honda com uma um carro russo. Fora isso, é uma excelente câmera.
A grande vantagem que eu vejo na Nikon é a extrema facilidade de se achar lentes e acessórios usados em qualquer lugar do planeta e uma boa manutenção do valor de revenda de um modo geral.
Espero que ninguém se ofenda com meus comentários sobre a Praktica (eu mesmo já tive uma Praktica e todas essas outras marcas, com exceção da Olympus). :ok:
« Última modificação: 21 de Novembro de 2012, 22:48:11 por fcsergio »


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #26 Online: 21 de Novembro de 2012, 22:46:56
Pessoal, só lembrando que o título do tópico é : Qual camera comprar por até $ 300,00 ?
Achar uma nikon ou olympus em excelentes condições com lentes nikor ou zuiko por até $300,00 é procurar agulha no palheiro, enquanto uma praktica em excelentes condições com uma lente pentacon, helios ou até mesmo zeiss, é muito mais fácil de encontrar.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #27 Online: 21 de Novembro de 2012, 23:34:29
Na internet não irá achar uma Olympus OM1 com uma Zuiko 50mm/f1.8 nem que a vaca fale russo, normal, simplesmente porque as pessoas que tem essas cameras muitas vezes supervalorizam elas por valor sentimental ou porque tem lá parado e colocam a preço alto pra vender para algum desavisado.
Mas em lojas de cidades, se acha facilmente, principalmente em são paulo...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 22 de Novembro de 2012, 01:33:36
Na internet não irá achar uma Olympus OM1 com uma Zuiko 50mm/f1.8 nem que a vaca fale russo, normal, simplesmente porque as pessoas que tem essas cameras muitas vezes supervalorizam elas por valor sentimental ou porque tem lá parado e colocam a preço alto pra vender para algum desavisado.
Mas em lojas de cidades, se acha facilmente, principalmente em são paulo...

Olympus OM-1 com lente Zuiko 50mm/1.8 por 80 dólares + frete (veja o link no final)
Se convencer o vendedor a declarar um valor de até U$50.00 não paga imposto.aqui no Brasil.
Caso contrário aumentaria U$18.00 de impostos.
Talvez o total nem chegue em 300 reais com o frete.
Se vc gosta realmente dessa camera, vale a pena procurar um pouco mais e se informar no eBay.
É extremamente confiável e sou freguês de carteirinha.
O ML não chega nem aos pés do eBay em termos de seriedade e está cheio de gente aplicando golpes por lá, até mesmo com o mercado pago (tem que tomar muito cuidado no ML).

http://www.ebay.com/itm/Olympus-OM-1-Film-Camera-With-1-1-8-50MM-Lens-/251187186478?pt=Film_Cameras&hash=item3a7bec4b2e
« Última modificação: 22 de Novembro de 2012, 01:44:52 por fcsergio »


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 22 de Novembro de 2012, 20:14:07
To quase apelando pra uma Holga!

 :no:

Brincadeira... hehe!

Putz! Ontem quase arrematei uma Nikon EM linda por $20 no Ebay.

Alguém aqui usa ou já usou essas Nikons mais baratinhas? EM e FG?