Autor Tópico: Qual camera comprar por até R$300?  (Lida 7433 vezes)

rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Novembro de 2012, 09:56:26
Fala pessoal!

Estou querendo começar a brincar com filme e gostaria de ouvir recomendações de vcs sobre qual camera comprar.

Não queria gastar muito. No máximo uns R$300.

O meu sonho de consumo seria uma Nikon FE/FE2, mas pelo jeito não é muito fácil arrumar uma no Brasil por um preço parecido com os do eBay da vida.

Pensei tb em pegar uma rangefinder e já matar duas "lombrigas fotográficas" de uma vez, já que eu nunca usei uma rangefinder e tenho mt vontade.  Gostei muito das Canon Canonet QL17, mas ainda não achei uma com bom preço por ai. A Yashica Electro tb me pareceu uma boa camera para começar e achei um modelo GS por R$220, mas com a rosca da lente amassada e não funciona o modo B (Bulb). No mais ele está perfeita. No momento é minha melhor escolha.

Outras que estão no meu radar:

- Kiev 4 + Lente Jupiter
- Pentax K1000
- Zenit 12XP


Estou esquecendo de mais alguma?

Qual dessas vcs recomendam e onde posso achar uma por um bom preço?

Obrigado!








douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:20:22
Ve nos classificados aqui do forum. Se quer uma Nikon, tem uma Nikon FM sem lente anunciada, e mais um monte de outras cameras
Das que você falou, só conheço a Pentax K1000, e é uma ótima camera. Acabei de vender a minha

Três tópicos que tem cameras analógicas:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78222.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77982.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77355.0
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 10:23:20 por douglasarruda »
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:24:00
Fique atento para os modelos que funcionam com pilhas/baterias. Algumas máquinas usam baterias descontinuadas que são difíceis de encontrar no mercado.

VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2012, 10:53:37
Antes de tudo é interessante você definir o tipo de camera que deseja, rangefinder ou SLR.

As range finders tirando leica e algumas outras como Voigtlander, não trocam lentes, portanto terá sempre lente fixa e não zoom, rangefinder não faz foto macro, pois tem o erro de paralaxe por ter visor separado e você não vê o que está na lente.
As SLR's de um modo geral são cameras para qualquer fotografia.

Eu indico como rangefinder, a Yashica Electro GX tem um membro aqui que tinha uma pra vender, essa yashica é muito compacta e bem bacana, tem o fotometro dentro da rosca de filtro o que faz que ela faça a compensação do uso de filtro sozinha, e o flash sincroniza a qualquer velocidade por ser obturador do tipo leaf e não cortina. A lente yashica é maravilhosa nessa camera, tira fotos lindas, eu tenho uma Electro 35 GTN e adoro ela, muito nitida mesmo em abertura grande, outro ponto pra essas Yashicas, abertura de f1.7 máxima e minima de f16. Pra usar com filme ISO400 vai bem demais. As yashicas electros trabalham SOMENTE em modo prioridade, ou seja não tem modo manual, você escolhe a abertura e ela diz pelo fotometro se está sub ou super exposta. A bateria é tranquilo de fazer a adaptação, pois ela tem regulador de tensão interno então pode variar um pouco a tensão que não tem problemas, eu coloquei uma  CR123 mais duas LR44 dão os 6V necessários, a pilha original era 5,8V.
A Canon QL17, é uma camera excepcional uma lente fantástica, com abertura igual da yashica, essa trabalha em modo prioridade de velocidade, ou totalmente manual, porém no manual o fotometro não funciona, mas é só fotometrar no auto, e fazer a correção desejada no manual, assim como as electros, a QL17 tem obturador leaf também permitindo sincronia do flash em qualquer velocidade.

O visor das rangefinders, são BEM mais claros que de SLR's, o foco é muito rápido se fazer também, o split image é muito preciso, basta alinhar as imagens e fazer a foto... O obturador é extremamente silencioso, nem fazem barulho, você só escuta um tec, rápido e baixinho, só quem está do lado do fotografo a menos de 1 metro escuta, são cameras bem discretas e faceis de usar para fotos de rua.

SLR's, são cameras mais precisas, você vê pela lente, o que é muito tranquilo de fazer fotos macro, você consegue ver o DOF causado pelas aberturas, tem velocidades maiores de disparo do obturador, trocam lentes.

SLR's, tem várias bacanas, tem a Canon F1, Olympus OM1, A Pentax K1000 é uma camerinha bem legal, bem compacta, acho ela muito parecida com a OM1 da Olympus, existem várias máquinas de filme boas.
Eu aconselho fortemente a Olympus das séries OM, são maravilhosas, sem falar nas lentes Zuiko da Olympus, mas falando bem generalizado, qualquer uma fará fotos iguais, pois o que manda mesmo é o filme, lentes todas tem lentes boas, estando elas em boas condições a máquina em si, fará pouca ou nenhuma diferença.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Agamenonsantana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2012, 13:27:30
Amigo, fica sempre pesquisando no eBay que você compra camera SLR por menos até de 150 reais. Dá uma olhada nessa que comprei e já chegou (http://www.ebay.com/itm/180994616876?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 ). Vê o preço que ficou. O bom dela é que usa lentes Pentax (que já tenho) que são bem baratas e fáceis de se encontrar por aqui.
Perdi um leilão de uma Nikon FG20 (http://www.ebay.com/itm/NIKON-FG-20-CAMERA-BODY-/200837146060) porque não me atentei para o horário final. O cara deu o lance 1 dólar maior que o meu nos últimos minutos. Ela saiu por 27 dólares.


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:12:28
Ve nos classificados aqui do forum. Se quer uma Nikon, tem uma Nikon FM sem lente anunciada, e mais um monte de outras cameras
Das que você falou, só conheço a Pentax K1000, e é uma ótima camera. Acabei de vender a minha

Três tópicos que tem cameras analógicas:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78222.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77982.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77355.0

Fala Douglas, obrigado pelos links!

Essa Nikon FM me interessou, mas o problema que precisaria gastar ainda numa lente... To achando melhor no momento investir pouco antes de embarcar de vez no filme.

De qualquer forma obrigado!



rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:13:14
Fique atento para os modelos que funcionam com pilhas/baterias. Algumas máquinas usam baterias descontinuadas que são difíceis de encontrar no mercado.

Obrigado pelo lembrete Guto!

Dica anotada!  :ok:


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:18:18
Antes de tudo é interessante você definir o tipo de camera que deseja, rangefinder ou SLR.

As range finders tirando leica e algumas outras como Voigtlander, não trocam lentes, portanto terá sempre lente fixa e não zoom, rangefinder não faz foto macro, pois tem o erro de paralaxe por ter visor separado e você não vê o que está na lente.
As SLR's de um modo geral são cameras para qualquer fotografia.

Eu indico como rangefinder, a Yashica Electro GX tem um membro aqui que tinha uma pra vender, essa yashica é muito compacta e bem bacana, tem o fotometro dentro da rosca de filtro o que faz que ela faça a compensação do uso de filtro sozinha, e o flash sincroniza a qualquer velocidade por ser obturador do tipo leaf e não cortina. A lente yashica é maravilhosa nessa camera, tira fotos lindas, eu tenho uma Electro 35 GTN e adoro ela, muito nitida mesmo em abertura grande, outro ponto pra essas Yashicas, abertura de f1.7 máxima e minima de f16. Pra usar com filme ISO400 vai bem demais. As yashicas electros trabalham SOMENTE em modo prioridade, ou seja não tem modo manual, você escolhe a abertura e ela diz pelo fotometro se está sub ou super exposta. A bateria é tranquilo de fazer a adaptação, pois ela tem regulador de tensão interno então pode variar um pouco a tensão que não tem problemas, eu coloquei uma  CR123 mais duas LR44 dão os 6V necessários, a pilha original era 5,8V.
A Canon QL17, é uma camera excepcional uma lente fantástica, com abertura igual da yashica, essa trabalha em modo prioridade de velocidade, ou totalmente manual, porém no manual o fotometro não funciona, mas é só fotometrar no auto, e fazer a correção desejada no manual, assim como as electros, a QL17 tem obturador leaf também permitindo sincronia do flash em qualquer velocidade.

O visor das rangefinders, são BEM mais claros que de SLR's, o foco é muito rápido se fazer também, o split image é muito preciso, basta alinhar as imagens e fazer a foto... O obturador é extremamente silencioso, nem fazem barulho, você só escuta um tec, rápido e baixinho, só quem está do lado do fotografo a menos de 1 metro escuta, são cameras bem discretas e faceis de usar para fotos de rua.

SLR's, são cameras mais precisas, você vê pela lente, o que é muito tranquilo de fazer fotos macro, você consegue ver o DOF causado pelas aberturas, tem velocidades maiores de disparo do obturador, trocam lentes.

SLR's, tem várias bacanas, tem a Canon F1, Olympus OM1, A Pentax K1000 é uma camerinha bem legal, bem compacta, acho ela muito parecida com a OM1 da Olympus, existem várias máquinas de filme boas.
Eu aconselho fortemente a Olympus das séries OM, são maravilhosas, sem falar nas lentes Zuiko da Olympus, mas falando bem generalizado, qualquer uma fará fotos iguais, pois o que manda mesmo é o filme, lentes todas tem lentes boas, estando elas em boas condições a máquina em si, fará pouca ou nenhuma diferença.

Rapaz, obrigado pelas várias dicas!

Como falei, acho melhor investir pouco no momento. Portanto acho que vou acabar pegando uma ragefinder como a Yashica que vc falou tão bem. A vantagem é que não precisarei comprar o corpo + lente e vou acabar economizando.

Mais pra frente quem sabe eu compre uma SLR.

Nunca tive uma Olympus, mas gosto muito da marca tb!

Abraço!


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2012, 14:22:22
Amigo, fica sempre pesquisando no eBay que você compra camera SLR por menos até de 150 reais. Dá uma olhada nessa que comprei e já chegou (http://www.ebay.com/itm/180994616876?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 ). Vê o preço que ficou. O bom dela é que usa lentes Pentax (que já tenho) que são bem baratas e fáceis de se encontrar por aqui.
Perdi um leilão de uma Nikon FG20 (http://www.ebay.com/itm/NIKON-FG-20-CAMERA-BODY-/200837146060) porque não me atentei para o horário final. O cara deu o lance 1 dólar maior que o meu nos últimos minutos. Ela saiu por 27 dólares.

Ótimo negócio vc fez hein!

Eu particularmente fico com muita raiva olhando e namorando as coisas no eBay... Quem dera nosso Mercado Livre ter 20% da organização e variedade de produtos do eBay. Sobre preços e honestidade dos vendedores/compradores, melhor nem falar...

Quanto vc pagou de frete nessas compras? Foi pego pela receita?


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2012, 17:55:03
canon 500n com lentes m42, ou praktica

baratas e excelentes; perfeitas e nunca dão problemas


Agamenonsantana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2012, 20:11:35
Ótimo negócio vc fez hein!

Eu particularmente fico com muita raiva olhando e namorando as coisas no eBay... Quem dera nosso Mercado Livre ter 20% da organização e variedade de produtos do eBay. Sobre preços e honestidade dos vendedores/compradores, melhor nem falar...

Quanto vc pagou de frete nessas compras? Foi pego pela receita?

O frete custou £8.95 e não foi taxada. Prefiro comprar no eBay. De vez em quando compro no MercadoLivre. Mas sempre vendo coisas por lá. Inclusive tenho duas Yashica PEN e uma Canon EOS5000 lá à venda. Acho que tabém vou anunciar essa Miranda também. No momento estou "queimando" um Kodak P&B 400. Assim que revelar posto as fotos na galeria analógica.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2012, 20:23:34
Apesar da quantidade enorme de cameras disponíveis, as peças de reposição de componentes elétricos/eletrônicos de algumas cameras ficam cada vez mais difíceis de encontrar se quebrar.
Te recomendo pegar uma camera das mais antigas, corpo metálico e com o mínimo de componentes elétricos possível, que te permita usar até sem pilhas se precisar.
Quando vendi as minhas analógicas (inclusive uma Nikon F100) eu optei por ficar apenas com a minha Nikon F2A, que é o meu xodó e um ícone na história da fotografia.
Segundo alguns, foi a última, melhor e mais avançada camera mecânica construída até hoje por qualquer fabricante. Ela é praticamente a prova de tudo, já esteve na lua e no Vietman e voltou inteirinha, além de ser linda.
Se além de usar para fotografar você quiser uma uma obra de arte, clássica, colecionável, que valorize com o tempo, para usar e deixar para seus netos, essa é a minha sugestão de camera, mesmo que gaste um pouquinho mais.
A quantidade e variedade de acessórios para ela é simplesmente enorme (tudo que vc puder imaginar) e fácil de achar no eBay.
Caso vc tenha interesse, tem uma F2A sendo leiloada hoje no eBay com lente 50mm/2 por U$107.50 e frete de uns U$ 48.00 (basta acompanhar o leilão).
Há uma outra para compra imediata por U$ 159.00 e frete de U$ 40.00. :ok:

"The F2AS is the last, best, most advanced and most durable mechanical camera ever made by Nikon. It might be the best ever made by anyone."
(http://www.kenrockwell.com/nikon/f2as.htm)
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 20:35:42 por fcsergio »


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2012, 16:36:23
Apesar da quantidade enorme de cameras disponíveis, as peças de reposição de componentes elétricos/eletrônicos de algumas cameras ficam cada vez mais difíceis de encontrar se quebrar.
Te recomendo pegar uma camera das mais antigas, corpo metálico e com o mínimo de componentes elétricos possível, que te permita usar até sem pilhas se precisar.
Quando vendi as minhas analógicas (inclusive uma Nikon F100) eu optei por ficar apenas com a minha Nikon F2A, que é o meu xodó e um ícone na história da fotografia.
Segundo alguns, foi a última, melhor e mais avançada camera mecânica construída até hoje por qualquer fabricante. Ela é praticamente a prova de tudo, já esteve na lua e no Vietman e voltou inteirinha, além de ser linda.
Se além de usar para fotografar você quiser uma uma obra de arte, clássica, colecionável, que valorize com o tempo, para usar e deixar para seus netos, essa é a minha sugestão de camera, mesmo que gaste um pouquinho mais.
A quantidade e variedade de acessórios para ela é simplesmente enorme (tudo que vc puder imaginar) e fácil de achar no eBay.
Caso vc tenha interesse, tem uma F2A sendo leiloada hoje no eBay com lente 50mm/2 por U$107.50 e frete de uns U$ 48.00 (basta acompanhar o leilão).
Há uma outra para compra imediata por U$ 159.00 e frete de U$ 40.00. :ok:

"The F2AS is the last, best, most advanced and most durable mechanical camera ever made by Nikon. It might be the best ever made by anyone."
(http://www.kenrockwell.com/nikon/f2as.htm)



Pô, mas daí vc tá falando da Rolls Royce das cameras de filme né!  :D

Estou querendo uma baratinha para começar nesse negócio de filme e daí mais pra frente pegar uma mais cara se for o caso.

Estou fuçando bastante no eBay e monitorando algumas oportunidades!

Alguém aqui recomenda uma Olympus 35 RC??



fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2012, 19:20:04


Pô, mas daí vc tá falando da Rolls Royce das cameras de filme né!  :D

Estou querendo uma baratinha para começar nesse negócio de filme e daí mais pra frente pegar uma mais cara se for o caso.


Sim, mas por um preço de um Uno MIlle, né ....?? :D


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2012, 20:01:00


Pô, mas daí vc tá falando da Rolls Royce das cameras de filme né!  :D

Estou querendo uma baratinha para começar nesse negócio de filme e daí mais pra frente pegar uma mais cara se for o caso.

Estou fuçando bastante no eBay e monitorando algumas oportunidades!

Alguém aqui recomenda uma Olympus 35 RC??


cara, eu torno a repetir, vai de praktica.
mtl 50, mtl5b ou mtl3, foram feitas na alemanha, até a japoneizada foi lá visitar a fábrica; foram feitas por mulheres!!! são perfeitas, não quebram e vc pode usar qq lente de rosca m42 que existem aos montes e são baratas; quem sabe vc acha uma já com uma carl zeiss ou pentacon 50mm; é o fino da bossa; 
entra no ebay e fuça lá; tem bastante delas a venda.