Autor Tópico: lentes teleobjetiva  (Lida 3703 vezes)

AlmirHS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 15 de Novembro de 2012, 20:12:25
Há alguma lente para a Nikon D5100 que 'dê' uma aproximação (zoom) equivalente ou mais ou menos à da Coolpix p510, ou seja, X42?
Haverá alguma outra câmera com os recursos da Nikon Coolpix  P510 como nesta comparação com a PowerShot SX50 HS
Grande Abertura   f/3.0   vs   f/3.4   
Toma fotos 3D    Yes   vs   No
Pode criar fotos panoramicas na câmera    Yes   vs   No.   
Tem GPS

Penso em comprar uma câmera com esse tipo de aproximação- daí a referência à D5100, pois eu a compraria- mas que permita uma exposição de pelo menos, 30segundos, já que a P510 só tem 4s (a meu ver, seu grande defeito) de tempo de exposição o que me parece muito pouco pois, penso em usá-la também, para tomar fotos do céu noturno; de planetas e outros astros.
Tem alguma maneira de corrigir essa deficiência (se é que o é)?
Alguma sugestão?
Obrigado!




   




Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2012, 20:20:26
 Almir,

Fica até difícil sugerir alguma coisa, porque são classes de equipamentos completamente diferentes!

Equipar um reflex, de modo a conseguir todos os efeitos de uma SZ, não me parece uma tarefa das mais fáceis, além de ficar exageradamente caro.

A SZ prima pela praticidade em detrimento da qualidade da foto! A reflex, privilegia a qualidade e requer lentes e mais lentes para conseguir o range de uma SZ.

Sempre usei SZ, até migrar para reflex. Não tenho todo o range de uma SZ mas estou absurdamente satisfeito com a qualidade das imagens obtidas com minha parca T1i!

Abraço,


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2012, 00:53:48
Sim, é possível. Com uns 21 mil reais você pode adquirir esta bela Sigma 300-800mm, que deve proporcionar um alcance semelhante ao da P510: :D



Mas falando sério, seria bom você se decidir se quer um grande zoom como o da P510/SX50 ou fotos de grande qualidade. Conseguir as duas coisas juntas é possível, mas é muito caro.

Acho que para tirar fotos do céu noturno com certa qualidade, só com câmeras DSLR mesmo, usando configurações específicas (uns usam um tempo de exposição moderado com ISO bem alto, outros usam um ISO mais baixo, mas com um tempo de exposição superior a 60 segundos... quem tem prática com esse tipo de fotografia poderá explicar melhor).

Agora, fotografar planetas acho que só usando um telescópio heim... me corrijam se eu estiver errado.




AlmirHS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2012, 15:12:23
Amigos Santana e Sunriser, muito obrigado pelas respostas! E, mudando um pouco o dito popular: é conversando que se aprende! Sempre se aprende - se tira uma lição quando nos dispomos a aprender. E Sunriser... Realmente, essa lente sua é de matar...  a conta bancaria de qualquer um! - Sigma 300-800mm f/5.6 EX DG HSM APO IF Ultra Telephoto Zoom Lens for Canon SLR Cameras
$7,999.00. É isso mesmo... Dolares americanos! Lá nos 'Isteits'!
 De fato,  sempre há mais de uma solução  (algumas vezes, muitas) e como a matemática, mais de uma maneira para se resolver uma equação. Penso que consegui ao que me proponho. E um pouco além disso! Em dois passos: agora, compro uma Nikon P510 e um telescópio com acessórios compatíveis e posteriormente, uma DSLR de entrada tipo Nikon D5100.
Alguma sugestão?
E mais uma vez, obrigado à vocês!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2012, 15:59:29
Amigos Santana e Sunriser, muito obrigado pelas respostas! E, mudando um pouco o dito popular: é conversando que se aprende! Sempre se aprende - se tira uma lição quando nos dispomos a aprender. E Sunriser... Realmente, essa lente sua é de matar...  a conta bancaria de qualquer um! - Sigma 300-800mm f/5.6 EX DG HSM APO IF Ultra Telephoto Zoom Lens for Canon SLR Cameras
$7,999.00. É isso mesmo... Dolares americanos! Lá nos 'Isteits'!
 De fato,  sempre há mais de uma solução  (algumas vezes, muitas) e como a matemática, mais de uma maneira para se resolver uma equação. Penso que consegui ao que me proponho. E um pouco além disso! Em dois passos: agora, compro uma Nikon P510 e um telescópio com acessórios compatíveis e posteriormente, uma DSLR de entrada tipo Nikon D5100.
Alguma sugestão?
E mais uma vez, obrigado à vocês!


Olá...opa agora que compreendi que vc quer mesmo (por hora) uma ultrazoom......se aceita um conselho não vá de P510.....as ultrazooms da Nikon....não são boas......as melhores ultrazooms do mercado são as Panasonics e as Canons.

E hoje disparadamente a melhor ultrazoom é a Fz200 ....com sua abertura constante em f/2.8 (em todo range)   e como vc havia solicitado as Panasonics permitem 60s de exposição (inclusive a minha Fz 35).

Veja a mais recente revisão da Fz200  http://www.dpreview.com/news/2012/11/17/panasonic-lumix-dmc-fz200-review
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2012, 16:23:18
Olá....sou eu novamente......acho que outra dica importante.... para fotografia de astros....é BEM mais barato comprar uma boa luneta e/ou telescópio e usar adaptadores para encaixá-los na camera fotográfica.....tenho visto muitos usuários de cameras m4/3 fazendo isso....veja como fica:






E as fotos:







Mais uns links:

http://www.mu-43.com/f54/om-d-eta-carinae-nebula-31624/

http://www.youtube.com/watch?v=XyCQC_6qFIY
« Última modificação: 17 de Novembro de 2012, 16:37:11 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2012, 16:32:17
Almir, não sou conhecedor de astrofotografia, mas se pretende usar uma tele + longa exposição para fotografar as estrelas, vai precisar de algum equipamento que compense o movimento de rotação do planeta para as estrelas não ficarem como rastros...
De qualquer maneira astrofotografia é caro e bem trabalhoso  :D


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2012, 00:54:08
Essa técnica de usar uma luneta/telescópio com uma câmera acoplada é chamada de digiscoping. É bem interessante, mas talvez seja difícil de encontrar esse tipo de equipamento para venda no Brasil.


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2012, 10:27:17
   Uma micro 4/3 pode lhe oferecer algo como uma média entre uma DSLR e uma superzoom... em termos.
Sendo o sensor equivalente à metade daquele de uma full frame, uma zoom 100-300 se comportará como uma 200-600 numa full frame. Uma lente destas custará menos de 1/10 do preço da Sigma 300-800 mostrada pelo Sunriser, é pequena - 12 cm fechada . Teóricamente, a qualidade de imagem ficaria entre a da DSLR top e as melhores superzoom... teoricamente. Tenho uma Lumix G3 com lentes 14/48, 50/200 e 100/300, equivalentes a 28/96, 100/400 e 200/300. Em termos de qualidade de imagem, para impressões até 40x30 cm, a G3 só se diferencia claramente da SX50 em ambientes de bem pouca luz.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


AlmirHS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2012, 17:18:11
Uma vez mais, muito obrigado pela consideração de todos, justificando plenamente a razão de 'existir' dos fóruns.
Amigos; explico-me: como alguns, procuro me aprimorar naquilo a que me proponho a fazer. Sempre busco fazê-lo da melhor, mais bonita etc maneira possível, visando ter os melhores resultados. As vezes não consigo. Mas tento.
Amigos, aprendi com vocês, ainda que pareça pouco tempo para isso; inclusive, ajudando-me a formar uma opinião e tomar uma posição.
 Panet, aprendi, pesquisando, esse novo conceito de câmeras 4/3, que não conhecia. Ficaria como boa opção, já que as lentes, se tiverem as mesmas qualidades das outras (prof.), seria um ponto a favor.
Pedro e Sunriser e esclarecendo a todos, já que não o fiz antes, comprarei os equipamentos nos EUA, uma vez que se me facilita, pois lá tenho família.
Muitos modelos de telescópios - alguns até bem simples - permitem acoplar cameras DSLR e há adaptadores para as não intercambiáveis.
Exato, Pedro! Tem pequenos motores, de acionamento manual para compensar o movimento aparente do céu, além dos computadorizados, que não são caros. Claro, isso tudo LÁ.
Oliberal, essas fotos estão espetaculares! E é exatamente isso que vou fazer, com os acessórios pertinentes. Já os tenho encomendado.
Antes, usado uma simples Kodak Z8612 IS, consegui razoáveis fotos da Nebulosa de Órion (muito difícil de manter em foco com aquela câmera), de J´piter e suas tres maiores luas e até de Urano.
Mas como disse, vou em dois passos: compro uma superzoom, pois a quero para fotos do dia a dia -já que não tenho pretensões de viver como Profissional de Fotografia- mas com ótima qualidade.
Agora, pesquisei muito, inclusive em 'sites' de língua inglesa e a todos, com boas referências a despeito de algumas deficiências menores, da N. P510. Todavia se a compro, sei que não vou poder fazer fotos mais artísticas usando Longa Exposição, como essas em que as luzes parecem que se solidificam, deixando só um rastro luminoso contínuo.
Abrs.



fabiogr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2012, 21:48:06
Quanto a esta história de superzoom com aumento de 42X, entendo que pelo fato da camera compacta ter um sensor BEM menor que o da SLR você poderia tirar uma foto com uma SLR por exemplo com uma lente 300 mm ou até menos e fazer um crop na foto, e este crop terá uma qualidade igual ou até superior a foto tirada pela camera superzoom, uma vez que como você tem um sensor de imagem maior o seu "negativo" digital será maior e a sua camera SLR terá condições de captar mais detalhes do que uma superzoom, ou seja você poderia aplicar um Zoom digital na sua imagem e mesmo assim teria uma qualidade melhor do que a superzoom. Tenho uma Nikon D5100 e uma tele 70-300 VR e muitas vezes faço crop nas minhas fotos e mesmo assim ainda fico com uma qualidade melhor do que com a superzoom.

Nikon D7100 + Nikon D5100 + Nikkor 18-105mm f3,5 - 5,6 VR + Nikkor 18-55mm f3.5-4.5 AF-S VR + Nikkor 70-300 f4,5 - f5.6 IF ED AF-S VR + Nikkor 35 mm f1,8 DX + Flash SB700, Sony SLT A33 + Sony SLT A77 + DT 18-135 f3.5 - 5.6 + DT 1855 f3,5 - 4,5 + DT 55200 f-4,5 - 5,6 + DT 11-18 + f4,5 - 5,6 + DT 16-50 f2,8 + Flash HVL 60, Nikon Coolpix S9300, Sony Cybershot DSC W215, Sony Cybershot DSC H5, Panasonic Lumix DMC FX-12, Sony CyberShot DSC P92