Autor Tópico: lente manual antiga com fungo. Posso usar ou o fungo é contagioso?  (Lida 6568 vezes)

darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino

Eu tenho uma pentax A 50mm f2 com fungo.

Já mandei limpar várias vezes, mas não adianta. Ou os caras são ruins de limpeza, ou eu tenho um super fungo nessa lente.

Pergunto: posso usá-la na minha câmera (pentax k30) sem medo, ou o fungo pode passar para a câmera e para as outras lentes?

Grato pela ajuda.

Felipe
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2012, 10:39:52
Pode passar sim.

vc está em que cidade/estado????
Tem gente muito qualificada para limpeza no Rio e em Sampa. Talvez valha à pena mandar limpar por lá.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2012, 10:47:38
Pô, já mandou limpar quantas vezes ??
Quanto paga ??
Porque no RJ para tirar 2 pontinhos de fungo,
Me cobraram 300 reais, eu vendi a lente mais barata
Mas nao paguei, achei muito caro.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2012, 11:24:50

Moro em florianópolis. Já mandei limpar a lente 2 vezes. R$ 50 pila cada limpeza.

Eu queria usar essa lente! É impressionante a nitidez dela. Deixa a tamron 17-50 2.8 no chinelo!!!!

A claridade dela é uma coisa de louco.

O fungo safado >:(

Acho que vou botar ela no forno para ver se mata esse negócio :D
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2012, 11:39:29
Também por 50 conto acho que eles deixam no sol pra ver se o fungo morre.
Kkkkkkkkkk, muito barato, ta estranho essa limpeza.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2012, 21:21:57
Olha... É complicado mesmo uma limpeza minimamente eficiente por 50 pilas. Partindo do pressuposto que os fungos estão unicamente no elemento frontal ou no traseiro, só para desmontar essas partes e realizar a limpeza e verificação nos outros elementos internos (sem desmonte) ACHO que ninguém faz por menos de R$200,00.

Acho que é o caso, se tem tara mesmo por essa lente, de mandar para alguém em Sampa ou Rio.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2012, 03:22:08
200?! Coisa de louco isso.
Tenho uma zoom que vou limpar agora e ela custa nos EUA 128$, Se pedir para um amigo buscar gastaria só uns mcdonalds com a família a mais, e se não abusar nos macs, olhe lá.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2012, 03:42:03
Vou deixar aqui a opinião de um biólogo. Se o fungo estiver vivo, com certeza pode passar para outras objetivas. Mas tem vários "boatos" de como matar o fungo, deixando no sol, usando raio-X, sei lá. Só sei que, se ele estiver morto, bem mortinho mesmo (quero dizer, se até os esporos estiverem estéreis), aí ele não vai contaminar outras objetivas.

Você notou o fungo crescendo, se espalhando nos últimos meses? Se sim, então é melhor deixar a objetiva separada das outras. Se ele não cresceu, pode ser um indicativo de que esteja morto. Mas certeza mesmo é difícil de ter, fungo é um "bicho" brabo, difícil de matar por completo mesmo. Justamente por causa dos esporos, que podem se manter inertes por anos a fio, e simplesmente proliferarem quando as condições estiverem melhores.

O fato de você morar à beira da praia não colabora muito, calor e umidade são ótimos para os fungos... Talvez o jeito seja mandar pra algum lugar de confiança mesmo, como os colegas sugeriram.

Abraços e boa sorte!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2012, 10:50:50
Bom, tenha cuidado na hora de comprar pra evitar aborrecimentos posteriores. Lente vendida como "um pouquinho de fungo, facil de limpar" podem trazer decepções mais tarde e acabar com a reputação do vendedor. Melhor evitar a compra.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2012, 12:26:55
Pois é, penso o mesmo... Se é tão fácil de limpar, porque já não vende limpa??  :ponder:


Bom, tenha cuidado na hora de comprar pra evitar aborrecimentos posteriores. Lente vendida como "um pouquinho de fungo, facil de limpar" podem trazer decepções mais tarde e acabar com a reputação do vendedor. Melhor evitar a compra.

[]s,

RSalles


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2012, 13:27:18
Nao limpam porque é caro, como falei, 50 reais os caras devem deixar no sol para ver se o fungo morre, até esse de 200 ta barato, para tirar 2 pontinhos de nada me cobraram 380 reais.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2012, 14:13:11
Acho que vocÊs estão exagerando, isso não foi colado com ambrosia mistuarada com pó de chifre de unicórnio. Se alguém montou, alguém pode desmontar e montar de novo. É bom lembrar que essas coisas são montadas manualmente. Vi a desmontagem de uma que era complicada porque tinha uma fita adesiva no conjunto ótico, e aí não sei como resolve.
Mas de resto é só ter o cuidado que qualquer pessoa deve ter com um mecanismo de precisão, seja um objetiva, seja um ralógio de pulso antigo. Teve gente que teve coragem pegou lentes imprestáveis e começou a tentar e aí mostrou que tinha jeito de mexer com isso.
Então não é algo que deva passar de duas horas de trabalho, tenho lente antiga de uma nikon de filme que tinha, e como estava com muitos fungos (tinha encostado depois que o obturador da nikon quebrou)  resolvi desmontar, cheguei bem perto de desmontar toda, mas chegou num hora que eu não tinha uma chave específica. Aí desisti e montei de novo. Experimentei e a lente ficou funcionando bem.

Claro que eu estou falando de uma zoom AF, se fosse sobre uma 2.8 de mil reais, gastaria trezentinhos pra limpar bem rápido
« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 14:33:55 por Carcarah »


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:09:24
Eu nunca deixei ela junto com as outras. Está fechada num saco plástico com um monte de silica gel.

Ontem eu comecei a fuçar e desmontei o elemento traseiro. Foi bem fácil. É só desrosquear o elemento que ele saiu inteiro. Desrosqueei mais um anes e pronto. tudo desmontado. Mas o fungo está nos elementos frontais. Esse eu ainda não consegui desmontar.

Não vou vou desistir. Eu mesmo vou limpar essa lente.
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:13:53
Mas acho que a grande dificuldade aí não é desmontar a objetiva, isso eu conheço muita gente que faz. O problema maior é limpar a lente sem danificar a óptica. Não é fácil remover fungos, nem de lentes, nem de nenhum lugar. Muitas vezes, por mais que o fungo esteja morto e a lente esterilizada, ele vai deixar algumas marcas, pois ele literalmente consome o revestimento das lentes. E aí talvez precise de uma intervenção mais pesada, que pode realmente danificar a lente e comprometer a objetiva...


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2012, 16:16:22

Não vou vou desistir. Eu mesmo vou limpar essa lente.

massa. posta fotos da suruba aí pra galera! :ok:
fkuhne.tumblr.com