Autor Tópico: lente manual antiga com fungo. Posso usar ou o fungo é contagioso?  (Lida 6573 vezes)

darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2012, 18:33:51
massa. posta fotos da suruba aí pra galera! :ok:

HEHHHE!!! Foi bem mais fácil e rápido do que pensei.

Já limpei e ficou perfeito! A não ser pela minha brilhante cagada de deixar cair o segundo elemento frontal no chão. Escapou da minha mão e caiu no chão!!! lascou de leve a borda dessa lente, mas não afetou a foto. Depois de montada, nem apareceu o lascado. Sorte.

O fungo estava no primeiro elemento frontal. Saiu fácil. Parece que o álcool isopropílico resolveu.

Vou deixar ela isolada num saco com sílica gel para ver se o fungo volta a crescer.

Esse vídeo ajudou: http://www.youtube.com/watch?v=-rlDO5Qj6cU

Apensar de a lente não ser idêntica, o importante desse vídeo foi a idéia do paquímetro como chave. Esse lance da tampa de desodorante também não precisou. Tirei a tampa de acabamento do elemento frontal com o dedo mesmo. Depois disso, tudo ficou mais fácil. Em 5 minutos a lente estava toda demontada. A parte do diafragma nem precisou mexer. Essa lente tem 2 elementos frontais, e dois elementos traseiros. Os frontais são independentes. Os traseiros estão unidos numa única peça, que sai inteira do corpo da lente e pode ser desmontada e separada facilmente. Tem um elemento no meio. Parece que é uma lente só e não precisei mexer. Consegui limpar esse elemento do meio montado no corpo da lente mesmo.

Usei na cirurgia: cotonetes, alcool isopropílico, paquímetro (vejam o vídeo), lenspen, uma bombinha fuc fuc e uma flanela especial para óculos (não solta fibras).

Fotos da suruba (o segundo elemento frontal e o elemento traseiro já estavam montados - esqueci de bater a foto antes!):

http://netload.in/dateiZLnqWxOFD7/1.JPG.htm

http://netload.in/datei3P2nsczSf0/2.JPG.htm

Testes depois de montada:

http://netload.in/dateijyd0AGnnOn/3.JPG.htm

http://netload.in/dateiV95FpTLBCH/4.JPG.htm

http://netload.in/datei3bX16288Ye/5.JPG.htm

O mais difícil foi montar tudo sem deixar marcas de dedos na lente! Uma luvinha cirurgica deve ajudar, mas, como eu não tinha, foi sem luva mesmo.

Quem quiser, cobro R$ 50,00 para limpar uma dessas lentes :D :D





« Última modificação: 18 de Novembro de 2012, 18:38:18 por darth wader »
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2012, 21:03:22
(...) Parece que o álcool isopropílico resolveu.
(...)


Sim, tirou o fungo... E levou junto o revestimento orgânico da lente.

(...) e uma flanela especial para óculos (não solta fibras).(...)

Além de possíveis micro-riscos, pode ter deixado fibras para trás sim. Essas flanelinhas para óculos não são as apropriadas para limpeza das óticas das objetivas. Pelinhos mínimos internamente não afetarão as fotos... Ao menos isso.

Agora é rezar para não ter descolimado nada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Novembro de 2012, 21:23:18
Uma dica... Usar a tampa de desodorante com fita isolante, como mostrado no vídeo, fica difícil para alguns diametros de lentes. Uma alternativa a isto são aqueles pés de borracha usados em cadeiras, bancos e mesas, como os do link http://portuguese.alibaba.com/product-gs/high-quality-low-price-chair-rubber-feet-489546134.html (o link é somente uma referencia para a imagem do que são estes pés de borracha). Na Casa da Borracha no RJ existem alguns bem grandes. São bons, baratos e nao arranham o anel frontal da lente. Já usei e funciona.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Novembro de 2012, 21:52:18
Mas acho que a grande dificuldade aí não é desmontar a objetiva, isso eu conheço muita gente que faz. O problema maior é limpar a lente sem danificar a óptica. Não é fácil remover fungos, nem de lentes, nem de nenhum lugar. Muitas vezes, por mais que o fungo esteja morto e a lente esterilizada, ele vai deixar algumas marcas, pois ele literalmente consome o revestimento das lentes. E aí talvez precise de uma intervenção mais pesada, que pode realmente danificar a lente e comprometer a objetiva...
Aí já é diferente Humberto, se o fungo ferrou a cromação da lente, aí não tem jeito. Já falei até com um amigo que é dono de uma ótica perguntando se dava para refazer a cromação de uma lente e ele desconversou.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2012, 21:52:56
Abrir e desmontar e remontar a lente é o de menos, o lance é tirar o fungo sem tirar o coating nem danificar a ótica, Outra coisa: o fungo quando se prolifera seriamente destroi irreparavelmente os elementos óticos.

Darth,

Que servicinho do infereno esse de download, posta essas fotos aí em algum serviço que seja possivel de ver a foto!

[]s,

RSalles



Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2012, 19:55:29
Sim, tirou o fungo... E levou junto o revestimento orgânico da lente.

Além de possíveis micro-riscos, pode ter deixado fibras para trás sim. Essas flanelinhas para óculos não são as apropriadas para limpeza das óticas das objetivas. Pelinhos mínimos internamente não afetarão as fotos... Ao menos isso.

Agora é rezar para não ter descolimado nada.

Eu já sabia que o alcool isopropilico podia comer o revestimento da lente.

Mas, como decidi fazer a experiência com essa lente, o isopropílico era a única coisa que eu tinha para usar.

Parece, aos meus olhos, que não afetou. Só sei que o fungo já era. A lente está fechada num saco com sílica gel para ver se o fungo volta a crescer.




Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2012, 20:05:43

Darth,

Que servicinho do infereno esse de download, posta essas fotos aí em algum serviço que seja possivel de ver a foto!

[]s,

RSalles

Fotos redimensionadas e visualização direta:













« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 20:07:42 por darth wader »
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:30:18
Darth,

Aqui no meu PC não aparece nada, só uns links quebrados... Assim mesmo obrigado pelo esforço!

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 27 de Novembro de 2012, 12:51:08
É aconselhável guardar sempre o equipamento junto de alguns saquinhos de sílica. A sílica neutraliza a umidade do ar, o principal agente causador de fungos.