Autor Tópico: Lente Invertida na Nikon D7000  (Lida 1676 vezes)

erica_flr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
    • Erica Rodrigues Fotografia
Online: 18 de Novembro de 2012, 20:15:30
Olá, tenho lido em alguns lugares que o uso da 50mm invertida a "transforma" (bem entre aspas) em uma lente macro...  Isso poderia acontecer tb com a 18-105 que vem com a máquina?  Eu tentei e não consegui!!!!
Alguém sabe me esclarecer?
Obgda


makaira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2012, 22:49:16
Olá Erica,
Meu segundo post neste forum, o primeiro para pedir ajuda e agora tentando ajudar apesar de não ser o mais qualificado, mas 41 vezes lido e sem resposta...
Quando diz que não conseguio fazer a inversão não explica como tentou, então vamos lá. Para inverter a lente não basta colocar invertida em frente do corpo, alem de poder riscar o elemento frontal no corpo não vai conseguir centrar a lente e vai permitir entrada de luz. Pode sim inverter quasi qualquer lente mas para isso vai usar um adaptador que de um lado tem a baioneta da nikon e do outro uma rosca da medida da sua lente. No seu caso a lente tem rosca de 67mm e a maiorias dos adaptadores vem com rosca de 52mm então vai usar um step up ring , ou mais , para chegar a 67mm. ambos estão disponiveis no Mercado Livre. Vai funcionar? Não sei pois não tenho esse modelo de lente, depende de uma serie de fatores: se a lente e simetrica ou não, da maneira como os elementos oticos se movem etc então tem que experimentar. Mas mesmo que tudo acerte na montagem, lembre que ao inverter a lente perde todo o contato da lente com a camara e so pode trabalhar com tudo manual, foco,fotometria, abertura etc., e não será facil pois as lentes modernas não possuem anel de abertura e isso torna o seu uso invertidas inviavel. Antes que alguem queira me corrigir, eu sei que existem gambiarras mas eu não uso e não recomendo. Se tem curiosidade pela fotografia macro, procure uma lente antiga com anel de abertura e experimente. A perda de auto foco não é significativa pois a maioria dos fotografos que conheço usa foco manual. Outro motivo de frustação que afasta muita gente da fotografia macro é falta, ou quasi inexistencia de profundidade de campo. Com a lente invertida vai conseguir uma ampliação no sensor de 2 a 3 vezes mas a profundidade de campo vai ser em decimos de milimetro, então quer fotografar a petala de uma flor, uma ponta está em foco e a outra ponta desfocada. Fotografia macro demanda muita paciencia, estudo e investimento. Desculpa o longo post mas me pareceu melhor uma longa explicação do que deixar duvidas no ar. Aviso de amigo: cuidado Macro vicia. Mais alguma duvida ou conselho para equipamento estou disponivel aqui no forum .
Boas fotos, mario


erica_flr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
    • Erica Rodrigues Fotografia
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2012, 08:33:10
Obrigada!!!!  :clap: