Autor Tópico: Decepcionado com Tamron 17 50 f2.8 - Qual direção tomar?  (Lida 7315 vezes)

CarlosReis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 21 de Novembro de 2012, 08:12:12
Bom dia amigos!
Tenho uma Tamron 17 50 f2.8 (Sem estabilizador), e a comprei obviamente pelos ótimos reviews que já li..
Já tive fotos muito boas com ela, e pela sua amplitude em minha câmera cropada, acabei deixando de lado minha cinquentinha...

Aí neste final de semana coloquei minha canon 50mm f1.8 para brincar um pouco, e achei as fotos muito mais interessantes (nitidez, contraste)...
São lentes diferentes que talvez não possam ser comparadas... E como nunca testei outra lente 2.8 fico sem parâmetros...

Minha dúvida é:
-Estou viajando querendo resultados melhores ou equivalentes da Tamron sobre a canon fixa?
-Deveria partir para uma canon 17 50 f2.8?
-Ou deveria comprar uma Canon 50mm f1.4?


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2012, 09:10:12
Minha dúvida é:
1-Estou viajando querendo resultados melhores ou equivalentes da Tamron sobre a canon fixa?
2-Deveria partir para uma canon 17 50 f2.8?
3-Ou deveria comprar uma Canon 50mm f1.4?

Minhas opiniões:
1-Sim! Está! Uma lente zoom dificilmente terá resultados tão bons quanto qualquer lente prime (fixa), pois a construção mais simples das fixas permite uma disposição dos elementos óticos para um melhor resultado possível naquela distância focal (além de ir menos vidro), o que gera imagens melhores, com mais nitidez e contraste, e menos CA e distorção.
2-Não há Canon 17-50, mas sim, há a EF-S 17-55 F2.8 e esta é sim uma baita lente (a melhor EF-S que há), muito melhor que a Tamron! Mas ainda é, em tese, inferior às lentes primes.
3-Se a 50mm F1.8 já está boa, não tem por que comprar uma F1.4 (pois esta é só mais rápida que a 1.8 no foco e na construção, e muda pouco a qualidade). Melhor pegar outra prime no range, como a 28mm F1.8 ou a 35mm F2.

Abraço!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2012, 09:12:59 por sakco »
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2012, 09:23:34
Esqueci de mencionar: dizem que a Sigma 30mm F1.4 para Canon também é ótima... Vale a pena dar uma olhada, e ficar com umas duas fixas além da zoom. As lentes zoom são mais práticas et al., mas para qualidade (quando se tem tempo para ficar trocando lente), vale a pena usar primes. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2012, 09:27:54
Carlos,

Como o companheiro aí em cima já disse, nenhuma zoom (da Canon, pelo menos) te dará um resultado tão bom quanto uma fixa - embora a Fotografe Melhor insista em dize o contrário :doh:. Mesmo se comparas um zoom top, L, com uma fixa mais ou menos. Por isso quem se acostuma com as fixas, quem afia o olho com elas, tem dificuldade de se adaptar às zoom. E não é só questão de nitidez, não, mas de cores, contraste, bokeh e por aí vai...

Então, antes de gastar uma baba na zoom 2.8 Canon, tenta experimentá-la e ver se te satisfaz. Eu, pessoalmente, manteria a Tamron para situações específicas e, com o $$ que ias gastar na zoom comprava duas fixas: a 28mm 1.8 e a 85mm 1.8.


CarlosReis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2012, 09:28:53
Muito obrigado pela ajuda sakco!
Vou manter o jogo então cara!
No momento vou tentar dar preferência a outros ranges então! Valeu!


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2012, 09:34:57
vende essa tanrom e compra a Canon 17-55.... Sobre a 50mm.... Fica com a plástico mesmo, pagar  700 reais a mais em usm ( que por sinal eu achei tão barulhento quanto a 1.8 ) e por uma otica um pouco melhor.... Nem compensa!
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


ise13

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2012, 15:40:48
Se quiser vender a tamron to procurando uma pra comprar...
 :assobi:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2012, 15:51:52
É simples, vc foi mordido pelo bixo das fixas. Agora não tem mais volta :)

A Canon 17-55 f/2.8 tem alguns pontos melhores que a equivalente Tamron, pontos que podem ser importantes ou não, dependendo do uso que vai fazer da lente. Vc fotografa eventos ?? Se sim, a diferença na velocidade de foco pode ser importante. Caso contrário, pode não ser. Em termos de nitidez, ambas são muito semelhantes, uma um pouco melhor em algumas DF's e aberturas, outra melhor em outros. Eu, para meu uso amador, não trocaria minha Tamron 17-50 VC pela Canon 17-55, iria prefirir gastar a grana com outras lentes. Mas isso é pessoal, como disse antes, depende do uso que vai fazer.

Quanto à diferença entre as lentes, se vc começar a analisar todos os detalhes a crop de 100% vai enlouquecer. Vc achou a EF 50mm f/1.8 boa e realmente ela é. Mas eu por exemplo, depois que comecei a usar uma Takumar (Pentax) 50mm f/1.4 adaptada, de foco manual, nunca mais usei a "cinquentinha". Sempre vai existir uma lente um pouco mais nítida, com um bokeh mais bonito, com um contraste mais do jeito que vc gosta. E isso não tem fim.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2012, 15:56:47
É simples, vc foi mordido pelo bixo das fixas. Agora não tem mais volta :)

A Canon 17-55 f/2.8 tem alguns pontos melhores que a equivalente Tamron, pontos que podem ser importantes ou não, dependendo do uso que vai fazer da lente. Vc fotografa eventos ?? Se sim, a diferença na velocidade de foco pode ser importante. Caso contrário, pode não ser. Em termos de nitidez, ambas são muito semelhantes, uma um pouco melhor em algumas DF's e aberturas, outra melhor em outros. Eu, para meu uso amador, não trocaria minha Tamron 17-50 VC pela Canon 17-55, iria prefirir gastar a grana com outras lentes. Mas isso é pessoal, como disse antes, depende do uso que vai fazer.

Quanto à diferença entre as lentes, se vc começar a analisar todos os detalhes a crop de 100% vai enlouquecer. Vc achou a EF 50mm f/1.8 boa e realmente ela é. Mas eu por exemplo, depois que comecei a usar uma Takumar (Pentax) 50mm f/1.4 adaptada, de foco manual, nunca mais usei a "cinquentinha". Sempre vai existir uma lente um pouco mais nítida, com um bokeh mais bonito, com um contraste mais do jeito que vc gosta. E isso não tem fim.


O que o alexandre disse é verdade, amo a 135mm e a 50mm
tanto que vou agora para 85mm e 55 1.2 AIS da Nikkor.
Assim que terminar de pagar meus debitos é claro.
Finalizando esses dois aspectos irei provavelmente para 135mm L F2 mas ai, já estamos entrando em outra historia.
As fixas são divinas, um viva as fixas.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2012, 15:58:13 por Sylar »
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2012, 17:32:01
Carlos, se você procura uma Zoom standard cropada com qualidade ótica de fixa, a resposta é a 17-55mm 2.8 da canon, vejo um monte de gente falar mal dela, mas a minha tem imagens muito nítidas, além do IS que funciona muito bem, pra mim ela só perde em nitidez e contraste pra 85mm 1.8, mas a diferença é pequena e a 85 é considerada uma das mais nítidas lentes fixas da canon.

Quanto a 50mm 1.4 ela vai acabar concorrendo em distância com a 17-55 então recomendo uma ou outra (a menos que a verba esteja sobrando), e a diferença em qualidade ótica vai se mínima.

Como eu costumo fotografar crianças eu raramente uso a 50mm depois que a 17-55 chegou, pois o ganho em velocidade de foco faz toda a diferença.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


CarlosReis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2012, 10:03:24
Po muito obrigado galera! Muitas informações interessantes!! Me ajudou muito mesmo!
TO aqui igual criança decidindo o próximo brinquedo hehehe

Sim, como base é para fotografar eventos, e apesar de eu saber que as lente zoom são melhor opção para este tipo de fotografia, como o amigo mensionou: fui mordido pelo bixo das fixas! hehehe

Agora estou tentado à 17 55 2.8 Canon. Como ainda conseguirei o dinheiro para tal nos próximos dias, vou segurar a onda um pouco e planejar certinho o que comprar, pois encontrei um cara vendendo uma 70-200 2.8 muito barata aqui e ai já viu né...

Pura tentação este mundo de equipos, pena que custa caro :(



NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2012, 15:15:37
 Eu não tenho um Tamron 17-50, mas já baixei muitas fotos dela para comparar com minha 50mm f1.8 e não vi uma diferença assim não, ainda mais a sem estabilizador que tem uma excelente imagem, entrega cores muito bonitas.
 A 17-55 f2.8 da Canon é o que existe de melhor para uma crop na minha opinião, mas é muito cara, quase 3 x o preço da 17-50 sem estabilizador. Se eu tivesse grana pegaria uma desta sem pensar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2012, 18:00:06
Apesar de ter equipamento Nikon, irei dar o meu parecer:
1) A Tamron é uma lente que cumpre muito bem o seu papel, ou seja, apresenta DF variável com abertura de 2.8 com bom balanço de qualidade (nitidez, contraste, foco) sem custar os absurdos das similares originais (Canon ou Nikon) - Tenho uma sem VC e recomendo  :ok:
2) O veneno da picada das fixas realmente entra na nossa corrente sanguínea e não sai mais.. :hysterical: :hysterical: Eu tenho uma 35 1.8 G e posso dizer que é a minha melhor lente. O mais interessante é que são lentes fantásticas por preços camaradas.
3) Tudo vai depender do seu uso e estilo de fotografia. Eu, por exemplo, pretendo no futuro ter um kit de 35, 50 e 85 (todas 1.8) e a minha Tamron encostada junto com a minha 55-200.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2012, 20:51:45
Minhas opiniões:
1-Sim! Está! Uma lente zoom dificilmente terá resultados tão bons quanto qualquer lente prime (fixa), pois a construção mais simples das fixas permite uma disposição dos elementos óticos para um melhor resultado possível naquela distância focal (além de ir menos vidro), o que gera imagens melhores, com mais nitidez e contraste, e menos CA e distorção.
2-Não há Canon 17-50, mas sim, há a EF-S 17-55 F2.8 e esta é sim uma baita lente (a melhor EF-S que há), muito melhor que a Tamron! Mas ainda é, em tese, inferior às lentes primes.
3-Se a 50mm F1.8 já está boa, não tem por que comprar uma F1.4 (pois esta é só mais rápida que a 1.8 no foco e na construção, e muda pouco a qualidade). Melhor pegar outra prime no range, como a 28mm F1.8 ou a 35mm F2.

Abraço!

matou a pau na resposta e nas dicas. são opiniões como essa que enriquecem o fórum.  :ok:


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2012, 08:42:58
Natti,

   Antes de quebrar o cofrinho para comprar a Canon 2.8, testa para ver se, realmente, vai fazer diferença significativa em relação à Tamron. Porque, acho, é bem possível que sintas a mesma decepção quando comparares com a fixa.

   Vou deixar claro o seguinte: tive por 3 anos a Tamron e o resultado dela é bastante decente; NUNCA tive a Canon 2.8, ok? Mas olha qualquer review e amostras na net e vais ver que não há grandes diferenças entre ambas em relação à qualidade de imagem.

   Olha aqui no DXO: Tamron e Canon muito próximas em qualidade de imagem, a fixa dando banho nas duas: http://www.dxomark.com/index.php/Lenses/Compare-Camera-Lenses/Compare-lenses/(lens1)/169/(brand)/Canon/(camera1)/0/(lens2)/187/(brand2)/Canon/(camera2)/0/(lens3)/497/(brand3)/Tamron/(camera3)/0

   Na comparação do Digital Picture: a Tamron é até mais nítida no centro; a Canon mais homogênea, melhor nas bordas, mas nenhuma diferença absurda: http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=398&Camera=474&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=400&CameraComp=0&FLIComp=0&APIComp=0

   Como sei que em social não dá para ficar trocando de lente eu faria o seguinte: deixaria a Tamron em um corpo, para as fotos gerais, e colocaria a 50mm (ou, melhor ainda, uma 35mm f2) em um outro corpo, para foto "de verdade". Quanto ao custo de outro corpo? Tem um colega aqui no fórum DANDO uma Rebel XTi/400D por R$550,00. Acho que o sensor é o mesmo da 40D, câmera principal de muito fotógrafo fodão há 2 ou 3 anos (antes da onda da 5D MkII que varreu tudo!). Assim terias flexibilidade e qualidade sem meter muito a mão no bolso.