Autor Tópico: [ARTIGO] Fotografia de Produtos (Still) - exemplos de luz e acessórios  (Lida 116228 vezes)

Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #60 Online: 11 de Junho de 2014, 21:55:44
Bela aula de sutilezas da luz e sombra.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


paulobortolo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #61 Online: 28 de Julho de 2014, 00:43:46
mto bacana

para foto de lentes para  oculos coloridas
estou com grande dificuldade em tira-las
ou elas ficam fosca ou aparecem reflexo do fundo que estou usando , pois tenho que tirar foto do angulo de cima para baixo


Diegoh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #62 Online: 29 de Julho de 2014, 15:16:37
Legal, mas essa maneia simples n'ao funciona com cameras compactas. :)
« Última modificação: 29 de Julho de 2014, 15:39:19 por dimigobbo »


dvpm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #63 Online: 18 de Agosto de 2014, 11:07:34
Tenho um site de camisa, pretendo fotografar camisas (Somente camisas) em um manequim e o fundo branco 100%. O equipamento abaixo é recomendado para esse uso?
Obrigado!

CANON POWERSHOT SX150is
14,1 Megapixeis
Zoom: 12x
ISO: AUTO | 80 | 100 | 200 | 400 | 800 | 1600
CCD com 1/2,3"
LCD com 3"
Objectiva: CANON
Distância Focal: 5 - 60 mm
Distância Focal Equivalente: 28 – 336 mm
Focagem Macro 1 cm
Formato(s) de Gravação: JPEG
Formato(s) de Gravação: Vídeo MOV (H.264)
Modos de Disparo: Foto a Foto | Contínuo | Contínuo com AF | Temporizador
Abertura(s) nº f/: f/3,4 - 5,6
Velocidade: 1 - 1/2500 Segundos
Equilíbrio de Brancos (WB): Auto (incluindo WB com Detecção de Rosto) | Luz do dia | Nublado | Tungsténio | Fluorescente | Fluorescente H | Personalizado
Bateria: 2x pilhas AA
Flash: Auto | Flash Manual Ligado/Desligado | Sincronização Lenta
Tipo Memória: SD | SDHC | SDXC
Interface: USB 2.0 | Saída AV


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #64 Online: 19 de Agosto de 2014, 10:10:29
Legal, mas essa maneia simples n'ao funciona com cameras compactas. :)

Funciona se for com luz contínua e se a compacta possuir controle manual básico, ou pelo menos um controle de exposição... oq a grande maioria faz, mas claro, isso implica tb na qualidade da foto final, então vai depender muito do que vc espera da foto, se procurar aqui no forum vai achar fotos de still que eu fiz com celular  :ok:

Vi algumas pessoas perguntando soluções sobre como fotografar produtos X ou se equipamento Y servem... Em geral (felizmente ou infelizmente) a fotografia não é constituída por formulas prontas, em todos os casos temos que analisar como queremos as fotos, oq procuramos para nós, oq queremos passar com aquela foto, entre outros fatores, seria um debate sem fim... e a fotografia de Produto (STILL) não foge muito disso, por isso não existe uma formula pronta para um produto ou segmento, mesmo por que existem diversas maneiras de se chegar ao resultado esperado, e cada uma pode exigir um equipamento diferente, e mesmo assim, nada vai adiantar se o fotografo não tiver uma compreensão do que esta usando e o por que...

Meu conselho é estudar e praticar... trocar idéias a respeito é muito bom, o fórum é uma grande ferramenta para isso, mas não ter nem idéia do que e por que e querer resultados nunca da certo...  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #65 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:05:47
Leo, gostei bem da luz formada pelo SoftBox grande (120x80), principalmente das sombras e do formato do reflexo. Onde você comprou?


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #66 Online: 21 de Agosto de 2014, 15:05:57
Leo, aproveitando a deixa de nosso amigo gruggio, indique boas marcas para equipamento de estúdio, ou melhor, se puder fazer um detalhamento de cada uma delas, agradeço de coração porque será de grande ajuda em aquisições futuras. Como você compra seus equipamentos? São de fornecedores diferentes? Vlw!!!
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #67 Online: 22 de Agosto de 2014, 09:26:12
Leo, aproveitando a deixa de nosso amigo gruggio, indique boas marcas para equipamento de estúdio, ou melhor, se puder fazer um detalhamento de cada uma delas, agradeço de coração porque será de grande ajuda em aquisições futuras. Como você compra seus equipamentos? São de fornecedores diferentes? Vlw!!!

Boa Zaca!  :ok:
Estou querendo testar um softbox grande em ensaios externos, ao entardecer, por volta das 17:30h.
Percebi que quanto maior o difusor, mais suave fica a luz, e mais bonita (no meu ponto de vista).
Por isso fui direto nesse 120x80cm. Dando uma pesquisada achei esse tópico.

Links que o próprio Leo Pacheco indica (em 2012):
http://chromur.com.br/
http://www.ekoban.com.br/

me parece que as melhores marcas são Mako e Atek, correto?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #68 Online: 26 de Agosto de 2014, 10:02:29
Leo, gostei bem da luz formada pelo SoftBox grande (120x80), principalmente das sombras e do formato do reflexo. Onde você comprou?

Eu comprei pelo site da Amazon, tem um bom tempo já... algumas lojas da Conselheiro Crispiniano (Centro de SP) estão trazendo esses acessórios universais, mas um preço maior do que vendido lá fora, claro...  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #69 Online: 26 de Agosto de 2014, 11:02:53
Leo, aproveitando a deixa de nosso amigo gruggio, indique boas marcas para equipamento de estúdio, ou melhor, se puder fazer um detalhamento de cada uma delas, agradeço de coração porque será de grande ajuda em aquisições futuras. Como você compra seus equipamentos? São de fornecedores diferentes? Vlw!!!

Então, fica meio complicado eu falar detalhadamente sobre todas as marcas justamente por que não cheguei a usar todas, até ja comentei em outro tópico que antes de comprar qualquer tipo de equipamento vale fazer uma pesquisa sobre custo benefício, qualidade da tocha, recursos, se existe uma assistência, sobre os acessórios fornecidos para aquela marca... Eu por exemplo comecei com Atek mais por ser influenciado por revistas, fotógrafos que eu acompanhava na epoca e usavam Atek e tb por constar que a fabrica deles ficava de fácil acesso para mim caso eu precisasse de alguma manutenção nas tochas... hj por exemplo dou preferência para tochas com regulagem linear ou digital, que proporcionam um ajuste mais fino para a luz nas fotos, sem precisar ficar alterando a posição da luz para aumentar ou diminuir a potência, alem da Atek tb uso tochas da marca Digiflash, por conta da qualidade que acho muito boa e a compatibilidade com os acessórios que ja tenho da Atek...

Na minha opinião as melhores marcas nacionais são Digiflash, Mako e Atek (nessa mesma ordem), mas de repente vale a pena fazer uma pesquisa por importados, eu mesmo estou pensando em comprar uma tocha da marca chinesa Jinbei, ja vi um usuário falando muito bem dela aqui no fórum e conversei com outros fotografos que gostaram tb, podendo tb trazer os acessórios de fora mesmo, e mesmo assim o custo ainda seria mais em conta comparado as marcas daqui, por exemplo, fiz uma simulação de compra do Jinbei SPARK-400 (http://www.gadgetinfinity.com/jinbei-spark-400-digital-studio-flash-110v.html), segue o valor aproximado comparado a flashes equivalentes aqui no Brasil:

Digiflash Start Plus 7800: R$1588,07
Flash Mako 3003: R$ 1.511,10
Flash Digital 350 LLC: R$ 1.209,00
Jinbei SPARK-400: R$ 824,00 (R$ 260,00/flash e R$ 564,00/frete e impostos)

Uma economia de R$ 385,00 a R$ 764,00 comparado as marcas nacionais, mesmo tendo que pagar mais que o dobro do valor da tocha em frete e impostos... por isso vale a pena uma pesquisa e ver oq é melhor pra cada um  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Jefferson_Santana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografando cada dia de uma vez
Resposta #70 Online: 27 de Agosto de 2014, 14:14:42
Depois dessas ótima aula, fico treinando e conseguindo muitas boas fotos com uma iluminação só !!
Nikon d90 mais lente 18-105 mais 50mm 1.8 mais Flash Sb 600 Necessário possuir nível "frequentador" para fazer anúncios de venda.


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #71 Online: 27 de Agosto de 2014, 14:36:53
Interessante, mesmo mais em conta comparado com os produtos daqui, fico pensando como o caminho é mais "suave" na aquisição de equipamentos para o fotógrafo estrangeiro. Ser fotógrafo no Brasil não é mole.
Obrigado pelas dicas, sua orientação já me dá um bom norte sobre a questão (equipamento x qualidade x preço).
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


João Erbert

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #72 Online: 10 de Outubro de 2014, 01:35:24
Parabêns :clap: :clap: :clap: :clap:


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 24 de Outubro de 2014, 21:38:41
Excelente artigo! bem didático e muito bem ilustrado, esse tipo de artigo enriquece muito o fórum.

Parabém!!! 
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 16 de Novembro de 2014, 13:17:03
Leo, de todos os artigos que já visitei no MF, esse, sem dúvidas, é um dos melhores. Objetivo, direto e rico de exemplos práticos.

Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento.

 

Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/