Autor Tópico: [ARTIGO] Fotografia de Produtos (Still) - exemplos de luz e acessórios  (Lida 116204 vezes)

vrsilva

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Resposta #15 Online: 21 de Novembro de 2012, 21:52:29
Perfeito leonardo... aula de mestre mesmo... agora é só praticarmos...
Vinícius Ribeiro
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RSalles

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Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2012, 00:56:42
Ficou muito melhor a 2º versão, nem parece o mesmo produto. Só falta a Adobe mandar o cheque... rsrsrsrsrs

[]s,

RSalles
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C. Ferrari

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Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2012, 08:44:19
parabéns pelas fotos, destaque para as duas últimas produções principalmente a 21... softbox grande realmente é o negócio... mas não vejo necessidade de luz cruzada.

Tu já tentou usar ele como "chuverinho"? Aqui onde trabalho fizemos sempre com luz superior, e fica um degrade no fundo muito legal...

Outra coisa, é interessante tu buscar um cartão cinza para fazer o balanço de branco... ajuda muito no resultado final.


leonobox

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Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2012, 11:19:18
parabéns pelas fotos, destaque para as duas últimas produções principalmente a 21... softbox grande realmente é o negócio... mas não vejo necessidade de luz cruzada.
Tu já tentou usar ele como "chuverinho"? Aqui onde trabalho fizemos sempre com luz superior, e fica um degrade no fundo muito legal...
Outra coisa, é interessante tu buscar um cartão cinza para fazer o balanço de branco... ajuda muito no resultado final.

Obrigado Carlos :ok: Os esquemas montados foram mais pra demonstrar a influencia de cada acessório no objeto, e não mostrar esquemas de luz pra fotografa-los.

De vez em quando uso ele superior tb, como no caso da foto 23 (essa sim foi um esquema de luz p/ fazer a foto), onde usei como exemplo para mostrar a diferença entre montar um esquema de luz pra deixar o fundo branco entre ter que usar uma tenda, mas é legal para fazer degrades sim, dependendo da forma como quer o degrade, em produtos menores eu uso bastante um Refletor Base Colméia 180mm, softbox menor tb, ou o grande, cada caso é um caso :)

Com exeção da foto com sombrinha dourada (que usei o balanço de branco da sombrinha branca, pra mostrar a influencia do dourado) e as fotos das tendas todas as outras foram feitas o balaço de branco, sendo usado um cartão cinza para cada luz montada, como demonstrado no esquema abaixo:



Costumo usar tb um ColorChecker pra cada esquema de luz, mas não foi o caso dos exemplos postados aqui, neles usei apenas o cartão cinza :ok:
« Última modificação: 22 de Novembro de 2012, 11:23:16 por leonobox »
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Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2012, 11:38:51
Só pra ressaltar sobre a tenda fotografica... a finalidade dela é pra ajudar a eliminar reflexos, muita gente tem o costume de usar ela pra tudo, particularmente EU não gosto, uso apenas quando necessária, oq é muuuuito raro, na maioria dos casos da pra se virar sem ela como o exemplo que dei na foto 24, inclusive colocando lado a lado com a foto feita na tenda... mas... não quer dizer que nunca uso, existem casos que ela ajuda e muito, como os exemplos que vou postar a seguir...

Essa foto não é a foto final, fui fazer umas fotos no local do cliente, havia perguntado se terial algum objeto metalico com curvas e ele disse que não, mas chegando no local e determinado momento ele me deu um jogo de chaveiros para fotografar, expliquei que com o esquema que tinha levado não daria pra fazer as fotos dele, que iria lá outro dia pra fazer, mas fiz a foto pra mostrar o por que:



Como podem ver saiu eu, o cliente, assistente e tudo que estava na sala, nesse caso a tenda ajudaria muuuuito... a foto a seguir foi de um trabalho que fiz esse fim de semana, ainda não esta editada, tirei apenas o fio de nylon que estava amarrado pra deixar a peça nessa posição, mas da pra ter uma ideia de um caso onde a tenda ajuda e muito, sem a tenda ficaria parecida ou pior que a foto acima:



Bom, aproveitando, alem te tamanhos diferentes de tenda eu uso modelos diferentes, a mais comum de se ver e a quadrada, mas tb costumo usar uma tenda em forma de cone, vendida pela Atek, segue um exemplo com essa tenda:

025 - SoftBox grande 120x80cm + tenda difusora

025 - making-of


 :ok:
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Alexandre Ranieri

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Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:00:46
Nas fotos do chaveiro, usando a tenda, não tiraria o aspecto metálico do chaveiro? Ou estou viajando??

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
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waldes

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Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:23:55
Valeu Leo por repassar os ensinamentos q um dia fizeram de vc um fotografo.
Aula de como fazer de forma simples e de fácil entendimento a todos. Valeu mesmo, e como disse um colega, q Deus continue ti iluminando.... :worship: :worship: :worship:
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leonobox

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Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:47:32
Perfeito leonardo... aula de mestre mesmo... agora é só praticarmos...

Obrigado vrsilva! A ideia é justamente essa, demonstrar oq cada acessório faz, agora só juntar tudo e se aventurar, colocar em prárica, experimentar bastante :ok:

Ficou muito melhor a 2º versão, nem parece o mesmo produto. Só falta a Adobe mandar o cheque... rsrsrsrsrs
[]s,
RSalles

Realmente chega a parecer produtos diferentes, só pelo fato de mudar a luz, por isso que vale a pena experimentar bastante  :ok:

Nas fotos do chaveiro, usando a tenda, não tiraria o aspecto metálico do chaveiro? Ou estou viajando??

Não esta viajando não Alexandre, é isso mesmo, se prestar atenção no chaveiro oq da a aparência de cromado é justamente os reflexos, se fosse tudo como na parte onde aparece o branco da mesa não teria esse aspecto, pra isso quando trabalhar com a tenda é bom ter cuidado no posicionamento e potências das luzes, procurar variar pra não deixar todos os lados iguais, um branco só... como no caso da foto a seguir onde usei apenas uma fonte de luz, os lados que ficaram sem fonte de luz na tenda refletiram na peça de uma forma que ficasse um pouco mais escuro:



Caso não esteja satisfeito pode usar algo para refletir no objeto, eu peguei o mesmo esquema de luz da foto acima e coloquei um cartão preto dentro da tenda para refletir na peça e assim tentar fortalecer a imagem de um objeto reflexivo:



Ou tb se ouver possibilidade acrecentar outros objetos em cena, como nessa foto onde coloquei varias peças iguais, repare também como nessa foto fica evidente a parte frontal da tenda onde eu estava com a câmera:



 :ok:
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Resposta #23 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:59:53
Obrigado pelas dicas!  :ok:

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C. Ferrari

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Resposta #24 Online: 22 de Novembro de 2012, 13:02:09
Obrigado Carlos :ok: Os esquemas montados foram mais pra demonstrar a influencia de cada acessório no objeto, e não mostrar esquemas de luz pra fotografa-los.

De vez em quando uso ele superior tb, como no caso da foto 23 (essa sim foi um esquema de luz p/ fazer a foto), onde usei como exemplo para mostrar a diferença entre montar um esquema de luz pra deixar o fundo branco entre ter que usar uma tenda, mas é legal para fazer degrades sim, dependendo da forma como quer o degrade, em produtos menores eu uso bastante um Refletor Base Colméia 180mm, softbox menor tb, ou o grande, cada caso é um caso :)

Com exeção da foto com sombrinha dourada (que usei o balanço de branco da sombrinha branca, pra mostrar a influencia do dourado) e as fotos das tendas todas as outras foram feitas o balaço de branco, sendo usado um cartão cinza para cada luz montada, como demonstrado no esquema abaixo:




Muito legal saber que tu faz esse controle de cor/wb, conheço muito fotografo por ai que não utiliza... é um diferencial e tanto.

Esse seu estúdio é bem completinho, se eu fosse pra essa área iria montar algo parecido..

parabéns.

Costumo usar tb um ColorChecker pra cada esquema de luz, mas não foi o caso dos exemplos postados aqui, neles usei apenas o cartão cinza :ok:


yahikork

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Resposta #25 Online: 22 de Novembro de 2012, 15:27:17
Reparei no fotômetro equipamento essencial. parabéns pelo post
Corpo - t4i + grip
Vidro - 17-55 mm f2.8 IS USM, 50mm F1.8II, Super Takumar 55mm f/2(1963)
Luz - 430ExII
www.felipelambert.com.br/fotografia
www.fb.com/LambertFotografia


Soprani

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Resposta #26 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:09:22
Leonobox, como o Yahikork tambem percebi a presença do fotometro. Vou aproveitar a aula para fazer uma pergunta e, quem sabe, aprender um pouco tambem sobre o uso do fotometro.

Muito bem, eu comprei um fotometro que acredito ser o mesmo que o seu, Sekonic L-358, eu me entendo muito bem com ele na função luz continua, a medição fica perfeita, mas ao usa-lo na funçao flashmeter (com flash) tenha batido cabeça.

Dois sao os problemas principais:

1 - os valores apresentados por ele nao me parecem corretos. Quando coloco na camera os valores medidos a foto sai uma bosta.
2 - ao contrario do que consigo fazer na funçao luz continua, com flash nao consigo mudar os parametros usando o jog weel. (diminuindo o tempo e aumentando o valor de F por exemplo, ou o contrario).


Para finalizar ele apresenta uma mediçao de proporcao de luz natural em relacao a luz do flash. Gostaria de saber mais sobre como opera-lo, mas acho dificil encontrar fonte de informaçao. Hoje estou lendo um livro sobre exposiçao mas a parte que fala sobre fotometro foi muito superficial, acho que nao abordara o assunto em profundidade.

Voce sabe onde posso encontrar maiores informações sobre como opera-lo?

Abraço.

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


leonobox

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Resposta #27 Online: 22 de Novembro de 2012, 19:09:32
1 - os valores apresentados por ele nao me parecem corretos. Quando coloco na camera os valores medidos a foto sai uma bosta.
2 - ao contrario do que consigo fazer na funçao luz continua, com flash nao consigo mudar os parametros usando o jog weel. (diminuindo o tempo e aumentando o valor de F por exemplo, ou o contrario).

Eu não uso as configurações avançada dele, como memória por exemplo, mas no geral é bem simples usar...

1 - No modo flash (com cabo ou remoto) gire o Jog wheel para a velocidade que vai usar, comece girando tudo para cima e deixando (T) 1000 U, ai desça apenas regulando a velocidade que for usar :ok:

2 - No modo flash vc não muda o parâmetro de f-stop como no modo de luz continua em prioridade de abertura, pode escolher apenas a velocidade para o caso de trabalhar com mais alguma fonte de luz contínua (natural ou artificial), na ausencia de outra fonte de luz por exemplo é indiferente se vc trabalha com o flash 1/4 ou 1/200, a velocidade não vai mudar o resultado final depois que vc definiu a abertura no flash :ok:
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Resposta #28 Online: 22 de Novembro de 2012, 19:58:44
Ah, ainda sobre o L-358... atrás do fotômetro tem um painel Dip switches para vc escolher se quer usar medição em EV, multiplos flash, 1/2 ou 1/3 fstop, eu uso a escala de 1/3, sendo assim deixo a chave 1 e 2 pra baixo e a 3 e 4 pra cima  :ok:
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Resposta #29 Online: 22 de Novembro de 2012, 20:03:13
Muito obrigado Leo pelas os exemplos práticos de iluminação, ,já que acho um pouco confuso em que situação usar qual, valeu :ok: