Autor Tópico: [ARTIGO] Fotografia de Produtos (Still) - exemplos de luz e acessórios  (Lida 116220 vezes)

Luciano Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #45 Online: 25 de Junho de 2013, 20:51:25
Cada produto pode exigir um esquema de iluminação diferente, então não necessariamente com essa luz da qual citou vai conseguir um bom resultado, o interessante eh experimentar e ver a reação que tem com cada esquema de luz, analisando se precisa de mais luz, se precisa de menos, ou mudar a posição da fonte de luz, que tipo de luz, se precisa bloquear, rebater... pra ai então chegar no resultado desejado  :ok:

É, o problema da foto da tenda é que alem da tenda ainda foi usado dois softbox grandes, com uma luz direta ou acessorios menores conseguiria definir um pouco mais a luz, mas mesmo assim não se compara a usar fora da tenda... nesse caso o soft grande foi para iluminção geral e o pequeno ajudou a realçar a peça, com ajuda dos bloqueadores, sem eles n teria o mesmo resultado  :ok:

Ilustre me tira algumas dúvidas :

A lampada usada no tubo base é uma fluorescente de 125 w correto?
Esta lampada nao aquece o softbox?
A lampada halogena fica um resultado semelhante?
Gostei muito do resultado (tenda + softbox), tu acredita ser o mais bacana?

agradeço desde já..
abração

LNGomes


Fungs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #46 Online: 26 de Junho de 2013, 23:21:53




Leonobox, maravilha o seu tópico!!

Adquiri uma tenda e pretendo fotografar meus produtos com uma Canon SX40.
O maior problema que percebi está nos itens que dão reflexo, como os da foto.
Desculpe caso a pergunta já tenha sido feita, ainda não li todo o tópico e sou afobado mesmo hehe. Tem como anular ou amenizar o reflexo da lente da câmera na tenda? Como? Photoshop?

Obrigado



Marcsilver

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Junho de 2013, 19:30:16
Olá a todos e parabéns Leonobox pelo tópico muito educativo e de grande valor.
Leonobox notei que você usa uma mesa de vidro onde possibilita a utilização de uma iluminação vinda de baixo.
Na sua opinião, usar uma mesa de vidro dá mais liberdade para a criatividade na criação da imagem a ser fotografada? O que você acha melhor: uma mesa de vidro ou uma chapa de mdf ou outro material que não seja transparente? Vou montar uma mesa still mas prefiro liberdade ao usar a iluminação e adorei o seu esquema de trabalho.Você poderia me passar a metragem da sua mesa de vidro e altura do cavalete? Obrigado.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #48 Online: 02 de Julho de 2013, 17:19:54
Ilustre me tira algumas dúvidas :

A lampada usada no tubo base é uma fluorescente de 125 w correto?
Esta lampada nao aquece o softbox?
A lampada halogena fica um resultado semelhante?
Gostei muito do resultado (tenda + softbox), tu acredita ser o mais bacana?

agradeço desde já..
abração

LNGomes

Isso, a lâmpada é lâmpada 125W e não aquece o softbox, já com uma lâmpada halógena iria precisar de um softbox específico pra ela, essa sim aquece bastante.

Quanto ao resultado da tenda + sofbox eu acho que seria minha ultima opção, depende muito da sua proposta e fluxo de trabalho pra escolher um esquema desses, inclusive na primeira página dei um exemplo falando a respeito disso, tenda somente quando necessário, oq é bem raroraro...

 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #49 Online: 02 de Julho de 2013, 17:24:27

Leonobox, maravilha o seu tópico!!

Adquiri uma tenda e pretendo fotografar meus produtos com uma Canon SX40.
O maior problema que percebi está nos itens que dão reflexo, como os da foto.
Desculpe caso a pergunta já tenha sido feita, ainda não li todo o tópico e sou afobado mesmo hehe. Tem como anular ou amenizar o reflexo da lente da câmera na tenda? Como? Photoshop?

Obrigado

No caso de usar com a tenda não tem jeito, vai ter que resolver na pós se aparecer, sempre quando fazemos as fotos temos q pesar os prós e contras de cada esquema usado, da pra se chegar a um otimo resultado de um produto reflexivo sem usar a tenda, o problema eh que as vezes vai ter que mudar o esquema pra cada objeto fotografado, mas no geral fica melhor, ja com a tenda vai ter outras preocupações...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #50 Online: 02 de Julho de 2013, 17:40:48
Olá a todos e parabéns Leonobox pelo tópico muito educativo e de grande valor.
Leonobox notei que você usa uma mesa de vidro onde possibilita a utilização de uma iluminação vinda de baixo.
Na sua opinião, usar uma mesa de vidro dá mais liberdade para a criatividade na criação da imagem a ser fotografada? O que você acha melhor: uma mesa de vidro ou uma chapa de mdf ou outro material que não seja transparente? Vou montar uma mesa still mas prefiro liberdade ao usar a iluminação e adorei o seu esquema de trabalho.Você poderia me passar a metragem da sua mesa de vidro e altura do cavalete? Obrigado.

Eu prefiro a mesa de vidro por que caso não queira usar a superficie de vidro é mais facil eu colocar em cima dela uma placa de formica, um fundo de papel, madeira, acrilico, entre outros como base do que com uma mesa de madeira eu precisar usar a transparencia da mesa de vidro, não tem como soh colocar uma placa de vidro em cima, teria que ter a mesa de qualquer forma... por isso a minha base hj é uma mesa de vidro... quanto ao tamanho vai do espaço que vc tem, do tamanho de produtos que pretende fotografar... a que mais uso tem 1,80x90... mas tenho outras menores e maiores tb.... mesma coisa p/ a altura dos cavaletes, eu prefiro cavaletes altos, pra não ter que ficar agachado o tempo todo, por que hj tenho um espaço com o pe direito alto, mas antes eu usava cavaletes baixos por que trabalhava em uma sala menor  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Volks

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 27 de Agosto de 2013, 15:43:47
Coloquei na busca e achei exatamente o que procurava  :worship:

Se possível gostaria da sua ajuda. Tenho uma T2i com lente do kit e uso pra lazer, mas começarei a usar para tirar fotos de produtos (calçados). Já li e estou lendo bastante, procurando captar o máximo possível de informações (estou com um curso em vista também), mas confesso que estou muito perdido. Gosto MUITO de fotografia, mas sei muito pouco. Então quando estou pesquisando um assunto, acabo me perdendo no meio dele por não saber de muitas outras coisas rsrs. Procurando sobre iluminação e equipamentos para fazer um mini estúdio para tirar as fotos dos calçados estou meio perdido quanto ao que comprar.

Primeiramente queria uma dica para investir em um lente boa para isso. Essa que você usou 28-135 seria uma boa pedida ou seria melhor investir em outra logo?

E pra iluminação? O que me indicaria comprar pra iniciar? Quero fotos bem iluminadas para mostrar os detalhes...

Pra finalizar, gostaria de te parabenizar pela excelente e detalhada explicação!!! Além de boa vontade, é preciso ter disposição para fazer todos esses testes para ajudar a quem precisa, não é qualquer pessoa que faria isso...

Um grande abraço!

Volks.




Volks

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 29 de Agosto de 2013, 17:06:08
Ninguém??  :(



bruno.sbrunoro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • STG Studio
    • STG Studio
Resposta #53 Online: 11 de Março de 2014, 15:57:52
Cara esse topico acabou com as minhas duvidas
T3 | Speeedlite 430EXII | 18-55mm 3.5-5.6/f | 75-300 4-5.6/f | 50mm 1.8/f | GoPro Hero 3+


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #54 Online: 14 de Maio de 2014, 08:04:49
Excelente tópico... cada dia aprendendo um pouco mais..... Parabéns!!!


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #55 Online: 23 de Maio de 2014, 17:01:52
Muito, muito, muito bom! Parabéns pelas fotos e pela ideia.

Abraços


faovilela

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • fábio vilela . fotografia
Resposta #56 Online: 04 de Junho de 2014, 09:16:33
Só achei o tópico depois que fiz as fotos...



Mas agora é praticar mais.

Abraços
Nikon D5200 // AF-S DX Nikkor 35MM f/1.8G // AF-S DX Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR
Flash Yongnuo YN-468 II
http://www.fabiovilela.com.br
https://www.flickr.com/photos/faovilela/


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #57 Online: 10 de Junho de 2014, 09:09:33
Só achei o tópico depois que fiz as fotos...



Mas agora é praticar mais.

Abraços

A foto ficou show Vilela! Só tome cuidado com duas coisas no tratamento:

Comida e tom de pele!

Comida pode parecer que está queimada, principalmente carnes... mesma coisa com tom de pele.
A direita me parece um bolinho de carne, mas a coloração ficou um pouco estranha. No mais ficou linda! Posta um making off aí pragente cara...  :D
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, 09:10:46 por gruggio »


Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 10 de Junho de 2014, 12:51:47
Que tópico, parabéns Leo


faovilela

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • fábio vilela . fotografia
Resposta #59 Online: 10 de Junho de 2014, 17:27:48
A foto ficou show Vilela! Só tome cuidado com duas coisas no tratamento:

Comida e tom de pele!

Comida pode parecer que está queimada, principalmente carnes... mesma coisa com tom de pele.
A direita me parece um bolinho de carne, mas a coloração ficou um pouco estranha. No mais ficou linda! Posta um making off aí pragente cara...  :D

Valeu Gruggio pelos comentários. O da direita é falafel e ele estava com essa coloração mesmo. Não fiz making off... foi a primeira vez que fiz esse tipo de trabalho e só agora que vc comentou que me liguei que poderia ter feito mesmo. Vou voltar a fazer outros pratos e posto com tudo que tem direito.

Abraços
Nikon D5200 // AF-S DX Nikkor 35MM f/1.8G // AF-S DX Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR
Flash Yongnuo YN-468 II
http://www.fabiovilela.com.br
https://www.flickr.com/photos/faovilela/