Autor Tópico: Kodak z990, alguém ja testou?  (Lida 24199 vezes)

Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Agosto de 2012, 21:59:46
 >:D Eu tenho uma FZ-150, mas gosto tambem das cores produzidas pelas cameras da kodak , já tive uma  z950 e ela produzia um colorido muito legal nas fotos. Quanto a Z990, se já existe uma atualização p/ ela no própio site da kodak, e sinal que a kodak se interessa em aprimorar seus produtos em futuros lançamentos, o que é bom pois a kodak é uma marca de tradição, e gostaria muito de ver eles lançarem uma superzoom que concorra com a canon e a pana!
FZ-150      SX-120is


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #31 Online: 10 de Agosto de 2012, 05:10:34
Amigo, a Kodak infelizmente já faliu. Está vendendo suas patentes para saldar as dívidas e, enfim, encerrar suas atividades aos poucos. O desenvolvimento de câmeras já acabou faz um tempo.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #32 Online: 10 de Agosto de 2012, 11:35:07
A Kodak entrou com pedido de concordata. Infelizmente para a empresa, que lançou a primeira câmera digital, faltou visão dos dirigentes para a nova tecnologia, o que causou a perda de mercado para a concorrência.  Atualmente a Kodak negocia a venda de patentes para saldar as dívidas e provávelmente seguir no ramo de serviços, suprimentos etc.  As últimas atualizações de firmware, para alguns modelos,  datam de final de 2011 e normalmente são ajustes menores uma vez que em geral muitas câmeras funcionam bem sem as atualizações. No entanto, se houver alguma correção para o seu modelo, é recomendável fazer.
A respeito da Z990 , é uma boa máquina. Sua principal característica é o custo benefício. Na época em que comprei a minha, algumas concorrentes custavam quase o dobro e nem sempre tinham vantagens de qualidade, ou quando havia vantagem era mínima ou não justificava a diferença de preço.
E repetindo o que escrevi anteriormente, conhecendo bem os limites e características do equipamento pode-se obter ótimos resultados.



PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #33 Online: 26 de Agosto de 2012, 16:44:49
Encontro por vezes na internet, usuários da Z990 Max tentando saber como desligar a lampada auxiliar da focagem.  E realmente não há no menu a opção para desativar esta função. Fiz algumas tentativas hoje e descobri que a única forma de desligar a mesma é optando pelo foco manual. Em todas as outras situações a luz auxiliar é ativada automáticamente nas situações de baixa luminosidade. No mesmo ambiente com a seleção do foco manual, a luz não liga. Acredito que esta situação se aplique para outros modelos ou marcas. Também fiz alguns testes com a função HDR e após análise irei postar os resultados.
PMVG


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #34 Online: 27 de Agosto de 2012, 21:49:59
Complementando a dica anterior, me propus a comentar um pequeno teste utilizando a função HDR da Z990max.  As condições do teste foram: Luz do dia, bastante nublado, logo após uma chuva. Não havia vento e a câmera foi fixada em um tripé. Foram feitas 3 fotos com a prioridade em abertura sendo que na primeira f2.8 com Iso 200, segunda f4.0 Iso 200,( velocidade no automático ) e  a terceira em HDR ( a câmera selecionou Iso 125 ). O HDR é muito útil em fotos noturnas , com temas imóveis e com uso de um tripé. Mas eu queria ver como se saíria este recurso durante o dia.
Resultado: em f4.0 a nitidez e o contraste foram os melhores. Mas devido exatamente ao contraste maior, detalhes das nuvens foram perdidos em sua maioria. Em f2.8 o contraste foi moderado ( apareceram bem os detalhes das nuvens) , mas a nitidez ( qualidade da imagem foi inferior à anterior ). Em HDR a qualidade ( em relação a nitidez ) da imagem foi um pouco melhor que a f2.8 e  inferior a f4.0. Porém os detalhes das nuvens ficaram bons e a maior perda dos detalhes foi em objetos que estavam muito distantes. Nos objetos a média distância a qualidade geral foi satisfatória para todas as 3 aberturas.
O grande diferencial foi quando apliquei sucessivos zoons na imagem e a foto com HDR apresentou muito menos ruído que as outras duas. Na verdade ampliando ao máximo a imagem, ainda assim o ruído foi pouco, enquanto que nas demais os detalhes ficaram completamente degradados. O limitante do HDR foi que, como há um realce dos detalhes das sombras, a fotografia como um todo parece um pouco desbotada. Mas nada grave.
Conclusão: Pela diminuição de ruído ( como nas fotos noturnas ), boa nitidez, contraste bom sem ser exagerado, o uso do HDR , em temas parados e com um tripé ( preferencialmente ) é uma boa opção, principalmente se a fotografia for usada para uma grande ampliação em papel ou necessitar ser cortada durante edição. Espero que este seja útil a alguém e recomendo que , algum interessado refaça um comparativo para confirmar ou corrigir este.
PMVG
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 21:55:13 por PMVG »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #35 Online: 27 de Agosto de 2012, 22:37:52
Tópico juntado a outro que discute a mesma câmera.  :ok:


ismaelt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 29 de Outubro de 2012, 17:01:37
Boa tarde a todos,

Encontrei esse tópico ao pesquisar informações sobre a Z990 e gostaria de compartilhar minhas experiências esperando que isso possa ajudar alguém assim como as informações que adquiri me auxiliaram.

Comprei ela no início do ano e de modo geral estou satisfeito. Claro que todas as pessoas que conheço que possuem uma Dslr dizem que após adquirir uma Z990, ou mesmo qualquer SZ, dentro de pouco tempo vamos querer trocar.

Eles tem razão de modo geral, porque a Z990 é quase boa, ela arranha uma boa nota em todos os quesitos, mas sempre deixa a desejar em algum detalhe, mas o fato que os usuários mais avançados tem que entender é que praticamente todo mundo que tem uma Z990 comprou ela por um motivo bem simples: Custo baixo.

Não tem outro motivo, comparando as specs informadas com o custo da máquina, ela é definitivamente competitiva. Esse cenário mudou com o passar dos meses, mas quando lançada, ela arrebentou as outras no preço, inclusive sendo esse um fator de desconfiança das pessoas, que acabaram comprando outros modelos inferiores de Nikon e Canon por causa do nome.

Mas isso não é generalizando, me refiro apenas a pessoas que conheço no âmbito pessoal.

No meu ponto de vista, vou citar os pontos positivos e negativos mais relevantes:

POSITIVOS:
1. Com boa iluminação, consigo fotos com excelente padrão de qualidade, no meio dos meus amigos usuários das compactas, a definição deles é: UAU! PROFISSIONAL!
2. Zoom de 30x é muito satisfatório
3. Vídeos em Full HD
4. Macro muito próxima dos objetos
5. Visor ocular

NEGATIVOS:
1. Lenta, lenta e lenta. Chega a ser constrangedor emprestar a máquina pra alguém bater uma foto e essa pessoa ficar desconcertada com tamanha demora para liberar outra foto.
2. Fotos em ambientes fechados. Considero muito difícil tirar boas fotos em ambientes fechados, mesmo que aos nossos olhos pareçam bem iluminados. Tenho uma filha pequena que não pára de se movimentar nunca, então tenho que aplicar flash e mexer na velocidade de obturação, o que torna as minhas fotos feias, ainda não consegui encontrar um bom ajuste.
3. A partir de 400, o granulado começa a aparecer forte no ajuste da ISO.
4. Luz de foco acesa durante a filmagem.

Essas são minhas opiniões pessoais, e eu sou amador, portanto não levem tudo ao pé da letra.

Se alguém tiver alguma informação para acrescentar, ou algumas fotos de exemplo com seus respectivos ajustes neste equipamento, isso ajudaria muito a tirar o melhor da câmera.

Obrigado.


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #37 Online: 14 de Novembro de 2012, 00:09:36
Ismaelt
Li sua postagem e permita-me comentar.
Concordo que após utilizar qualquer SZ a tendência natural é que desejemos  passar a uma DSLR. Realmente a aquisição de uma SZ provavelmente se baseia na questão custo. Porém uma DSLR não é apenas melhor e mais cara.  Ela é muito mais cara porque além do custo corpo e lente ainda pode haver o custo de aquisição de lentes extras, que muitas vezes custam tanto ou mais que o corpo da câmera. Também o fotógrafo terá que carregar muito peso e volume extra e corre o risco de sujar o sensor ou derrubar alguma lente no momento da troca. Em resumo, DSLR é um investimento para quem deseja se aprofundar bastante nas possibilidades da fotografia. Usar uma DSLR sómente com a lente do kit limita bastante os resultados. Felizmente  hoje temos a opção de adquirir uma mirrorless  a um custo bem mais em conta e com qualidade muito boa, compartilhando algumas das vantagens das DSLR com menor preço, peso e volume. As SZ por sua vez são muito flexíveis sendo boas na maioria das situações. elas não devem ser comparadas com as DSLR e mirrorless porque são na verdade compactas "turbinadas ".
Quanto a Z990 e sua dificuldade em ambientes internos , acredito que isto seja questão de acertar a combinação: ISO, velocidade, abertura e/ou flash. Particularmente quero testar uma idéia que tive mas vou postar detalhes sómente após ter os resultados.
Lembre-se que os ambientes são bem mais escuros do que parecem, uma vez que quando você acha um ambiente está escuro, os olhos já fizeram uma compensação que na câmera ainda precisa ser feita. Só para exemplificar um tema ao sol reflete aproximadamente 16x mais luz que o mesmo tema à sombra. Isto considerando apenas o ambiente externo. A gente não percebe tamanha diferença simplesmente porque nossos olhos se adaptam rapidamente ao olharmos para a sombra.


ismaelt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 22 de Novembro de 2012, 10:39:02
Porém uma DSLR não é apenas melhor e mais cara.  Ela é muito mais cara porque além do custo corpo e lente ainda pode haver o custo de aquisição de lentes extras, que muitas vezes custam tanto ou mais que o corpo da câmera. Também o fotógrafo terá que carregar muito peso e volume extra e corre o risco de sujar o sensor ou derrubar alguma lente no momento da troca. Em resumo, DSLR é um investimento para quem deseja se aprofundar bastante nas possibilidades da fotografia.
Concordo plenamente, e esse é um dos motivos de eu ainda não ter priorizado a compra de uma câmera dessas, eu tenho uma filha pequena e já tenho um equipamento razoável para registrar os momentos, agora o que eu preciso é alimentar a cria  :ok:

Quanto a Z990 e sua dificuldade em ambientes internos , acredito que isto seja questão de acertar a combinação: ISO, velocidade, abertura e/ou flash.
Eu continuo na luta, as vezes fico desmotivado, mas depois passa e eu insisto tentando tirar um algo a mais.

Particularmente quero testar uma idéia que tive mas vou postar detalhes sómente após ter os resultados.
Por favor, faça isso, vou ficar na expectativa