Autor Tópico: Canon 35mm ou 50mm?  (Lida 3926 vezes)

Marc Mendonça

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Novembro de 2012, 00:33:50
Olá, pessoal!

Acabo de comprar uma T4i e com ela estou bastante contente. Já estou pensando em adquirir outra lente, pois tenho apenas a 18-55mm f/3.5-5.6 IS II do kit. Gosto dos temas mais variados, como gastronomia, retratos e paisagens. Mas, penso, sobretudo, em usar meu novo "brinquedo" em viagens. Tenho lido comentários positivos a respeito da 50tinha e quase nada sobre a 35mm. A 50mm na minha câmera cropada seria o equivalente a uma 80 em uma FF, portanto, eu teria uma boa lente para retratos mas com ângulo fechado para paisagens, tendo que me afastar bastante do assunto (e nem sempre há espaço). Por outro lado, com uma 35mm eu teria um ângulo mais aberto (equivalente a 56mm). Pensando nisso, eu deveria optar por uma 35mm? Se optar pela 35mm f/2.0, a partir de quanto ela fica nítida? Entre a EF 35mm f/2.0 IS USM Standard Prime Lens e EF 50mm f/1.4 USM qual seria a melhor opção? Os Srs. poderiam postar fotos com as lentes citadas para eu comparar?

Desde já agradeço a paciência de todos.

Cordialmente
Marc Mendonça
Canon EOS Rebel T4i - EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II - Sony Cyber-Shot WX1


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2012, 02:31:23
Acho que algumas das suas perguntas já foram respondidas aqui ,utilize a pesquisa do forum. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 07:37:31
Marc,

Quanto à DF, para decidir tente fazer o seguinte: deixe a sua 18-55mm fixa em 35mm e saia fotografando aquilo que você faz com frequência. Depois fixe-a em 50mm e tente fazer o mesmo. Pese as dificuldades e decida.

Quanto à abertura, é claro que a 1.4 leva vantagem sobre a 1.8 ou 2.0, pois a lente não entrega sua melhor imagem em sua abertura máxima, então você vai ter um intervalo muito melhor para trabalhar, com uma qualidade superior, montando uma f/1.4 na câmera.

Agora, quanto a exemplos e nitidez, não posso ajudar... cabe a você procurar por reviews dessas lentes e, principalmente, alguns samples.

 :ok:


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 08:39:37
 Para uma cropada uma 28 ou 35 (ou as duas  :)) são ótimas, mas para ficar só nas prime na minha opinião tem que ter pelo menos uma 28 e uma 50. Estas primes em f2.8 são bem melhores que as melhores zooms que abrange esta faixa. Será que vale a pena no seu caso ter primes em vez de uma zoom 17-50 f2.8 (Tamron/Sigma/Canon) por exemplo?

 Se vc não tem problema com falta de luminosidade na sua 18-55mm f/3.5-5.6 IS II saiba que ela entrega uma ótima resolução e imagem, é bem melhor que o modelo antigo 18-55mm f/3.5-5.6 que muita gente se confunde vendo os reviews. Eu cheguei até a fazer alguns testes comparando com a prime f1.8 50mm e vou te falar, um leigo não saberá distinguir qual foto é de qual lente a 50mm.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 08:41:04 por NATTIS »


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2012, 09:56:26
Olá, pessoal!

Acabo de comprar uma T4i e com ela estou bastante contente. Já estou pensando em adquirir outra lente, pois tenho apenas a 18-55mm f/3.5-5.6 IS II do kit. Gosto dos temas mais variados, como gastronomia, retratos e paisagens. Mas, penso, sobretudo, em usar meu novo "brinquedo" em viagens. Tenho lido comentários positivos a respeito da 50tinha e quase nada sobre a 35mm. A 50mm na minha câmera cropada seria o equivalente a uma 80 em uma FF, portanto, eu teria uma boa lente para retratos mas com ângulo fechado para paisagens, tendo que me afastar bastante do assunto (e nem sempre há espaço). Por outro lado, com uma 35mm eu teria um ângulo mais aberto (equivalente a 56mm). Pensando nisso, eu deveria optar por uma 35mm? Se optar pela 35mm f/2.0, a partir de quanto ela fica nítida? Entre a EF 35mm f/2.0 IS USM Standard Prime Lens e EF 50mm f/1.4 USM qual seria a melhor opção? Os Srs. poderiam postar fotos com as lentes citadas para eu comparar?

Desde já agradeço a paciência de todos.

Cordialmente
Marc Mendonça

Marc, o que o amigo fs_isa recomendou é bom, pois são os enquadramentos que vais ter nessas duas lentes. O que muda é só o DOF nas aberturas maiores, e nitidez/contraste, que melhoram bastante. A 35 F2 é pequena e barulhenta. A 50 1.4 é rápida, mas a qualidade de imagem é a mesma da 50 F1.8 em aberturas maiores que F2.0 (eu estava pensando em vender minha 1.8 para pegar a 1.4, mas tô achando que nem compensa)... Eu cogitaria a 40mm F2.8USM (tem inclusive um colega vendendo uma de barbada nos classificados). É nítida desde F2.8, rápida, silenciosa e leve!

Quanto a usar a 50mm para paisagens, não dá para "pirar". 50mm é fechado em paisagem mesmo em uma FF. E não se usa lente clara! Só de F8 para cima! A 18-55 já tem qualidade boa para paisagens abertas, pois em 18mm ela entrega ótimas imagens! Usa ela e pensa numa outra para outros fins. Sugiro a 50mm 1.8 ou 40mm 2.8 e, para complementar, uma tele como a 55-250mm. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!