Autor Tópico: Como evitar invasão de poeira no sensor?  (Lida 1698 vezes)

mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Online: 28 de Maio de 2006, 07:26:12
Olá,
Eu recorro aos colegas na expectativa de obter a informação de quem tem a experiência que me falta..

O envio do equipamento para manutenção nas autorizadas, além de ser muito custoso,
pode acarretar em problemas inesperados, inclusive o dano permanente no equipamento e consequente enorme chateação para ressarcimento via seguro, entre outros. Assim, sempre que possível, é preferivel, quando voce tem os conhecimento necessários, que voce mesmo execute, a manutenção do equipamento.

Então minha dúvida é sobre qual é o procedimento correto para a execução da limpeza do sensor? Posto que reservo sempre as primeiras horas do dia para a manutenção do equipamento, antes de qualquer saída.

E é justamente quando os raios de sol, que entram pela minha janela, me aterrorizam, ao permitirem que eu veja toda a poeira que flutua no ar e que vai ocasionalmente para dentro do compartimento do sensor.
 
Como proceder para evitar essa invasão? Muitas vezes, fecho a camera e constato ao simples olhar pelo viewfinder, que , depois de retirar os penetras tenho novos convidados indesejados....  E algumas vezes, depois de algumas tentativas, frustantemente não mais disponho de tempo para nova limpeza.

Quando a saída é para cobertura jornalística, tudo bem.. ainda rola um desconto.. porém se vou fazer produto é soda...
Alguém tem alguma sugestão?


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2006, 17:00:47
Fazendo a manutenção em uma camara de pressão positiva?


 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Mineiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2006, 17:41:25
Eu não uso SLR digital (ainda :) ), então não tenho experiência c/ sensores... mas essa sujeira q se vê no viewfinder não está no sensor, e sim nas lentes e no espelho... acho entao q vc deve estar fazendo a limpeza do sensor corretamente, mas deve dar mais atenção as objetivas, e mantê-las com as tampas enquanto limpa o corpo...
« Última modificação: 28 de Maio de 2006, 17:42:55 por Mineiro »


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2006, 17:21:00
Olá Mineiro,
Agradeço a sugestão, porém , com certeza é o sensor, posto que as lentes usadas estão limpas, como também o espelho  etc..
A poeira fica mesmo no sensor.. eu já retirei parte dela, mas como já disse a dúvida é em como ter um ambiente limpo para poder realizar a limpeza.... Isso é Soda...
Em algum lugar de algum forum eu encontrei esse link que é muuuuito legal.. http://www.pbase.com/copperhill/ccd_cleaning
Vem bem a calhar.. contudo o "Cooperhill"
Ali ele diz:
"MPORTANT NOTE:
You MUST try to do all of your sensor swabbing in a completely still and quiet room. There should be no drafts of any kind, even from a heater or air conditioner. The amount of airborne dust, dirt and miscellaneous particles in the ambient air is unbelievable, to say the least. So to achieve a workable, sanitary environment, you have to go the extra yard here, even to the point of "obsessive compulsive" behavior. "
Contudo ele não diz como proceder para se ter um ambiente assim..
Eu estou no momento procurando outro local de trabalho para alugar, onde agora, pra piorar minha busca, tenho de encontrar um em que exista algo onde eu possa fazer essa limpezam e encontrar um dispositivo que sirva para colocar a camera e as ferramentas de limpeza.
Pensei em construir um aquário e mandar fazer dois buracos por onde eu passaria meus braços...
Já estou até procurando  uma garrafa de oxigeneo comprimido (conforme sugestão de outro usuário tb do forum) para poder "soprar" a poeira de dentro da camera do sensor.
Bem mas o melhor é constatar que em nossos foruns fotográficos, do Brasil, a gente pode encontrar solução para esses problemas..
Isso é que é a melhor coisa.. o apoio e união da galera..
Vou procurar os "posts" e colocar aqui para facilitar quem tb vier a ler esse tópico.
Mas se alguém tiver alguma idéia ou sugestão a acrescentar acho que todos agradeceriam..
Valeu galera...  


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2006, 17:41:55
Eu diria um lugar sem tapetes/carpetes e cortinas... :)
Oxigênio !?!
Não !
Oxigênio é extremamente oxidante!
Tem que ser um gás inerte e como ter certeza que junto com o gás
não vem uma impureza qualquer como algum lubrificante ?
Eu não jogaria ar comprimido na minha futura DSRL...

Não sei se precisa de tanto, talvez para lugares "podres", mas a parada do
“aquário” parece  interessante, adapta um filtro de um lado e um bocal de
aspirador de pó no outro, neste esquema o ar interno do aquário vai ficar livre
de impurezas, um filtro do próprio aspirador de pó deve servir.

Se o problema com sugeria no sensor for grande, não seria de se
considerar uma DSLR da Olympus ?
http://www.olympusamerica.com/e1/feat_quality_filter.asp
« Última modificação: 29 de Maio de 2006, 17:50:33 por Pictus »


Mineiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2006, 22:08:10
Mas a sujeira vc vê quando olha pelo viewfinder ou quando tira a foto e a vê no monitor? Sujeira no sensor só se percebe depois de tirada a foto, não pelo viewfinder...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2006, 00:31:23
Uma solução que encontrei e tem dado bons resultados é usar um aspirador de pó.
Deixo o tubo do aspirador preso e com a máquina próximo a ele e o aspirador ligado.
Mesmo nas limpezas do sensor mais rotineiras que, onde só uso uma bomba fuc-fuc, eu agora só faço com o cano do aspirador próximo.
Os resultados são muito bons e acabou estes problemas relatados de sujeiras entrando enquanto se limpa.
Vou além, ainda dou uma aspirada de leve dentro da máquina no fim da limpeza, mas com cuidado.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


alexandre luna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2006, 01:52:18
Alo Mauricio

Voce poderia usar uma camAra escura para revelação de RX odontologico como esta aqui Camara escura VH existe de outras marcas até de mais baratas ,  ela tem um visor / janela na parte superior de acrilico vermelho que voce pode trocar por um transparente e adaptar uma lampada , para soprar ar use um nebulizador o ar é filtrado  e de baixa pressão , faça uma visita ao seu dentista e peça para ele mostrar a camera escura ... :denken:  :denken:  :denken:

Aproveita e faça uma revisão   :laughing:  :laughing:  :photo:  :photo:

Abraços

 
Alexandre Augusto de Maia Luna
Cirurgião Dentista

dentistaalexandre@globo.com
maialuna@globo.com
Minhas Fotos
Meu filho