Autor Tópico: Dilema  (Lida 6227 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2012, 21:54:53
Então, dúvida... na edição 57 da revista Fotografe Melhor tem uma máteria sobre direitos autorais, em determinado trecho fazem uma menção clara sobre isso, diz que "alterar uma foto sem consentimento do autor, seja por manipulação gráfica ou corte, é proibido por lei", em outra edição (89) tb diz que "a reprodução da foto deve ser fiel a original, a menos que o autor autorize alguma modificação. Não podem ser aplicados cortes ou qualquer tipo de manipulação digital sem o consentimento do fotografo, que pode se opor à alteração" , as materias estão incorretas então?

Sera que não entra no caso de menções que existem na lei mas as vezes não são levadas a risca, como crédito, indiferente de onde seja aplicada a foto ela deve vir com crédito ao autor, mas ninguém ve o nome do fotógrafo ao lado da foto de uma modelo em uma embalagem de tintura pra cabelo, assim como com base no direito moral se o fotografo se arrepender de uma obra ou sentir que a mesma possa denegrir sua reputação ele pode exigir que ela seja retirada de circulação, como por exemplo uma foto que foi para um anúncio de uma revista, mesmo que ela tenha sido vendida, mas logico que ninguém faz isso...

Muito boa tua colocação, Leo...

Vai ajudar a retirar algumas dúvidas da galera....

Seguinte... A revista tá correta. De fato, faz parte dos direitos PATRIMONIAIS do autor a prévia autorização para cópia, reprodução, edição, truncagem, entre outras (vide art. 29 e seus incisos da Lei 9.610/98 - Lei dos Direitos Autorias: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm).
Perceba que esses direitos do autor são de índole patrimonial, portanto quantificáveis e negociáveis. Por isso é tão importante nós fazermos contratos, porque aí fica claro o que pode e o que não pode se fazer com as fotos. Em sendo assim o autor pode dispor desse direito e o vender para terceiros. Assim, constando no contrato que o autor está vendendo as fotos e passando todos os direitos de uso dessas fotos aos compradores, TODOS os direitos PATRIMONIAIS estarão sendo repassados automaticamente com o pagamento final do produto.
A lei nesse quesito protege a autoria contra manipulação indevida.
Quando o autor negocia esses direitos a edição porquem detem os direitos patrimoniais (clientes) sobre as fotos é livre e pode inclusive ser repassado a terceiros, no caso daqui do tópico ao Eládio ao ser contratado para fazer a edição.

O Pictus trabalha profissionalmente assim. A modelo vende sua imagem para uma agência, a agência vende a imagem para um cliente final, para isso contrata um fotógrafo que vende as fotos para a agência que por sua fez contrata um manipulador para editar as fotos.
Ou seja, o fotógrafo faz a foto para uma revista e a revista compra os direitos patrimoniais sobre essas fotos e contrata uma manipulador para editar para eles. O manipulador por sua vez não pode vender as fotos, por óbvio, mas vende a manipulação.
O resultado final será vendido para o cliente final, p. ex., uma marca de biquínis alemã, que por sua vez aluga um espaço numa revista e publica esse material.

Veja aí quantos direitos PATRIMONIAIS foram vendidos e repassados a diante.

E por fim, não há "arrependimento" na venda de direitos patrimoniais. Há algumas formas de se "desfazer" o contrato, mas em nenhuma delas entra a questão de arrependimento. Vendeu não pertence mais a ele, exceto no quesito direito de menção da autoria. A autoria é um direito inalienável, inegociável, porque é personalíssimo, é de ordem pessoal e vinculado à personalidade do autor... O autor SEMPRE será o autor e terá o direito de exigir sua menção nas fotos. É claro que quando se trata de fotos para o mercado publicitário o cara sabe que não vão colocar o nome dele na embalagem de de tintura de cabelo, mas ele não liga pra isso mesmo. Foi muito bemmmmm remunerado por isso.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2012, 21:58:20 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2012, 23:00:37
Legal Hyde! Mas então não precisa especificar no contrato? Quando faço fotos pra agencias tenho que especificar se estou vendendo a foto de forma definitiva ou temporária, e dependendo da agencia eles pedem pra especificar ate onde poderá ser utilizada a foto.

Na mesma matéria da revista inclusive a advogada do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo conta que os três principais motivos de processo são, em primeiro ausência de credito nas fotos, em segundo fotos jornalistas usadas em campanhas publicitarias e em terceiro manipulação sem a autorização do fotografo, será q aí não entra no caso do fotografo ter feito um CCDA mas sem autorizar no mesmo que o comprador pudesse editar a foto?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2012, 23:17:25
Legal Hyde! Mas então não precisa especificar no contrato? Quando faço fotos pra agencias tenho que especificar se estou vendendo a foto de forma definitiva ou temporária, e dependendo da agencia eles pedem pra especificar ate onde poderá ser utilizada a foto.

Na mesma matéria da revista inclusive a advogada do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo conta que os três principais motivos de processo são, em primeiro ausência de credito nas fotos, em segundo fotos jornalistas usadas em campanhas publicitarias e em terceiro manipulação sem a autorização do fotografo, será q aí não entra no caso do fotografo ter feito um CCDA mas sem autorizar no mesmo que o comprador pudesse editar a foto?

Sim, Leo, precisa ser individualizado quais os direitos patrimoniais estão sendo transferidos para os compradores. Essa é a melhor forma. Quanto mais explicado, melhor... Isso me lembra que recentemente até disse aqui que por ser advogado não sou dado a simplificações. E essa caso aqui é bem sugestivo dos perigos de se ficar simplificando demais as coisas.

De todo o modo, tb pode acontecer do contratos er totalmente generalista. Aí, se houver problema, só o juiz vai poder decidir o foi vendido e o que não foi vendido no momento do contrato. Contratos generalista tendem a ser interpretados de forma ampla. Assim, o juiz muito possivelmente entenderá que o fotografo vendeu todos os direitos patrimoniais. A edição inclusive.

2 razões principais devem ser as causas desse tipo de ação (manipulação indevida): contratos simplistas em que não se indica o direito de manipulação e, internamente, o fotógrafo entende que não está incluído esse direito e, internamente, o cliente entende que está incluído o direito de manipulação; e, contrato especificando a proibição de manipulação e mesmo assim o cliente, ou por desconhecimento ou por má-fé, manipula e publica.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2012, 00:21:40
Gostei da explicaçao, Hyde. Bem elucidativa, sem tecniquês excessivo. Muito bom saber como as coisas funcionam...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2012, 06:06:32
Caramba, por isso o fórum é tão bom, trazemos um pedido de opiniões e acabamos aprendendo muito!

Obrigado a todos pelas opiniões, vou pegar para fazer os tratamentos nas fotos, e tbm vou tentar fazer uma sessão com eles para que eles realmente tenham boas lembranças do casamento e tbm possam mostrar com orgulho! O maior problema q vejo é financeiro, duvido q ainda tenham algum dinheiro depois do casamento!

Qto ao direito legal, como sempre, aqui pode ser um pouco diferente daí, mas pelo q entendi do contrato (eu li) realmente o direito sobre o material é totalmente do casal (pelo menos os JPG que estão no CD, mas com restrição de uso comercial!), e nesse caso eles podem pedir pra mim ou qq pessoa para fazer qq edição com as fotos. PORÉM, por princípios meus vou exigir ao casal q não mencionem meu nome no trabalho de edição e que mantenham que as fotografias foram feitas por ela.

Vou colocar aqui amanhã umas 2 fotos dela apenas para ilustrar o tópico, não vou mantê-las por muito tempo por motivos óbvios.

Minha intenção postando as fotos é talvez ajudar colegas fotógrafos mais novos mostrando q não é uma boa idéia começar carreira se aventurando por casamentos, um evento muito tenso com expectativas sempre altíssimas (independente do que é pago!!) e que não existe segunda chance.

Obrigado Hyde por enriquecer o tópico com informações fantásticas.

Abs a todos.
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2012, 09:16:56
Aguardamos as fotos, Eladio!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2012, 18:03:39
As fotos, selecionei algumas como exemplos:


O q observei foram:
- fotógrafa aparecendo no espelho
- armário aberto aparecendo tranqueiras
- apesar da foto estar alinhada com a lateral do armário à direita para mim está torta :P
- o espelho não faz o menor sentido na foto!
- tratamento excessivo na pele
- lente errada distorcendo o rosto muito próximo
... o resto deixo com vcs... :P


- o casal está do lado esquerdo sem espaço para respirar
- mais uma vez a foto está torta
- o vitral da igreja comprometia muito a iluminação, mas ela usou flash em todas as fotos ela poderia ter corrigido/melhorado muito essa iluminação
- o momento da foto tbm poderia ter sido segundos antes ou depois para evitar as bocas abertas


- fora de foco
- corte extremamente errado
- pessoas com cores de doente


- Não sei o q dizer...


- ruiiiiiiiiiiiiido
- ângulo estranho


- não consigo comentar...


- fantasmas: a própria noiva (flash) e atrás dela (sombra)!
- uma pena, pois daria uma foto linda! :P


- tbm não consigo comentar!


- draganize ou 300 effect!

Bom acho q deu pra ter uma idéia das fotos, pela numeração percebi q foram 1400 fotos, e ela disse q tratou todas e entregou 500, fico pensando como estariam as que ela não entregou!!!

Pelo q percebi o equipamento foi:
Nikon D300
Flash SB600
lentes:
18-55mm (kit)
105 macro modelo antigo
não sei se tiveram outras.

Opiniões?! Agora na verdade nem sei como tratar para melhorar.....  :shock:
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2012, 18:55:13
As fotos, selecionei algumas como exemplos:


O q observei foram:
- fotógrafa aparecendo no espelho
- armário aberto aparecendo tranqueiras
- apesar da foto estar alinhada com a lateral do armário à direita para mim está torta :P
- o espelho não faz o menor sentido na foto!
- tratamento excessivo na pele
- lente errada distorcendo o rosto muito próximo
... o resto deixo com vcs... :P


- o casal está do lado esquerdo sem espaço para respirar
- mais uma vez a foto está torta
- o vitral da igreja comprometia muito a iluminação, mas ela usou flash em todas as fotos ela poderia ter corrigido/melhorado muito essa iluminação
- o momento da foto tbm poderia ter sido segundos antes ou depois para evitar as bocas abertas


- fora de foco
- corte extremamente errado
- pessoas com cores de doente


- Não sei o q dizer...


- ruiiiiiiiiiiiiido
- ângulo estranho


- não consigo comentar...


- fantasmas: a própria noiva (flash) e atrás dela (sombra)!
- uma pena, pois daria uma foto linda! :P


- tbm não consigo comentar!


- draganize ou 300 effect!

Bom acho q deu pra ter uma idéia das fotos, pela numeração percebi q foram 1400 fotos, e ela disse q tratou todas e entregou 500, fico pensando como estariam as que ela não entregou!!!

Pelo q percebi o equipamento foi:
Nikon D300
Flash SB600
lentes:
18-55mm (kit)
105 macro modelo antigo
não sei se tiveram outras.

Opiniões?! Agora na verdade nem sei como tratar para melhorar.....  :shock:

meu caro
esta cheio disso, esses sao os frila de 100 reais de dia sabado,
ja pasei para pb muito lixo, para poder editar algum album.
Com este equipamento, da para fazer coisas muitoooooooooooo melhores.
Realmente e um fracasso de "trabalho"!!??!!
composiçao ZERO
tecnica ZERO,
parece cocacola, :eek:
abs.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2012, 18:57:29 por agalons »


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2012, 19:01:46
Esqueci de dizer q ela cobrou 1400 dólares!
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2012, 19:11:48
Esqueci de dizer q ela cobrou 1400 dólares!

entao e uma aventureira,  pilantra de alta classe!!!!!!!!!
isso na realidade nao vale nada!!!
Fazer o que!!!!!!!!!!!!!!
abs.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2012, 19:50:27
Esqueci de dizer q ela cobrou 1400 dólares!

Eladio, não foi nos EUA?

Não sei como é o mercado norte-americano, mas só de ver um profissinal em um casamento com a lente do kit eu já acharia bem estranho (ainda mais nos EUA que os valores são bem mais acessíveis).Qual é a média de valores que um fotógrafo norte-americano cobra aonde você reside?

Dá para perceber que a pessoa que estava fotografando não tem a mínima ideia do que está fazendo, nenhuma dessas fotos está apresentável. Com uma compacta premium dá para conseguir resultados melhores  :shock:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #27 Online: 25 de Novembro de 2012, 20:02:22
Em relação ao ruído não se pode reclamar, pois o cara usava uma D300 :ok: Mas fora isso as fotos estão uma PORCARIA !!!!! >:( >:( >:(
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 25 de Novembro de 2012, 20:02:42
Caracas veio... R$ 20,00 por edição de foto nao da hein! não pensei que era tão grave assim. Olha ate da para arrumar, recortar o casal, arrumar outras fotos de quarto, sala em um banco de imagens gratuito com boa resolução, porem quando é uma foto, blz, mas um monte e nesse nivel. Dificil.
Se vc for encarar eu te passo um banco de imagens que tem bastante coisa. ok
abrçs.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2012, 20:07:09 por sylvio pascolato »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2012, 20:16:35
Em relação ao ruído não se pode reclamar, pois o cara usava uma D300 :ok: Mas fora isso as fotos estão uma PORCARIA !!!!! >:( >:( >:(

Rafael, sabendo expor descentemente,  dá para utilizar ISO1600. Outro detalhe importante: qualquer profissional tem que conhecer sua ferramenta de trabalho. Há 5 anos atrás as fotos não eram essa merda em ruído porque os sensores não eram tão bons.

De qualquer maneira há plugins que dão uma melhorada.
Eladio, editar os JPGs e nessa qualidade, não dá para fazer muita coisa não  :no: