Autor Tópico: Dilema  (Lida 6150 vezes)

eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Online: 23 de Novembro de 2012, 19:13:11
Quero compartilhar com os colegas e pedir opiniões!

Então a situação é assim, um casal amigo casou, tinham pedido e até insistido para eu fazer o casamento deles, mas preferi não fazer por não me achar qualificado ainda para entregar o q eu acho q deve ser entregue quando se assume profissionalmente um trabalho de fotografia de casamento.

Mas ai depois do casamento eles vem me pedir ajuda pq a fotógrafa contratada entregou fotos muito ruins, eu vi e é assim:
- Fotos tortas (quase todas)
- Cortes de pés, mãos, cabeças (pelo menos 30%)
- Uso de flash em praticamente todas as fotos (com o flash direcionado diretamente ao sujeito)
- 90% das fotos estão com sharp em excesso
- ruido terrível em algumas
- Sensor sujo
- saturação excessiva em 80% das fotos.

Deve ter mais, mas minha situação é a seguinte, eles querem q eu ajude, me confirmaram q em contrato o copyright das fotos é deles. Poderia até tentar dar um tapa no LR nas fotos, puramente pela amizade, mas não acho ético...

Vou oferecer fazer uma sessão de fotos com eles vestidos à caráter (tipo um trash the dress, sem o trash!) para que pelo menos tenham fotos decentes para se lembrarem.

Mas o problema é primeiro criticar um trabalho pago de outro fotógrafo e pior colocar minhas mãos nessas fotos...

Opiniões?
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:37:08
Gomes,

Não foi iniciativa sua criticar o trabalho da colega; o próprio casal te procurou para ajudar alguns problemas - pq alguns não vão dar para corrigir. Não vejo como falta de ética, pq acredito que vc não divulgará que fez esses ajustes, ficará entre vc e o casal e como eles têm o copyright das fotos, podem fazer o que quiser, até mesmo contratar alguém diferente de vc para ajustar as fotos.

A pior propaganda para essa colega será do casal, que sem o conhecimento técnico, já julgou as fotos ruins; vc apenas teve a percepção da má qualidade além da estética, partindo para a percepção técnica e irá ajudar o casal amigo com ajustes nas fotos.

A oferta de fotos novas é boa também, pq eles terão uma recordação de melhor qualidade.

Vejo como falta de ética vc divulgar o nome desta colega, dizer que fez os ajustes, que o trabalho dela é ruim. 

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:37:11
Seria realmente muito generoso da sua parte ajudá-los de qualquer forma com isso... Mas também tem que pensar em direitos autorais das fotos que vão ser editadas, mesmo achando que esse tipo de fotógrafo nem sabe o que é isso :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:39:17
 Eládio não sei se é certo até pq não entendo nada desse negócio de mexer nas fotos de outro fotógrafo, direitos e etc, mas essa ideia do ensaio é ótima, faça o casal entrar no clima e faça o ensaio. Boto fé que vai fazer um trabalho bem legal, manda ver :ok:
Grande abraço!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:51:00
meu caro
a coisa nao e tao filosofica
um amigo esta pedindo tua ajuda para resucitar um lixo feito por um incompetente.
tenta ajudar aos teus amigos,qual e o problema??.
Escolheram errado, e agora pagam o preço, a vida a assim,
vivendo e aprendendo.
Eu como tambem faço ediçao 
ja cansei de fazer magicas com lixo,feito por frilas baratos
para montar albuns ou livros, paciencia!!!
e la vamos nos... :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2012, 21:04:01
Eládio, sinceramente não vejo porque vc ficar nessa dúvida.

Se for uma questão de ética pessoal, OK.

Mas em termos de ética entre fotógrafos, sinceramente não vejo problema algum. Abstraía que eles são teus amigos... Um casal de clientes bate à sua porta e pede para vc tratar umas fotos de propriedade deles. É que eles não sabe nem fotografar, nem tratar. Vc trataria???? Eu trataria na boa. O fato das capturas terem sido feitas por outro fotógrafo não muda em nada. O direito patrimonial sobre as fotos é deles.

A única coisa a ser vista é se no contrato há proibição de edição/truncagem. Se houver, aí é outra história. Mas nunca vi. Muito embora o direito anglo-saxão seja bem diferente do brasileiro, duvido que haja algo nesse sentido no contrato.

Sendo as fotos deles e eles te contratando para editá-las não há qualquer problema. Se vc for imprimir nem precisa dar crédito para captura. O copyright é deles.

Quanto ao ensaio, vai fundo. Já vi muitas fotos tuas e tu sabe das coisas. Dê esse prazer a eles!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2012, 21:31:07
Eládio, sinceramente não vejo porque vc ficar nessa dúvida.

Se for uma questão de ética pessoal, OK.

Mas em termos de ética entre fotógrafos, sinceramente não vejo problema algum. Abstraía que eles são teus amigos... Um casal de clientes bate à sua porta e pede para vc tratar umas fotos de propriedade deles. É que eles não sabe nem fotografar, nem tratar. Vc trataria???? Eu trataria na boa. O fato das capturas terem sido feitas por outro fotógrafo não muda em nada. O direito patrimonial sobre as fotos é deles.

A única coisa a ser vista é se no contrato há proibição de edição/truncagem. Se houver, aí é outra história. Mas nunca vi. Muito embora o direito anglo-saxão seja bem diferente do brasileiro, duvido que haja algo nesse sentido no contrato.

Sendo as fotos deles e eles te contratando para editá-las não há qualquer problema. Se vc for imprimir nem precisa dar crédito para captura. O copyright é deles.

Quanto ao ensaio, vai fundo. Já vi muitas fotos tuas e tu sabe das coisas. Dê esse prazer a eles!!!!

eu nao vejo problema nenhum em tentar ajudar um amigo, as vezes nao esta tao ruim assim
agora se ha alguma razao muito estrita pessoal, ali ja e outra historia!!??!!
abs.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 21:32:20 por agalons »


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2012, 22:31:16
  Amizade a parte. Cobre 20,00 por foto tratada ! Simples assim . Não deixe as pessoas te fazerem de trouxa , pois muita gente pensa q fotógrafo não tem cérebro . O cara te chamou na certeza q vc toparia por um preço baixo, aí vc recusa, eles procuram um barateiro ( dos piores pelo q vc descreveu) ,depois vem pedir ajuda grátis? 100 fotos = 2000,00 , 200 fotos=4000,00 e por aí vai,sem choro.  :ok:

   


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2012, 06:03:29
Eu trataria numa boa. Agora, sobre cobrar, vai variar do nivel da amizade q vc tem pelo casal e tb pelo volume de fotos tratadas. Esse caso aih eh q eu acho mais melindroso...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2012, 09:07:28
Eu aceitaria os 2 trabalhos. As fotos que nao der para vc reproduzir novamente vc trata e faz o possivel para deixar apresentável. As que vc conseguir refazer, quarto de casal, praça, uma sala ... faça novamente.
Confie... e outra, esta inseguro, tira a foto olha no view, regula, tira de novo, ajusta.... e por ai vai. Nao precisa dizer "olha nao ficou boa, outra foto, de novo".
Se forem seus amigos mesmo, vc vai cobrar um preço justo e eles vao aceitarem sem problemas.
Eu faria ate diferente, pede uma foto a eles e trata, da aquele talento, imprimi as 2 e apresenta, como estava e como ficou, isso ja vai ser seu cartão de visita.
Vc conhece aquele ditado"se voce pensa que é caro contratar um profissional para o trabalho espere ate contratar um amador!" pois bem, eles ja tiveram esse gostinho, agora é com voce, vai em frente.
abrçs.






agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2012, 10:56:54
  Amizade a parte. Cobre 20,00 por foto tratada ! Simples assim . Não deixe as pessoas te fazerem de trouxa , pois muita gente pensa q fotógrafo não tem cérebro . O cara te chamou na certeza q vc toparia por um preço baixo, aí vc recusa, eles procuram um barateiro ( dos piores pelo q vc descreveu) ,depois vem pedir ajuda grátis? 100 fotos = 2000,00 , 200 fotos=4000,00 e por aí vai,sem choro.  :ok:

 
realmente isso e uma enorme verdade.
se Eladio era contratado, nada disso aconteceria, compro porcaria, e agora vem chorando... :eek:
abs.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2012, 12:50:47
O que mas aparece aqui  é gente querendo os arquivos em dvd porque tem um amigo,avô,primo tipo "designer" que faz fotolivro...rs
Não mecha no trabalho do outro , faça o ensaio e entregue só as fotos maravilhosas( delete as tecnicamente ruins) :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2012, 13:18:45
Gomes e demais membros do Mundo Fotográfico,

Sou novo por aqui.Gostaria de desejar a todos um bom final de semana, e comunicar que estou feliz em entrar em contato.

Já tive algumas dificuldades em cobrar.
Por esse motivo lhe darei minha opinião.

Eu faria o trabalho e acho que ser valorizado por prestar um serviço, mesmo que seja dar um novo olhar. É um serviço e o modo de ser valorizado é por meio de pagamento.

Um modo cuidadoso de resolver a situação seria entregar o material impresso. Se for entregar arquivos, eu pediria para não colocar crédito algum na web. Não colocar crédito algum seu, pois poderia criar atrito com um colega seu de profissão, o que não é nada bom. E não colocaria fotos na web com o nome dele, com um tratamento diferente. Pode ser uma situação bemmmmm chata. Eu restringiria ao material impresso. Um abraço e boa sorte!     


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2012, 17:50:46
(...) Se for entregar arquivos, eu pediria para não colocar crédito algum na web. Não colocar crédito algum seu, pois poderia criar atrito com um colega seu de profissão, o que não é nada bom. E não colocaria fotos na web com o nome dele, com um tratamento diferente. Pode ser uma situação bemmmmm chata. Eu restringiria ao material impresso. Um abraço e boa sorte!     


Não há qualquer problema legal quanto a isso. Se o cara se doer é problema dele.
Seja impresso, seja digital, pode-se dar o crédito de autoria e de fx.
Olhai a Galeria de Photoshopada do Pictus... Ele faz as alterações de forma profissional e sempre dá o crédito do fotógrafo e dele mesmo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31495.300

Repito: "Legalmente não há qualquer problema". E ao contrário do que o senso comum supõe é até de bom tom indicar nos créditos quem fez a foto e quem fez a edição.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2012, 19:01:15
Não há qualquer problema legal quanto a isso. Se o cara se doer é problema dele.
Seja impresso, seja digital, pode-se dar o crédito de autoria e de fx.
Olhai a Galeria de Photoshopada do Pictus... Ele faz as alterações de forma profissional e sempre dá o crédito do fotógrafo e dele mesmo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31495.300
Repito: "Legalmente não há qualquer problema". E ao contrário do que o senso comum supõe é até de bom tom indicar nos créditos quem fez a foto e quem fez a edição.

Então, dúvida... na edição 57 da revista Fotografe Melhor tem uma máteria sobre direitos autorais, em determinado trecho fazem uma menção clara sobre isso, diz que "alterar uma foto sem consentimento do autor, seja por manipulação gráfica ou corte, é proibido por lei", em outra edição (89) tb diz que "a reprodução da foto deve ser fiel a original, a menos que o autor autorize alguma modificação. Não podem ser aplicados cortes ou qualquer tipo de manipulação digital sem o consentimento do fotografo, que pode se opor à alteração" , as materias estão incorretas então?

Sera que não entra no caso de menções que existem na lei mas as vezes não são levadas a risca, como crédito, indiferente de onde seja aplicada a foto ela deve vir com crédito ao autor, mas ninguém ve o nome do fotógrafo ao lado da foto de uma modelo em uma embalagem de tintura pra cabelo, assim como com base no direito moral se o fotografo se arrepender de uma obra ou sentir que a mesma possa denegrir sua reputação ele pode exigir que ela seja retirada de circulação, como por exemplo uma foto que foi para um anúncio de uma revista, mesmo que ela tenha sido vendida, mas logico que ninguém faz isso...
« Última modificação: 24 de Novembro de 2012, 19:12:06 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).