Autor Tópico: Dúvidas sobre fotos em movimento! Congelar a imagem  (Lida 5640 vezes)

Sic-Binho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 25 de Novembro de 2012, 23:27:06
Olá..
Eu estou com uma dúvida..
Comprei uma t3i a pouco tempo, e não estou me dando muito bem com as configurações manuais..
Quando eu tento tirar uma foto de algo em movimento, eu preciso aumentar a velocidade do obturador, certo?
Mas a foto sai quase "preta" e não fica visível.. Porque??
Queria sabee o que estou fazendo de errado, e agradeço muito pelas informações úteis.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2012, 23:29:58
Deixa o diafragma no máximo ( A sua deve ser 3.5-5.6 ) E aumenta o ISO pô.
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2012, 23:31:51
Porque aumentando a velocidade voce está espondo menos tempo a "foto" e teria que compensar esse aumento de velocidade com mais abertura do diafragma, como vc não o faz, a cena capta menos luz e a foto sai preta (a grosso modo).
Cena em alta velocidade em modo manulal não é pra principiante: muitas variáveis pra cuidar ao mesmo tempo...


[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Samuel Martini

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2012, 01:57:58
Como já disseram, tenta usar a abertura máxima que sua lente oferece.
Quando menor o número da abertura (f), mais aberto fica o diafragma, fazendo com que o obturador capte mais luz com pouca exposição.
Sobe o ISO também.


Canon EOS 60D + 18-135mm + 50mm II + 24-70mm 2.8L + 24-105mm 4L


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2012, 08:30:47
Olá..
Eu estou com uma dúvida..
Comprei uma t3i a pouco tempo, e não estou me dando muito bem com as configurações manuais..
Quando eu tento tirar uma foto de algo em movimento, eu preciso aumentar a velocidade do obturador, certo?
Mas a foto sai quase "preta" e não fica visível.. Porque??
Queria sabee o que estou fazendo de errado, e agradeço muito pelas informações úteis.

Cara, o que a galera falou tá certo... Mas tu já estudaste o básico de fotografia? É que existe uma coisa chamada fotometria (medição da luz que chega ao sensor, ou a partes dele, conforme o modo). A fotometria é feita nas reflex por um fotômetro integrado, que faz a indicação da luz que entra naquela barrinha que vai de -2 a +2 (ou -3 a +3, como na 7D e 5D³). Se tu queres começar a usar a fotografia manual, vais ter de dar atenção à barrinha. O ponto médio de luz é o ponto zero. Se a luz estiver abaixo, tende a ficar supexposto, e acima, superexposto. Tem situações em que se quer algo meio sub ou super, mas para começar a estudar Manual, comece pelo central.

No modo manual, escolha a velocidade de disparo, tipo: para não tremer em foto sem IS, o bom é 1/200s. Daí, tu conferes o fotômetro (se não estiver piscando nada, ativa ele pressionando o obturador até o meio). Se estiver sub, vais ter de baixar o F-number (aumentar a abertura do diafragma) ou aumentar o ISO para compensar. Se estiver superexposto, vais ter de baixar o ISO ou F-number.

Uma sugestão: em vez de usar de cara o modo manual total, usa o modo Tv (prioridade de tempo - velocidade), que tu ajustas a velocidade desejada e a câmera ajusta a abertura (e o ISO também, se colocares ele no automático). Tenta aí depois responde se deu certo. Abraços! E aos estudos, garoto!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!