Autor Tópico: Direitos autorais e a reportagem do Jornal Hoje (Globo)  (Lida 5275 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2014, 10:35:35
Penso que a repórter da Globo erra quando fala em baixar fotos da internet para imprimir de maneira genérica, não é tudo que se pode, existem exceções então não se pode generalizar...
Mas sera que eh ela que esta generalizando ou sera que somos nos? Afinal, ela sugere baixar fotos da internet mas em nenhum momento ela diz que as pessoas podem baixar qualquer foto de qualquer artista/fotografo. Na verdade, sugerir recortar fotos de revista eh muito mais grave, afinal o que esta nas revistas nao sao de livre uso. Ja na internet, tem ate sites especializados em fornecer material para uso gratuito. Ou sites como Tumblr onde ecelentes criadores compartilham seus trabalhos que sao recompartilhados sem creditos e colecionados virtualmente... Ironicamente eh onde se acha a concentracao de melhores trabalhos e artistas muito geniais, comparado com o Flicker onde tem uma montanha de amadores e entusiastas com medo de que alguem "roube" as fotos deles.  :o

Eu acho que (mais uma vez e como de costume entre fotografos) estamos sendo muito sensiveis, preocupados e dando muito auto-importancia desnecessariamente. Se alguem pegar a sua foto, ja a justica, ganhe dinheiro processando o infrator e seja feliz, se for dinheiro que tanto querem.

E se vc acha que tem um "master piece" que deva ser trancado a sete chaves, nao colo que na internet e nem venda, pq ao vender qualquer um pode scanear e mostrar o que compraram para os seus amigos virtuais.

Afinal de contas, qual eh a diferenca entre visitar seu site quando quiser para ver uma foto sua, comparado com salvar essa mesmafoto no computador para usar comotela de fundo, comparado com imprimir para colocar na parede do quarto? Nenhuma... Alias, se a pessoa so tiver acesso a seu trabalho pelo seu site eh provavel que veja 1 ou 2 vezes e nunca mais, e provavelmente te esqueca. Ja salvando e colocando no computador ou na parede de casa, nunca mais te esquece, ou nunca mais esquece seu trabalho. E eh ai que vc tem um verdadeiro admirador/fan de sua obra. ;)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2014, 11:42:54
Obrigado Marcio, vc mais uma vez expressou a sua opinião, a sua opinião está colocada ai, mas veja é só a sua opinião pessoal, apenas isso. O que vc acha ou não acha serve principalmente pra vc, não vai servir para todos.

É preciso entender que cada indivíduo é independente, autônomo, cada um tem sua própria cabeça, vive a sua própria vida e vai agir da maneira que considera certa, de acordo com o pensamento intimo, eu espero que vc entenda essa situação aqui.

Eu sou fotografo, minha profissão é vender fotografia. Fotografia pra mim é um produto, é igual a um sabonete ou uma lata de refrigerante que fica exposto na prateleira de um supermercado ou quitanda. É igual à uma peça de roupa que fica na gôndola de uma loja que vende roupas. Se alguém quiser levar pra casa tem que pagar pelo produto que esta levando. A imagem em si é o produto, aquela captação/estética/poética que eu registrei é a minha produção, e isso tem valor, preço, o que eu vendo para sobreviver é isso, essas imagens que produzo.

Eu sobrevivo fazendo esse movimento, pego a câmera, fotografo, edito e vendo as minhas fotos, sempre tem alguém que paga por elas.

Esse dinheiro me sustenta, a mim e minha família, é com essa grana que pago a escola de minhas duas filhas, que compro o gás e a comida, que compro remédios quando preciso.
Fotografia pra mim é um produto, faço e vendo, se a pessoa quer usar as minhas fotos pra colocar na parede, tem que pagar por elas.

Minhas fotos são produto de meu trabalho, de minha inspiração, e são produz\idas para vender.

Foto minha na internet sem minha autorização expressa, não pode ser reproduzida.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 11:47:26 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2014, 13:05:09
Se nao quiser ler tudo, leia apenas a ultima linha...


----


Lindsay, eu concordo. E eu tambem vendo as minhas fotos. Nao sou diferente de voce. Ambos queremos sobreviver com o nosso trabalho, ganhando a vida com o que gosta de fazer. A nossa diferenca eh que como vc disse, as suas fotos sao um produto meramente comercial. Para alguem ter acesso tem que pagar e ponto final. No meu caso, as minhas fotos sao minha expressao, experiencia, observacao artistica que transmito/comunico, e que faco justamente para que as pessoas em qualquer situacao tenha acesso (de alguma forma) quando tiverem interesse (se tiverem interesse). E eh para pessoas como eu que eu estou escrevendo aqui. E principalmente para pessoas que fotografam por puro hobby mas se preocupam como se seuas fotos na web fossem uma obra original do Michelangelo.


Outra questao eh a consideracao de uma foto de baixa qualidade como seu trabalho. Ja eu nao considero as imagens de baixa qualidade como meu trabalho mas sim mera reproducao de baixa qualidade feita justamente para divulgar, mostrar, distribuir, como amostra. O meu trabalho original, o meu real trabalho, eh de qualidade, bem feito, so pode ser impresso e expedido por mim ou apos a minha averiguacao e confirmacao.

Eh igual a reproducao da Mona Lisa que vendem no Louvre. Aquilo nao eh o trabalho do Leonardo da Vince, mas sim uma mera reproducao barata, memoria, lembrancinha que nao vale nada mas serve para lembrar as pessoas sobre a obra de Da Vince, e que as pessoas usam para decorar a parede do quarto.


Mas eu acho que a questao vai muito alem de mera opniao pessoal, mas sim de repeticao alienada sobre algo que muitos poucos pararam para pensar, observar, experienciar e estudar por si mesmo, principalmente entre fotografos que ficam revoltados pq um amigo/admirador/fan baixou a foto para usar expor a foto na parede de casa. E no dia seguinte esta com suas fotos de baixo do braco (as originais e de qualidade) oferecendo de graca para hoteis, restaurantes e recepcoes usarem como decoracao em troca de "oportunidades de mostrar o trabalho para o publico fora da internet". Ou esta indo atras de galerias que ficam com 50% ou ate mais do valor da venda. Ou oferecendo seus fotos como colaboracao para o National Geograph, ou indo atras de Vogue, Elle e demais revistas que pagar um valor ridiculo pelo seu trabalho. Pq fazem isso? Por foi assim, deixando seus trabalhos livres para o publico ter acesso que grandes fotografos conseguiram se destacar, conseguiram oportunidades, conseguiram chamar atencao. Pior ainda Banksy, Obey, Death Skull, Amanda Palmer, etc que ontem trabalharam duro e e gastaram grana pelo prazer em criar e espalhar seua expressao sem espectativas financeiras, e hoje ganham rios de dinheiro pq permitiram que seus trabalhos fossem admirados, acessiveis e reconhecido por todos.


Eu mesmo so lembro das obra e fotografos que eu consigo baixar as fotos no meu computador, apreciar quando quiser e relembrar. Se um dia um deles tiver uma exposicao proximo de casa eu vou. Se eu puder comprar um original eu compro. E assim foram com os albuns das bandas que comprei e shows que fui. Os que nao me permitiram tal acesso eu ja nao lembro mais e assim perderam um potencial fan, admirador e consequentemente consumidor.


E essa eh uma grande contradicao que existe entre interesses artisticos, interesses comerciais e interesses culturais/criativos. O acesso artistico, cultural e criativo eh bom inclusive para nos que nos interessamos por arte e criacao. So nao eh bom para cria por mero interesse monetario. O que eh o caso de muitos artistas que passam a depender de suas artes para sobreviver.


Em resumo, nao eh uma mera questao de opiniao pessoal mas sim uma questao cultural, artistico, criativo, etc.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2014, 16:36:14
Sem tergiversar: não pode.

As imagens são fruto do trabalho intelectual de quem as produz, seja um frame congelado de um vídeo, seja uma pintura/gravura, seja uma fotografia.

Retirar essa imagem da - genérica - internet e imprimir é crime. Fere o direito do autor e está assentado no velhooooo Código Penal (que inclusive tem todo um título de crimes contra a propriedade imaterial e todo um capítulo de crimes contra a propriedade intelectual: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm

Citar
Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2014, 16:56:52
Certo ou errado, podem crêr que isso acontece todo o tempo: a pessoa procura um tema que quer, encontra uma foto interessante, baixa e manda revelar pra por na sua parede.

E o autor nunca ficará sabendo! :doh:

Coisas dessa nova amiga nossa, hoje inseparável: a internet..


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:14:17
Sim eh crime. Mas eh como eu disse, as leis nem sempre representam o que eh etico, o que eh honesto, o que ej justo, o que eh cultural ou nem sempre representa as mudancas de uma epoca.

A Torre Eiffel eh propriedade intelectual e de acordo com a lei as pessoas nao podem fotografar ela sem permissao ou sem compra dos direitos. E quem nunca foi a Paris e cometeu o crime de fotografar a Torre Eiffel? O mesmo vale para milhares de esculturas, predios e ate propriedades privadas que sao fotografadas de forma ilegal. Arte de rua em Londres eh crime, mas Banksy them uma permissao exclusiva das autoridades de cometer esse crime na Inglaterra sem ser punido.

As leis tornam livre acesso de espectadores a artistas e suas obras (principalmente a que representa uma cultura e epoca) um crime. E a criacao intelectual que influencia, representa e/ou incita uma cultura e epoca tornam as proprias leis criminosas contra a propria expressao artistica e cultural.

No mais, entre baixar uma imagem da internet, imprimir e colocar na parede entre recortar uma imgem do jornal e colocar na parede, nao ha diferenca nenhuma. Ou em dar um "print screen" e salvar a imagem virtualmente sem baixar, ou nao baixar nada e acessar o site onde tem a imagem, ou aluem fazer uma obra similar, ou fotografar a mesma paisagem, ou pintar o mesmo conceito. Tanto faz como tanto fez. Uma vez que a obra (ou uma versao da obra) esta exposta e livre para as pessoas terem acesso, as pessoas que gostarem vao coletar e nao ha lei que possa mudar isso.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:14:51
Sem tergiversar: não pode.

As imagens são fruto do trabalho intelectual de quem as produz, seja um frame congelado de um vídeo, seja uma pintura/gravura, seja uma fotografia.

Retirar essa imagem da - genérica - internet e imprimir é crime. Fere o direito do autor e está assentado no velhooooo Código Penal (que inclusive tem todo um título de crimes contra a propriedade imaterial e todo um capítulo de crimes contra a propriedade intelectual: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm
Valeu Hyde, agora com a confirmação de quem entende, não me resta mais nenhuma duvida...

Então só pode nos casos onde esta explicita a autorização do autor, como no caso das licenças baseadas em Creative Commons, é isso???
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:21:44
Sem tergiversar: não pode.

As imagens são fruto do trabalho intelectual de quem as produz, seja um frame congelado de um vídeo, seja uma pintura/gravura, seja uma fotografia.

Retirar essa imagem da - genérica - internet e imprimir é crime. Fere o direito do autor e está assentado no velhooooo Código Penal (que inclusive tem todo um título de crimes contra a propriedade imaterial e todo um capítulo de crimes contra a propriedade intelectual: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm
Eu pensei que vc tinha respondido a mim... Eu nao tinha entendido a palavra "Sem tergiversar". :doh:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:25:14
Certo ou errado, podem crêr que isso acontece todo o tempo: a pessoa procura um tema que quer, encontra uma foto interessante, baixa e manda revelar pra por na sua parede.

E o autor nunca ficará sabendo! :doh:

Coisas dessa nova amiga nossa, hoje inseparável: a internet..
Isso sempre aconteceu muito antes da internet... Me diz qual crianca ou adolescente nunca recortou uma imagem de um livro, revista ou jornal para colocar na parede do quarto, na capa do caderno da escola, ou para fazer um trabalho escolar?

Ate mesmo antes da imprensa isso sempre aconteceu, os artistas faziam obras comissionadas para particulares e quando expostas os demais artistas faziam replicas e vendiam para populares.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:30:32
Valeu Hyde, agora com a confirmação de quem entende, não me resta mais nenhuma duvida...

Então só pode nos casos onde esta explicita a autorização do autor, como no caso das licenças baseadas em Creative Commons, é isso???


SIm, Lindsay.

Havendo autorização prévia é absolutamente tranquilo.

No caso das licenças Creative Commons, tem que ver direitinho o que ela concede. Há diferentes licenças para diferentes usos. Deve-se procurar uma imagem sob a licença que se adeque ao uso que do "impressor" quererá dar àquela imagem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:36:36
Isso sempre aconteceu muito antes da internet... Me diz qual crianca ou adolescente nunca recortou uma imagem de um livro, revista ou jornal para colocar na parede do quarto, na capa do caderno da escola, ou para fazer um trabalho escolar?
(...)

Mas isso que vc cita, pela lei, pode.

O que não pode é uma ofensa genérica à lei. O caso citado no início eu entendi como uma quebra genérica da lei, sem especificidades. Com especificidades (elaboração de estudo pessoal), vai depender do caso concreto.

P. ex: Vc baixar um tera de imagens para seu PC, imprimir tudo em 30X40 e colar em uma parede em teu estúdio como forma de se inspirar para um trabalho, é absolutamente tranquilo. Corre o risco de plágio, que tb é crime, mas a baixa/impressão aí não é crime, desde que vc não utilize o material impresso para mais nada, exceto o estudo que falei.

Exceções à lei de direitos autorais tem, e são várias.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:50:38
Mas isso que vc cita, pela lei, pode.

O que não pode é uma ofensa genérica à lei. O caso citado no início eu entendi como uma quebra genérica da lei, sem especificidades. Com especificidades (elaboração de estudo pessoal), vai depender do caso concreto.

P. ex: Vc baixar um tera de imagens para seu PC, imprimir tudo em 30X40 e colar em uma parede em teu estúdio como forma de se inspirar para um trabalho, é absolutamente tranquilo. Corre o risco de plágio, que tb é crime, mas a baixa/impressão aí não é crime, desde que vc não utilize o material impresso para mais nada, exceto o estudo que falei.

Exceções à lei de direitos autorais tem, e são várias.
Mas a reportagem nao fala que pode baixar qualquer foto de qualquer um da internet. Apenas sugere baixar fotos da internet, onde existem obras livres para serem usadas gratuitamente, seja imagem, musicas, videos, livros, noticias, etc.

Editado... esqueci de dizer o que eu queria dizer a principio:

Os demais casos continua sendo crime ou basicamente a mesma coisa, seja crime ou nao, so muda a midia, a idade e onde a imagem esta sendo colada. Mas a acao em si sao todas exatamente as mesmas.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2014, 19:04:41
Pelo que entendi a repórter fala de modo genérico e, de forma genérica, não pode.

Se se quer defender que pode, tem que ir para a especificidade.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 10 de Janeiro de 2014, 19:35:52
Pelo que entendi a repórter fala de modo genérico e, de forma genérica, não pode.

Se se quer defender que pode, tem que ir para a especificidade.
Sei la... Talvez situacoes como essa, caso chegue na justica, fica dependendo da opiniao/decisao/entendimento do juiz.

Eu nao vejo pq nao pode ser um conselho generico. A TV e demais midias vivem dando conselhos genericos, como por exemplo comer mais legumes e frutas sem avisar que eh preciso lavar antes. Tomate por exemplo eh uma montanha de quimica e que tem que ser muito bem lavada antes de comer. Exemplos eh o que nao faltam. Principalmente em comerciais e propagandas.