Autor Tópico: [Duvida] Assinatura, usar ou não usar ?  (Lida 7998 vezes)

Eder Messias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Novembro de 2012, 02:12:50
Fala galera beleza ?
estou com uma duvida sobre assinatura nas fotos.
como usar, e quando usar.
tenho uma grande dificuldade em usar, acho que tira um pouco o brilho da foto, que acaba chamando mais atenção do que o assunto.
qual a opinião de vocês ? é bom usar quando se trata de fotos pessoais ?, ou só usar quando é foto de trabalho que pretende sei lá, vender.
Fotografia é que nem piada, se você tem que explicar, quer dizer que não está tão boa"


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2012, 06:19:50
Uma assinatura discreta não tem problema, ainda mais para deixar online. Se você for imprimir a foto e dar de presente é legal tirar a assinatura
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:36:18
Eu não gosto, não uso nunca, claro que cada um tem um ponto de vista, mas eu acho que acaba com a foto, seja grande ou pequena, tb não vejo como proteção por quem quiser pegar a foto vai usar com ou sem, e se quiser vai apagar, não vejo como possa vir a agregar  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:40:04
Também não uso.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:46:27
Eu não gosto, não uso nunca, claro que cada um tem um ponto de vista, mas eu acho que acaba com a foto, seja grande ou pequena, tb não vejo como proteção por quem quiser pegar a foto vai usar com ou sem, e se quiser vai apagar, não vejo como possa vir a agregar  :ok:
x2

Uma proteção baseada em algo que facilmente é apagado não é proteção.

A melhor maneira é ameaçar com processo se for pequeno e processar logo se o violador for grande.



michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2012, 14:12:11
Eu também não gosto. Principalmente poque andei vendo assinaturas absurdas de colegas do fórum.

Mas quando vai para web, no Facebook, etc, acho importante. Já tive fotos utilizadas por uma fan page, sem dar os créditos a mim.

Acho que deve ser bem pequena, em uma das extremidades. Com 60 a 80% de transparência.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2012, 14:22:20
eu acho que o cara corta e tira a assinatura

Eu acho que se você não quer que usem sua foto na internet, não deve disponibilizá-la na internet, sob nenhuma forma.
Se ela for realmente boa, vão usar.
Então é pesar se você quer comprar a briga ou não e começar a pedir para tirar.
Caiu na rede, o pessoal usa.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 14:25:09 por Carcarah »


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2012, 18:42:31
Sinceramente, não gosto de assinaturas no corpo das fotos!

Como ferramenta de divulgação de marca, acho até que ela funciona bem, mas prefiro que ela esteja inserida em um moldura discreta. Dificilmente alguém acerta uma assinatura ou logo, que não desvie a atenção no olhar... Aqui do MF, se não me falha a memória, só salva a do Spider e do Jeje Monteiro. Pode até ser que tenha outra legal por aqui, mas não me recordo.

Como proteção, não serve em nada, pois como muitos já citaram, pode ser facilmente apagadas...

 :ok:


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2012, 18:57:50
Sinceramente, não gosto de assinaturas no corpo das fotos!

Como ferramenta de divulgação de marca, acho até que ela funciona bem, mas prefiro que ela esteja inserida em um moldura discreta. Dificilmente alguém acerta uma assinatura ou logo, que não desvie a atenção no olhar... Aqui do MF, se não me falha a memória, só salva a do Spider e do Jeje Monteiro. Pode até ser que tenha outra legal por aqui, mas não me recordo.

Como proteção, não serve em nada, pois como muitos já citaram, pode ser facilmente apagadas...

 :ok:

Participo de um grupo em um blog, estava conversando sobre realmente não usarmos no blog nenhuma foto não autorizada ou que não seja de divulgação. A discussão foi longe, afinal é um blog sem qualquer finalidade de lucro, então o pessoal acha que por não ser um lance comercial não teria problema. O que mais me chamou atenção na discussão foi algue´m dizer o seguinte: "A única coisa que acho sacanagem é pegar uma foto c/ marca d'água (claramente ñ autorizada), apagar a marca no Photoshop e usar assim mesmo, kkkk" Outras pessoas concordaram com isso.
Bem, isso mostra que na internet a marca d´gua tem valor sim.
Enfim, consegui convencer o pessoal a me deixar procurar as imagens em bancos gratuítos ou produzí-las, e eles só usarão o google images quando eu desistir.
Isso melhorou um pouco o conceito que fazia da marca d'agua, que era muito rasteiro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2012, 19:15:21
Eu não gosto, não uso nunca, claro que cada um tem um ponto de vista, mas eu acho que acaba com a foto, seja grande ou pequena, tb não vejo como proteção por quem quiser pegar a foto vai usar com ou sem, e se quiser vai apagar, não vejo como possa vir a agregar  :ok:

Concordo com o leonobox!

A única arma contra isso é voce ter o raw ou o dng guardado, pois prova que voce é o autor da foto pois nela tem além do modelo da máquina fica o número de série do seu equipamento.

Existem programas e site inclusive que recuperam essa informação.

Eu era adepto de usar nome, mas quando ví que realmente ficava ruim, parei de usar e só usava por achar que assim estava protegendo meu direito autoral. :doh:
Fábio Pedro.


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2012, 19:35:50
Acho isso uma decisão muito pessoal, assim como emoldurar ou não. Ás vezes coloco, ás vezes não, ás vezes até esqueço. O problema é que tem gente que não tem noção de discrição, além de colocar uma assinatura enorme, usa uma cor que grita com o fundo. Quando uso, geralmente uso a cor cinza com variação no tom. Penso que uma assinatura deve ser "procurada" pelos olhos na foto e "não" dividir espaço com ela.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2012, 19:37:16 por NeyOliv »


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2012, 19:38:30
Penso que uma assinatura deve ser "procurada" pelos olhos na foto e "não" dividir espaço com ela.

Concordo em gênero, número e grau!  :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2012, 20:10:03
Eu sinceramente nunca me preocupei em proteger direitos autorais; por outro lado a assinatura expões o meu nome - se alguém gosta da minha foto, já sabe quem tirou!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2012, 21:18:29
Assinatura em foto é normalmente bem brega. Se for para "proteção" no caso de expor na web, use uma marca d'água bem feita, bem usada.


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #14 Online: 17 de Dezembro de 2012, 14:20:56
Eu sinceramente nunca me preocupei em proteger direitos autorais; por outro lado a assinatura expões o meu nome - se alguém gosta da minha foto, já sabe quem tirou!
Concordo contigo. Penso que ela deva ter cunho publicitário, de promover quem a tirou e não de proteção. Até porque, se o cara quiser usar mesmo a foto, vai dar um jeito de tirar sua assinatura e utilizar.