Autor Tópico: [Duvida] Assinatura, usar ou não usar ?  (Lida 7996 vezes)

Christian Franca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 15 de Novembro de 2015, 17:29:33
Já postei fotos com borda enorme a assinatura na borda, com borda pequena e assinatura na foto...
Sem borda e com assinatura, sem borda e com marca d'água...e outras barbaridades mais...
Hoje, se postar algo vai sem assinatura mesmo.. se quiserem usar sua foto indevidamente só uma baita marca d'agua no meio da foto e comprometendo os detalhes vai impedir... e talvez nem isso...


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Novembro de 2015, 13:42:26
Não uso, além do que dá muito trabalho na pós edição. Cada foto tem que ficar num lugar, em algumas tem que ser em preto e outras em branco. E como muitos disseram não impedem nada.

Isso é verdade...hehhe

Ahhh eu faço a minha bem discreta...

http://www.dcsdesenvolvimento.com.br/books/book-infantil-campo-mourao-r-l-viana/1


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Novembro de 2015, 17:05:41
Não li todo o tópico. Mas acho q minha opinião vai por outra linha do que foi falado.

O uso de assinatura, logo, marca d'água nas fotos que serão divulgadas em site ou redes sociais deixa a foto com um ar mais profissional. E em termos de negócio isso é sempre bem vindo.

As eu me pego atento em uma foto horrível, mas que tem uma assinatura envolvente.


Marcelo Kato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Kato
Resposta #33 Online: 21 de Novembro de 2015, 03:47:15
Legal a discussão!
Creio que cada um tem o seu ponto de vista, com suas razões.
No meu caso, por enquanto, como amador, divido minhas fotos em:
1) Liberação geral
2) Venda (tentando) - com marca d'´agua na amostra
3) Xodós - não coloco na internet, mas também não sei o que fazer com elas, kkkk.


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #34 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 21:57:44
Lendo o post não consegui ter uma resposta para a minha situação. Estou começando a fazer eventos e fiz muito poucos ainda. Um aniversário da filha de um amigo e queria colocar a borda direita com uma assinatura como forma de "promover" meu serviço. Seria uma boa?
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 00:06:06
Lendo o post não consegui ter uma resposta para a minha situação. Estou começando a fazer eventos e fiz muito poucos ainda. Um aniversário da filha de um amigo e queria colocar a borda direita com uma assinatura como forma de "promover" meu serviço. Seria uma boa?



Cara, nunca coloque logo em fotos que serão impressas, ficam horríveis... Se eu fosse olhar um album e tivesse logo nas fotos, com certeza eu nao contrataria aquele fotografo. As fotos na internet eu sempre coloco, 100% delas. Quando entrego pro cliente, entrego as fotos em baixa pra ele postar com logo e entrego em alta sem logo.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2016, 00:07:34 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #36 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 07:44:41



Cara, nunca coloque logo em fotos que serão impressas, ficam horríveis... Se eu fosse olhar um album e tivesse logo nas fotos, com certeza eu nao contrataria aquele fotografo. As fotos na internet eu sempre coloco, 100% delas. Quando entrego pro cliente, entrego as fotos em baixa pra ele postar com logo e entrego em alta sem logo.


Vou entregar as fotos num DVD. Não irei imprimir. Estava pensando em colocar uma borda branca e por a assinatura na borda.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #37 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 09:34:06
Lendo o post não consegui ter uma resposta para a minha situação. Estou começando a fazer eventos e fiz muito poucos ainda. Um aniversário da filha de um amigo e queria colocar a borda direita com uma assinatura como forma de "promover" meu serviço. Seria uma boa?

Está cobrando ou é na "camaradagem"?

Se estiver cobrando, entregue uma pasta em alta resolução sem assinatura, e uma pasta em baixa com assinatura, e explique para ele que a pasta em alta resolução é para impressão, e a baixa é para postar na internet.

Se for na camaradagem assine todas, pois o cliente sempre posta as fotos sem assinatura, eu entregaria apenas as fotos em baixa, com 960px lado maior.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #38 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 13:17:07
Não uso assinatura mas para publicar online eu deixo em baixa resolução. No máximo 1000px que ainda acho muito pra falar a verdade. No máximo alguém usa como wallpaper

Pelo menos qualquer coisa tenho os jpgs em tamanho real e o arquivo RAW com nome do fotógrafo inserido
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2016, 13:18:32 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 17:13:36
Eu também era/sou contra... Porém recentemente passei pela situação chata de ver uma foto minha (nem tão boa assim) ser usada em um evento de uma ONG que eu participo, sem ninguém ter me avisado... A foto em questão estava no meu facebook. Desde então tenho colocado assinatura em tudo que publico online...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 09:26:58
Eu não utilizo e nem pretendo utilizar.
A questão é a seguinte, publicou qualquer coisa online, seja foto, livro ou trabalho qualquer, você tornou isso publico. Se a pessoa for mal intencionada e quiser utilizar sua foto sem permissão, ela vai utiliza-la. Não interessa se você colocou marca d'agua, assinatura....etc. Essa historia de utilizar assinatura por segurança não "cola" mais nos dias de hoje.
Se quiser utilizar assinatura, use para divulgação do seu trabalho e não como forma de proteção. Só uma coisa, se você pesquisar "black and White Photography"ou "Beach Sunset" no Google, você vai ver que existem apenas cerca de 200 milhões de imagens, se alguém achar sua foto que seja para te roubar ou usar inapropriadamente você esta tendo uma baita sorte. Reconhecimento vem de indicações, trabalhos vem de indicações, um fotografo de eventos certamente será indicado pelos noivos/aniversariante caso faça um bom trabalho. Na minha opinião não ha necessidade de se usar assinatura.
Para proteção, algo que esta funcionando, pelo menos por enquanto, é Digital Watermark.
Sobre a questão de publicar ou não suas fotos online, fica a questão, você quer que seu trabalho seja visto por outras pessoas ou não? Se quiser guardar só pra você, ok não publique, apenas imprima e coloque na sua casa. Agora se o objetivo for divulgar para outras pessoas, acredito que você deve publicar na internet e deixar de se preocupar com "roubo" de suas fotos. Um caso que podemos citar foi o Vivian Maier, passou a vida inteira tirando ótimas fotos e as guardou para ela, seu trabalho só foi divulgado após sua morte.
Bom, fazia tempo que não postava aqui então acabei escrevendo muito. Só pra constar, essa é a minha opinião.
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D