Autor Tópico: Ensaio Casal - Duvida e Dicas  (Lida 2498 vezes)

eduardogberti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 27 de Novembro de 2012, 10:24:55
Bom dia Pessoal, tudo certo?   

É o seguinte : sou novato na fotografia , tenho uma Canon T1i com lente do Kit 18-55 mas já tenho bons conhecimentos de seus recursos e também sobre fotografia (prof de campo, distancia focal etc...), e também tenho conhecimento de softwares como Lightroom e Photoshop, um casal de amigos me pediu para fazer umas fotos para eles passarem no Data show no seu casamento. Gostaria de algumas dicas como: local, se improviso algum tipo de iluminação , enfim , qualquer dica será bem vinda.

Ps: eles tem total consciencia que sou um iniciante

Vlw

Eduardo
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 10:26:09 por eduardogberti »


yahikork

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
    • Felipe Lambert Fotografia
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:25:07
Isso se chama e-session em um pacote de fotografia de casamento pode ser cobrado algo entre 400 e 1000 reais como produto adicional do fotógrafo contratado.  :ok:  ;)

procure na internet, existem livros em inglês sobre poses para modelos e fotos de casal e ensaios, eu pessoalmente digo.. namorem, passeiem no parque e esqueçam que estou aqui.. pego uma lente mais tele ou meia tele e fico fazendo as fotos, algumas cenas podem até serem orientadas mas deixe fluir os retratos para sua câmera.

Normalmente o fotógrafo contratado faz uso do espaço (TV, Telão) para mostrar seu trabalho para os noivos e convidados atingindo potenciais novos clientes ou contatos.
Corpo - t4i + grip
Vidro - 17-55 mm f2.8 IS USM, 50mm F1.8II, Super Takumar 55mm f/2(1963)
Luz - 430ExII
www.felipelambert.com.br/fotografia
www.fb.com/LambertFotografia


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:50:37
Tente fazer um ensaio personalizado... como por exemplo: ele gosta de rock e ela de leitura, procure levar elementos com esses temas para composições...

tente "poses o mais natural possivel" acho mto mais bonito do que essas poses de "somos um casal feliz e queremos mostrar isso para todo mundo"

se são seus amigos, vão ficar mais a vontade contigo  :ok:

se eles sabem que vc é novato, e são seus amigos DIGA QUAL É O SEU VALOR, mesmo que seja um valor insignificante...

confiam em vc para fazer um e-session mas não para fotografar o casamento??????
ahhhh mais vc é novato e não tem experiência em fotografia de casamento, OK, é justo mas lembre-se eles querem o e-session pq isso agregado ao pacote das fotos do casamento soma-se fácil uns 500 pila...

se te pagarem pelo menos metade ainda saem no lucro...

se não quiser cobrar tudo bem... mas provavelmente quando vc estiver fazendo "aquelas fotos" vão continuar querendo foto de graça...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 14:26:12
Eu fiz umas fotos assim pro meu primo esses dias atrás e sofri bastante com a "direção" dele e da esposa.

Quanto mais natural, melhor. No começo, todo mundo fica meio duro e envergonhado na frente das câmeras, mas depois isso passa.

Não se esconda atrás da câmera. Faça-os rir, mantenha contato visual e verá que com o avanço do ensaio, eles ficarão mais soltos e as poses mais naturais.

Converse com eles antes do ensaio. Não sobre o ensaio e sim um papo informal qualquer.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


eduardogberti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2012, 15:29:56
Pessoal agradeço imensamente as dicas que vcs estão passando, com certeza irá ajudar muito , mas eu me preocupo com a questão de ter um equipamento limitado ( canon t1i ,18-55 ) será que mesmo assim consigo um bom resultado?


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2012, 17:17:04
Eduardo a única real limitação que existe, é nós mesmos, no seu caso, você.

Até porque corpo de camera é tudo "igual", o que uma 5d faz sua t1i também é capaz de fazer, e da pra fazer bastante coisa legal com a lente do kit. O resto é por sua responsabilidade...

Siga as dicas do Dimi e da Elis que com certeza não irá fazer feio, leia também bastante coisa na internet relacionada a composição.

Cara, é interessante também que saiba usar a camera no modo manual, para você controlar a cena, fazer as fotos em RAW para pós processa-las no photoshop camera raw, ou no lightroom.

Abraços e se precisar estamos aqui, depois de pronta as fotos, posta umas aqui na galeria, pra galera avaliar legal...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


VitorK.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
  • Química + Fotografia
    • 500px
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:16:03
Não tenha fotos só com beijo :)
Momentos de amor não se resumem a beijos. Abraços, sorrisos, alegria de duas pessoas juntas, isso é o amor
C: Nikon D5100
L: Nikkor 50mm f/1.2 Ais + AF-S 50mm f/1.8G + AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G DX + AF-S 24-85mm F/3.5-4.5 ED + Holga HL-N 60mm f/8
A: YongNuo YN-467II + YN-622N

500px


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2012, 21:10:02
Recomendo esse site para inspiração:

http://www.fotografamos.com/

Eu gosto do estilo das fotos.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:50:30
Recomendo esse site para inspiração:

http://www.fotografamos.com/

Eu gosto do estilo das fotos.

é um site bacana. gostei das fotos.

abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:22:16
Recomendo esse site para inspiração:

http://www.fotografamos.com/

Eu gosto do estilo das fotos.

Site bem interessante.  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2012, 00:27:40
Macete: marque as 14h, conte com atrasos. As primeiras fotos, nem a luz forte e nem o casal ajudarao. Horas depois, as 17h, com a bela luz dourada do fim-de-tarde  e o casal bem a vontade, as melhores fotos do ensaio virao.

Sucesso!!!! Eh assim q se começa uma promissora carreira de books ( a area q pretendo seguir... ).
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2012, 07:25:21
Primeiro quero te parabenizar por deixar claro q é iniciante para seus amigos.

Eu te recomendo algumas coisas.
1- Conheça seu equipamento e suas limitações, apesar do que foi dito eu discordo, o equipamento faz sim uma grande diferença e vc conhecer seu equipamento é q vai te fazer ter os melhores resultados.
2- Conheça o local onde vcs farão as fotos e faça um roteiro (mesmo q mental de onde serão as fotos e quais seriam os locais com melhores fundos. As lentes mais claras te facilitam para fazer fotos com fundo desfocado, mas a distância deles com relação ao fundo tbm pode ajudar bastante.
3- Fale para eles se vestirem à vontade, isso ajuda a eles ficarem à vontade para fotografar. Tem gente q nunca usa terno e na hora de fazer fotos assim veste um e não fica nada bom.
4- Se vc tiver um celular Android ou iPhone existem apps com sugestões de fotos (alguns grátis outros pagos, mas de qq forma são baratos!) mostre as poses no telefone e ajude eles a escolherem algumas poses, isso ajuda a descontrair.
5- Sempre q tirar uma sequencia de fotos de uma parada e mostre algumas fotos no display da câmera, (as melhores claro!) isso vai relaxando eles e serve de uma curta pausa para um gole d'água.
6- Falando em água, leve umas garrafinhas num cooler, isso demonstra q vc está preocupado com o bem estar deles.
7- Observe se está muito quente ou muito frio e planeje de acordo, se estiver frio, uma coberta pode ser um adorno legal e se estiver quente uma toalha de pic-nic tbm pode ajudar.
8- Arrume um ajudante e um rebatedor (se puder comprar é algo q é sempre útil) isso pode ser desde uma prancha de isopor até uma cartolina branca.
9- NÃO mostre as todas as fotos e principalmente NÃO baixe no computador (laptop) na hora e mostre para eles. Lembre-se q vc que é o artista, somente depois q sua obra de arte está pronta q vc mostra. (Isso vale pro display tbm, mostre poucas fotos.)
10- Tire muitas fotos, o máximo q vc puder, mínimo de 3 a 5 por disparo, se o(s) cartões permitirem dispare sem dó. Com a prática vc vai reduzindo, mas até isso acontecer é melhor pecar pelo excesso.

Eu procuro fazer assim!  :ok:

Boa sorte e depois posta ai pra gente malhar!!  :fight:

Abs,

PS: Se vc tá começando te recomendo NÃO cobrar, aprende primeiro depois começa a cobrar. Eu faria assim (depois procura um tópico meu com o nome DILEMA.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, 07:27:05 por eladiogomes »
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...