Autor Tópico: [PERGUNTA] Sistema de foco 5D II X 60D  (Lida 4637 vezes)

fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Online: 27 de Novembro de 2012, 17:39:35
Podem me dar umas dicas entre o sistema de foco destas duas câmeras?

Sei que a 60D tem os 9 pontos cruzados. a 5d também?

Mais algum detalhe??

Abraço!
Felipe
fkuhne.tumblr.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2012, 18:42:42
A 5D II só tem o ponto de foco central cruzado. Além disso, os 9 pontos de AF são mais concentrados no meio do quadro. Além dos 9 pontos visíveis, a 5D II tem mais 6 pontos auxiliares invisíveis, que você pode ativar ou desativar quando quiser. Parece que só é útil pra quando se usa o AI Servo. Além disso, o ponto de AF central de ambas as câmeras é mais sensível se usar objetivas de abertura máxima f/2.8 ou mais abertas.

Apesar dessa aparente inferioridade, eu tenho achado o AF da 5D II mais rápido preciso do que o da 60D e 7D. Pelo menos a impressão que eu tenho é de que perco bem menos fotos hoje com a 5D II do que com a 7D ou a 60D.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:24:49
A 5D II só tem o ponto de foco central cruzado. Além disso, os 9 pontos de AF são mais concentrados no meio do quadro. Além dos 9 pontos visíveis, a 5D II tem mais 6 pontos auxiliares invisíveis, que você pode ativar ou desativar quando quiser. Parece que só é útil pra quando se usa o AI Servo. Além disso, o ponto de AF central de ambas as câmeras é mais sensível se usar objetivas de abertura máxima f/2.8 ou mais abertas.

Apesar dessa aparente inferioridade, eu tenho achado o AF da 5D II mais rápido preciso do que o da 60D e 7D. Pelo menos a impressão que eu tenho é de que perco bem menos fotos hoje com a 5D II do que com a 7D ou a 60D.



Humberto... Aonde eu ativo esses pontos de focos invisiveis? Que opção é essa?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:13:07
A 5D II só tem o ponto de foco central cruzado. Além disso, os 9 pontos de AF são mais concentrados no meio do quadro. Além dos 9 pontos visíveis, a 5D II tem mais 6 pontos auxiliares invisíveis, que você pode ativar ou desativar quando quiser. Parece que só é útil pra quando se usa o AI Servo. Além disso, o ponto de AF central de ambas as câmeras é mais sensível se usar objetivas de abertura máxima f/2.8 ou mais abertas.

Apesar dessa aparente inferioridade, eu tenho achado o AF da 5D II mais rápido preciso do que o da 60D e 7D. Pelo menos a impressão que eu tenho é de que perco bem menos fotos hoje com a 5D II do que com a 7D ou a 60D.

Humberto,

Valeu pelo teu relato preciso. Sobre o AF parecer ser mais rápido, pode ser por causa do micro ajuste presente na 5D e que não tem na 7D/60D?

Abs.
fkuhne.tumblr.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2012, 00:39:04
Humberto... Aonde eu ativo esses pontos de focos invisiveis? Que opção é essa?

Não estou com minha câmera aqui, mas é nas funções personalizadas, expansão da área de foco, algo do tipo.



Humberto,

Valeu pelo teu relato preciso. Sobre o AF parecer ser mais rápido, pode ser por causa do micro ajuste presente na 5D e que não tem na 7D/60D?

Não, fkuhne, a 7D também tem micro ajuste de AF. Mas parece que a 5D II acerta mais vezes o foco mesmo, e parece mais rápido também.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2012, 01:05:53
vê e me fala amanhã por favor humberto, se você tiver páginas de tutorial sobre o micro ajuste você me envia tbm por favor? Tenho interesse!!!!
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2012, 01:12:51
Dando uma pesquisada rápida no google deu pra achar:

http://cpn.canon-europe.com/content/education/technical/eos_5d_custom_functions_explained.do
Citar
C.Fn III -7 – AF expansion with selected point
The EOS 5D Mark II has six AF assist points located around the central AF point that help when you use the central point and AI Servo focusing. It is useful for subjects that move erratically – it will give you a larger AF area to focus with and remove the need to keep the centre point directly on the subject.





Sobre o micro-ajuste, já vi vários métodos, mas o que eu mais gostei foi o que o colega Armando Ferreira daqui do fórum encontrou. Ele postou lá no Digiforum: http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=93152

Abraços
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 01:14:00 por Humberto Teté »


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2012, 01:24:12
acho que vou usar o ai servo. Já perdi mta foto pq o objeto se mecheu na hora errada
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2012, 08:28:38
(...)
Não, fkuhne, a 7D também tem micro ajuste de AF. Mas parece que a 5D II acerta mais vezes o foco mesmo, e parece mais rápido também.

Humberto, não é impressão só tua, não. A 7D foca muito bem por região... Mas a 5D² parece ter um foco muito mais preciso. Eu uso só o ponto central, e tenho tido quase nada de erro de foco. Por isso me quesiono da "vantagem" dos 19 pontos cruzados da 7D. Mesmo com os pontos de foco concentrados no centro, dá para trabalhar bem tranquilo... Bom saber que não sou só eu... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2012, 09:30:39
marcando o tópico para acompanhar


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2012, 11:16:28
Humberto, não é impressão só tua, não. A 7D foca muito bem por região... Mas a 5D² parece ter um foco muito mais preciso. Eu uso só o ponto central, e tenho tido quase nada de erro de foco. Por isso me quesiono da "vantagem" dos 19 pontos cruzados da 7D. Mesmo com os pontos de foco concentrados no centro, dá para trabalhar bem tranquilo... Bom saber que não sou só eu... Abraço!

É, depois de usar a 5D II por um tempo, acredito que a vantagem do AF da 7D é mais para quem usa o AI Servo constantemente. Realmente é uma câmera pensada para esportes, acho que para casamentos a 5D II é mais indicada mesmo!

Mesmo usando os pontos periféricos eu tenho obtido mais sucesso do que na 7D. Claro, por eles não serem cruzados, às vezes tenho que procurar o local mais adequado para focar, mas ele é sempre rápido e certeiro!


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:16:14
Humberto, não é impressão só tua, não. A 7D foca muito bem por região... Mas a 5D² parece ter um foco muito mais preciso. Eu uso só o ponto central, e tenho tido quase nada de erro de foco. Por isso me quesiono da "vantagem" dos 19 pontos cruzados da 7D. Mesmo com os pontos de foco concentrados no centro, dá para trabalhar bem tranquilo... Bom saber que não sou só eu... Abraço!

A 7d foca mais rápido e melhor usando ponto central do que a 5d2 e a 5d1. Tenho as tres câmeras e gosto muito do foco da 7d.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2012, 08:47:37
A 7d foca mais rápido e melhor usando ponto central do que a 5d2 e a 5d1. Tenho as tres câmeras e gosto muito do foco da 7d.

Pois é, Adam. Nossa impressão é diferente. Sabes que eu até procurei em forums gringos sobre, e só falavam bem do foco da 7D... Eu e o Humberto que estamos entusiasmados demais, quem sabe! Hehehe. Mas para mim a 5D² é mais rápida no central! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2012, 11:48:00
Pois é, Adam. Nossa impressão é diferente. Sabes que eu até procurei em forums gringos sobre, e só falavam bem do foco da 7D... Eu e o Humberto que estamos entusiasmados demais, quem sabe! Hehehe. Mas para mim a 5D² é mais rápida no central! Abraço!

Pois é, pode ser só entusiasmo mesmo, rsrs, mas tenho a nítida impressão de que a 5D II foca melhor e mais rápido. Pelo menos a porcentagem de fotos que perdi por conta do foco errado caiu muito!

Mas confesso que eu não usava tanto o ponto central na minha 7D. Como são todos cruzados, eu usava mais os periféricos. Só que o central da 7D é melhor, duplo-cruzado, talvez seja isso...


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2012, 12:03:51
Pois é, pode ser só entusiasmo mesmo, rsrs, mas tenho a nítida impressão de que a 5D II foca melhor e mais rápido. Pelo menos a porcentagem de fotos que perdi por conta do foco errado caiu muito!

Mas confesso que eu não usava tanto o ponto central na minha 7D. Como são todos cruzados, eu usava mais os periféricos. Só que o central da 7D é melhor, duplo-cruzado, talvez seja isso...

Parece que o da 5D² também é, Humberto. Vou procurar sobre isso de novo... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!