Guga, não é bom, mas é tão barato....
Pra colocar em risco numa revelação incerta eu acho que funciona haha
http://darktopography.blogspot.com.br/2009/08/lucky-shd-100-darktopo-review.html
quando receber os meus vou fotometrar com ISO 200... resultado muito melhor!
Sabe-se que a grande maioria dos filmes comerciais que conhecemos no mercado tem diferença entre o ISO e o EI (Exposure Index).
Por exemplo, o Acros tem como sensibilidade "nominal" ISO 100, mas, na prática (exaustivamente testado por muitos fotógrafos profissionais pelo mundo afora), o ISO real dele é mais baixo. Depende de uma série de fatores; e vou citar aqui apenas um deles: o tipo de revelador. Há quem use o Acros como EI 80 ou EI 64 (de novo, Exposure Index). Isso nada mais é do que ajustar a câmera, ou o fotômetro de mão se for o caso, em ISO 80 ou ISO 64 porque estes seriam os valores reais da sensibilidade do filme. O motivo do fabricante colocar aí uma "gordurinha", bem, isso é assunto pra outra hora.
Fato é que usando o filme em sua sensibilidade real, isso promove um ganho na imagem, seja no contraste, seja na acutância, seja lá o que for.
O assunto é bem amplo, ainda passa por saber se se pretende que o filme fique mais denso ou menos denso, se vai usar ampliador de difusor ou condensador, ou se vai escanear (digitalizar) aquela imagem. Xiiiiii.... tem muita coisa aí nesse balaio de gato.
Você falou que vai usar o filme expondo-o a ISO 200 porque fica melhor. Em termos de uso prático, isto é há muito tempo conhecido como uma "puxada" no filme. Pode fazer? Claro que sim. Qual o limite desse recurso, ou, até onde pode ir com isso? Há filmes que toleram uma puxada de dois, três, às vezes até quatro f/stops. Depende do gosto do freguês, né! Ah! vai ter muito grão aparente!!! E daí?! Tem gente que gosta. Eu detesto!
Mas quando vc afirma que fica "muito melhor" eu não entendi exatamente o que vc quis dizer. Por favor, vc pode comentar?