Autor Tópico: Teste comparativo: Canon 7D Vs 5D Mark II  (Lida 11315 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:28:53
Fernando K, achei bem bacana sua iniciativa de fazer o comparativo. Mas, se me permite, queria fazer uma sugestão. O fato de você usar  uma fixa para o comprativo quer dizer que a distância em relação ao objeto fotografado é diferente nas duas câmeras. Ou então que você está fazendo crop na imagem da 5D II para ficar com o mesmo enquadramento. Qualquer uma das opções altera o resultado.

Então, minha sugestão é que use a sua 24-70 para o comparativo, mantendo a distância da câmera ao objeto sempre constante, mas compensando o enquadramento com o zoom da objetiva. Só tome o cuidado de não ficar muito perto nem dos 24mm e nem dos 70mm, pois no centro do range é onde a objetiva tem melhor qualidade.

Eu mesmo estou louco pra fazer esse teste, mas estou sem tripé no momento...

Humberto,
Aqui está o que você sugeriu: fiz outro teste (...agora com outro modelo, um super antigo amigo meu, de uns 30 anos atrás...), ambas com a 24-70 2.8, e com mais sombras e um ISO elevado. Vejam as diferenças:

E) f/4 - 1/400s - ISO 3.200 (32mm na 7D e 50mm na 5D):



Agora um zoom/crop:



Bom, não há dúvidas... este foi o principal motivo do por que vou trocar minha 7D pela 5D: o desempenho em altos ISOs (..ou seja, fotos com pouca luz em ambientes fechados, sem necessitar utilizar o flash..)

Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:35:43
Concordo!

Meus comentários... Primeiro: linda a modelo! Ainda mais piscando o olhinho! Quanto ela cobra de cachê para fazer um ensaio aqui? Hehehe... Segundo: as fotos realmente não ficaram muito diferentes a olho nu umas das outras.

Bom, o que EU notei na 5D a mais: 1-micro-resolução muito maior (dá para fazer crop 1:1 e usar, se bem tratado)! 2-DOF maior num mesmo enquadramento numa mesma distância focal (isso é algo óbvio, por causa do tamanho dos sensores). 3-Cores mais intensas (acho eu que também por causa do sensor maior). 4-ISOs altos muito melhores (ISO 3200 usável quase tranquilamente, com quase a mesma qualidade do ISO 800 das cropadas (falando em arquivo cru). A 7D é mais rápida, tem mais pontos de foco, mais selamento, mas pela imagem final, a 5D detona.

Uma confissão... Tenho uma 100-400 e achava que eu precisava de uma cropada para otimizar as fotos tele (por causa do multiplicador 1.6X do sensor), mas depois que peguei a 5D², velhinho... Eu faço crop do centro (mesma proporção), e obtenho uma imagem muito melhor, mesmo com menos luz. Não sei se é impressão minha, por estar entusiasmado com a 5D, mas o fato é que eu não volto para cropadas tão cedo. Abraços!

rsss... essa modelo nunca envelhece... tem mais de 30 anos :hysterical: :hysterical:

Pois é, estou chegando nas mesmas conclusões que você... a princípio o olho não consegue distinguir grandes diferenças... mas, com o tempo, as diferenças começam a saltar, quase sempre o resultado final na 5D acaba agradando mais e mais... não é à toa que ela é mais antiga mas ainda mais cara $$ :doh: :doh:
Sony A5100 + 16-50mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:35:50
Fernando, esse teste ficou joia, bem como eu gostaria de fazer, valeu mesmo!

O legal é ver a grande diferença do desfoque do fundo e também a diferença de perspectiva do rosto do seu amigo no crop. Realmente, em vários aspectos a FF leva vantagem mesmo.

Abraços


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:37:39
A principal diferença de ruído entre uma FF e uma APS-c é apresentada no fundo. É onde as luzes são menos intensas e principalmente onde a FF desfoca mais. Dando a impressão de uma imagem muito superior (ás vezes, claro - mas em geral são superiores).

Nas regiões onde o foco está cravado, o que se percebe de principal diferença é a granulação. Que também se diz que é ruído. Enfim, granulação ou ruído, este problema é mais evidente onde a a foto está perdendo o foco e mais ao fundo, onde a pouca luz faz a diferença.

Eu ainda continuo achando a 7D fantástica. Mas meu sonho ainda é uma 5Dmk2 ou mk3. Vamos ver como ficam as coisas.

Hector,
Que ótimo resumo da novela!!! As últimas imagens que postei são a prova real do que disse.
Valeu !!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Sony A5100 + 16-50mm


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:32:53
Humberto,
Aqui está o que você sugeriu: fiz outro teste (...agora com outro modelo, um super antigo amigo meu, de uns 30 anos atrás...), ambas com a 24-70 2.8, e com mais sombras e um ISO elevado. Vejam as diferenças:

E) f/4 - 1/400s - ISO 3.200 (32mm na 7D e 50mm na 5D):
(...)
Agora um zoom/crop:
(...)
Bom, não há dúvidas... este foi o principal motivo do por que vou trocar minha 7D pela 5D: o desempenho em altos ISOs (..ou seja, fotos com pouca luz em ambientes fechados, sem necessitar utilizar o flash..)

Agora sim, Fernando! Perfeita a comparação! Isso escancara a superioridade do sensor grande... Como eu tinha dito: o ISO 3200 da 5D² parece se equivaler ao ISO 800 da 7D! Valeu, cara! Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2012, 13:06:18
As fotos foram feitas em jpg ou raw? está desligado o redutor de ruídos de ambas? Levem em consideração que as cameras tem comportamentos diferentes, mesmo que o perfil esteja zerado, algumas tendem a deixar mais nítido, saturado, outras o contrário ou a mistura, com a redução de ruídos a mesma coisa.
Mas o teste foi bem legal agora, é claro que a FF vai levar vantagem, ela tem uma area muito maior para uma mesma imagem trazida da lente, sensor maior capta mais luzes e mais detalhes.
5D é um sonho, eu teria uma classic facilmente, só não tá fácil o $$$ pra bancar uma... kkkK!!!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7