Autor Tópico: Teste comparativo: Canon 7D Vs 5D Mark II  (Lida 11289 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Novembro de 2012, 21:10:42
Pessoal,

Gostaria de compartilhar este teste comparativo para que comentem sobre as diferenças entre as imagens das duas câmeras: Canon 7D e 5D Mark II, ambas com a objetiva EF 50mm 1.4. Mantive os mesmos ajustes nas duas câmeras para cada par de fotos. Minha espose e filha não aceitaram posar para o teste, então tive que recorrer à amiguinha da minha filha, que topou na hora e não reclamou de nada... :D

Vamos lá, a ordem será sempre a primeira foto com a 7D e a segunda com a 5D:

A) 1/160s - f/5.6 - ISO 200



B) 1/320s - f/2.0 - ISO 100



C) 1/400s - f/6.3 - ISO 1.600



D) 1/250s - f/1.4 - ISO 3.200



« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 21:18:02 por Fernando K »
Sony A5100 + 16-50mm


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:40:24
Acompanhando...

As imagens são pequenas. Aqui na minha tela eu diria que o resultado foi praticamente igual. Teria como enviar link para as imagens em tamanho grande?

Outro teste legal que eu gostaria ver você fazendo é o de ISO alto mas com sombras. As imagens que tu postou tem poucas sombras bem escuras. Que tal? Faz ai uma comparação em low light, me interesso muito por estas comparações...

Valeu Fernando!! :D :D :clap:
fkuhne.tumblr.com


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:01:51
Desse tamanho diminuto só dá para avaliar no set 2 o DOF e no 4 a transição tonal dentro do rosa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:33:52
Realmente precisa de testar com sombras, com essa iluminação aí, até minha 350d com essa lente aí faria um resultado satisfatório... KKK!!!

Brincadeiras a parte, mas refaça com sombras, aí sim, iremos comprovar ou não a superioridade de um sensor full frame...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2012, 00:28:55
Acompanhando...

As imagens são pequenas. Aqui na minha tela eu diria que o resultado foi praticamente igual. Teria como enviar link para as imagens em tamanho grande?

Outro teste legal que eu gostaria ver você fazendo é o de ISO alto mas com sombras. As imagens que tu postou tem poucas sombras bem escuras. Que tal? Faz ai uma comparação em low light, me interesso muito por estas comparações...

Valeu Fernando!! :D :D :clap:

Vou fazer o seguinte, por enquanto, até refazer novos testes com ISOs altos e sombras (low light): para cada parelha, fiz um super crop para comparar os detalhes, seguindo na mesma ordem e sequência das anteriores:

A)



B)



C)



D)



*     *     *
Desculpem a minha inexperiência nestes testes, mas com as dicas dos colegas vou me orientando e aprendendo... :ok: :ok:

Estava cabreiro com as imagens iniciais, pois realmente não é possível ver GRANDES DIFERENÇAS.... mas com os detalhes, puxa vida, me surpreendi....

Será que é isso: para fotos na internet ou revelações pequenas, não dá diferença entre sensor APS-C ou Fullframe; mas se for ampliar, daí sim..??? Seria só essa a diferença?? Não sei não... "sinto" que na 5D as imagens tem mais "vida"!?? ..será impressao minha?? :ponder: :ponder: :ponder: :ponder:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 00:29:25 por Fernando K »
Sony A5100 + 16-50mm


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2012, 01:09:26
 :ok:Caramba, impressionante a diferença no teste A. Valeu Fernando!
fkuhne.tumblr.com


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2012, 01:22:38
No teste A parece q a 5d cravou foco na blusa e a 7d não. :D
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2012, 08:16:34
No teste A parece q a 5d cravou foco na blusa e a 7d não. :D

Concordo!

Meus comentários... Primeiro: linda a modelo! Ainda mais piscando o olhinho! Quanto ela cobra de cachê para fazer um ensaio aqui? Hehehe... Segundo: as fotos realmente não ficaram muito diferentes a olho nu umas das outras.

Bom, o que EU notei na 5D a mais: 1-micro-resolução muito maior (dá para fazer crop 1:1 e usar, se bem tratado)! 2-DOF maior num mesmo enquadramento numa mesma distância focal (isso é algo óbvio, por causa do tamanho dos sensores). 3-Cores mais intensas (acho eu que também por causa do sensor maior). 4-ISOs altos muito melhores (ISO 3200 usável quase tranquilamente, com quase a mesma qualidade do ISO 800 das cropadas (falando em arquivo cru). A 7D é mais rápida, tem mais pontos de foco, mais selamento, mas pela imagem final, a 5D detona.

Uma confissão... Tenho uma 100-400 e achava que eu precisava de uma cropada para otimizar as fotos tele (por causa do multiplicador 1.6X do sensor), mas depois que peguei a 5D², velhinho... Eu faço crop do centro (mesma proporção), e obtenho uma imagem muito melhor, mesmo com menos luz. Não sei se é impressão minha, por estar entusiasmado com a 5D, mas o fato é que eu não volto para cropadas tão cedo. Abraços!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2012, 09:31:59
No teste A parece q a 5d cravou foco na blusa e a 7d não. :D

hum, pode ser. tava no iphone.. :D
fkuhne.tumblr.com


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2012, 09:36:09
pois é pessoal. tô acompanhando este tópico com muita curiosidade. até criei um lá sobre a comparação do sistema de foco na 5D2 e na 60D. o fato é que existe a possibilidade de eu comprar uma nova câmera, pois um amigo vai para os EUA agora em Dezembro. Assim, tô na dúvida, pois vou ter que trocar de lente. Tenho hoje a 60D + 17-55 f/2.8 e se der tempo até o lançamento penso em pegar a 6D + 24-105 f/4. vai ser f*** no meu orçamento mas ao mesmo tempo fico me mordendo pela oportunidade... se a 6D não for lançada até lá de repente eu ficaria então com a 5D2. 5D3 não tem como, muito cara!!
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 09:36:49 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2012, 11:24:08
Fernando K, achei bem bacana sua iniciativa de fazer o comparativo. Mas, se me permite, queria fazer uma sugestão. O fato de você usar  uma fixa para o comprativo quer dizer que a distância em relação ao objeto fotografado é diferente nas duas câmeras. Ou então que você está fazendo crop na imagem da 5D II para ficar com o mesmo enquadramento. Qualquer uma das opções altera o resultado.

Então, minha sugestão é que use a sua 24-70 para o comparativo, mantendo a distância da câmera ao objeto sempre constante, mas compensando o enquadramento com o zoom da objetiva. Só tome o cuidado de não ficar muito perto nem dos 24mm e nem dos 70mm, pois no centro do range é onde a objetiva tem melhor qualidade.

Eu mesmo estou louco pra fazer esse teste, mas estou sem tripé no momento...


CarlosReis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2012, 12:12:46
Po tenho uma visão muito amadora ainda, e gostei muito do teste para entender essa questão na prática, dos sensores...

Porém acabo tirando o chapéu para 7D..
É óbvia a superioridade da 5D, porém achei a 7D bem competitiva mesmo que perdendo...

Usando apenas este teste como base eu compraria a 7D se o foco da decisão fosse qualidade/custo.
Eu sei que é uma visão simplista obviamente como estão dizendo que o teste acabou contribuindo para tal visão...
Mas fica aqui meu ponto de vista rs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 28 de Novembro de 2012, 12:16:13
Não vi muito sentido no teste, ficou meio sem parâmetros pra poder avaliar algo, da uma olhada em reviews feitos por ai e tenta montar algo mais direcionado pra galera  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2012, 21:44:56
Fala povo! tudo beleza?

Para fazer comparação entre as câmeras eu costumo usar o comparador de imagens do DPReview  (fiz um Tiny URL porque a URL original é bizarramente grande :eek:) => http://tinyurl.com/cyvkhwc

Só para brincar eu coloquei 7d, 5DMKII, 5DMKIII e Powershot G15, quem terá sido a mais ruizinha?

Antes de existir esse do DPReview, eu usava o do Imaging-Resource, que ainda é muito bom também => http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM

No DPReview tem também um comparador de dados lado-a-lado, que é legal para as informações físicas das câmeras => http://www.dpreview.com/products/compare/cameras

Quando quero escovar bits através de uma comparação técnica dos sensores uso o DXo => http://www.dxomark.com/index.php/Cameras/Compare-Camera-Sensors


Abs
Primo
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 21:47:23 por eprimos »
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2012, 15:59:57
A principal diferença de ruído entre uma FF e uma APS-c é apresentada no fundo. É onde as luzes são menos intensas e principalmente onde a FF desfoca mais. Dando a impressão de uma imagem muito superior (ás vezes, claro - mas em geral são superiores).

Nas regiões onde o foco está cravado, o que se percebe de principal diferença é a granulação. Que também se diz que é ruído. Enfim, granulação ou ruído, este problema é mais evidente onde a a foto está perdendo o foco e mais ao fundo, onde a pouca luz faz a diferença.

Eu ainda continuo achando a 7D fantástica. Mas meu sonho ainda é uma 5Dmk2 ou mk3. Vamos ver como ficam as coisas.